Não participar da celebração do Dia da Vitória em Moscou é ‘populismo infeliz’

 

© Sputnik/ Alexander Vilf

A contribuição do exército soviético na vitória sobre o nazismo e as boas relações de vizinhança são uma base razoável para a participação nas celebrações de 9 de maio na Rússia, escreve o jornal norueguês Dagsavisen.

A recusa do governo da Noruega de participar do eventos oficiais da comemoração dos 70 anos do Dia da Vitória em 9 de maio, em Moscou, não parece suficientemente justificada. Quem afirma é a publicação do jornal norueguês Dagsavisen.

No ano passado, o governo da Noruega foi convidado a participar do 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial, em Moscou, mas no final de março, respondeu que seus representantes não comparecerão aos eventos oficiais na Rússia. Tal decisão foi tomada devido às relações tensas entre a Rússia e o Ocidente no momento por conta da crise na Ucrânia.

De acordo com a publicação norueguesa, “é estúpido esquecer os méritos da União Soviética na vitória sobre o nazismo e, em particular, que foram os soldados soviéticos que libertaram a parte norte da Noruega (Finnmark) que foi ocupada pela Alemanha nazista no início da guerra”.
O jornal escreve que é preciso “honrar a memória da contribuição militar decisiva da União Soviética na luta contra a Alemanha nazista. Milhões e milhões de cidadãos soviéticos morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Os soldados soviéticos libertaram a parte oriental da Finnmark da ocupação alemã, no Outono de 1944. São justamente essas vítimas que precisam ser lembradas durante as comemorações do aniversário em Maio”.

Além disso, a publicação destaca que a Noruega e a Rússia são vizinhos e nunca estiveram em grandes conflitos. Com isso, o autor do artigo observa que o resultado desta atitude do governo da Noruega não tem uma base adequada e é ainda uma espécie de populismo.

Fonte: Sputnik News Brasil

EUA não têm o direito de julgar a memória de outros povos sobre a II Guerra

© AFP 2015/ ANDREY SMIRNOV

A politização da História é perigosa e os Estados Unidos não têm o direito de julgar como outros povos escolhem se lembrar da Segunda Guerra Mundial, segundo declarou o ex-embaixador dos EUA na Rússia John Beyrle, em entrevista à agência de notícias Itar-Tass nesta sexta-feira (10).

“Não cabe a nós, que nunca sofremos esse tipo de devastação em nosso próprio território — não cabe a nós julgar a forma como outros povos escolhem para se lembrar disso”, disse Beyrle, cujo pai foi um dos poucos soldados norte-americanos na Segunda Guerra Mundial a servir tanto com o Exército dos Estados Unidos quanto com o Exército soviético.

“Como disse John F. Kennedy em 1963, na história das guerras nenhum povo sofreu tanto quanto o povo soviético sofreu na Segunda Guerra Mundial; isso é simplesmente um fato”, acrescentou o diplomata.

“A politização da História é algo que pode ser usado de uma maneira muito perigosa e perniciosa – e vimos isso através da história. Hitler é provavelmente um bom exemplo”, concluiu.

Fonte: Sputnik News Brasil

14 Comentários

  1. Daqui ás uns mil anos ou mais, com certeza os russos estarão novamente comemorando a vitória da III guerra mundial na praça vermelha… se a humanidade escapar é claro. 😉

    • Vocês conhecem o experimento, UNIVERSO 25 ?
      .
      Esse experimento foi com ratos brancos… aqueles de laboratório onde se busca entende por esse experimento qual seria o destino da humanidade.
      .
      .
      *********************
      .
      UNIVERSO 25
      .
      o cientista John Calhoun elaborou um famoso experimento com ratos. Ele construiu um paraíso para os animais – um grande cenário com edifícios e alimentos ilimitados. De início, o cientista introduziu apenas 8 ratos a população. Dois anos depois, um inferno surgiu.
      .
      (*) fonte: [ verdademundial.com.br/2015/04/universo-25-sera-esse-o-fim-da-humanidade/ ]
      .
      .
      O enorme cenário, conhecido como Universo 25, foi feito com o objetivo de ser uma utopia roedora. Mas com o passar do tempo, a caixa, com suas rampas que iam até os apartamentos, foi ficando superlotada. No dia 560 do experimento, a população era de 2.200 animais. Foi o auge. Daí em diante, a população foi diminuindo até ser extinta. Por que isso aconteceu?
      .
      No auge da população roedora, os raros passavam todo instante com centenas de outros colegas. Se reuniam nas principais praças para serem alimentados, e não era difícil os ver se atacando. Poucas fêmeas conseguiam dar a luz, e as que faziam simplesmente abandonavam seus filhotes.

      Chegou um momento que os ratos não faziam nada além de comer ou dormir. Quando a população foi diminuindo, os sobreviventes perderam totalmente seus comportamentos sociais, como ter relações sexuais ou cuidar da prole.
      .
      .
      ******************************
      .
      Para mim, o que realmente fará a humanidade entrar em extinção é a sua ganância em ter o máximo sem se preocupar com o próximo e com a natureza.
      .
      Hoje, o que vemos é a ganância em usufruir o máximo sem se preocupar com o meio onde vivemos, buscando o poder, nesse quesito temos nos comportamos como os ratos do experimento Universo 25.
      .
      Tem certas pessoas ( verdadeiras ratazanas) que tem tanto dinheiro e não sabe o que fazer com tanto dinheiro, dede o desejo de querê mais dinheiro e ai… passa a desejar o poder total … quer controlar os outros, se assenhorar da liberdade e do futuro dos outros… vê na maioria uma propriedade sua…uma brinquedinho ou animal de estimação…..ultimamente aqui neste Brasil se vê muito disso em especial na imprensa-empresa. 😉

      • E por fala em ratos da barriga branca de laboratório…
        .
        .************************
        .

        A TRAMA DE EDUARDO CUNHA PARA PRIVATIZAR O SUS.
        .
        Financiado por planos de saúde, presidente da Câmara engavetou CPI sobe eles e agora quer vê-los substituindo rede pública. Armação revela: sistema político tornou-se intrinsecamente corrupto
        .
        (*)fonte: [ outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/a-trama-de-eduardo-cunha-para-privatizar-o-sus/ ]
        .
        .
        (…) Uma proposta de emenda à constituição de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se aprovada, poderá significar o mais duro golpe contra uma das maiores conquistas civilizatórias da sociedade brasileira no século XX: o Sistema Único de Saúde (SUS), universal e gratuito, criado para atender aos brasileiros, sem distinção de classe ou categoria profissional. Trata-se da PEC 451/2014, que obriga as empresas a pagarem planos de saúde privados para todos os seus empregados. E, consequentemente, desobriga o Estado a investir para que o SUS garanta atendimento de saúde de qualidade para todos. (…)
        .
        .
        *****************
        .
        Se acabar com o SUS … como aqueles que não terão planos de saúde poderão fazer … como por exemplo, os aposentados que tem um salário uma verdadeira esmola, onde ele faz a “escolha de Sofia” se compra comida ou remédio … ou morre da doença ou da fome.
        .
        Será que essa elite patrimonialista e corrupta pensou nisso ?

    • Agora depois de tudo isso, provavelmente irei receber a famosa visitinha da patrulha montada Bambe …rsrsrs …aquela que é composta por um eunuco de pé rachado montado no seu viadinho albino baio com seus chifres gaiado . 😀

      • senhor lure ….qualquer ato de agressão dos eua contra a Rússia resultaria instantaneamente em guerra total…em um embate direto entre estes países nunca haveria guerra convencional….ingênua fantasia sua… 😉

  2. Eu tenho notado que as verdades históricas tem mudado,para se adequar as “verdades políticas“,aqui no BRASIL mesmo isso se dá a todo momento,distorções de fatos históricos,demonização de heróis,vilões que viram heróis e etc !

    Para haver mudanças de fatos históricos é preciso que hajam provas,cabais,irrefutáveis,tanto para comprovar a “verdade atual “ como para que se façam as mudanças,não podemos usar como provas um romance baseado em um fato histórico ou uma produção de Hollywood !

    O soldado alemão era um patriota assim,como todos os outros que combateram em prol de seus países, e sua memória deve ser honrada, assim como os soldados aliados,muitos soldados alemães sequer eram nazistas,eram homens com família,mulheres, filhos,pais,eram gente !

    Por fim o jornal norueguês Dagsavisen, esta correto quando diz que o governo norueguês comete uma falha ao recusar a participação nos eventos Russos,se não querem fazer por Putin que façam pelos milhões de combatentes das mais diversas nacionalidades que perderam suas vidas nesse conflito !

  3. É vergonhosa a manipulação para pavimentar a negação da importância Russa no episódio da segunda guerra mundial. A absorção da ideologia nazista deixada acontecer, em conjunto com as capacidades cerebrais incorporadas, por alguns países, parecem fazer com que, esses, queiram, a todo custo, reescrever a história. Querem ignorar ter havido heróis, que entregaram suas vidas em prol da eliminação de uma praga humana o malfadado nazismo. Que teima ressurgir acobertado por grupos poderosos em paises do ocidente, esses que trabalham sua propaganda devforma a parecerem querer os méritos da vitória de forma exclusiva. Ignorando que outros paises foram decisivos no arrefecimento do poder nazista, includive o propria Brasil. Se olharmos criticamente as informações sobre essa guerra tenderemos a acreditar que apenas tres países lutaram com os nazistas, o grande vencedor os states e seus coadjuvantes os Ingleses e os Franceses resistentes,,o resto do mundo esteve parado olhando como esses acabavam com o mal para todos. Como tenho senso critico, conheço a historia, includive a nossa, isso me indiguina.

  4. o que vcs esperavam senhores?!…todo o ocidente esta hoje começando a descambar para o extremismo de direita….

    outra coisa que eu não entendo é como pode um pais que dizem isso …que dizem aquilo…que dizem ser o maior ou melhor IDH…que dizem ser o melhor lugar com qualidade de vida e não sei o que mais…ter taxas tão altas de depressivos e suicídios como este pais tem…outro estudo ai recentemente indicou que são os maiores consumidores de antidepressivos da área…mas é isso que eu não entendo…se o pais é esse paraíso todo que tanto falam e propagandeiam então porque que esta gente vive depressiva e se matando?!…alguém nesta historia esta mentindo…rs….

  5. do jeito como as coisas vão…daqui a algumas décadas senhores…a Rússia terá sido do eixo..e maior aliada da Alemanha Nazista/do nazifascismo segundo os historiadores e livros de historia do ocidente…rs….

    • estão fazendo o que sempre souberam fazer bem…estão fazendo o que sabem fazer bem…como fizeram com aqueles picaretas dos Irmãos Wright… 😉

  6. se não fosse os bancos americanos que tivessem financiado a construção de todo o polo industrial sovietico, talvez hoje eles não estariam comemorando 😛

  7. O fato é que sem a Rússia na II Guerra talvez estivéssemos todos falando alemão hoje ou pelo menos talvez toda a Europa. Mesmo que não gostem deles (ou do Putin) não se pode negar a importância histórica daquele país.
    Diferenças políticas e de interesses sempre existirão entre países mas é outro fato que o nível da diplomacia (dos diplomatas mesmo) atualmente é um verdadeiro um fiasco … perdeu-se a sagacidade e, principalmente, a elegância!
    Abraço,

Comentários não permitidos.