Surgem rumores de que Brasil pode ter declinado da escolha do Pantsyr S-1

pantsirs_otvaga12

E.M.Pinto

Pelo menos é  que afirmam algumas fontes no Brasil. Ainda sem razões ou mesmo declarações oficiais, pelo menos até o momento, esta hipótese surgiu hoje em meio aos acontecimentos da LAAD 2015.
Os rumores são de que o governo brasileiro teria declinado da escolha do sistema de defesa antiaérea  de ponto, Pantsir S-1 que estava sobre avaliação a um certo tempo.

Aventa-se a possibilidade de cortes orçamentais terem influenciado no cancelamento das negociações, uma vez que não foram indicados quaisquer escolhas de outros sistemas concorrentes, que para alguns especialistas teria concorrência direta do sistema CAMM-L (Common Anti-Air Modular Missile Land)  o que reforça essa questão.

As negociações sobre o fornecimento dos sistemas de defesa “Pantsir-S1” começaram ainda em 2012, mas o contrato ainda não foi assinado. Por diversas vezes chegou-se a afirmar que o contrato estava a beira da sua assinatura, entretanto, em nenhuma das ocasiões esta hipótese se concretizou.

Nesta semana uma informação foi divulgada pelo chefe da delegação da Rosoboronexport (empresa exportadora de armas russa), Serguey Ladygin, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança “LAAD-2015”, realizada no Rio de Janeiro de que as conversações estavam em andamento.

A Defesa Antiaérea Brasileira segue sem definição do seu futuro e sem equipamentos condignos com as suas funções. Aguardaremos as declarações oficiais e o desenrolar deste evento que par alguns, trata-se de mais um rumor.

Mais detalhes em breve…

24 Comentários

  1. Salve amigo Edilson,
    .
    Já que tocou no assunto…
    .
    Também tomei ciência destes rumores, porém com um algo a mais: — A questão seria puramente devido à necessidade ($) proveniente do contingenciamento financeiro. Ainda neste mesmo tema os rumores dão conta até da possibilidade de alugar da Rússia (de forma extraordinária) alguns de seus Pantsir S-1 devido à urgência/eventos esportivos.
    .
    Contudo, volto a frisar: — Tudo isso chegou para mim a título de ‘RUMORE/BOATOS’ apenas.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  2. Se a notícia se confirmar veremos um suicídio coletivo de tietes russófilas por aqui. Mas quem será o Jim Jones a provocar a mortandade entre essas fanzocas que guardam uma foto do Putin sem camisa embaixo do travesseiro?…rs!

    • Ohhhh!! É sério!! Suicídio coletivo? 😀

      Então torça para que o boato seja verdadeiro pois, assim, no dia seguinte não terá nenhum russófilo aqui pra dizer umas verdadezinhas pra vc e seu amiguxo do pé peludo que muda de nome lá no ceiling and visibility ok, hehehehehe…..

      😀

      • Sempre a briguinha do warpth.
        Cometários sobre os textos ele não consegue fazer nenhum.

        Esse ano não começou bem para os “russófilos” como ele se considera.

  3. O nome disso é lobby…
    E não me surpreende que tenha aparecido na LAAD…

    O CAMM-G (Common Anti-Air Modular Missile Ground), nos custaria, sem sair do papel, 1 bilhão de dólares… Isto não dito, é claro… Mas, grita-se que o Pantsir é um “sistema complexo”, caro e “estrangeiro”, como se a adoção de uma plataforma feita com chassi vindo da República Checa tornasse o CAMM um sistema genuinamente nacional…
    Momento para gargalhadas…

    E o lobby passeia pela LAAD, como também pelos fóruns, blogs, sites e revistas. Cristaliza-se na forma de mimos, e declarações nunca explícitas, mas correntes, de fontes “militares”, que reclamam de “choque cultural” com qualquer produto que não seja de origem norte – americana, britânica ou israelense.

    Para quem não sabe: o contrato a ser assinado com a KBP Tula, em função do Pantsyr S-1, visa também a transferência gradual de tecnologia.
    A Rússia é a nação com o maior escopo de produtos exportáveis na área de Defesa Anti – Aérea. Algo que não se discute, a não ser que você seja um leigo…

    Ademais, essa briga também significa um conflito entre a ODT, Odebrecht Defesa (Pantsyr S-1), contra a Avibrás (CAMM), o que significa uma contenda entre quem tem capital para giro e investimentos, e aquele que vive com o pescoço na forca (ainda que tenha a maior carteira de encomendas da base industrial brasileira de defesa)..

    As informações estão aí.
    Não vou opinar….

    Tirem as suas conclusões.

    • Tambem pode ser que Obama tenha prometido dar uma refrescada na vida da Dilma, pedindo a seus parceiros, yanke dependentes, no poderes midiaticos pra dar uma maneirada, mas só se ela prometesse se afastar dos Russos perversos. Rsrsrsrs.

    • Engraçado que o Senhor venha se queixar de “lobby contra os russos”afinal foram incontáveis as vezes em que os russos, desclassificados do FX-2, tentaram atravessar o programa com miraculosas propostas de ToT do Su-35 e do T-50 no intuito de seduzir os petralhas. Como esquecer as vezes em que Putin mandou seu moleque de recados, o Sr. Shoigu, aqui no Brasil com essa missão?

      Ademais, a solução do CAMM em suas distintas versões mostra-se sem sombra de dúvidas muito melhor para os interesses nacionais. Em primeiro lugar, seria alcançada a tão desejada padronização posto que o mesmo míssil poderia ser utilizado pelo EB, pela MB em suas escoltas e também pelo CFN, e até pela FAB para proteção de suas bases aéreas, sem falar da opção em se desenvolver a variante ar-ar. Depois, existe histórico de cooperação da MBDA com o Brasil através da utilização dos mísseis Exocet, Sea Skua, Seawolf e outros.

    • Quanto à comparação Odebrecht x Avibrás, a primeira certamente está com boa capacidade de investimento por emprestar seu jatinho e pagar as palestras do Apedeuta, sem falar nas polpudas doações ao ParTido. Mas a lavajato está aí para mostrar isso….

  4. Estima-se que a co produção entre ODT e Russia criaria empregos diretos e indiretos além de aumentar o capital da empresa que é uma das maiores do país, nem preciso contar no avanço que isso representa para nossa defesa, mas dizer que é corte orçamentário?! por que não corta o investimento liberado pra construir o metro da Venezuela liberado pelo BNDS? que aliás esta estimado em 1.3 bilhões…eita putênfia.

    • Sr Lure, assim o sr contraria os que compartilham suas ideias americanicistas. Todos são rigorosamente contra o estado atuar no campo da iniciativa privada. Tenho certeza de que nessa vão discordar do sr.
      Mas eu concordo.

    • O mais lógico e racional seria isso mesmo,mas quanto tempo levaria,a que preço se daria ?

      Infelizmente a estória tem mostrado que para se ter algumas coisas estratégicas nesse país é preciso comprá-las,de preferencia com a tecnologia incluída no pacote, pois não se esta fazendo nenhum investimento em educação nesse país em que se possa confiar,muito menos fazermos planejamentos para o futuro !

      Então lure araujo eu queria assim como você, que esse sistema fosse criado aqui,totalmente nacional gerando empregos e tecnologias, mas infelizmente no momento só teremos esse equipamento se comprarmos !

    • Amigo Iure, se o exército for desenvolver um sistema desses vai gastar muito tempo, dinheiro e o resultado final estará aquém do desejado. O mais lógico é lançar o RFP entre as empresas nacionais e colocar os protótipos para competir. Já está mais do que provado que o excesso de centralização estatal é um erro.

  5. E começam os boatos…

    Sei não, o Pantsir S-1 parece ser a cara do Brasil, mesmo que seriam necessários vários outros sistemas pra cobrir camadas até uns 200-300Km.

    O Matador em versão anti aérea é sonho distante, mas combinado com o Pantsir e uns BUK-M2 deixariam o Brasil em ótimas condições.

    Brasil…………..Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim!

    Valeu!

  6. Tenho lido que foi oferecido ao BRASIL a tecnologia do radar Podsolnukh para a defesa da Costa, se isso for verdade o país não pode pensar duas vezes, além da transferência de tecnologia do caça Su-35 ao país !

    Se isso se confirmar é uma grande oportunidade que deve ser bem estudada,eu me lembro que a Sukhoi estava associada a Avibras no FX-1, se a parceria for viável ainda a Avibras podera quem sabe ate sair do sufoco, quando ao radar Podsolnukh ele poderia vir a somar bastante as nossas defesas !

  7. ,..eu desconfiava desta desistência .agr é quase certeza, afinal, com o governos q temos só poderia dar nisso…eu venho falando do Gp NG, poderá ocorrer a + coisa…só em finais de 2020AD e se ñ acontecer outro escândalo financeiro..Quem viver verá. sds. 😉

  8. O exército de fato não tem demonstrado muito entusiasmo pelo Pantsir, ficou postergando, enrolando e corre o risco de ficar de molho chupando o dedo.A situação do país econômica vai mal e é bem provável que não venha nem Pantsir e nem Sea Captor.
    Como foi dito acima é exigência que o País tenha um sistema de defesa aérea para os Jogos Olímpicos, mesmo que alugadas.

  9. é como eu digo sempre senhores…o Brazil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade…..rs…..

      • Meu caro, nessa concordo com vc, até por que. Conforme esta explicitado no outro post sobre o aluguel desses equipamentos, o proprio ministro desmente essa versão.
        A questão é somente por conta do velho emperramento das engrenagens burrocraticas brasileiras, que trazem como consequencia nosso atrazo tecologico e mental. Sds

    • Saudações Carlos.

      Minha participação nesta coluna se dá com o intuito de ajudar e informar, não vou entrar em discussão com elementos psicóticos.

      Abraços ao amigo.

Comentários não permitidos.