Defesa & Geopolítica

Exército Brasileiro lança plugin para produção de dados geoespaciais

Posted by

sv_geo

Dando continuidade ao projeto de implantação do software livreQuantumGIS (QGIS) na linha de produção cartográfica daDiretoria de Serviço Geográfico (DSG), foi disponibilizada a primeira versão do plugin denominado “DSG Tools”. Totalmente gratuito e aberto, o mesmo apresenta funcionalidades que permitem a produção de dados geoespaciais em perfeita conformidade com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), possibilitando a implementação física da ET-EDGV 2.1.3 em bancos de dados geográficos.

Nessa primeira versão, o plugin conta com todas as ferramentas necessárias para as atividades de aquisição de feições vetoriais a partir de imagens matriciais (imagens aéreas, orbitais etc). Dentre as suas funcionalidades, destacam-se as seguintes:

•Criação, armazenamento e remoção de configuração de servidores PostGIS;
•Criação de banco de dados em Spatialite e em PostGIS de acordo com a versão 2.1.3 da EDGV;
•Carregamento de camadas por classe e por categoria conforme definido na EDGV 2.1.3;
•Manipulação de feições complexas (criação, edição, remoção, zoom, associação e desassociação), por exemplo complexos aeroportuários;
•Acesso a alguns serviços WM(T)S do BDGEx e;
•Acesso ao mapa índice de produtos vetoriais e matriciais do BDGEx.

Como perspectiva futura, o QGIS será utilizado em outras etapas do processo de produção de dados geoespaciais da DSG. As ferramentas do plugin deverão receber atualizações para o mesmo ser utilizado, por exemplo, no processamento digital de imagens, na vetorização semiautomática, na validação topológica e de atributos e na impressão de cartas. Havendo a necessidade, processos específicos nas etapas de produção poderão ser executados por meio de outros plugins, a serem desenvolvidos pela DSG, de modo a permitir uma automatização cada vez maior do processo de produção cartográfica.

O “DSG Tools” encontra-se disponível para a comunidade desde o dia 25 de março de 2015. Em apenas 02 (dois) dias, foram realizados mais de 200 (duzentos) downloads. Maiores informações informações poderão ser obtidas no “Geoportal do Exército Brasileiro”.

Fonte: DSG.

Fonte: MundoGeo

shared on wplocker.com