EUA se preparam para operações militares no espaço

Nave espacial robótica Orbital Boeing X-37B

Os Estados Unidos planejam gastar 5 bilhões de dólares para proteger seus veículos orbitais. Uma das principais razões para o aumento do orçamento para este fim é ameaça potencial da China.

Supõe-se que Pequim ao longo dos últimos 10 anos tenha feito pelo menos três testes de armas antissatélite, incluindo o uso de mísseis baseados em terra e armas a laser. Os testes foram realizados em janeiro de 2007, maio de 2013 e julho 2014. Estes dados causam grande preocupação dos Estados Unidos.

“Na minha opinião, uma ameaça cósmica é muito real, por isso devemos estar prontos para operações militares no espaço”, disse o chefe do Comando Estratégico dos EUA, almirante Cecil Haney.

No entanto, nem todos acreditam que a ameaça da China é tão real. Entre os céticos está cientista político e coordenador da Rede Internacional contra as armas e energia nuclear no espaço, Bruce Gagnon.

“Eu não acho que a China seja uma ameaça direta para os satélites norte-americanos. No entanto, acredito que a China desenvolve a sua capacidade para ser capaz de abater satélites americanos em caso de guerra. Washington depende fortemente de seus equipamentos de reconhecimento espacial e satélites militares. A China sabe disso e tenta desenvolver a capacidade para resistir aos EUA no futuro”, disse Gagnon.

Bruce Gagnon está confiante de que os Estados Unidos estão apenas à procura de uma desculpa para dar vazão a suas ambições militares.

“Na ONU, Israel e os EUA bloquearam um acordo sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço que a Rússia e a China tentam promover. Não há dúvida de que os Estados Unidos se opõem a qualquer acordo que possa os restringir a conquistar o espaço”, explicou.

Fonte: Sputnik News Brasil

5 Comentários

  1. (…) “Eu não acho que a China seja uma ameaça direta para os satélites norte-americanos. No entanto, acredito que a China desenvolve a sua capacidade para ser capaz de abater satélites americanos em caso de guerra. Washington depende fortemente de seus equipamentos de reconhecimento espacial e satélites militares. A China sabe disso e tenta desenvolver a capacidade para resistir aos EUA no futuro”, disse Gagnon. (…)
    .
    .
    UÊ …segundo os espfshialistas os Chineses não não tem tecnologia para fazer os americanos se preocuparem com eles ? … e agora ? … vamos esperar o prof. Joãozinho Paspalhaqualle cruzcredo dar a sua opinião.
    .
    Considerando que grande parte da tecnologia militar Chineses é copiada da russa,e segundo o profexhor Paspalhaqualle,é uma tecnologia do século passado da década de 60 cheirando a naftalina. 😉

    • “””segundo os espfshialistas os Chineses não não tem tecnologia para fazer os americanos se preocuparem com eles ?”””‘

      Quem disse isso?

  2. Novamente os yankes, para atender suas intenções, por supremacia absoluta, inventam um adversário. Somente por este desenvolver e mostrar começar a adquirir capacidade de auto defesa. Para os States um absurdo, visto gostarem de bater em adversários fracos, junto com sua gangue do ocidente, para forjar sua maquina de “herois”.

  3. Duvido muito que as intenções deste “programa militar espacial estadunidense”, sejam meramente defensivas, nele certamente deve estar incluído o desenvolvimento e aumento da capacidade de abate dos satélites dos adversários…

1 Trackback / Pingback

  1. EUA se preparam para operações militares no espaço | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.