Empresa ligada a estatal Ukroboronpron da Ucrânia, propõe canhão 23mm (GSH-23L) em modulo de combate controlado remotamente para veículos leves (LAV).
Este tipo de arma, já é bem conhecido e aprovado, para emprego em aeronaves como o Mi-24/35, mas, em veículo blindado leve, é ainda considerado uma novidade.
De fato, trata-se de uma arma poderosa, principalmente operando em veículos leves. É promessa de eficácia em ações de patrulha e reconhecimento, bem como no combate aéreo contra aeronaves voando baixo.
A simplicidade do conceito deste modulo de combate, consiste em ele estar montado em uma escotilha de um tanque T-64. Essa, digamos reciclagem no projeto, acabou por trazer maior simplicidade na fabricação e consequente redução de custos.
Sua caixa de munições alojada na parte de traz do modulo, tem capacidade para acomodar até 250 munições 23mm. Segundo algumas fontes, a taxa de disparos da arma está em cerca de 2.300 tiros por minuto, prometendo disparos com alcance efetivo de 1.800 metros.
Edição: Konner/Plano Brasil
4 Comments