Obama: EUA devem escrever as leis da economia global, não a China

© AFP 2015/ NICHOLAS KAMM

As leis da economia global devem ser escritas pelos EUA e por mais ninguém, segundo declarou o presidente norte-americano Barack Obama em mensagem ao Congresso na quinta-feira (16).

“Quando 95 por cento dos nossos potenciais consumidores vivem no exterior, devemos ter certeza de que nós estamos escrevendo as regras para a economia global, e não um país como a China”, disse ele.

A declaração foi feita após a apresentação de um projeto de lei bipartidário que busca acelerar a assinatura de acordos comerciais internacionais, provendo garantias de que, uma vez alcançados, tais acordos devem ser aprovados ou rejeitados pelos parlamentares norte-americanos sem possibilidade de alterações.

A Casa Branca está ansiosa para concluir este ano o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP), um ambicioso projeto para remover barreiras comerciais entre as nações participantes, que juntas representam 40 por cento da economia global e mais de um terço do comércio mundial, segundo relatou o WikiLeaks já em 2013.

Segundo a administração Obama, o pacto é essencial para criar novos mercados de exportação para os EUA e para responder à ameaça econômica representada pela China, que não faria parte do TPP. É que, eliminando-se as tarifas comerciais entre os signatários do acordo, os produtos da China ficariam menos competitivos no mercado global.

“Nossas exportações garantem mais de onze milhões de postos de trabalho, e nós sabemos que as empresas exportadoras pagam salários mais altos do que outras. Hoje temos a oportunidade de abrir ainda mais novos mercados para produtos e serviços acompanhados por três palavras orgulhosas: ‘Made in America’ [Produzido nos EUA]”, acrescentou o presidente norte-americano.

À medida que cresce a preocupação de Washington com a influência chinesa no comércio mundial, a Casa Branca espera que um pacto de livre comércio na região do Pacífico consiga minar propostas alternativas à hegemonia pretendida dos EUA, como o Banco de Investimentos Asiático (AIIB), iniciativa da China que já conta com 57 membros fundadores, ou mesmo o Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Ambas as instituições prometem desafiar o domínio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“A China quer escrever as regras para a região de crescimento mais rápido do mundo”, disse o presidente dos EUA, referindo-se à Ásia em um pronunciamento feito em janeiro ao Congresso. “Por que deveríamos deixar que isso aconteça? Nós devemos escrever essas regras”, disse Obama.

Em artigo na revista Project Syndicate, o pesquisador americano e Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, “na verdade, a oposição da América ao AIIB é inconsistente com as suas prioridades econômicas declaradas na Ásia”. Segundo o especialista, “infelizmente, parece ser mais um caso de insegurança da América sobre a sua influência global superando sua retórica idealista — desta vez possivelmente prejudicando uma importante oportunidade para fortalecer as economias em desenvolvimento da Ásia”.

Além disso, o TPP ainda representa uma séria ameaça às liberdades individuais, de acordo com o editor-chefe do WikiLeaks, Julian Assange.

“Se instituído, o regime de Propriedade Intelectual do TPP pisotearia os direitos individuais e a liberdade de expressão, bem como passaria por cima dos direitos comuns intelectuais e criativos. Se você ler, escrever, publicar, pensar, ouvir, dançar, cantar ou inventar; se você plantar ou consumir alimentos; se você está doente agora ou pode ficar um dia, o TPP tem você em sua mira”, alertou Assange, em artigo no WikiLeaks sobre o documento vazado em novembro de 2013.

Os atuais membros nas negociações do TTP, além dos EUA, são Japão, México, Canadá, Austrália, Malásia, Chile, Cingapura, Peru, Vietnã, Nova Zelândia e Brunei.

Fonte: Sputnik News Brasil

35 Comentários

    • Sr Francoorp,
      .
      Se levarmos em consideração a última reunião da OEA, até na vizinhança, América Latina; os EUA não tem mais aquela bola toda … como alguns pensam . 😉
      .
      .
      ***********
      .
      O FIM DA OEA ESTÁ CADA VEZ MAIS PERTO.
      .
      A OEA saiu ainda mais enfraquecida da Cúpula, diante da contraposição dos países do continente e a dos EUA. A OEA está mais perto do seu fim.
      .
      (*)fonte: [ cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Fim-da-OEA-esta-cada-vez-mais-perto/2/33264 ]
      .
      .
      (…) O OEA foi uma sobrevivência da guerra fria ou melhor, da própria Doutrina Monroe. Servia como espaço de imposição da hegemonia norteamericana, da “América para os (norte)americanos”. Era uma instância espúria que, embora fosse a que pretendia representar ao conjunto do continente era, na realidade, nas palavras de Fidel “O Ministério das Colônias dos EUA”.
      .
      Quando países da America do Sul começaram a organizar espaços de integração regional – Unasul, Conselho Sul-americano de Defesa, Banco do Sul -, a OEA foi perdendo espaço. E quando se constituiu a Celac, agrupando a todos os países da America Latina e do Caribe, a OEA foi perdendo sentido de existir. (…)
      .
      .
      ****************
      .
      O Bolivarianismo ( nacionalismo latino ); que é tão satanizado por um mix de preconceito com a ignorância de uma elite e propagado por uma mídia conservadora que apoia a supremacia política e cultura na região, já dá sinais de exaustão .

      • CORRIGINDO
        .
        .
        O Bolivarianismo ( nacionalismo latino ); que é tão satanizado por um mix de preconceito com a ignorância de uma elite e propagado por uma mídia conservadora que apoia a supremacia política e cultura AMERICANA na região, já dá sinais de exaustão .

  1. HAHUAHUUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA

    Eu já dizia isso faz tempo…. A China é o futuro… O Obama sabe tanto disso Q solta uma declaração dessas

    E não vai demorar até o Da Lua começar a vender seus favores sexuais aos chineses compulsoriamente

    • O que você entende de economia para dizer que a China é o futuro?

      De engenharia já provou que não entende nada.
      Será que agora vai fazer contribuições sobre economia?

      Vai dizer que é economista formado?

      • Deagol perdoe minha intromição mas acredito que os EUA não ditaram regras nenhuma e tão pouco a China,acredito que sera uma união de paises os EUA ja perceberam que por muito tempo eles foram os pais do mundo mas os filhos crescem e querem liberdade querem dirijir suas proprias vidas não sei se tu concordas comigo mas paises se uniram e aliados os abandonaram TEVE UM PRESIDENTE AMERICANO QUE LHE PESO DESCULPAS POR NÃO LEMBRAR O SEU NOME UMA VEZ FALOU CONQUISTAREMOS O MUNDO POR ALGUM TEMPO MAS NÃO O TEMPO TODO POIS PARA SE CONQUISTAR O MUNDO O TEMPO TODO DEVEMOS APRENDER A RESPEITAR OS OUTROS PAISES E ISTO NÓS NÃO SABEMOS FAZER ATUALMENTE.

      • Querendo ou não nós vivemos sobre a influência político cultural e tenológica dos eua….as marcas de roupas e músicas escutadas aqui vem de lá….. a internet tão usada por aqui se resume a sites de origem estadunidenses como google e facebosta…. Ou seja…. mesmo não sendo mais aquela potência dos anos 90 os eua continuam a influenciar o mundo com seu poder econômico e militar… mas nossa geração está vendo isso mudar……em pouco mais de 30 anos a China vai ter uma economia duas vezes e meia maior do que a estadunidenses e a produção per capita do país vai ser 70% maior do que vemos hoje em dia no eua…..isso vai fazer com que esse país oriental seja a maior potência mundial em todos os sentidos….da mesma maneira que a cultura e tecnologia estadunidenses influenciam nossa vida em todos os sentidos o mesmo vai ocorrer com a China no futuro…..

      • É?
        Então vamos torcer para a ditadura chinesa ser muito “”boazinha”” e caridosa com a gente.
        Vamos precisar.

      • Acredito que veremos uma estagnação da economia chinesa em menos de uma década, continuará crescendo, porém a um ritmo mais lento. Na busca por preservar a ideologia de partido único onde uma elite dita as regras os chineses irão acomodar o crescimento. Não é possível incluir economicamente a população sem inclui-la politicamente e isso, nós sabemos, não faz parte do interesse da diretoria do partido.

      • “lure araujo
        18 de abril de 2015 at 18:10

        calma, deixa só os republicanos voltarem ano que vem”

        oiaaa…mas que legallll ….nosso novo amiguinho perdeu a timidez e resolveu falar comigo senhores…ele não falava ou respondia a mim…….hi…hi… 😀

        parece que tenho/ganhei um novo fã senhores…. hihihihi…. 😀

        eu acho difícil senhor lure araujo a julgar pelos últimos candidatos deles…. 😉

      • “O que você entende de economia para dizer que a China é o futuro?”

        Não te interessa, afinal, vc não é dono do blog nem moderador, portanto, o Rafa ou qlq outra pessoa escreve o que bem entender.

        De resto, o choro é livre. Fim de papo.

      • Curiricante cadelinha bostérica o que você entende de economia ?
        Envés de questionar a opinião do colega conteste-a com argumento.
        KD seu argumento para contestar ? Você não tem.
        Apenas late tua cadelice ventida e esquizofreniza com todo aquele que diverge do teu capaxismo.

    • Meu caro amigo Rafa,eu vou discordar de vc,eu vejo a china como uma grande bolha que em breve vai estourar,só não estourou ainda devido ao forte controle do PCC(Partido Comunista Chinês).

      • Pow Barca esse é seu argumento para contestar o cara kkkkkkk.
        Barquinha a China compra títulos da divida Americana,empresta ao governo Americano,investe nos EUA.
        Então você acredita que uma fraze dita diante seus políticos seja mesmo uma afirmação como o titulo da matéria sugere kkkkk
        Onde esta escrito que os EUA devem ditar alguma coisa ?
        Esse mundo unilateralista e intolerante que a maioria de nações esta de culhão cheio.
        Obama não passa de um macaquinho de auditório a fazer caras e bicos para sua plateia.

  2. “Obama: EUA devem escrever as leis da economia global, não a China“

    Se falou isso, é porque já esta sentindo o golpe,e pode cair no próximo round ,as teorias do mundo multipolar estão se revelando cada dia mais claras, os BRICS e o Banco de Investimentos Asiático ,começam a fazer medo, o Dólar esta correndo perigo !

      • O interessante é que existam dois pólos, assim haverá competição e cada país poderá escolher o que achar melhor.

      • Você ja viu a personagem Brienne da série Game of Thrones? Ela sempre procura um senhor para seguir, e sempre jura e demostra lealdade a ele.

        Essa idéia de adorar um ou outro não é exatamente o que considero a melhor opção, mas já que atualmente é assim, que pelo menos haja um equilíbrio de poder, porque este corrompe.

  3. Na, minha, verdade, o que prevalecera é a multipolaridade, a livre escolha.
    E aí, países ficam com opção a chantagem, a ditadura econômica. Que é como os States vinham fazendo, manipulando a economia mundial para ter beneficios se dirigindo primordialmente para eles. O mundo aspira por liberdade não só politica mas também econômica. O Capitalismo, propagandeado, é isso, liberdade de escolhas, opções, e oportunidades, para não permitir todo o poder nas mãos do monopolio, quem deve mandar é o consumidor. E, nessa questão, os estados se comportam como consumidores. Se não vem vantagens, se o estado deixa de ser parceiro, de entender sua posição como alternativa para pensar-se o dono do quintal, o estado, antes parceiro deve procurar valorizar seu direito a sua soberana decisão de procurar quem melhor atendam suas perspectivas de respeito e dignidade, como qualquer consumidor. Para os que usavam as justificativas ideologicas para formar alianças, e com isso vender seus povos para estados inexcrupulosos, pessima noticia, venceram a luta, o sonho socialista acabou, restou a utopia. Agora as alianças com justificativas ideológicas é apenas e nada mais que formação de truste de paises, que será destruida no temoo pela concorrencia, já que hoje todos lutam no mesmo campo, o capitalista.

  4. Nossaaaaaaaaaa Lider do Ocidente e Prêmio Nobel da Paz,só agora vc acordou para quem realmente ameaça os E.U.A.

  5. senhores…vcs viram a ultima noticia agora do jornal nacional…EU NÃO DISSE:

    Governo planeja lançar programa de concessões em maio, diz Levy
    Ministro anunciou novo programa de concessões de infraestrutura.
    Ele participa da reunião de primavera do FMI em Washington.

    Do G1, em Brasília

    O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou neste sábado (18), em Washington (Estados Unidos), onde participa da reunião do Fundo Monetário Internacional, que o governo brasileiro planeja lançar, em algum momento no mês de maio, um novo programa de concessões de infraestrutura.

    “Nosso plano é apresentar, nas próximas semanas ou meses, uma visão global das áreas que estão disponíveis para concessões. Isso toma tempo. Alguns dos programas estão mais avançados, outros menos. As pessoas podem esperar uma visão geral. Provavelmente, em algum momento em maio, devemos ter isso pronto”, declarou o ministro da Fazenda durante entrevista coletiva.

    O ministro avaliou ainda que é importante ter mecanismos para financiar os projetos e que, para isso, está sendo feito um acordo com o Banco Mundial (Bird) para ajudar nesse processo.

    “Agora, o que a gente precisa fazer é desenvolver mecanismos de financiamento, que permitam ligar a demanda à oferta. Vários fóruns discutiram isso. O Brasil tem uma grande vantagem. O tamanho do nosso mercado, com mercado de capitais relativamente desenvolvido”, afirmou Levy.

    O ministro da Fazenda observou que o sistema de concessões já existe há 150 anos no Brasil e que, por isso, é um modelo já “consagrado”.

    “A maior parte das concessões no Brasil, mesmo quando você olha sobre um século, são de sucesso. Nos últimos 25 anos, esse modelo tem dado muito certo e temos seguidamente ampliado”, acrescentou ele.

    ‘Reação positiva’
    Joaquim Levy informou que já conversou com investidores de infraestrutura nos últimos dias em Washington.

    “A reação foi muito positiva. Cada um tem seu tempo. Eles entenderam o novo papel do BNDES, de ser um parceiro [nos investimentos] com o mercado de capitais. Isso significa uma nova realidade de preços, mas também uma possibilidade de ampliação de fonte. Uma das coisas que muitos investidores diretos entraram, fundos de pensão, que dizem: ‘se a taxa de retorno não consiga justificar para o meu investidor lá fora, eu tenho mais dificuldade de entrar'”, explicou o ministro.

    Segundo ele, se os projetos forem de fácil compreensão, a exposição também é maior. “Então, a gente explicar como o planejamento e a gente está organizando a ideia do financiamento da infraestrutura, isso é muito importante. Reação foi muito positiva”, disse.

    Acrescentou que o Brasil está “cada vez evoluindo mais” em ver novas maneiras de financiar o investimento, tanto com poupança local quanto estrangeira.

    “Infraestrutura no Brasil é um ganha-ganha. Tem um impacto na economia favorável, aumenta o nosso PIB potencial, é ótimo para a gente, e para aquele que confia no Brasil, faz investimento de longo prazo, você tem uma linha de receitas de longo prazo, em geral muito robusta. Em sociedades mais idosas, isso é muito importante. Está garantindo renda nos países que tem uma sociedades mais idosas, pros próximos anos. A gente precisa encontrar um mecanismo que possa ligar um lado ao outro”, declarou ele.

    eu não disse senhores….eu não disssseeee…..vcs acham mesmo que eu estava brincando ….que eu estava de brincadeira aqui quando eu disse que esta presidente daqui foi visitar aquele Obama Bin Laden pra fazer um acordão?!….pra não fazerem mais movimentações para desestabilizar, sabotar e derrubar o seu governo !!!!!!!!!….hahahahahahaha…..eu não disse…hahahahahaha…..eu disse senhores….eu disse que novas surpresas viriam….eu não disse…..vcs vão ver só o que é bom pra tosse… vcs vão ver só com quantos paus se fazem uma canoa…hihihihihi…. 😀

    as olavetes podem começarem a chorar, a prenderem a respiração e a rolarem no chão….pois as esperanças de vcs se verem livres do governo pt foram para o espaço de vez….HIHIHIHIHI…. 😀

    é o velho ditado senhores…Se não pode com eles, junte-se a eles…e PT saudações….HIHIHIHIHI… 😉

  6. Necessidade de poder e controle sobre tudo e a vida de todos, são os sintomas de uma tirania, neste caso, uma tirania corporativa…

    Porque na elaboraçao deste “Acordo de Parceria Trans-Pacífico” (TPP), as discussões se dão de forma opaca, não democrática, através do absoluto secretismo, sem participação das sociedades dos países envolvidos, o TPP imporá regras que afetarão diretamente a vida das pessoas destes países, no entanto, elas nunca foram consultadas ou mesmo informadas! Sobre os termos deste pacto imposto de cima para baixo pelo poder das grandes corporações estadunidenses.

  7. Notícia relacionada a este “mecanismo de poder e controle”…O WikiLeaks vazou uma série de e-mails de funcionários da Sony, dizendo entre outras coisas, que a regulação da internet no Brasil prejudica o controle (e espionagem…) americano sobre a internet:

    ——————————————-
    E-MAILS DA SONY REVELAM CRÍTICAS AO BRASIL
    ——————————————-
    JAMIL CHADE, CORRESPONDENTE – O Estado de S.Paulo

    18 Abril 2015 | 02h 03

    Mensagens publicadas pelo WikiLeaks mostram críticas às mudanças propostas pelo governo à regulação da internet

    E-mails da Sony revelados pelo grupo WikiLeaks mostram críticas de funcionários da empresa ao governo brasileiro, acusando as propostas da equipe de Dilma Rousseff para a internet de prejudicarem os interesses do setor privado. As mensagens chegam a comparar os governos que tentam tirar dos Estados Unidos o controle da internet à “emergência dos bolcheviques”.

    Os e-mails da empresa foram trazidos à tona pelo grupo de Julian Assange e somam mais de 173 mil correspondências entre funcionários e representantes do governo americano. As conversas mostram ainda como as empresas do setor atuam nos bastidores para tentar influenciar leis, candidatos e debates no Congresso brasileiro.

    Em 11 de junho de 2014, um e-mail foi enviado entre um dos responsáveis pelo departamento de tecnologia da Sony, Spencer Stephens, e Leah Weil, outra funcionária. O alerta se referia ao fato de que o tema da governança da internet entraria na agenda da poderosa associação de empresas de cinema dos EUA, a MPAA (Motion Picture Association of America).

    As críticas foram direcionadas às iniciativas do Brasil. “Dilma Rousseff, do Brasil, pede que se tire à força o controle da internet da liderança dos EUA para a conferência NetMundial, em abril”, afirmou o executivo. Ele se referia ao evento promovido em São Paulo, no primeiro semestre do ano passado, que teve como objetivo debater uma gestão global da web.

    “O que é interessante para mim é que governos entraram no tema da governança da internet sem referências às organizações que administram partes deles, ou em minha mente, sem qualquer sentido sobre como realmente funciona”, declarou.

    O funcionário da Sony lamenta as decisões da NetMundial. “Infelizmente, posições e decisões tomadas em tais encontros podem afetar coisas que outros, em teoria, controlam”, disse. No e-mail, ele ainda alerta para a necessidade de uma ação da indústria contra a iniciativa do Brasil. “Peço que você apoie qualquer proposta que resulte na máxima participação do MPAA na governança da internet. De todas as coisas que fazemos para proteger nossa indústria, essa é fundamental.”

    Lobby. Se o ataque ao Brasil era claro, os e-mails e documentos secretos também revelam que o mercado nacional é considerado como estratégico pela Sony e pela MPAA, o que envolve uma série de lobbies com políticos brasileiros na tentativa de influenciar o Congresso.

    Um e-mail de 2 de julho de 2014 deixa claro o que representa o Brasil na promoção de filmes da Sony. “O Brasil é um mercado em crescimento e precisamos nos forçar para atingir grandes alturas aqui”, apontou um comunicado interno.

    Em 30 de julho de 2014, o representante da MPAA para a América Latina, Ricardo Castanheira, revelou que a entidade havia realizado uma série de encontros com políticos brasileiros para defender seus interesses. Um dos encontros seria do Mario Borgneth, secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. A entidade tratava de um programa de treinamento e indicava que teria o apoio do governo brasileiro.

    Outro encontro foi realizado na mesma semana com o então senador Rodrigo Rollemberg, naquele momento candidato ao governo do DF. Ele era presidente do Comitê de Direitos dos Consumidores do Senado. Segundo o e-mail, a entidade “chamou a atenção do candidato para temas importantes, como proteção de propriedade intelectual como instrumento de inovação e competitividade.” Segundo Castanheira, o senador (hoje governador) teria tido uma reação positiva e “se mostrou à disposição para ajudar” em outras atividades.

    Seis meses antes, outro e-mail indicava como a associação comunicava a gigantes como Disney, Sony, Paramount, Fox, Warner, Time Warner e Newscorp que já havia “obtido de forma confidencial uma cópia” da proposta de lei de mudanças nas regras de direito autoral do Brasil. No texto, a entidade dizia que o projeto iria gerar “muito debate”.

    As empresas do setor também estavam preocupadas com a reforma da atuação da Ancine. Em 29 de julho de 2014, a MPA alerta que a nova regulação “na digitalização do cinema excede o escopo de sua autoridade e que se reserva o direito de fazer mais comentários”. O e-mail também revela preocupação em não fortalecer a posição da Ancine. Uma consulta a especialistas legais indicou, porém, que a entidade poderiam continuar a recorrer à Justiça contra a Ancine, se necessário.

    Resposta. Em comunicado, a Sony afirmou que o ataque aos e-mails da empresa foi uma “maliciosa ação criminal”. A empresa diz condenar a publicação de “informações roubadas de empregados e outros dados privilegiados” pelo WikiLeaks.

    O governo brasileiro não se pronunciou sobre o tema.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,e-mails-da-sony-revelam-criticas-ao-brasil-imp-,1672176

Comentários não permitidos.