Após anos de negociações Índia compra 36 caças Rafale – “de prateleira”

A Índia comprará 36 aviões de combate Rafale da França, anunciou nesta sexta-feira, em Paris, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, após anos de negociações entre os dois países.

“Pedi ao presidente François Hollande 36 aviões Rafale prontos para voar”, disse Modi em entrevista coletiva no Palácio do Eliseu junto do líder francês, durante a visita oficial ao país europeu.

Apesar de tudo, especificou que as condições e termos do contrato ainda estão sendo estudadas, o que deverá continuar nas negociações entre os dois países.

Além disso, ainda estão abertas as conversas iniciadas há três anos para um pedido adicional de 126 Rafale, dos quais 108 deveriam ser fabricados na Índia, de acordo com fontes oficiais citadas pela emissora pública “France Info”.

Os 36 Rafale anunciados hoje por Modi serão entregues “o mais rápido possível”, disse Hollande, que encomendou ao seu ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, trabalhar para acelerar os prazos.

“A intenção (indiana) de comprar 36 Rafale demonstra que nossa associação acaba de alcançar um nível superior e a situa em uma relação de confiança”, declarou Hollande.

É a segunda exportação de seus caças-bombardeiros Rafale que a França anuncia em apenas dois meses, depois da venda de 24 unidades ao Egito anunciada em fevereiro.

Em serviço desde 2001 e considerado o substituto do Mirage, o Rafale é utilizado pelo exército francês em diversas missões no exterior.

Seu elevado custo em comparação com outros concorrentes do mercado, como o FA-18 americano ou o Gripen-NG sueco, dificultou a venda ao exterior do modelo.

Além desta operação, a companhia nuclear francesa anunciou que assinou, na presença de Hollande e Modi, dois acordos para a preparação do projeto Jaitapur EPR com alguns parceiros indianos, Nuclear Power Corporation of Índia Limited (NPCIL) e Larsen & Toubro (L&T;).

EFE

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. E assim vai de Rafale mesmo, certo a Índia tem inimigos REAIS e fazer a escolha errada pode custar muitas vidas e a própria sobrevivência do país!

    O Rafale é uma plataformas de armas muito avançada e mortal, ao contrario do gripadinho baratim mete medo mesmo, não é um caça só pra se fazer respeitar!

    Escolheram certo pro combate aéreo real, um caça de verdade não um de papel e só pra patrulhar o território.

    Parabéns aos indianos, um país que se errar na escolha pra combate tático pode sumir do mapa por mãos dos inimigos!

    O Rafale então desencantou e com a encomenda da França de 284 unidades e dos Emirados Árabes sendo concluída vai ter linha de produção maior que a do Gripen NG!

    Brasil, mostra a sua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim…

    Brasil o nome do teu sócio confie em mim!

    Falta um inimigo real pro Brasil deixar de fazer escolhas militares brandas…

    Valeu!

    • Salve Francoorp,
      .
      Tem muita verdade no que você diz.
      .
      Posso estar enganado, mas…, fiquei com a sensação que nesta compra…, apenas 36, tem algo de premio de consolação…!
      .
      Vejamos o desenrolar dos fatos para o futuro.
      .
      Saudações,
      .
      konner

  2. Se esse tipo de coisa fosse aqui, seria chamado de corrupção …a única compra de prateleira que não é corrupção é quando se faz com o tio Sam.
    .
    Exemplo, se o atual governo comprasse uns F-18 ou F-16 de segunda mão a toque de caixa, provavelmente não haveria fanfarras de panelas na internet. 😉

    • O programa brasileiro F-X tem como base primordial em compra a tecnologia também, dentro daquilo que se poder fazer em termos de transferência da tecnologia.
      .
      A SAAB, vencedora propôs fazer uma transferência mais vantajosa e um peço mais amenos, embora que depois este preço tenha aumentado, provavelmente é normal em um projeto de aeronave, pois existe uma parceria na elaboração de um projeto .. alias em todo projeto de alta tecnologia.
      .
      Más a turminha do ” quanto pior é muito melhor”, uns hipócritas que usam a bandeira falsa do moralismo e do combata a corrupção ; e já insistem que se deixe de lado essa parceria no projeto Gripe NG e compre das prateleiras dos ferros velhos, uns surrados made USA ( F-18 ou F-16 ) e quem sabe ,uns made Israel de meia-sola Kfizinhos remendados. 😉

      E por falar em corrupção
      .
      ****************
      .
      .O “XIS” DA QUESTÃO AGORA, É A MUDANÇA DO DISCURSO DO LADRÃO COSTA.
      .
      Por mais que a nossa muito profunda imprensa esteja aí se divertindo com a tunga velha dos Andrés Vargas e Argolos, o fato do dia na investigação da Operação Lava Jato, agora, é a “revisão da delação premiada” de Paulo Roberto Costa.
      .
      (*)fonte: [ tijolaco.com.br/blog/?p=26217 ]
      .
      .
      (…) O juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal precisam tirar a limpo essa questão. É necessário saber se Paulo Roberto Costa mentiu quando fez a delação premiada e afirmou que a propina era paga de um preço extra colocado nas obras. Ou se mente agora, quando diz que o dinheiro da corrupção era descontado da margem de lucro das empresas e estabelecido um preço justo. (…)
      .
      .
      **************************
      .
      Para mim o X da questão é trocar o nome PETROBRÁS para PETROBRAX.
      .

    • Dito tudo isso … não me resta a esperar a patrulha montada Bambe …os censuristas caolhos .. composto por um eunuco do pé rachado montado em uma viadinho albino baio de chifres gaiado. ;D

  3. Sorte da Índia que vai pagar mais barato em vez de pagar caro por uma Tot que nunca virá suficientemente.
    Isso conspira contra o Gripen no Brasil, com a entrada do Ministério Público Federal na intenção de apurar irregularidades civis vai chegar a conclusão que o preço do NG está caro demais por Tot, como no caso da Índia , que nunca virá suficientemente.
    De fato se os fatos apurados pelo Ministério Público chegarem a conclusões bombásticas eles pedirão ao poder judiciário a anulação do resultado do FX-2 e reabertura da concorrência o que será acatado pela justiça, aí demandará recurso por parte da FAB ou Embraer ou sei lá de quem mais… conclusão o RAFALE e outros aviões além dos que faziam parte do Short List do FX-2 retornarão com propostas novas.

    Está tudo na mão do Ministério Público Federal.

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-13/mpf-apura-denuncia-que-ligaria-militar-a-compra-irregular-de-submarinos.html

    Mas sinceramente espero que esteja tudo correto e que seja bom para todos especialmente para o Brasil.

    • Sobre o assunto Gripen prefiro acreditar na nota do Ministerio da Aéronautica, que afirma não ter havido irregularidade na mudança dos valores, porvter sido a compra realizada na moeda sueca, que teve seu valor apreciado em relação ao dolar. Diferente da maioria da cidadania que deposita integral confiança nos homens das FAs, neste quesito não vejo motivos para deles, agora, desconfiar. Acho porem estranho,me altamente suspeito, quando essa desconfiança vem de setores que depositam total e cega confiança nos militares quando intenção e destituir o governo. Danda a impressão de que se a noticiacé a favor é desconfiavel se for contra, é meritória. Parece que vivemos momento de guerra politica onde mesmo as instituições fazem parte do jogo.

    • stadeu,

      Se o FX2 for cancelado, então lascou-se de vez… Não há tempo hábil para uma nova concorrência; não nos moldes do FX2… E se for para comprar de prateleira, ainda assim tem coisa mais barata que o Rafale e que atenderia as necessidades atuais da FAB…

      No mais, o padrão de comparação deve partir dos requisitos específicos da concorrência brasileira. Fica praticamente impossível fazer um comparativo com outros países, posto que as concorrências alheias são baseadas em requisitos de suas próprias FAs. Em suma, não há como estabelecer um padrão de comparação baseado em parâmetros os quais não se aplicam ao Brasil, ou mesmo não se terá acesso… Logo, não há lógica no MPF barrar o FX2 baseado em uma concorrência que não é brasileira… Se houver mesmo motivo pra barrar, isso será por conta de irregularidades no País, e não por um mero comparativo com outras concorrências…

    • Você é im disco arranhado Stadeu e dentro da tua ignorância não consegue discernir entre uma compra de material e uma compra de tecnologia.
      Produza algo novo do que repetições de mesmices acompanhadas de linkzinhos de terceiros como se isso provasse alguma coisa.

  4. tudo isso por uns 36 caças?!…pff….toda essa complicação e enrolação….todo este melodrama e espetáculo para no final comprar só 36 caças de prateleira?!…haaaa senhores…vão chupar # de passarinho viu…

  5. Ta aí, aproximadamente US$ 4,25 bilhões por 36 caças de ótima qualidade, nada absurdo. Colocasse mais uns 2 bilhões e comprasse alguma transferência de tecnologia e direito de fabricar aqui alguns componentes (radar, motor e outros…). Mas não, preferiram comprar o Gripen, que agora o ministério publico ta em cima.

1 Trackback / Pingback

  1. Após anos de negociações Índia compra 36 caças Rafale – “de prateleira” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.