O fato de a Rússia prosseguir uma política externa independente na arena global prova que Moscou é um parceiro confiável, disse o presidente russo Vladimir Putin em entrevista no programa russo “Vesti v Subbotu” (“Notícias ao Sábado”).
Anteriormente Vladimir Putin, respondendo a perguntas da população durante a conferência Linha Direta, frisou que não é a Rússia quem tenta piorar as relações com o Ocidente. “Nós temos vontade de cooperar”, sublinhou.
O presidente russo acrescentou que a Rússia não tem ambições imperialistas nem inimigos no mundo. Falando sobre a crise ucraniana, ele disse que “a Rússia nunca quis impor à Ucrânia um modo de agir”. O país está interessado na recuperação da economia ucraniana porque “eles são nossos vizinhos, são parceiros, e também estamos interessados na tranquilidade das nossas fronteiras”. Putin salientou que a Rússia não escolhe os seus parceiros internacionais e é preciso colaborar com os que tem.
Quanto à “guerra das sanções”, o presidente acredita que a revogação das restrições econômicas impostas pelo Ocidente contra a Rússia não é uma questão de curto prazo. As sanções ocidentais irão se arrastar, mas o setor agropecuário russo será autossuficiente”, frisou.
Não obstante a pressão externa, a Rússia registra certo crescimento econômico, disse o presidente.
29 Comments