Acordo bilionário com russos poderá tirar Grécia do sufoco

Segundo site alemão “Spiegel Online”, Moscou pode adiantar até 5 bilhões de euros a Atenas em acordo envolvendo a construção de gasoduto em território grego. Enquanto isso, negociação com credores europeus prosseguem.

A Grécia deverá assinar já na próxima terça-feira (21/04) um acordo energético com a Rússia que poderá render até 5 bilhões de euros para o atualmente esvaziado caixa de Atenas. Segundo informações do site alemão de notícias Spiegel Online, o dinheiro será um adiantamento em um negócio envolvendo a construção de um gasoduto russo que transportará gás para países europeus através da Turquia e Grécia.

Neste sábado, a revista semanal grega Agora publicou que Atenas está contando com este acordo com Moscou. “O governo espera receber esses recursos rapidamente do Kremlin. Com isso, as negociações com os parceiros europeus poderão ser empurradas até junho”, afirma a revista.

Desde fevereiro, o governo grego mantém tensas negociações com representantes europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para obter a liberação de mais crédito ao país. Apesar de o programa de resgate ter sido estendido até junho, os credores suspendem o pagamento de 7,2 bilhões de euros porque Atenas não cumpriu as condições impostas. Em troca dos recursos, os credores exigem a implantação de duras reformas.

“Isso (acordo com os russos) poderá mudar a maré para a Grécia”, disse um alto funcionário da aliança de esquerda Syriza, no poder em Atenas, e que estaria lidando diretamente com o processo.

Ainda segundo a fonte, o acordo com a Rússia foi discutido há dez dias com o presidente Vladimir Putin durante visita do primeiro-ministro grego, Alex Tsipras, e de seu ministro de Energia, Panagiotis Lafazanis, a Moscou.

O dinheiro que o Kremlin estaria se comprometendo a pagar refere-se ao adiantamento relativo às futuras taxas pelo transporte de gás que serão cobradas pela Grécia. A previsão é de que o gasoduto, que não foi aprovado pela União Europeia, só comece a operar em 2019.

Grécia e credores prosseguem conversas

Enquanto isso, o Grupo de Bruxelas – formado por Grécia, UE, Banco Central Europeu (BCE) e FMI – encontra-se em Paris neste sábado para discutir o programa de resgate para Atenas e as reformas que precisarão ser iniciadas para que o dinheiro seja liberado. O Mecanismo de Estabilidade Europeia também participará das negociações. O mecanismo é responsável pela emissão de títulos e outros instrumentos de débito nos mercados financeiros para levantar capital a fim de ajudar Estados-membros.

Uma fonte europeia afirmou à agência de notícias AFP que o problema “não é falta de diálogo, mas sim de trabalho técnico”, afirmou. “Faltam números no processo, tabelas detalhadas.”

Na próxima sexta-feira, ministros de Finanças da zona do euro se reunirão em Riga para tentar avançar nas conversas. A Grécia espera receber 7,2 bilhões de euros para evitar a bancarrota e poder saldar suas dívidas junto ao FMI e ao BCE.

No entanto, o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, afirma não esperar que um acordo seja alcançado rapidamente. Berlim, um dos maiores credores gregos, tem pressionado Atenas a implantar medidas de austeridade e outras mudanças como condição para oferecer mais dinheiro ao país endividado.

“Não há nada novo”, afirmou Schäuble na sexta-feira antes de um encontro com o FMI. “E estou certo de que não haverá nada novo na semana que vem em Riga.”

Obama cobra reformas

Nesta sexta-feira, em Washington, o presidente americano, Barack Obama, defendeu que a Grécia, assim como outros países da zona do euro com dificuldades em sua economia, precisa de certa flexibilidade para impulsionar a demanda e dar esperança à população. Obama, no entanto, disse que o país em crise precisa tomar “decisões duras” e cobrou reformas.

“A Grécia precisa iniciar reformas, coletar impostos, reduzir a burocracia. Eles precisam ter práticas trabalhistas mais flexíveis”, disse o presidente americano.

MSB/afp/ap/rtr/dpa

Fonte: DW

11 Comentários

  1. Acordo bilionário com russos poderá tirar Grécia do sufoco, o titulo deveria ser assim,
    Acordo bilionário com russos poderá ser presente de grego para EUA e UE !

    • Caro Cesar, essa é a intenção, pois um enprestimo direto seria um confronto economico com a UE além de trazer o risco do não retorno, já pré pagamento de um acordo tão vital pria Russia será bom pra ambos os lados, e ainda mostrará a Europa a seguridade da parceria energetica com Moscou. Sds

  2. um pais da OTAN fazendo acordo bilionario com a russia, é obama ainda acha isso normal ?
    com certeza o putin vai fazer alguma chantagem, é puxará a grecia para o lado deles, enquanto o bunda mole do obama, vai achando isso tudo normal….

  3. E as sanções ? … não valem mais é ?. . rsrsrs…. será que essas sanções só são levado à serio por paus-mandado e anões que tenha uma diplomacia tipo poodle como alguns pés-rachado de frieira querem para o Brasil ? . 🙂

    • Acordo milionário é o que o governo de São Paulo faz com os blogueiros que adoram patrulhar na internet …os Barnabés do Alckmin …. rsrsrs
      .
      **************
      .
      BLOGUEIROS ANTIPETISTAS RECEBE R$ 70 MIL/MÊS DO GOVERNO DE SP.
      .
      A Folha publicou que o blog Implicante.org, especializado em falar mal do PT e da presidenta Dilma, ganhou R$ 70 mil por mês do governo de São Paulo, através de contrato com a agência Propeg, desde outubro do ano passado até hoje.
      .
      (*)fonte: [ tijolaco.com.br/blog/?p=26323 ]
      .
      .
      (…) É uma mentira. A Folha já obteve acesso aos dados completos do governo e das estatais e soube-se que o governo federal, na verdade, deixou a imprensa alternativa à míngua. Basicamente uns três ou quatro sites não-alinhados à grande mídia, receberam verba pública de 2000 a 2013. (…)
      .
      .
      *******************
      .
      Seria uma boa para o PB, vê se consegue uma boquinha dessa também … ia sê a mão na roda..o que não ia faltar é gente metendo pau no ParTido aqui ..rsrsr
      .
      Aqueles que adoram sair os finais de semana com a família para bater panelas enas ruas de São Paulo, bem que poderia dá uma forcinha para o nosso amigo Edilson . ;D
      .
      .

      • Meu caro, essa turma, cafageste, não quer saber de acabar com a corrupção, que em grande parte, a maior parte do tempo ( já que se somarmos seus anos de poder), estão dentro delas. Querem de fato acabar é com a concorrência. Principalmente por que a concorrencia veio de baixo, e distribui aos moldes de Robim Hood. A nobreza corrupta brasileira não quer isso, quer os cofres só para sí, para se beneficiarem, com a falacia de uma meritocracia que só funciona no andar de baixo. E tanto é assim, tanto é verdade, que analisando nossa historia com um pouco mais de cuidade, e atenção, fica facil chegarmos a essa conclusão. Sabemos a essa elite que temos, até a propria já fez auto critica de sua incapacidade, até patriótica, por isso preferem terceirizar tudo no Brasil, desde a entrega de nossas riquezas, até rebaixando nosso povo, para abrir portas para os astutos estrangeiros. E tudo por que? Facil responder, veja as marchas de proptestos deles, fica facil perceber que fazem isso tudo por uma inata propensão a mediocridade. Sds

  4. Agora tá explicado por que querem destruir a garantias trabalhistas brasileiras, e com isso fragilizar os trabalhadores, é um desejo estadunidense. Eu devia saber.
    Espero que a Grecia resista a precrização de seus cidadãos para manter a riqueza de meia duzia desses que não tem e nem precisam de patria. Esses que já acumularam tanto explorarando cidadãos trabalhadores que podem comprar cidadania em qualquer estado. E geralmente o fazem nas primeiras contrariedades.

Comentários não permitidos.