Austrália: Melhores SSK do Mundo?

SubSugestão: Mauro

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Houve um debate público considerável sobre o programa do futuro submarino Australiano, cujo foco teve grande parte centrada no fato de que os submarinos devem ser produzidos localmente ou adquiridos externamente. Mas, surpreendentemente, pouco do debate ocorreu no sentido de tornar imperativo e evitar uma lacuna na capacidade operacional, uma vez que os submarinos da classe Collins começam a ser retirados de serviço na segunda metade da próxima década. Igualmente não se debateu a forma como a Austrália pode usufruir melhor e soberanamente os recursos nos submarinos já existentes.

Dada a natureza única da exigência australiana, parece altamente improvável que a solução para o futuro submarino da Austrália iria ser uma  compra “off-the-shelf”  de um fornecedor extrangeiro ou de uma atividade de design e construção doméstica. Não obstante o fato de que a Austrália não tem os recursos de design para tocar sozinha o futuro programa de submarinos, qualquer projeto existente precisaria ser personalizado com um sistema de combate e armas dos Estados Unidos, enquanto um design doméstico apropriado, obviamente, teria significativo aumento de custos, riscos e implicações de tempo. Em vez disso, a estratégia de aquisição ideal para o programa de submarino futuro da Austrália será algo intermediário entre essas duas opções, como parte de um projeto “híbrido” e processo de projeto e construção.

Embora seja claro que a Austrália não pode, e não deve, comprometer-se em um enorme empreendimento do futuro submarino em seu próprio país, há muitas razões pelas quais uma abordagem colaborativa, englobando recursos soberanos da Austrália em submarinos e os recursos soberanos de uma nação parceira com experiência, capacidade e capacidade de design de grandes submarinos convencionais, seria a aposta mais sensata, prática e viável.

Tal abordagem recorre às capacidades de design de submarinos de um parceiro internacional; um sistema americano de combate e armas (com base nos desenvolvimentos do sistema de combate da classe Collins); Capacidades de integração naval existentes na indústria australiana; e a capacidade residente de sustentação no país. Deve igualmente facilitar a inclusão de tecnologias de ponta internacionais e australianas, construir sobre as capacidades submarinas soberanas da Austrália e, proporcionar um trabalho considerável para a indústria australiana. No geral, o resultado seria a menor abordagem de custo / risco para o fornecimento e sustentação de uma nova capacidade de submarinos para a Austrália.

De uma perspectiva, a capacidade de tal abordagem colaborativa facilitaria o fornecimento atempado de um futuro submarino adequado para a Austrália em uma programação que militam contra uma lacuna de capacidade uma vez que os submarinos da classe Collins começam a ser retirado de serviço no segundo semestre do próximo década.

Dito isto, o Governo não dispõe do luxo do tempo em seu processo de tomada de decisão. É claro que, para evitar uma lacuna de capacidade, a Austrália deve confirmar a sua estratégia de aquisição e mover tão rapidamente quanto possível para estabelecer uma parceria de colaboração a longo prazo para o projeto e construção do futuro submarino. A Raytheon Austrália “deu sua cartada”, e confirma que, o primeiro futuro submarino estaria nas águas até 2026, uma estratégia de aquisição precisa ser resolvida agora.

Do ponto de vista da indústria de defesa, tal abordagem colaborativa geraria muitos novos empregos australianos a longo prazo. Essa é uma visão que tem sido articulada pelo ASPI, argumentou o Governo, o que é confirmado por nossa própria análises.

Para ser claro, os papéis prováveis ​​para os australianos sob um modelo de projeto e-build colaborativo seria, no mínimo, incluir: em estreita colaboração com um designer estrangeiros  trabalhando no projeto do sistema de missão; integração de sistemas de missão; consolidação do casco; teste e de ativação; e a tarefa de de manutenção substancial do submarino ao longo da sua vida de aproximadamente 30 anos de operacionalidade. O potencial existe também em um nível de conjunto de plataforma no país. Tal abordagem colaborativa também exigiria uma cadeia de suprimentos substancialmente Australinos.

Através de uma abordagem de colaboração com um parceiro internacional, a Austrália tem o potencial para adquirir o submarino convencional mais capaz do mundo, otimizado para suas necessidades, empenhando ao máximo o dinheiro do contribuinte. Isso significa que a indústria australiana tem todos os motivos para acolher as oportunidades apresentadas pelo programa de submarino futuro SEA1000.

Fonte:The National Interest

38 Comentários

  1. Se a Austrália não fosse um vassalo dos EUA e entrasse na besteira de fazer sanções contra os Russos, teriam deste a oportunidade de aprender a fazer submarino de verdade.
    .
    Agora, vão procurar Nos britânicos ou quem sabe aos Chinese a fazer uma banheira que não afunde e pedir a D’us, que não encontre uma pedreira de gelo pela frente. 😉
    .
    .
    SEGUNDO HUND.

    • CORRIGINDO.
      .
      .

      Agora, vão procurar Nos britânicos ou quem sabe aos Chinese a fazer uma banheira HERMÉTICA que não afunde e pedir a D’us, que não encontre uma pedreira de gelo pela frente.

    • E por falar do que á de melhor no mundo !
      .
      ************
      .
      Rússia tem o melhor capacete balístico do mundo
      .
      [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/04/russia-tem-o-melhor-capacete-balistico.html ]

    • Essa abordagem do projeto australiano é bem diferente a dos brasileiro.
      .
      Os australianos em termo de submarino convencional, tem um excelente projeto no seu submarino convencional utilizando o sistema AIP.
      .
      Com um sistema AIP,procurasse um meio termo entre as vantagens do convencional com as vantagens de um nuclear, ou seja,mais autonomia como um nuclear e mais rápido como um convencional.
      .
      Realmente o projeto australiano se tudo acontecer dentro do que se espera do projeto, o seu projeto deverá ser um ótimo submarino.
      .

      • (…),mais autonomia como um nuclear e mais rápido como um convencional. (…)
        .
        Autonomia nas vantagens o que o sistema AIP proporciona.
        .
        **************
        .
        Submarinos AIP: Sistemas, vantagens e desvantagens
        .
        http://movv.org/2008/10/06/submarinos-aip-sistemas-vantagens-e-desvantagens/
        .
        .
        (…)Embora sejam um meio furtivo por essência, os submarinos de propulsão convencional (diesel-elétrica) têm que subir à superfície com regularidade para recarregaram as suas baterias através do recurso a geradores que consomem diesel e ar. Cada minuto que passam à superfície torna-os susceptíveis a serem detectados por aviões de reconhecimento ou por navios de guerra, por isso, é importante que um navio deste tipo permaneça submerso a maior quantidade de tempo possível. Foi para resolver este problema que foram concebidos os sistemas AIP (…)

    • E quem é aliado da Rússia e da China é o que senão….vassalos meu caro Pastel de vento!…rs!

      Em tempo: os melhores SSKs da atualidade são os fabricados no Japão que por coincidência é aliado dos EUA. Tá vendo como suas asneiras não se sustentam perante os fatos Pastel?

      • O pastel, não tem a menor ideia de quais são os melhores submarinos.

        A fonte dele são os blogs de propaganda russa.

        Ele ficou irritado porque o texto sugere que o submarino “pode” ser melhor que os russos.

        Ainda bem que ele não leu a matéria do Times of Índia dizendo que os indianos acham os subamarinos ocidentais melhores. É que é comprovada com a compra dos subs franceses mais caros.

        Antes que apareçam os “naciolistas russos patriotas”
        perguntando: O que tem ver a Rússia?

        Perguntem ao pastel: ele é trouxe os russos para conversa.

      • Pois é né amigo! Os russos não têm nada a ver com a história, até porque os australianos estão bastante interessados nos SSK da Classe Soryu japonesa. Para tanto, estão esperando a reforma na Carta Política nipônica que permita a eles exportar itens de defesa.

      • Sempre que a, não comprovada, superioridade russa é constestada eles se desesperam.

        Só a Rússia faz submarinos de verdade??
        É uma piada mesmo.

      • Mas para quem acredita que os Subs russos tem sistemas eletromagnéticos anti-gravidade qualquer coisa é possível!

      • E QUEM TE CHAMOU ?
        .
        .
        Tanto pau fazendo sombra aqui para você se encostar e é logo no meu ? … se sente obrigado em lê os meus comentário ? … quem te obriga ? !
        .
        .

        Depois não vá reclama a diretoria do Blog se passando como vítima de bullying…. até parece com aquelas mulheres de malandro, provoca e depois quando leva uma bordoada vai se passar por vítima.

      • Não fica irritado, o espaço é aberto!

        Não quer ser contrariado é só não escrever bobagem.
        Quem está reclamando por ser desmentido é você, e não eu.

        Mania que tem esses russófilos de pedir arrego.

        Se está ofendinho problema é seu.
        Não deixa na reta que isso não acontece.

    • “””aprender a fazer submarino de verdade.”””

      haha!

      Até os indianos dizem que os subamrinos ocidentais são melhores.
      Por isso a índia (aliada dos Russos) está comprando subamrinos franceses.
      Não percebeu?

      Se comprarem dos ingleses, pelo menos a gente sabe que eles podem seguir e afundar os navios russos.

  2. Caso interessante. A Austrália possui um litoral grande como o nosso, tem vizinhos potencialmente complicados como é o caso da Indonésia, tem a China ali na biqueira e ainda é responsável pela defesa de algumas ilhas da Micronésia e também por parte da defesa da Nova Zelândia. E também participou de inúmeras campanhas militares depois da II GM como a Guerra da Coréia, Emergência Malaia, Guerra do Vietnã, Tempestade do deserto, Guerra do Afeganistão e Iraqi Freedom. E ainda assim, ao renovar sua força de submarinos, está optando por um SSK no estado da arte que possa representar um equilíbrio entre a eficiência do sistema de armas, a absorção de conhecimento e a participação da indústria local e custos aceitáveis.

    De outro lado, vemos o “Brasil – PuTênfia”, a pretexto de proteger o “preçau duzamericanu mau” (embora tenha entregue 20% do mesmo ao Estado Chinês e pego 3,5 bilhões de dólares do agiota amarelo para reforçar o caixa da Petrobrás, combalido pelo Petrolão dos PeTralhas), enterrar 21 bilhões de reais para construir uma faraônica base de submarinos e uma baleia branca nuclear ao mesmo tempo em que o restante da Marinha definha. Em uma daquelas piadas de mau gosto tão caras à Banânia, teremos a primeira guarda costeira dotada de um submarino nuclear.

    • Tá bravinha pq o pré-sal não está dando lucro pro seu ‘capitalzinho status quo’ (Inglaterra e EUA) Da_Luinha?? Será que a pressão sobre a Petrobrás estaria tão forte assim se fosse dado um pedacinho do bolo para os seus patrões Da_Luinha_Kptal_Status_quo? 😀

      Aliás, vc tá com a bola murcha hem!! Tomou uma bronca lá P.A.!! 😀

      “Mais uma declaração irresponsável de um ministro da defesa ________ como é o caso de Jaques Wagner. Não precisa ser muito perspicaz para saber que as chances da Argentina comprar o Gripen NG são nulas. Não bastasse a falta de grana deles ainda tem o fato de muitos itens cruciais do aparelho como Radar e sistema de controle de vôo serem de origem britânica, e Londres não irá titubear em embargar tais itens.
      COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: OFENDER AUTORIDADES NÃO CONTRIBUI PARA O DEBATE, É TOTALMENTE POSSÍVEL COMENTAR SEM FAZER ISSO.”

      Nem no Ceveká vc tá mais com a moral!! 😀

      É Da_Luinha: reclama dos “VERMElhuxos” do PB mas tá aqui do nosso ladinho e ainda tendo a liberdade de ofender tantos as autoridades quanto àqueles que pensam diferente de vc.

      E bem feito que os Americanos e Ingleses não pegaram a parcela do pré-sal. Repito: NÃO TEMOS QUE DAR DINHEIRO PARA AQUELA CORJA (que não perdem em nada para o nosso lixo-corpo-político).

      Que eles vão se acostumando com isso! 😀

      P.S. Aproveite e leve placas lá no dia 12 com os seguintes dizeres:

      ‘reforma salarial dos políticos, reforma política e redução das despesas do congresso JÁ’; ‘NÃO à terceirização’; e ‘reforma TRIBUTÁRIA JÁ’.

      As minhas já estão prontas assim como meu “suco e sanduíche de mortadela” pago com o MEU dinheiro.

      • É né Carolzita, não dá dinheiro para a “Corja do capital status quo” mas dá dinheiro para os chineses né? Pior ainda, aceita que a Petrobrás vá pegar 3.5 bilhões de dólares dos agiotas amarelos para reforçar o caixa da empresa, saqueado pelos petralhas que você tanto ama e financiam a sua trollagem aqui com a grana surrupiada da Petrobras. Está vendo? a sua vocação para concubina é tão forte que você mesmo se entrega no seu palavreado.

        No mais, que obsessão é essa por mim? pelo visto você é Stalker pois vive a procurar os meus comentários (e os do amigo Deagol) por outros sites. Se você quiser eu lhe dou a lista dos outros comentários que fiz para você não ter tanto trabalho assim….rs!

        Quanto a manifestação do dia 12, não é para você e sim para as os trabalhadores e as pessoas honestas desse país. A sua, a pelega, foi dia 7 mas pelo visto como o ParTido não lhe deu nem o busão e tampouco o sanduíche de mortadela e o suco de caixinha, você não foi! Que pena! Você podia ir lá com uma faixa dizendo “Fora Tireless que denigre o governo da Tia Dilminha”

      • Adicionando ao seu comentário HMS… basta ver como os Chineses agem (e não brincam em serviço) o grande risco que a Petrobras irá correr com este tipo de empréstimo bilionário. Só para citar um exemplo de como eles executam dívidas, procurem ver na internet o que seus bancos fizeram com uma companhia de perfuração que estava sem condições de saldar parcelas de empréstimos há poucos dias onde simplesmente tomaram plataformas que estavam em plena operação. Falam tanto de FHC mas estão privatizando a PB para os “chinas” e terceirizando o país todo com leis nefastas aos país. Abraço,

      • Sr. Henrique, acredito piamente que os sr. está mais perdido que cego em meio ao tiroteio, atacando quem lhe defende e se agarrando em quem quer uma faca em suas costas. De onde tiro essas conclusões? com base em sua mais completa desinformação. Veja se o sr. quiser trago a lista com os nomes dos que votaram a favor dessa terceirização, que o sr. parece abominar. Mas cuidado, não acredite que a HMS é contra, muito pelo contrario, ela apoia a precarização da nossa mão de obra,
        Ela é favorável a terceirização como boa capitalista que é, e vê o mercado como um ente que deve ter todos os benefícios com pouquíssimas obrigações. Procure se informar melhor, se quiser eu lhe ajudo lhe fornecendo a relação com os nomes dos apoiadores dessa terceirização que o sr. se diz contrario. Quem sabe o sr. não identifica nela como apoiador desse malfadado projeto seu candidato a deputado, se é que o sr. se lembre quem foi seu candidato. Sds.

      • Aqui, abaixo, os que votaram sim pela emenda da terceirização. para seu conhecimento. A fonte e o CENIN, Coordenação do sistema eletrônico de votações. Para seu governo os meus candidatos votaram contra. Sds.

        DEM

        Alberto Fraga DF — Sim
        Alexandre Leite SP — Sim
        Carlos Melles MG — Sim
        Efraim Filho PB — Sim
        Eli Côrrea Filho SP — Sim
        Elmar Nascimento BA — Sim
        Felipe Maia RN — Sim
        Hélio Leite PA — Sim
        Jorge Tadeu Mudalen SP — Sim
        José Carlos Aleluia BA — Sim
        Mandetta MS — Sim
        Misael Varella MG — Sim
        Moroni Torgan CE — Não
        Onyx Lorenzoni RS — Sim
        Osmar Bertoldi PR — Sim
        Pauderney Avelino AM — Sim
        Paulo Azi BA — Sim
        Professora Dorinha Seabra Rezende TO — Não
        Rodrigo Maia RJ — Sim

        PCdoB

        Alice Portugal BA — Não
        Aliel Machado PR — Não
        Carlos Eduardo Cadoca PE — Sim
        Chico Lopes CE — Não
        Daniel Almeida BA — Não
        Davidson Magalhães BA — Não
        Jandira Feghali RJ — Não
        Jô Moraes MG — Não
        João Derly RS — Não
        Luciana Santos PE — Não
        Orlando Silva SP — Não
        Rubens Pereira Júnior MA — Não
        Wadson Ribeiro MG — Não

        PDT

        Abel Mesquita Jr. RR — Sim
        Afonso Motta RS — Sim
        André Figueiredo CE — Sim
        Dagoberto MS — Sim
        Damião Feliciano PB — Não
        Deoclides Macedo MA — Sim
        Félix Mendonça Júnior BA — Sim
        Flávia Morais GO — Sim
        Giovani Cherini RS — Sim
        Major Olimpio SP — Sim
        Marcelo Matos RJ — Não
        Marcos Rogério RO — Não
        Mário Heringer MG — Sim
        Roberto Góes AP — Sim
        Sergio Vidigal ES — Sim
        Subtenente Gonzaga MG — Não
        Weverton Rocha MA — Sim
        Wolney Queiroz PE — Não

        PEN

        André Fufuca MA — Sim
        Junior Marreca MA — Sim

        PHS

        Adail Carneiro CE — Sim
        Carlos Andrade RR — Sim
        Diego Garcia PR — Não
        Kaio Maniçoba PE — Sim
        Marcelo Aro MG — Sim

        PMDB

        Alceu Moreira RS — Sim
        Baleia Rossi SP — Sim
        Cabuçu Borges AP — Sim
        Carlos Henrique Gaguim TO — Sim
        Carlos Marun MS — Sim
        Celso Jacob RJ — Sim
        Celso Maldaner SC — Sim
        Celso Pansera RJ — Sim
        Daniel Vilela GO — Sim
        Danilo Forte CE — Sim
        Darcísio Perondi RS — Sim
        Dulce Miranda TO — Sim
        Edinho Bez SC — Sim
        Edio Lopes RR — Sim
        Eduardo Cunha RJ — Art. 17
        Elcione Barbalho PA — Sim
        Fabio Reis SE — Sim
        Fernando Jordão RJ — Sim
        Flaviano Melo AC — Sim
        Geraldo Resende MS — Sim
        Hermes Parcianello PR — Não
        Hildo Rocha MA — Sim
        Hugo Motta PB — Sim
        Jarbas Vasconcelos PE — Sim
        João Arruda PR — Não
        João Marcelo Souza MA — Sim
        José Fogaça RS — Sim
        Josi Nunes TO — Sim
        Laudivio Carvalho MG — Sim
        Lelo Coimbra ES — Sim
        Leonardo Picciani RJ — Sim
        Leonardo Quintão MG — Sim
        Lindomar Garçon RO — Sim
        Lucio Mosquini RO — Não
        Lucio Vieira Lima BA — Sim
        Manoel Junior PB — Sim
        Marcelo Castro PI — Sim
        Marcos Rotta AM — Sim
        Marinha Raupp RO — Não
        Marquinho Mendes RJ — Sim
        Marx Beltrão AL — Sim
        Mauro Lopes MG — Sim
        Mauro Mariani SC — Sim
        Mauro Pereira RS — Sim
        Newton Cardoso Jr MG — Sim
        Osmar Serraglio PR — Sim
        Osmar Terra RS — Não
        Pedro Chaves GO — Sim
        Rodrigo Pacheco MG — Sim
        Rogério Peninha Mendonça SC — Sim
        Ronaldo Benedet SC — Sim
        Roney Nemer DF — Sim
        Saraiva Felipe MG — Sim
        Sergio Souza PR — Sim
        Silas Brasileiro MG — Sim
        Soraya Santos RJ — Sim
        Valdir Colatto SC — Sim
        Veneziano Vital do Rêgo PB — Sim
        Vitor Valim CE — Não
        Walter Alves RN — Sim
        Washington Reis RJ — Sim

        PMN

        Dâmina Pereira MG — Sim
        Hiran Gonçalves RR — Sim

        PP

        Afonso Hamm RS — Sim
        Aguinaldo Ribeiro PB — Sim
        Arthur Lira AL — Sim
        Beto Rosado RN — Sim
        Cacá Leão BA — Sim
        Conceição Sampaio AM — Sim
        Covatti Filho RS — Sim
        Dilceu Sperafico PR — Sim
        Dimas Fabiano MG — Sim
        Eduardo da Fonte PE — Sim
        Esperidião Amin SC — Sim
        Ezequiel Fonseca MT — Sim
        Fernando Monteiro PE — Sim
        Guilherme Mussi SP — Sim
        Iracema Portella PI — Sim
        Jerônimo Goergen RS – Sim
        Jorge Boeira SC — Não
        José Otávio Germano RS — Sim
        Julio Lopes RJ — Sim
        Lázaro Botelho TO — Sim
        Luis Carlos Heinze RS — Sim
        Luiz Fernando Faria MG — Sim
        Marcelo Belinati PR — Não
        Marcus Vicente ES — Sim
        Mário Negromonte Jr. BA — Sim
        Missionário José Olimpio SP — Sim
        Nelson Meurer PR — Não
        Odelmo Leão MG — Sim
        Paulo Maluf SP — Sim
        Renato Molling RS — Sim
        Ricardo Barros PR — Sim
        Roberto Balestra GO — Sim
        Roberto Britto BA — Sim
        Ronaldo Carletto BA — Sim
        Sandes Júnior GO — Sim
        Simão Sessim RJ — Sim
        Toninho Pinheiro MG — Sim

        PPS

        Alex Manente SP — Sim
        Arnaldo Jordy PA — Não
        Carmen Zanotto SC — Sim
        Eliziane Gama MA — Não
        Hissa Abrahão AM — Sim
        Marcos Abrão GO — Sim
        Moses Rodrigues CE — Não
        Raul Jungmann PE — Sim
        Roberto Freire SP — Sim
        Rubens Bueno PR — Sim
        Sandro Alex PR — Sim

        PR

        Aelton Freitas MG — Sim
        Alfredo Nascimento AM — Sim
        Altineu Côrtes RJ — Sim
        Anderson Ferreira PE — Sim
        Bilac Pinto MG — Sim
        Cabo Sabino CE — Não
        Capitão Augusto SP — Sim
        Clarissa Garotinho RJ — Não
        Dr. João RJ — Sim
        Francisco Floriano RJ — Sim
        Giacobo PR — Sim
        Gorete Pereira CE — Sim
        João Carlos Bacelar BA — Não
        Jorginho Mello SC — Sim
        José Rocha BA — Sim
        Lincoln Portela MG — Não
        Luiz Cláudio RO — Sim
        Luiz Nishimori PR — Sim
        Magda Mofatto GO — Sim
        Marcio Alvino SP — Sim
        Maurício Quintella Lessa AL — Sim
        Miguel Lombardi SP — Sim
        Milton Monti SP — Sim
        Paulo Feijó RJ — Sim
        Remídio Monai RR — Sim
        Silas Freire PI — Não
        Tiririca SP — Não
        Vinicius Gurgel AP — Sim
        Wellington Roberto PB — Sim
        Zenaide Maia RN — Abstenção

        PRB

        Alan Rick AC — Sim
        André Abdon AP — Sim
        Antonio Bulhões SP — Não
        Beto Mansur SP — Sim
        Carlos Gomes RS — Sim
        César Halum TO — Sim
        Cleber Verde MA — Sim
        Fausto Pinato SP — Sim
        Jhonatan de Jesus RR — Sim
        Jony Marcos SE — Não
        Marcelo Squassoni SP — Sim
        Márcio Marinho BA — Não
        Roberto Sales RJ — Sim
        Ronaldo Martins CE — Não
        Rosangela Gomes RJ — Sim
        Tia Eron BA — Sim
        Vinicius Carvalho SP — Sim

        PROS

        Ademir Camilo MG — Não
        Antonio Balhmann CE — Sim
        Beto Salame PA — Não
        Domingos Neto CE — Sim
        Dr. Jorge Silva ES — Sim
        Givaldo Carimbão AL — Sim
        Hugo Leal RJ — Sim
        Leônidas Cristino CE — Sim
        Miro Teixeira RJ — Não
        Ronaldo Fonseca DF — Sim
        Valtenir Pereira MT — Sim

        PRP

        Alexandre Valle RJ — Sim
        Juscelino Filho MA — Sim
        Marcelo Álvaro Antônio MG — Sim

        PSB

        Adilton Sachetti MT — Sim
        Átila Lira PI — Não
        Bebeto BA — Não
        Fabio Garcia MT — Sim
        Fernando Coelho Filho PE — Sim
        Flavinho SP — Sim
        Glauber Braga RJ — Não
        Gonzaga Patriota PE — Sim
        Heitor Schuch RS — Não
        Heráclito Fortes PI — Sim
        Janete Capiberibe AP — Não
        João Fernando Coutinho PE — Sim
        José Reinaldo MA — Sim
        Jose Stédile RS — Não
        Júlio Delgado MG — Sim
        Keiko Ota SP — Sim
        Leopoldo Meyer PR — Sim
        Luciano Ducci PR — Sim
        Luiz Lauro Filho SP — Sim
        Luiza Erundina SP — Não
        Maria Helena RR — Não
        Marinaldo Rosendo PE — Sim
        Pastor Eurico PE — Sim
        Paulo Foletto ES — Sim
        Rodrigo Martins PI — Sim
        Stefano Aguiar MG — Sim
        Tadeu Alencar PE — Não
        Tenente Lúcio MG — Sim
        Tereza Cristina MS — Sim
        Vicentinho Júnior TO — Sim

        PSC

        Andre Moura SE — Sim
        Erivelton Santana BA — Sim
        Gilberto Nascimento SP — Sim
        Irmão Lazaro BA — Sim
        Júlia Marinho PA — Sim
        Marcos Reategui AP — Não
        Pr. Marco Feliciano SP — Não
        Professor Victório Galli MT — Sim
        Raquel Muniz MG — Sim
        Silvio Costa PE — Sim

        PSD

        Alexandre Serfiotis RJ — Sim
        Átila Lins AM — Sim
        Cesar Souza SC — Sim
        Danrlei de Deus Hinterholz RS — Não
        Delegado Éder Mauro PA — Abstenção
        Diego Andrade MG — Sim
        Evandro Rogerio Roman PR — Sim
        Fábio Faria RN — Sim
        Fábio Mitidieri SE — Sim
        Fernando Torres BA — Sim
        Francisco Chapadinha PA — Sim
        Goulart SP — Sim
        Herculano Passos SP — Sim
        Heuler Cruvinel GO — Sim
        Irajá Abreu TO — Sim
        Jaime Martins MG — Sim
        Jefferson Campos SP — Sim
        João Rodrigues SC — Sim
        Joaquim Passarinho PA — Sim
        José Carlos Araújo BA — Sim
        José Nunes BA — Sim
        Júlio Cesar PI — Sim
        Marcos Montes MG — Sim
        Ricardo Izar SP — Sim
        Rogério Rosso DF — Sim
        Rômulo Gouveia PB — Sim
        Sérgio Brito BA — Sim
        Sergio Zveiter RJ — Sim
        Sóstenes Cavalcante RJ — Não
        Walter Ihoshi SP — Sim

        PSDB

        Alexandre Baldy GO — Sim
        Alfredo Kaefer PR — Sim
        Antonio Imbassahy BA — Sim
        Arthur Virgílio Bisneto AM — Sim
        Betinho Gomes PE — Sim
        Bruna Furlan SP — Sim
        Bruno Covas SP — Sim
        Caio Narcio MG — Sim
        Célio Silveira GO — Sim
        Daniel Coelho PE — Sim
        Delegado Waldir GO — Sim
        Domingos Sávio MG — Sim
        Eduardo Barbosa MG — Sim
        Eduardo Cury SP — Sim
        Fábio Sousa GO — Sim
        Geovania de Sá SC — Não
        Giuseppe Vecci GO — Sim
        Izalci DF — Sim
        João Campos GO — Sim
        João Castelo MA — Sim
        João Gualberto BA — Sim
        João Paulo Papa SP — Sim
        Lobbe Neto SP — Sim
        Luiz Carlos Hauly PR — Sim
        Mara Gabrilli SP — Não
        Marco Tebaldi SC — Sim
        Marcus Pestana MG — Sim
        Mariana Carvalho RO — Sim
        Miguel Haddad SP — Sim
        Nelson Marchezan Junior RS — Sim
        Nilson Leitão MT — Sim
        Nilson Pinto PA — Sim
        Otavio Leite RJ — Sim
        Paulo Abi-Ackel MG — Sim
        Pedro Cunha Lima PB — Sim
        Pedro Vilela AL — Sim
        Raimundo Gomes de Matos CE — Sim
        Ricardo Tripoli SP — Sim
        Rocha AC — Sim
        Rodrigo de Castro MG — Sim
        Rogério Marinho RN — Sim
        Rossoni PR — Sim
        Samuel Moreira SP — Sim
        Shéridan RR — Sim
        Silvio Torres SP — Sim
        Vitor Lippi SP — Sim

        PSDC

        Aluisio Mendes MA — Sim
        Luiz Carlos Ramos RJ — Sim

        PSL

        Macedo CE — Não

        PSOL

        Cabo Daciolo RJ — Não
        Chico Alencar RJ — Não
        Edmilson Rodrigues PA — Não
        Ivan Valente SP — Não
        Jean Wyllys RJ — Não

        PT

        Adelmo Carneiro Leão MG — Não
        Afonso Florence BA — Não
        Alessandro Molon RJ — Não
        Ana Perugini SP — Não
        Andres Sanchez SP — Não
        Angelim AC — Não
        Arlindo Chinaglia SP — Não
        Assis Carvalho PI — Não
        Assis do Couto PR — Não
        Benedita da Silva RJ — Não
        Beto Faro PA — Não
        Bohn Gass RS — Não
        Caetano BA — Não
        Carlos Zarattini SP — Não
        Chico D Angelo RJ — Não
        Décio Lima SC — Não
        Enio Verri PR — Não
        Erika Kokay DF — Não
        Fabiano Horta RJ — Não
        Fernando Marroni RS — Não
        Givaldo Vieira ES — Não
        Helder Salomão ES — Não
        Henrique Fontana RS — Não
        João Daniel SE — Não
        Jorge Solla BA — Não
        José Airton Cirilo CE — Não
        José Guimarães CE — Não
        José Mentor SP — Não
        Leo de Brito AC — Não
        Leonardo Monteiro MG — Não
        Luiz Couto PB — Não
        Luiz Sérgio RJ — Não
        Luizianne Lins CE — Não
        Marco Maia RS — Não
        Marcon RS — Não
        Margarida Salomão MG — Não
        Maria do Rosário RS — Não
        Merlong Solano PI — Não
        Moema Gramacho BA — Não
        Nilto Tatto SP — Não
        Odorico Monteiro CE — Não
        Padre João MG — Não
        Paulão AL — Não
        Paulo Pimenta RS — Não
        Paulo Teixeira SP — Não
        Pedro Uczai SC — Não
        Professora Marcivania AP — Não
        Ságuas Moraes MT — Não
        Sibá Machado AC — Não
        Toninho Wandscheer PR — Não
        Valmir Assunção BA — Não
        Valmir Prascidelli SP — Não
        Vander Loubet MS — Não
        Vicente Candido SP — Não
        Vicentinho SP — Não
        Waldenor Pereira BA — Não
        Weliton Prado MG — Não
        Zé Carlos MA — Não
        Zé Geraldo PA — Não
        Zeca Dirceu PR — Não
        Zeca do Pt MS — Não

        PTB

        Adelson Barreto SE — Sim
        Alex Canziani PR — Sim
        Antonio Brito BA — Sim
        Arnaldo Faria de Sá SP — Não
        Arnon Bezerra CE — Sim
        Benito Gama BA — Sim
        Deley RJ — Não
        Eros Biondini MG — Não
        Jorge Côrte Real PE — Sim
        Josué Bengtson PA — Sim
        Jovair Arantes GO — Sim
        Jozi Rocha AP — Sim
        Luiz Carlos Busato RS — Sim
        Nelson Marquezelli SP — Sim
        Nilton Capixaba RO — Sim
        Paes Landim PI — Sim
        Pedro Fernandes MA — Não
        Ricardo Teobaldo PE — Sim
        Ronaldo Nogueira RS — Não
        Walney Rocha RJ — Sim
        Wilson Filho PB — Sim
        Zeca Cavalcanti PE — Não

        PTC

        Brunny MG — Não
        Uldurico Junior BA — Não

        PTdoB

        Luis Tibé MG — Sim
        Pastor Franklin MG — Sim

        PTN

        Bacelar BA — Não
        Christiane de Souza Yared PR — Não
        Delegado Edson Moreira MG — Sim
        Renata Abreu SP — Sim

        PV

        Evair de Melo ES — Sim
        Evandro Gussi SP — Sim
        Fábio Ramalho MG — Sim
        Leandre PR — Sim
        Victor Mendes MA — Sim
        William Woo SP — Sim

        Solidariedade

        Arthur Oliveira Maia BA — Sim
        Augusto Carvalho DF — Sim
        Augusto Coutinho PE – Sim
        Aureo RJ — Sim
        Benjamin Maranhão PB — Sim
        Carlos Manato ES — Sim
        Elizeu Dionizio MS — Sim
        Expedito Netto RO — Sim
        Ezequiel Teixeira RJ — Sim
        Genecias Noronha CE — Sim
        Laercio Oliveira SE — Sim
        Lucas Vergilio GO — Sim
        Paulo Pereira da Silva SP — Sim
        Zé Silva MG — Sim

      • Você não explicitou, minha cara, foi meu lado Spok que obrigou a fazer essa afirmação. Dedução lógica, baseado nas suas afirmações sobre o tipo de capitalismo que queres. Rsrsrsrs. Sds.

      • Sr.Julio Brasileiro,
        .
        .
        O que tem de barrigas branca que adoraria a volta da escravatura, os velhos tempos da casa grande e senzala não tá escrito .. 😉
        .
        A presidente Dilma, da maneira como esse congresso corrupto vez aproveitando, de uma forma rápida como quem rouba,aproveitando o momento criado pela imprensa golpista como a GLOBO e a VEJA , com certeza vai veta.
        .
        Ai essa mesma imprensa golpista vai botar os coXinhas na rua com a sua panelas e fazer o famoso Burguezaço …Hahahahah

      • Agora que fiz sombras aqui, com certeza vai aparecer o meu viado de estimação da barriga branca…Heheheh …o Bambi

      • O meu candidato vez jus o meu voto …Moroni Torgan ( CE) do DEM .. esse cidadão nunca me decepcionou … até aqui.
        .
        Ex.delegado da PF que vez a pistolagem no CE viver dias difíceis quando este era vice-governado do CE.
        .
        Vagabundo com ele não tem vez. 😉

  3. ,.. Já li à respeito do interesse dos Australianos no submarinos Nipônicos q sem dúvidas são bons, eu diria q são os melhores do mundo, só q ñ testados em combates.Considerando a capaci// deles na IIGG , e com AIP’s sem dúvidas são bons. Já li tbm q os Russos gostam dos subs Nipos..Será uma excelente chance p Pindorama a compra da tecnologia dos mesmos e c AIP’s…Subs convencionais sen AIP’s e subs meia boca e alvo facil.Espero q o n futuros Escopens venham c AIP’s , e

  4. ,..é eté hj ninguém igualou-se a eles,os Nipos, foram os únicos q fizeram vários subs porta aviões até o dia de hj…são bons…Nem a china tem tal capaci// até hj, e por outro lado a única q aventou ,tal projeto, na prancheta, um super sub NAE nuclear, vários, q nem saiíam do papel e nem vão, está além da capci// tecnologica deles…Quem viver verá.Sds. 😉

  5. Caro Julio, li a lista um por um quando saiu a votação (mas obrigado por tela relacionado de novo – nunca é demais) e percebi claramente quem votou e porque votou contra ou a favor mas digo apenas uma coisa….. presidente VETA e pode pedir à população que se mobilize contra este crime pois se vetar o projeto na íntegra este terá que voltar ao congresso! Vc está vendo isso?
    Não sou de seguir a manada, tampouco ideologias que doutrinam nossa população para aceitar o “fiz porque o outro fez”.. e o governo brasileiro por ideologia e falta de norte está caindo em um erro grotesco ao achar que os chineses são mais “amigos” que os americanos… esta conta irá ficar muito cara ainda.
    No tabuleiro internacional NÃO EXISTE AMIGOS !!
    Abraço,

    • Sr.Henrique
      ,
      ,

      Ai onde você se engana… a Dilma veta e congresso mesmo assim sanciona através de outra votação e às pressas … como quem rouba …. rsrs … vai para no STF , extremamente elitista,
      .
      Basta vê como o Sr.Gilmar faz dali a sua “casa da sogra” ( DEVOLVE GILMAR ! ) …. e o resto ? ….vai sai como sempre foi planejado … assim como foi o burguezaço …rsrsrsr
      .
      Sr.Henrique , o golpe não foi e nem será é contra o governo …., o golpe dessa elite patrimonialista é contra a outra classe que sempre viveu das migalhas que caem da mesa dessa turma que se acha dona do Brasil … é contra uma classe menos prestigiada desde a escravatura, dos barões do café e que ousou exigir uma divisão mais justa na riqueza e na vida política nacional, em especial nas decisões que mexe com a maioria do povo brasileiro …. a famosa participação popular que a elite patrimonialista tanto abomina pela sua mídia globalística. 😉

      • Quanto a mobilização Sr.Henrique … isso só quem faz é a mídia de massa como por exemplo a GLOBO … da última mobilização que houve onde não foi convocado pelas ONGs muitas delas montada por estrangeiros em coluio com a mídia golpista foi aquela feita pelo Stédile, dom Quixote ; com seu exército de barrigas vazia com sua chinelinhas havaiana e onde a mídia golpista procuro fez pouco caso.
        .
        Bem diferente do buguezaço, muito bem montado até o dia foi escolhido não foi nada por acaso, tudo muito bem planejado por profissionais do ramo ..rsrsr … nada foi espontâneo a não ser por muitas vacas de presépio que embarcaram no primeiro apito do trem. 😉
        .
        .
        Diziam muitos coXinhas que o Brasil iria se transformar em uma Cuba ou em uma Venezuela ……uma coisa o senhor tenha certeza Sr.Henrique … tem muitos ucranianos que adoraria viver na Venezuela sem papel higiênico .. rsrs … com certeza.. 😀

    • Meu caro, parabéns, comungamos do mesmo sentimento. Mas em minha opinião há um equivoco nesta sua posição, provavelvelmente fruto da ma informação intencional para prejudicar o país fazendo-o se alinhar a quem só nos troxe dissabores. Ao governo falta, e não que possua, ideologia, e a prova mais cabal é o fato de que ele se alinhou com todas as oligarquias que tantos prejuizos causaram e causam ainda a maioria da cidadania. Tivesse de fato ideologia jamais se associariam com essa corja que nos fizeram dependentes. O problema meu caro, para impregnarem nos cidadãos essa visão distorcida da realidade é justamente por causa da luta pelo poder, não ideologica, mas apenas economica. A turma que sempre foi a dona do cofre do Brasil não aceita isso, e ainda com apoio de seus mais venais oligarcas, esses que não abrem mão de poder que tranformam em poder economico, nada mais que isso. Ideologia é o que falta ao Brasil, não necessariamente da forma que estamos acostumados a enxergá-la. Ideologia é dignidade é lado, coisa que este governo, como tantos outros nunca tiveram, tem sim o lado deles. Sds.

      • Caro Julio… quando dito ideologia não é só relacionado ao “falso” comunismo socialista que pregam e sim a velha e conhecida ideologia do Ganha Ganha. Não é a toa que se aliaram a Collor’s, Sarney’s, Renan’s etc …etc.. o que foi a grande traição à nação! Estamos sem pai nem mãe em tratando-se de política.
        Caro helvecio… em vez da PresidentA vir na tv e só falar abobrinha debochando (consciente ou inconscientemente) de nós contribuintes devera pedir apoio popular para o que é certo, pelo menos a opinião pública poderia fazer algum efeito no congresso. Mas veja que a mesma perdeu totalmente a articulação política ao não ter aproveitado todo o apoio e expectativa da população para arrumar a casa e ao invés disso brincou com os recursos da nação nos trazendo neste caos financeiro e de corrupção que estamos… prato perfeito para o nefasto congresso que temos articular tudo que pode e que não pode contra o país… e a favor de seus interesses pessoais.
        Abraço,

1 Trackback / Pingback

  1. Austrália: Melhores SSK do Mundo? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.