Bombardeios aéreos no Iêmen não tem qualquer base legal

© flickr.com/ RA.AZ

A operação aérea liderada pela Arábia Saudita contra as posições dos rebeldes houthis no Iêmen não tem qualquer base legal, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Em entrevista exclusiva ao diretor-geral da agência internacional de notícias Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev, o chanceler disse nesta segunda-feira (6) que “por enquanto, [a operação liderada pelos árabes] não tem nenhum fundamento jurídico internacional”, e afirmou que a Rússia ficou “um pouco decepcionada, para dizer o mínimo, pelo fato de que a operação tenha sido lançada sem qualquer consulta no Conselho de Segurança [da ONU] ou via canais bilaterais”.

Lavrov disse que a Rússia valoriza suas relações com a Arábia Saudita e outros membros da coalizão internacional, mas criticou o fato de que a coligação só tenha pedido a autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas a posteriori.

O Iêmen está passando por um violento conflito entre os houthis e as forças governamentais. Os rebeldes xiitas recentemente tomaram o controle da capital iemenita, Sanaa, forçando o presidente eleito Abd Rabbuh Mansur Hadi a fugir do país. Além disso, o grupo tem feito rápidos avanços em outras cidades e pontos estratégicos.

Em março, uma coalizão liderada pela Arábia Saudita lançou uma operação militar contra as posições dos rebeldes no Iêmen, a pedido do presidente Hadi. Ao longo das últimas duas semanas, as hostilidades em curso já resultaram na morte de 519 pessoas, incluindo 90 crianças, segundo dados da ONU.

O número de mortos subiu vertiginosamente após o início dos bombardeios aéreos liderados pela Arábia Saudita. A escalada do conflito fez com que vários países retirassem seus cidadãos do Iêmen, incluindo a Rússia, a China, os Estados Unidos e a Índia.

Na semana passada, Moscou apresentou um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU para conseguir uma pausa humanitária nos ataques aéreos. A proposta ainda será analisada.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

26 Comentários

    • A cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…Mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas…Neste caso as pessoas acham normal e algumas até aplaudem…

  1. “Arábia Saudita condena jovem à pena de morte por insulto a Deus e Maomé”

    pois é senhores..para os eua e seus fantoches o irã é um regime tirano e autoritário…já o da Arábia Maldita não é ….que coisa não?!….o pior é ver vira latas latindo pelos interesses e atrocidades dos outros.. defendendo seus crimes….

    • Sr.Máquina,
      .
      No Oriente Médio tudo gira em torno da religião e isso é desde Maomé, a religião foi e é um dos maiores fomentadores de guerra entre os homens.
      .
      Nos EUA também não é diferente, tem muitos que tem visão errônea sobre o cristianismo, e matam em nome disso, usam também o nome de D’us para MATAR,ROUBAR e DESTRUIR.
      .
      O que tem de fundamentalista messiânico com sangue nos olhos e com um fuzil na mão para levar as suas verdades pelos quatro cantos no mundo e pregando a ferro e fogo a visão ocidental do que é ser um cristão é impressionante, em especial se este messiânico for um fundamentalista sionista ianque . 😉
      .
      De Jesus, muitos deles não sabem de NADA !
      .
      .
      *************************
      .

      A MAIORIA DOS AMERICANOS AGORA DIZ QUE JESUS ERA UM PECADOR.
      .
      Apesar de que de cada 10 americanos, 9 concordam que Jesus era uma figura histórica, o que eles creem acerca dEle diverge amplamente, de acordo com uma pesquisa recentemente divulgada do Grupo de Pesquisa Barna, uma organização sem fins lucrativos que analisa as tendências culturais com relação às convicções religiosas desde 1984.
      .
      (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/04/a-maioria-dos-americanos-agora-diz-que.html ]
      .
      .
      .
      (…) Mas quando o assunto foi a divindade de Jesus, os números caíram. Entre os jovens americanos, que nasceram depois do ano 2000, só 48 por cento concordaram que Jesus é Deus, dizendo que ele é apenas outra figura espiritual, comparável a Maomé ou Buda. (…)
      .
      ..
      (…)“Esse estudo mostra o grau de compromisso cristão dos Estados Unidos — mais de 150 milhões de americanos dizem que professam a fé em Cristo,” disse David Kinnaman, presidente do Grupo Barna e diretor do estudo nacional. “Essa estatística impressionante nos faz perguntar: até que ponto os americanos expressam bem esse compromisso? Muitas de nossas pesquisas anteriores mostram que a dedicação dos americanos a Jesus é, na maioria dos casos, longa em extensão, mas tem uma profundidade rasa.” (…)

      • “””” Entre os jovens americanos, que nasceram depois do ano 2000, só 48 por cento concordaram que Jesus é Deus, dizendo que ele é apenas outra figura espiritual, comparável a Maomé ou Buda. “”””

        E quem disse Jesus era Deus?
        Nem ele disse isso.

      • Não não me acho.
        Qualquer um sabe que Jesus nunca disse que era Deus!

        Mas nem isso você sabe, máquina???
        Pô meu!

        Vive postando trechos da Bíblia e ainda não sabe nem o mais básico?

        Que vergonha…

      • Não vai dizer que cristianismo foi inventado pela CIA para dominar o mundo, não é?

        Não duvido de nada.

        Cristo não era deus e não era socialista como o helvécio disse tempos atrás.

      • “Deagol

        6 de abril de 2015 at 15:32

        Não sou seu amigo”

        senhor Deagol…..como pode alguém tão estudado em teologia como o senhor ter tanta amargura assim no coração hein?!….o senhor esta sempre ranzinza e amargurado aqui…em plena Páscoa senhor Deagol…..brigando…com picuinhas e birras com todos aqui…que coisa feia senhor Deagol…..isto é ruim para o senhor…tanto fisicamente como psicologicamente e espiritualmente….o senhor sabe né que existem estudos que ligam estes comportamentos a doenças cardíacas fulminantes….os estudos comprovam que quem é ranzinza e amargurado da vida como o senhor vive menos…sorria para a vida senhor Deagol…sorria para a vida e ela sorrirá para você… 🙂

        “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

        Charles Chaplin

        “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.”

        Francis Bacon

        https://www.youtube.com/watch?v=3Z-jnXwpuRo

      • Deixa de ser palhaço máquina.

        Não sou seu amigo porque não te conheço.

        Óbvio que não tenho raida vocês que vivem aqui brigando e mentindo.

        Só me lembro que você existe quando leio as suas asneiras.

        Sou muito diferente de você máquina, que já disse que nos leva em seu coração.

        Ao contrário de você e do helvécio, que, vive a chorar sua exclusão social, as outras pessoas não vivem para este blog.

        Entendeu???

      • Depois ele vai reclamar para a diretoria … é um pé-no-saco esse inquisidor medieval, que vive patrulhando as interatividade dos outros…. se acha no direito agora de corregedor do blog … hahahah … é um palhaço esse paneleiro barriga branca … hahahahah…
        .

      • Jesus Cristo pelas suas ações era sim um socialista goste ou não o egoísta coXinha paneleiro … demostra que nunca leu o novo testamento … provavelmente por achar tal literatura muito marxista … 😉 … … esses fariseus barriga branca … hahahaha…

      • Se você não quer ser contrariado, tchau cara.

        Ou pelo menos não escreva bobagens.
        Já não basta ser a piada da internet?

      • “”” é um palhaço esse paneleiro barriga branca “””

        Depois você vem pedir arrego como fez da outra vez, né?

        É um coitadinho vítima do sistema malvado da elite branca e das dondocas que não percebem você existe.

        Pobrezinho…

      • jesus disse o pai esta em mim e eu no pai

        fugiu da catequese ???

        mas lucena isso é no mundo inteiro ,mas o PAPA atual esta mais enfático em seus discursos e isso ajuda a cristandade ,mas ainda é pouco .

        sobre o texto a onde se encontra a ONU ,pois a russia tem razão
        esse coreano fantoche que esta na presidência é muito frouxo quando chega o fim o mandato desse pipoca !!!!

      • Jesus era o filho Deus, deixa de ser retardado.

        “jesus disse o pai esta em mim e eu no pai”

        Se o Pai está nele então não era ele.

  2. isso não é praticamente nada comparado com o que os drones estadunidenses veem fazendo pelo o oriente médio..com seus “danos colaterais”..os crimes de guerra praticados por esta gente ultrapassam todos os limites no oriente médio hoje……

  3. é cobra engolindo cobra e no final sempre só sobra para a pobre da população civil…..só na síria foram centenas de milhares de civis inocentes entre mulheres e crianças massacrados….para estas almas sebosas dos bastidores do poder civis não passam de peões de xadrez …..e “danos colaterais” são maus necessários para se alcançar e conquistar seus interesses obscuros……

  4. O bombardeio ao Iêmen é a maior hipocrisia da Arabia Saudita e seus aliados + EUA. Os houtis combatem internamente a Al Qaeda e Estado Islâmico….da mesma maneira que a Arábia Saudita e o principal é o principal sustentáculo a Estado Islâmico no Iraque e Síria. Alíás alguém poderia explicar como esse agrupamento terrorista que virou um arremedo de estado consegue suprimento militar, de alimentos, medicamentos, etc… e não é pouca coisa não! Como eles conseguem vender petróleo no mercado internacional ? A família Saud que se cuide…quem semeia vento colhe tempestade.

    • Olá Helio

      Se eles não conseguem explicar nem quem paga aquelas pickups japonesas sempre novinhas, geralmente enfileiradas por quilômetros e como disse o comentarista Mauro Lima aqui no PB “nunca detectados pelos fantásticos satélites capazes de ver detalhes de bolas de golfe no meio do gramado”, imagina descobrir quem paga a conta de compra de armas e demais suprimentos!

      Querem é nos fazer de idiotas.

      Abs.

  5. O Panavia Tornado é um excepicional vetor de combate na imagem podemos ver que ele pode levar bombas na parte ventral e nas asas para sua segurança tem pods de ECM e lançamento de Chaff e flares além de ser visível um míssil ar-ar abaixo da asa direita.

1 Trackback / Pingback

  1. Bombardeios aéreos no Iêmen não tem qualquer base legal | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.