EUA tentam limitar o relacionamento da Rússia com outros países

© Sputnik/ Grigory Sysoev

O ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov, concedeu uma entrevista exclusiva ao diretor-geral da agência noticiosa “Rossiya Segodnya”, Dmitry Kiselev.

Segundo o ministro russo, EUA tentam influenciar o relacionamento de todos os países com a Rússia. “Os americanos, a princípio, tentam limitar o relacionamento de todos, sem exceção, países com a Federação da Rússia. E o fato da China estar entre objetos dessas gestões norte-americanas, que promovem alertas sobre a cooperação com a Rússia, me faz duvidar seriamente sobre o quão adequadas são as decisões em alguns dos níveis daquele estado”, disse o ministro.

Lavrov afirmou que todos os interlocutores de todas reuniões com a Rússia, nos últimos meses, sempre foram, de um modo ou de outro, abordados por autoridades americanas.
“Todos os parceiros, com os quais nos encontramos, em minhas viagens, ou então em recepções que organizamos, sentem alguma ingerência norte-americana antes das reuniões. Meus colegas são abordados ora por algum embaixador dos EUA, ora por autoridades de nível menos importante, na forma de um emissário dos Estados Unidos na região, por exemplo”, revelou o chanceler russo.

Sergei Lavrov lembrou do caso do embaixador americano em Praga, que manifestou publicamente o seu desgosto pela viajem do presidente da República Tcheca a Moscou. Esse tipo de coisa “nem eu mesmo poderia comentar”, concluiu o ministro.

Fonte: Sputnik News Brasil

Embaixadores dos EUA comportam-se na República Tcheca como em seu território

 © SPUTNIK – Sobreo escândalo em torno do embaixador norte-americano na República Tcheca Andrew Shapiro e do presidente do país Milos Zeman

Petr Hajek, ex-conselheiro do antigo presidente tcheco Vaclav Klaus e cientista político fala sobre o escândalo em torno do embaixador norte-americano na República Tcheca Andrew Shapiro e do presidente do país Milos Zeman.

Lembramos que o embaixador norte-americano Andrew Shapiro, em seu recente discurso na televisão nacional, criticou a visita planejada do presidente tcheco a Moscou para celebrar o 70º aniversário da vitória sobre o nazismo. Em resposta, o presidente Zeman disse que não iria permitir a interferência em suas viagens ao exterior por parte de qualquer embaixador e que, a partir deste momento, as portas da sua residência infelizmente ficam fechadas para o embaixador dos EUA.

Petr Hajek acredita que isto não é apenas um “tiroteio diplomático”, mas sim um problema sério. O embaixador Shapiro, segundo o cientista político, comporta-se como a República Tcheca fosse um protetorado dos EUA e não um país independente, mostrando atitudes imperialistas. Hajek lembra um conflito parecido à época da presidência de Vaclav Klaus na véspera da operação dos EUA e seus aliados no Iraque. O antigo presidente tcheco, em uma conversa privada com o embaixador estadunidense, disse que a existência de armas químicas no Iraque lhe parecia um pretexto para a invasão, e não um fato autêntico. Após isso Vaclav Klaus parou de receber convites para encontros com George Bush, presidente dos EUA na época.

Segundo Hajek, a tensão nas relações entre os EUA e a República Tcheca sempre existiu. Nada de novo, mas as tendências pioraram.
“Prevejo as consequências – o aumento de pressão por parte das nossas forças políticas que apostam em prejudicar a nossa soberania em favor dos EUA e UE. Mas estas contrariedades parecem-me menos sérias do que a alternativa. Nomeadamente se o líder do Estado se comportasse como um satélite de um outro país… A República Tcheca tem seus próprios interesses. Neste caso consistem em que o presidente efetue uma viagem a Moscou. Isto é… o reconhecimento pela República Tcheca de que a URSS (da Rússia como sua herdeira) foi a força principal que libertou a Tchecoslováquia dos nazistas”, frisou.

Petr Hajek confessou também que a sociedade tcheca neste momento está dividida em duas. Uma parte  está sob influência da propaganda em favor dos EUA e da União Europeia e a outra metade entende em que consistem os interesses nacionais tchecos. Estas pessoas apoiam o presidente Zeman na sua intenção de juntar-se com os russos na comemoração da vitória em 9 de maio.

 

Fonte: Sputnik News Brasil

 

 

8 Comentários

  1. Ingerências estrangeiras em assuntos nacionais,constituem oque há de pior, a ONU foi criada para resolver isso, mas ao que parece falhou e falha repetidas vezes !

    Os EUA e sua grande mídia fez com que muitos acreditassem que eles é quem são os bons e devem ser seguidos, o cinema foi um grande divulgador dessa doutrina, mas já passou da hora disso acabar, Rússia e China são a mesma coisa que os EUA !

    • Sr. Pereira,
      .
      .
      Os EUA querem por força, se apropria da agenda mundial, como por exemplo, a dos direitos humano lá na ONU ….que moral os EUA têm para criticar os outros sobre os direitos humano ? … basta vê o quê a Arabia Saudita e o Israel e ele mesmo faz com relação aos direitos humano.
      .
      israel é um contumaz contraventor mundial dos direitos humano e os EUA vive advogando aquele estado pária … que aliás, Israel pratica sistematicamente a não aceitação do esto palestino, não só como desconhece como um estado nacional más como rouba o seu território descaradamente em plena luz do dia.
      .
      Critica o Irã por esse querer arma nuclear más, tem em seu paiol dezenas de bombas atômica … tudo isso com as bênçãos do tio Satã.

  2. o objetivo não é apenas a Rússia …eles tentam limitar e sabotar aproximações de qualquer pais com os Brics.. 😉

  3. “Lembramos que o embaixador norte-americano Andrew Shapiro, em seu recente discurso na televisão nacional, criticou a visita planejada do presidente tcheco a Moscou para celebrar o 70º aniversário da vitória sobre o nazismo.”
    —————————————————

    É isto mesmo que está escrito? Desde quando o embaixador de um país estrangeiro faz discurso em rede de televisão nacional?

    Ainda mais para dizer aonde o presidente do país onde ele está servindo, deve ir ou não…este embaixador imperial deveria ser declarado “persona non grata” e expulso da República Tcheca. Se aquilo lá fosse um país independente….

    É a República Tcheca fazendo jus ao título de berço de Franz Kafka!

  4. o estados unidos tem o modelo mercantilista debaixo do braço

    ele usa o papo furado de democracia ,direitos humanos ,ecologia ,
    para dessa forma descriminar quem é bom ou mau no mundo

    exemplo :se o pais for governado por uma ditadura os estados unidos usam isso para podar e neutralizar esse pais

    mas ele estados unidos negocia com a arabia saudita que é uma ditadura ,mas como são fantoches deles essa situação não atrapalha

    mas usando esse jogo de cena eles usaram o mercantilismo em negociem apenas conosco pois somos bons democráticos respeitamos os direitos individuais e bla bla bla bla bla

    na época do regime militar o brasil virou uma colônia yanke e eles usaram a técnica mercantilista muito bem .

    mas hoje em dia como todos negociam ,esta mais difícil para eles mas ainda assim tentam isolar a russia

    perda de tempo pois o maior pais do mundo tem em seu jardim de frente uma europa poodle mais tem

    e no quintal dos fundos a china

    esta um pouco difícil isolar a russia mas como os yankes viraram um pais de prepotentes eles irão continuar sua trajetória ate alcançar o fundo do poço e quando chegar la irão cavar mais ainda pois é assim que os prepotentes fazem

    sobre a matéria da republica theca demostra que aqui no brasil essas embaixadas que utilizam espaços de fabrica , fabricam todos esses documentos contra o brasil depois é so colocar um juizeco junto com políticos entreguistas e separatistas para fazer o que lhes foi mandado

    e depois é so usar os idiotas inúteis para reclamar da corrupção ,as antenas dessas embaixadas estão na cara de todos ,e por isso alguns embaixadores americanos acabam se exaltando pois o pais parece mesmo um protetorado

    as embaixadas tem que ter um tamanho único e um numero de funcionários

    não uma fabrica embaixada igual as que estão sendo espalhadas pelo mundo .

1 Trackback / Pingback

  1. EUA tentam limitar o relacionamento da Rússia com outros países | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.