Polônia se torna refém das relações entre EUA e Rússia

A decisão tomada durante a cimeira da OTAN em Varsóvia relativamente à instalação de tropas perto à fronteira da Rússia resultou na instalação de mísseis russos Iskander na região de Kaliningrado.

Caso este tipo de corrida armamentista continue, a Polônia não terá sistemas de mísseis Patriot suficientes para neutralizar os Iskanderes russos.

Na conversa com a Sputnik Polônia o cientista político polonês Kazimierz Kik esclareceu:

“Se a Polônia continuar realizando uma política, na qual a segurança polonesa se torna refém das relações, ou melhor dizer, da competição entre EUA e Rússia, neste caso a Polônia perderá o controle sobre a garantia da sua própria segurança. Por esta via ela cedê-lo-á a um conflito que está a um nível muito superior: fora do limite das nossas capacidades e fora de controle dos poloneses.”

O especialista opinou que os Estados Unidos estão “demonstrando seus músculos” militares ao aproximar a aliança militar para mais perto das fronteiras da Rússia. Nesta situação, destacou, caso a Polônia interfira, só poderá observar, sem poder fazer nada, as capacidades da política externa russa ou até mesmo as de seu exército.

Kik vê uma solução num respeito mais profundo pelos interesses nacionais poloneses.

“Na minha opinião, na direção oriental não existe suficiente unidade na forma de pensar. Quer dizer, não há uma suficiente unidade russo-polaca. Não se trata de nós, poloneses, separadamente nos juntarmos aos russos. A ideia é dividir de forma adequada para nós, e para nossos interesses nacionais, as necessidades de uma Europa em integração”.

O especialista admite que na Europa existem diferentes posições relativamente também à OTAN, mas seja como for, é a Polônia que deve decidir por si mesma o seu rumo futuro.

“Por mais que a Polônia peça Patriots e outros sistemas de defesa da OTAN, outros tantos (ou mesmo um pouco mais) Iskanderes aparecerão junto das fronteiras da Polônia”, argumentou.

Cabe lembrar que a seu tempo a França e a Alemanha conseguiram superar suas divergências e em consequência construir uma política única europeia.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

 

 

 

11 Comentários

  1. a Polônia é soberana, eles q tomem a melhor decisão q eles acharem. Eles morrem de medo dos russos invadirem o país novamente (oq as vezes eu acho até um exagero). Mas quem sou eu pra julga-los, tenho cunhada filha de poloneses, eles tem trauma dos russos do tempo da guerra fria.

    agora, tudo tem uma consequência, é claro q os russos não vão ficar parados olhando, vão colocar mais misseis Iskanderes por achar q é provocação, os sistemas AA dos americanos estão cada vez mais perto de suas fronteiras, acho até desnecessário isso!

    na minha opinião tá todo mundo errado ae (Polônia, Rússia, EUA e OTAN), ninguém quer ceder e dialogar, são reféns de sua própria estupidez.

    • Pra toda ação há uma reação que pode ser igual, maior ou menor que a primeira. Quanto ao adicional, concordo. Ou seria melhor para os poloneses se os EUA os abandonasse? DUVIDO que os poloneses pensem assim, ainda mais conhecendo-os como conheço. Os russos tem mais a perder que os polacos.

  2. Os estrategistas poloneses não estudam história. Cometem o mesmo erro da década de 20/30. Tem que ficar neutro e tirar vantagem dos dois lados. Do que adianta ser protegido por um país que está do outro lado do atlântico? Se tivessem neutros estariam ganhando uma grana com o embargo da UE contra a Russia agora.

    • Polônia e Ucrânia são casos a serem estudados, e ai você olha pro Egito e pra Turquia, na medida do possível, sempre mantendo os poderosos na mão, e depois os islâmicos é que são irracionais.

Comentários não permitidos.