Defesa & Geopolítica

Não só de SU-24 vive os assédios russos…

Posted by

Por MessiaH para o Plano Brasil
Nos últimos anos tem aumentado o número de incidentes (encontros) envolvendo aeronaves russas e pertencentes a OTAN. Recentemente, um encontro entre um SU-24 e o USS Ross da US Navy foi tema da guerra midiática travada entre Rússia e Ocidente. Que vez ou outra insistem em afirmar violações e/ou provocações por parte de um ou de outro.

No último dia 30 de maio, uma aeronave russa em manobra arriscada interceptou um avião de reconhecimento dos Estados Unidos a cerca de 3 metros de distância (10ft). A aeronave estava em espaço aéreo internacional. Um incidente parecido ocorreu no mês de abril, quando um RC-135U foi interceptado por um SU-27 Flanker enquanto voava entre a Polônia e a Lituânia.

Autoridades americanas definem a postura dos pilotos russos como não-profissional e inseguras, diante dos voos de interceptação arriscados. Em novembro do ano passado, o Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg afirmou que até aquele momento haviam sido registradas mais de 400 interceptações de aeronaves russas em espaço aéreo de países da OTAN, principalmente na região do no Mar Báltico, atividade aérea essa maior desde os tempos da Guerra Fria.

 

shared on wplocker.com