Defesa & Geopolítica

Surgem rumores de que Brasil pode ter declinado da escolha do Pantsyr S-1

Posted by

pantsirs_otvaga12

E.M.Pinto

Pelo menos é  que afirmam algumas fontes no Brasil. Ainda sem razões ou mesmo declarações oficiais, pelo menos até o momento, esta hipótese surgiu hoje em meio aos acontecimentos da LAAD 2015.
Os rumores são de que o governo brasileiro teria declinado da escolha do sistema de defesa antiaérea  de ponto, Pantsir S-1 que estava sobre avaliação a um certo tempo.

Aventa-se a possibilidade de cortes orçamentais terem influenciado no cancelamento das negociações, uma vez que não foram indicados quaisquer escolhas de outros sistemas concorrentes, que para alguns especialistas teria concorrência direta do sistema CAMM-L (Common Anti-Air Modular Missile Land)  o que reforça essa questão.

As negociações sobre o fornecimento dos sistemas de defesa “Pantsir-S1” começaram ainda em 2012, mas o contrato ainda não foi assinado. Por diversas vezes chegou-se a afirmar que o contrato estava a beira da sua assinatura, entretanto, em nenhuma das ocasiões esta hipótese se concretizou.

Nesta semana uma informação foi divulgada pelo chefe da delegação da Rosoboronexport (empresa exportadora de armas russa), Serguey Ladygin, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança “LAAD-2015”, realizada no Rio de Janeiro de que as conversações estavam em andamento.

A Defesa Antiaérea Brasileira segue sem definição do seu futuro e sem equipamentos condignos com as suas funções. Aguardaremos as declarações oficiais e o desenrolar deste evento que par alguns, trata-se de mais um rumor.

Mais detalhes em breve…

24 Comments

shared on wplocker.com