Europa perdeu Cuba para EUA

© AFP 2015/ EMMANUEL DUNAND

Em meio ao processo de reaproximação com os EUA, Cuba recebe nesta semana visitas da UE e da Rússia.

A semana começa nesta segunda-feira (23) com a visita da Alta Representante para Assuntos Diplomáticos da União Europeia, Federica Mogherini. Depois, na terça (24) é o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, quem chegará à ilha para iniciar a sua turnê latino-americana.

A mídia internacional comenta que a visita de Mogherini visa formalmente fomentar o desenvolvimento dos direitos humanos no país. Segundo a própria diplomata, citada pela Rádio Havana Cuba, a viagem é uma “retomada de um diálogo importante e carregado de futuro”. Esta declaração foi feita por ela durante o recente fórum da CELAC com a UE, que teve lugar em Bruxelas.

Cuba tem feito parte da agenda marginal da UE no último período. Faz anos que nenhum funcionário europeu visita a ilha. Assim, Mogherini é a primeira alta funcionária europeia a deslocar-se ao país.
Em entrevista à agência EFE, citada pela mídia internacional, ela descarta que a sua visita seja uma reação à reaproximação com os EUA. Em vez disso, sublinha que persegue continuar as negociações que começaram no ano passado.

Porém, é claro também para os europeus que “Mogherini necessita impedir que a recente abertura de Washington perante o seu antigo inimigo acabe deixando de lado à Europa”. São palavras do correspondente europeu Pablo Suanzes do jornal espanhol El Mundo.

O mundo tem acompanhado as relações entre os Estados Unidos e Cuba. Mas sabe o mundo algo relevante das relações entre Cuba e UE?

Além disso, prossegue o artigo do El Mundo que a Europa já perdeu a partida para os EUA, que apresentou uma proposta interessante ao Estado com o qual tinha mantido um grau elevado de inimizade durante meio século. Outro assunto que deverá ainda ser aclarado no futuro é qual o preço que Cuba terá que pagar pela união com os EUA. No momento, diversos analistas consultados pela Sputnik coincidem em que a reaproximação não seja gratuita.

Um dos focos principais das conversações de Mogherini com o seu colega cubano, Bruno Rodríguez, serão os direitos humanos. O Observatório Cubano dos Direitos Humanos (OCDH, com sede em Madrid), citado pelo Diário de Cuba, solicitou também que a chefe da diplomacia europeia se encontre, em um dos dois dias da sua visita, com a oposição para discutir este assunto, “dando visibilidade e legitimidade às pessoas e aos grupos que são a alternativa à única visão que tem regido os destinos dos cubanos há mais de meio século”.

Lavrov, em contrapartida

O chanceler russo, Sergei Lavrov, também assegura que o processo da reaproximação entre os EUA e Cuba não afeta as relações da Rússia com a ilha caribenha. A visita que o diplomata realizará nesta terça comemorará antecipadamente os 55 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e fará parte de uma série de visitas que Lavrov realizará ao longo desta semana no continente latino-americano.

O ministro russo pretende abordar uma variedade de assuntos cubano-russos durante o encontro com Bruno Rodríguez. Mas sublinha que a parceria segue igual e se desenvolvendo.

Fonte: Sputnik

 

17 Comentários

  1. Perdeu mesmo! Só se podia pagar Cuba através do Euro! Mais uma perda que os Europeus tomaram com as atitudes do muy amigo EUA. A outra perda, claro, foi o embargo imposto contra a Rússia.

    Chora Europa!

    😀

    • O JORNAL ANTI-NACIONAL EXIBIDO À NOITE PELA TEVÊ GLOBO.
      .
      Não há rede de televisão no mundo mais contrária a iniciativas diplomáticas abertas pelo seu país. Por lá, só o que é americano é que é bom.
      .
      (*)fonte: [ cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-jornal-anti-nacional-exibido-a-noite-pela-Teve-Globo/4/33092 ]
      .
      .
      (…)Waack fez uma longa pesquisa militar na Alemanha e na Itália para produzir um livro em que pretendeu demonstrar cabalmente que a FEB fez verdadeiro fiasco na Segunda Guerra, e que Monte Castelo foi um vexame. Bons, mesmo, verdadeiros heróis foram os norte-americanos! (…)

      • Meu caro helvéciofilho! Depois que a âncora abriu um sorrisão ao começar a falar: ‘E em Israel…’ A mulher até jogou o corpo pra frente de tanta alegria. E qual era a notícia? A festa à fantasia que acontecia em Israel com destaque para a grande maioria de crianças portando armas de brinquedo e atirando umas nas outras! Justificativa? “Isso é normal, pois toda criança Israelense servirá um dia, ao exército de Israel!! Oh!! 😀

        Pois é… mas quando são crianças afegãs ou sírias, isso é tratado com espanto e absurdo.

        E aí, alguém duvida q TV Globo é sionista?? 😉

  2. De repente parece que Cuba e os EUA foram sempre os melhores amigos,nem parece que viveram décadas as turras,parece que aqueles que eram amigos dos cubanos,entre eles BRASIL e Rússia agora são cartas fora do baralho,Cuba agora ira viver uma relação carnal como diria o tio Menem )com o seu mais novo affair !

    • Observe que Cuba nem precisou virar uma Democracia. E observe como os lacaios yankes e os lacaios dos yankes vão fechar os olhos para isso. O demonio agora, e até o tio dos lacaios internos decidirem, é a Venezuela, que é uma democracia, por mais que se esforcem para dizer o contrário.

  3. A maquilhagem diz-nos mais que o rosto……..Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém……..

  4. não sei o que o marxista do obama quer( sim ele é marxista ) pois ele não pode perdoar cuba assim, até parece que obama não lembra da divida gigantesca que cuba tem com os americanos.
    mas como sabemos o obama só estar ali para ferrar os americanos.

    • Sr Lure, enriqueça-nos com seus conhecimentos sobre essa divida. Eu desconheço sua existência. A não ser que o sr. considere os custos com a tentativa de derrubar o Fidel e a derrota que sofreram, ou ainda, que Guantánamo e uma ilha sem qualquer valor, fazendo com que os States ao tomá-la na mão grande merecessem premio, ou coisas que o valha. Pelo que eu conheço de história, se existe um país com o qual Cuba tem divida, esse país é a Russia, alias nem a Russia por que os altos investimentos no passado feitos na ilha vieram pelas mãos da União Soviética, que nem existe mais. Mas, como a história que aprendi veio dos livros tradicionais, talvez o sr. possua alguma fonte exclusiva e possa nos enriquecer com seu conhecimento. Aguardo.

      • a divida, alem de moral, é financeira, pois antes dos irmãos castro terem assumido o governo de cuba, existiam empresas americanas na ilha , como cassinos é etc,
        é todas essas empresas foram expulsas de lá, sem qualquer indenização nenhuma, isso deu um baita prejuizo para todos aqueles empresarios, é para o estado americano em si.

      • Olhando pelo seu prisma, então os States estão entalados em dividas até a orelha com o Iraque, com o Afeganistão, países que eles destruíram tanto material como financeiramente, até inventando motivos para justificar suas ações. Essas dividas o sr. concorda? Ou o sr. é daqueles que acreditam que os States para defender seus interesses, nos países em que são eles os estrangeiros, devam ter o direito de obstruir ou até mesmo destruir, de alguma ou de qualquer forma, aqueles com os quais divirjam inclusive na filosofia interna? Acreditando que após esses ações ainda devam se considerar em divida?

Comentários não permitidos.