Israel reagirá ao Brasil, diz indicado a embaixada

bandeira-Brasil-e-israel

Por Daniela Kresch – TEL AVIV

O governo israelense debaterá, nos próximos dias, medidas de represália à decisão de Brasília de postergar indefinidamente a aprovação do novo embaixador de Israel no país. A afirmação é do próprio nomeado para o cargo, Dani Dayan, 60, em entrevista ao Canal 2 da TV israelense, que quebrou um silêncio de mais de quatro meses.

Segundo Dayan, haverá uma reunião sobre o assunto com a cúpula do governo Binyamin Netanyahu —incluindo o próprio premiê, que ainda ocupa o cargo de chanceler— na qual ele espera que sejam aprovados passos diplomáticos em resposta.

“Nesse debate, será apresentado um leque de medidas. Espero que, desse leque, sejam escolhidos passos significativos. Há até um mês, havia uma avaliação em Jerusalém de que o assunto seria resolvido e o melhor a fazer era manter o silêncio”, disse Dani Dayan no programa “Encontro com a Imprensa”.

“Essa avaliação mudou”

O governo brasileiro ignora, desde agosto, a indicação do argentino naturalizado israelense principalmente pelo fato de ele ter presidido entre 2007 e 2013 o Conselho Yesha, que representa os 500 mil colonos israelenses em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, onde ele vive. O Brasil se opõe aos assentamentos, considerados ilegais por boa parte da comunidade internacional e a ONU.

BOICOTE

O embaixador apontado afirmou que não almejava o cargo, mas aceitara diante do pedido de Netanyahu. Afirmou, ainda, que Israel não abriu mão de sua nomeação. Na entrevista, Dayan citou a reação diplomática de Israel à União Europeia após a decisão, em novembro, de não rotular mais produtos israelenses produzidos na Cisjordânia, em Jerusalém Oriental e nas Colinas de Golã como “produzidos em Israel” e sim como “produzidos em colônias israelenses”.

A Europa não considera esses territórios como parte de Israel, que classifica essas regiões como sob disputa. Em resposta, a Chancelaria israelense chamou o embaixador da UE para esclarecimentos e suspendeu o envolvimento dos europeus nas negociações de paz entre israelenses e palestinos.

“Como Israel reagiu com aspereza à rotulagem de produtos na Europa, assim é preciso reagir à rotulagem de pessoas, que é mais grave. O caso do Brasil é o primeiro no mundo onde estão rotulando pessoas”, disse Dayan.

Ele afirmou que sua nomeação está sendo rejeitada pelo Brasil por causa de sua ideologia e de onde ele mora, e não porque cometeu algum crime. Isso abriria um precedente para que outros moradores de colônias fossem impedidos de ocupar cargos diplomáticos pelo mundo.

Dayan também sugeriu que a rejeição do Brasil é fruto do envolvimento do movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel) e da liderança palestina.

“Há quem creia que se trata de assunto bilateral, mas não é verdade. O Brasil foi pego no meio do assunto, poderia ser em outro país. Trata-se de um assunto clássico do BDS”, disse Dayan, que insinuou uma crítica a Netanyahu por não nomear um chanceler que possa lidar com crises diplomáticas como essa.

“Israel precisa segurar o touro pelos chifres. Lidar com a questão real.”

Fonte: Folha de São Paulo

21 Comentários

  1. E eles vão fazer o quê?
    Decisão soberana de um Estado Nacional, tal como o Brasil, não está sujeita a discussão.
    Sr Dayan, não o queremos por aqui, ponto!!!
    Qualquer retaliação envolvendo os negócios das empresas israelenses com o Brasil irão prejudicá-los muito mais do que a nós.
    Tirando isso dependemos de Israel em mais o quê mesmo?
    Estão achando que a infeliz definição israelense de que o Brasil não passa de um “Anão Diplomático” deva realmente ser levada a sério ou colocada a prova como agora.

    • ôh, grande “decizão” que o brasil está fazendo perante aos israelenses,
      gerando uma birra diplomática em troco de nada.
      o brasil já está carente de investimentos e tecnologia em diversos setores,
      e estreitar relações com um pais desenvolvido como israel é muita tolice.

      • Olá, senhor “sabe nada de relações internacionais”; birra diplomática quem está a gerar é Israel.

        Sequer consultou o Itamaraty sobre a indicação do embaixador: publicou via Twiter!
        Absurdo.

        Mas você, cuja cidadania brasileira deve ser questionável, critica a decisão brasileira.
        Lamentável.

      • OS ESQUERDALHAS estão conseguindo o que querem… acabar com o Brasil como nação soberana… o sonho deles é a MALDITA ursal… nem que custe o fim da nossa indústria e comércio… vide cuba… e adivinhem quem vai amar isso ???… os internacionalistas que compraram a esquerda mundial… COMUNISTAS CANALHAS !!!…

      • Penso que não seja tolice, existem outros países que podem fornecer tecnologia, e talvez até mais barata que Israel.O que não podemos é arregar depois que a decisão já foi tomada.

      • Só um imbecil como você para pensar assim. Tomara que israel nem mande embaixador pra cá, pois eles são a pior especie de humanos.

    • Sr.Claudio
      .
      .
      O Binyamin Netanyahu está usando o outro canastrão e grileiro do Dani Dayan como testa de ferro ou melhor …boi de piranha… isso pelo que a imprensa vem anunciando é caso pensado, basta V~e como se deu o fato, anunciou um embaixador sabendo que haveria rejeição por parte do Brasil.
      .
      Sionista do Dani Dayan provavelmente, seria rejeitado( barrado ) em outros países europeu também … A imagem de Israel está mais sujo que pau de galinheiro .. rsrsrsr
      .
      .
      ***********************
      .
      A nomeação de Dayan foi anunciada publicamente pelo governo de Netanyahu no dia 6 de setembro, surpreendendo o governo brasileiro, já que a divulgação foi contrária às normas diplomáticas que exigem que tal pedido seja feito de forma sigilosa.
      .
      .
      (*)fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42747/israel+sobe+o+tom+contra+brasil+e+ameaca+tomar+medidas+alternativas+por+recusa+de+embaixador.shtml
      .
      .

      Reações negativas
      .
      .
      (….) A indicação de Dayan para Brasília teve reação negativa de parte de políticos israelenses. Em entrevista em outubro a Opera Mundi, Mossi Raz, ex-deputado do partido de esquerda Meretz e líder de uma coalizão de direitos humanos em Israel, criticou a nomeação.
      .
      “Ele [Dayan] era o líder de uma organização cuja essência violava o direito internacional. Se o Brasil aceitá-lo seria uma forma de reconhecer como legítimos esses assentamentos. O Brasil é um dos mais importantes e maiores Estados do mundo. Sua importância também advém do fato de que muitos palestinos e judeus vivem no Brasil”, afirmou Raz.
      .
      Em carta à presidente Dilma, o deputado Yousef Jabareen, da coalizão árabe-judaica de orientação socialista Joint List, pediu que não seja aceita a indicação de Tel Aviv. “Dayan tem repetidamente agido com desrespeito à lei e às normas internacionais, e tem liderado diversas iniciativas que violam diretamente os direitos fundamentais do povo palestino”, escreveu.( … )

  2. NOFFAAA

    que meda do isruela putenfia !!!

    ridículo esse verme ficar falando como se tivesse poder para tal

    um grileiro maldito , invasor ladrão de terra de um povo que era o verdadeiro dono

    quer invadir e grilar as terras brasileiras

    cai fora zoio de bomba !!!

    e ainda tem uns vermes que querem discutir a soberania brasileira

    um bando de fugido de guerra que chegaram no brasil arrastando a cadelinha e hoje quer pagar de pitbulll

    o brasil poderia ter recebido na segunda guerra mundial os navios de judeus fugidos da Alemanha isso eu concordo ai o brasil foi bem fascista

    mas não receber um embaixador grileiro que faz a mesma coisa que os nazistas fizeram com o povo judeu , é sinal que o brasil esta mais justo hoje em dia

  3. Se aceitarmos este embaixador com certesa estaremos concordando que somos um anão diplomatico pois a indicação deste embaixador por Israel é justamente para provarem de que estavam certos em suas palavras o Brasil não deve aceitalo por que Israel não tenta colocar este embaixador em outro pais e traga para o Brasil um outro que não esteja envolvido na mesma cituação? Israel sabia da posição Brasileira e mesmo assim indicou este cidadão isto me parece provocação e não diplomacia quem esta fazendo o papel de anão?

  4. Pelo que vejo, dado que tenho comentários do dia 29 até hoje bloqueados, percebo que o boicote se dá contra os meus comentários.

    Que coisa, não?
    Principalmente quando até o Estado de São Paulo critica Israel e a sua postura…

    • Peraí, o jornal ¨Estado de São Paulo¨ critica Israel e sua postura? Então essa é a verdade suprema!! Pensa bem, se o Faustão falar isso no programa dele será o fim do Estado Judeu! Como é bom ser maria vai com as outras politicamente correto modinha, heim!?

    • OH “JÊNIO”… o ESTADÃO é tão petralha qnto tu… ou vc acha que são conservadores ???!!!… RSRSSRSRSRSRSRSSRSRSSS… New World Order esquerdalha, josé… understand ???… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Israel reagirá ao Brasil, diz indicado a embaixada | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.