Protótipos do primeiro míssil brasileiro antinavio já começam a ser montados

O programa da Marinha do Brasil de desenvolvimento do primeiro Míssil Antinavio de Superfície (MAN-SUP) com tecnologia nacional está na fase de montagem dos primeiros protótipos, divulgou a Fundação Ezute, empresa que participa na gestão dos requisitos técnicos do míssil.

“O desenvolvimento do MAN-SUP é um projeto de longa duração que se iniciou em 2010. Hoje, estamos iniciando a montagem dos primeiros protótipos e em breve terão início os seus testes”, explica a diretora de Defesa da fundação, Andrea Silva Hemerly.

Além de dotar a armada brasileira de mísseis antinavios nacionais, atendendo às suas necessidades operacionais, o Programa MAN-SUP da Marinha tem o objetivo de garantir ao Brasil o domínio e a autonomia tecnológica em todo o ciclo de vida de armamentos desta classe, desde o desenvolvimento até a operação e a manutenção,em parceria com a indústria nacional de defesa.

A nacionalização dos componentes do armamento conta com o apoio da Fundação Ezute – responsável pela gestão dos requisitos técnicos do míssil, da interface entre todos os subsistemas e das atividades de validação dos componentes do projeto – além de Avibras, Mectron, Omnisys e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

“As empresas utilizam a plataforma de gestão da Ezute, que propicia uma visão integrada do empreendimento aos partícipes, além de também prover áreas reservadas a cada organização para apoio à gestão de sua parte do escopo”, conta Andrea.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

15 Comentários

  1. que vergonha ainda não detem tecnologia propria no missil atinavio br, só ingenuo p acreditar na nacionalização ainda dependendo dos outros só poder divino p defender o BR.

    • …………….. excelente notícia…o problema é que este míssil está sendo projetado para uma pouca quantidade…..não irão vendê-lo? porque se não vender e só produzir uns tantos quantos exemplares pra estocagem,daí vai-se embora a mão de obra especializada e ” adeus tecnologia do MANSUP”, assim tbm com o Torpedo Pesado,o AV-TM 300 e outros tantas armas desenvolvidas no país…tem que VENDER!.. até porque, CLIENTELA NÃO FALTA!!………

    • Realmente, se não fossem os governos “bolivariano” estariamos de quatro, alias antes deles o que foi que tinhamos? Nem sonhos tinhamos! Agora voltamos para o pesadelo entreguista.

  2. Assim que o Brasil dominar a tecnologia e estar pronto para lançar o projeto comercialmente, os “amigos” do norte irão liberar seu míssil concorrente para uma compra rápida, prática e barata para concorrer e matar a iniciativa nacional. Boa sorte Ezute, vocês vão precisar.

    • Inimigos todos tem, até os “amigos do norte”. O problema é como enfrentar isso. Eles não tem culpa se NÓS não temos projeto de nação. É claro, e seria até ridículo, se eles não aproveitassem uma chance de nos impedir de crescer. Mas dai a dizer que nós não temos culpa e que a ala socialista brasileira é patriota vão-se milhares de kilometros de distância. A culpa não é deles; É NOSSA que não criamos mecanismos para contornar esses percausos.

      • Se continuarmos deitados eternamente em berço esplêndido, dormindo acordados, SIM. Para isso existe mecanismos de segurança institucionais, meu caro. Se não funcionam a culpa é de quem mesmo? derrrr…

  3. Queria saber quais são essa empresas nacionais, porque a Onimissys não é mais brasileira, assim com a Ópto Eletrônica e sua cô irmã a ÓptoVac.
    As únicas verdadeiramente nacionais (100%), são a Avibrás e Mectron, sendo que a primeira passa dificuldade por total desinteresse de nossos oficiais comandantes e políticos e a segunda está em processo de desmantelamento criminoso por parte de seus proprietários.
    O pior é que não há interesse de aquisição ou salvação nem por parte dos debiloides políticos e nem por desatualizados militares; dessa que é considerada empresa Estratégica de Defesa kkk.
    Isso seria a medida tomada por qualquer governo de país sério, mas estamos falando de Brasil, e a palavra sério; passa longe dessas bandas de cá.
    Só para frisar a importância da Mectron, vou citar alguns de seus projetos e domínio da tecnologia por países.
    1°- Torpedo Pesado Nacional ( domínio de no máximo 6 países)
    2°- Míssil Ant Radiação ( 3 países dominam a tecnologia)
    3°- Míssil ant navio ( no máximo 4 países)
    4°- Data Link ( 3 países)
    Míssil tipo Igla-s ( 2 países)
    5º- Míssil ant aéreo ( 5 países)
    6º- kit de bomba guiada por GPS SMKB ( 6 países )
    7º- Radar embarcado em aeronave de combate Scipicio SPC-01 ( 3 países)
    e por ai vai, e tudo isso será entregue de bandeja para as multi estrangeiras, dinheiro nosso dado de graça para algum gringo espertalhão.
    Brasil, uma vez colônia sempre colônia de exploração !

Comentários não permitidos.