Novos equipamentos para o Exército Argentino

Vista panorâmica da apresentação do dia 16 de Março

No âmbito do atual processo de recuperação das capacidades do Ejército Argentino (EA), estão sendo executadas uma série de ações que contribuem para o aumento da operacionalidade da instituição. Assim, em 16 de março, numa cerimônia presidida pelo Ministro de Defensa, Agustín Rossi, e pelo Jefe del Estado Mayor General del Ejército, Tte General Julio César Milani, foi realizada nas dependências da Agrupación de Arsenales 601 uma apresentação de equipamentos variados que estão sendo incorporados ou reincorporados. Vale frisar que à Agrupación de Arsenales 601 estão subordinados os Batallones de Arsenales 601, 602 e o Centro de Reparación, Modernización y Conversión de VC M113 (sediado em Boulogne Sur Mer, província de Buenos Aires).

Os equipamentos apresentados incluíam: 35 veículos táticos Hummer de diversos modelos (parte de mais de uma centena a serem recebidos), 30 cavalos mecânicos M931A2 e 38 caminhonetes Ford F350 “Super Duty” com shelters Tadiran, 28 jipes Agrale Marruá AM10C, caminhões táticos 4×4 REO, viaturas Unimog U416 e jipes Mercedes Benz 230G recondicionados.

Uma grande quantidade de uniformes foi adquirida para o Exército Argentino

Foram também adquiridos um caminhão Mercedes Benz Atego, seis caminhões basculantes Fiat IVECO Tector, 102 caminhonetes Ford Ranger com cabine dupla, 20 quadriciclos 4×4 Polaris Ranger 800cc, 12 sexticiclos 6×4 Polaris de 800cc, 58 quadriciclos Polaris Sportman 500cc e 30 motos Honda Enduro XR-250.

A ocasião marcou a entrega ao EA de cinco VCTP (Vehículo de Combate Transporte de Personal) da família TAM, 18 Vehículos Combate M113A2 e uma viatura de comando M577A2 repotencializada, bem como dois radares Thales Ground Observer GO80 montados em veículos Hummer, novos radares Rasit Rastreador e visores noturnos BIM 25. As unidades de engenharia/logística receberam oito botes pneumáticos com motor de popa e pontões para transposição de cursos d’água, uma máquina de purificação de água por osmose inversa (modelo FOI 600 l/h), equipamentos de proteção QBN, sete equipamentos de ar condicionado transportáveis T.E.S, sistemas móveis de campanha para combustível (com capacidade para 2.500 litros), uma câmara frigorífica de campanha com capacidade de armazenamento de 2.110kg e um sistema de chuveiros de campanha.

Alinhamento de viaturas M113A2 e de um posto de comando M577A2 repotencializadas

Com a intenção de equipar o novo Grupo de Artillería de Monte 12, sediado em Mercedes (província de Corrientes), foram adquirido seis obuseiros OTO Melara de 105mm e 148 redes de camuflagem multiespectrais reversíveis Fibrotex. Mais seis obuseiros do mesmo tipo estão em processo de recebimento, para completar a dotação do Grupo. Estão sendo modernizados os obuseiros autopropulsados VCA Palmaria de 155mm dos Grupos de Artillería Blindados 9 e 11, respectivamente sediados em Colonia Sarmiento (província de Chubut) e Comandante Luis Piedra Buena (província de Santa Cruz).

Foi também apresentado um hospital de campanha e seus equipamentos. Um item que merece atenção especial é a aquisição de 120.000 novos uniformes, bem como uma importante quantidade de elementos logísticos e de saúde e outros. Entre esses encontram-se um Puesto de Comando del Componente Ejército del Teatro de Operaciones (PC CETO) e 21 Puestos de Comando Táctico, três grupos geradores de 40kVA, 99 desfibriladores.

Estão sendo adquiridos obuseiros OTO Melara de 105mm suficientes para formar um novo Grupo de Artillería

As unidades de comunicação receberam rádios veiculares Harris GRC9600, oito mastros telescópicos de 9m de altura, 150 telefones celulares militarizados SONIM XP-1.330, três carregadores de bateria solares, 24 telefones satelitais SABRE, 140 sistemas HT Motorola VHF DGP-4.150, 55 HT Motorola VHF DGP-6.150, 43 telefones satelitais Iridian, cinco computadores portáteis Toughbook Panasonic CF-19, 133 computadores portáteis Toughbook Panasonic CF-31, 363 rádios Elbit PRC–710MB, 26 rádios veiculares Harris 5800, 29 rádios de mochila Harris 5800, telescópios Bushnell Elite, e equipamentos de navegação por satélite Garmin E-Trex vista HC, detectores magnéticos, sísmicos e infravermelho.

Para finalizar, foi apresentado em público pela primeira vez o protótipo da ARP Lipan XM4, que se encontra em testes e que tem alcance de 40-50km, autonomia de 5 horas e capacidade de voar com trajetória programada. Esse equipamento é orgânico do Destacamento de Inteligencia de Combate 601, sediado em Campo de Mayo. Foi também exposta a ARP Piddef 35/2010 Anterac, de exploração e reconhecimento de curto alcance (10km), com autonomia de uma hora. Por sua vez, o Batallón de Arsenales 604 José María Rojas (de Holmberg, província de Córdoba) apresentou o protótipo de um jipe Mercedes Benz 230G “Ie” com o sistema de alimentação convertido de carburador para injeção eletrônica.

Entre as viaturas adquiridas está o jipe Agrale Marruá, dois dos quais são vistos na foto

No segmento aeronáutico foi apresentado o helicóptero Bell UH-1H Huey II de matrícula AE-471, pertencente à Sec Av Ej Formosa. Junto à aeronave foram expostos quatro holofotes Nigthsun, seis guinchos Goodrich (com capacidade de 272kg), 12 equipamentos portáteis de espuma anti-incêndio, três reboques de combustível, sete óculos de visão noturna, dois kits de conversão de UH-1H para o padrão Huey II dois kits de conversão do UH-1H para operar à noite e dois kits de proteção balística para UH-1H. Foi anunciada a incorporação de diversas aeronaves: um Cessna 550 Citation Bravo em configuração ambulância e de ligação, dois Cessna 208EX Grand Caravan, dois Airbus C212-300, dois Diamond DA42 pare reconhecimento e 20 helicópteros Agusta-Bell 206B1 (ex-Carabinieri).

ARP Lipan XM4, atualmente em testes

Texto e fotos: Juan Carlos Cicalesi

Fonte: Segurança & Defesa

 

6 Comentários

  1. Nossa!!! Blindados de transporte M113, obuseiros, helicópteros UH1… Exército argentino, benvindo à década de 1960! Triste realidade…

  2. Aos poucos os argentinos vão conseguindo criar músculos … essa notícia deve da digestão a muita gente 😉

    • SINAIS DA GUERRA FRIA 2.0 : ATÉ AS ILHAS MALVINAS ESTÃO NO RADAR CONJUNTO DE ARGENTINA E RÚSSIA.
      .
      A ameaça Putin as malvinas : a Grã-Bretanha terá que reforçar as defesas em meio a alegações de que a Rússia está a armar exército argentino.
      .
      Rumores de que o Kremlin e Argentina haviam feito um acordo para que a Rússia abasteça com bombardeiros de longo alcance parauso da força aérea argentina
      .
      (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/03/sinais-da-guerra-fria-20-ate-as.html ]
      .
      .
      (…) O movimento vem três meses após ser alegado que o Kremlin e Argentina teriam feito um acordo para que a Rússia agora abasteça com bombardeiros de longo alcance a força aérea argentina.
      .
      O negócio foi dito que envolvem os empréstimos por Moscou de 12 Sukhoi Su-24 aviões de ataque supersônico, para qualquer tempo. (…)

      • Isso já foi desmentido há 2 meses.

        Quero ver a Rússia dar suporte técnico para a Argentina em uma guerra contra a Inglaterra.
        E se derem é só rezar para o tio Satã não dar uma ajudinha para os ingleses.
        Aí vão precisar de uns 200 sukhoi-35.

Comentários não permitidos.