Defesa & Geopolítica

Senado brasileiro aprova o financiamento dos caças Gripen E/F

Posted by

gripenTradução e adaptação: E.M.Pinto

Leia Também

Assinatura do contrato dos Gripen passa para 24.10, e juros cai para 1,95% ao ano

O Senado Federal brasileiro aprovou um acordo de financiamento US$4.6 bilhões para a aquisição de 36 caças Saab Gripen E / F, informou a agência de notícias Reuters.

O acordo, que foi assinado em 5 de agosto, ratifica um acordo entre o Ministério da Defesa e a Sweden Export Credit Corporation para um plano de financiamento que contempla a aeronave o qual foi concluído em 29 de Julho.

Nos termos do acordo, as taxas de juros anuais serão fixadas em 2,19%, em comparação com o 2,54% originalmente solicitado pelo governo sueco. A Suécia tinha sido relutante em reduzir a taxa, mas foi persuadida a fazê-lo para evitar que o negócio se tornasse uma vítima de problemas econômicos atuais do Brasil.  O Brasil tem 25 anos para pagar o empréstimo, com um período de carência de oito anos.

A aprovação do acordo de financiamento do Senado virá como um impulso bem-vindo ao programa Gripen E, que já havia sofrido o infortúnio de ter o acordo de financiamento para a venda de 22 aeronaves à Suíça rejeitado pelo voto popular em abril de 2014. O Brasil já teve que cancelar os planos para arrendamento de 12 aeronaves Gripen C / D da Força Aérea da Suécia que cobririam o gap operacional até a chegada dos  Gripen E / F, a razão para tal declínio é financeira, e o programa de aquisição não poderia se dar ao luxo de quaisquer retrocessos ou atrasos significativos.

O Brasil anunciou a sua intenção de adquirir 36 aeronaves Gripen (28 monoposto Gripen “E” e oito bipostosn “F”) para cumprir a sua exigência de longa data do F-X2 que foi definido em dezembro de 2013. A produção das primeiros 15 fuselagens será concluída nas instalações da Saab Linkoping na Suécia, o restante será construído em uma linha ainda a ser estabelecida no Brasil. A entrega do primeiro avião está prevista para 2019 e o último, para 2024.

Além das  36 aeronaves já encomendados, a Força Aérea Brasileira espera a aquisição de mais 72 Gripen E / F no momento em que as entregas forem completadas. Um funcionário sênior divulgou anteriormente que todos os 108 aeronaves serão entregues em três lotes em execução a partir de 2019 até 2032. É provável que os dois outros lotes sejam inteiramente montados no Brasil, assim como as aeronaves para futuros clientes regionais.

O acordo de US$ 5.4 bilhões para a aeronave, engloba armas e apoio, além disso a Saab e o Comando da Aeronáutica do Brasil (COMAER) assinarão um acordo de 10 anos para projctos de cooperação industrial, que incluem a transferência de tecnologia para a indústria brasileira.

Fonte: Jane’s

shared on wplocker.com