Protestos na Venezuela são comparáveis aos protestos na Ucrânia em 2014

© REUTERS/ Carlos Garcia Rawlins

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Jesus Faria, disse que os protestos sociais na Venezuela são comparáveis com os protestos na Ucrânia em 2014, que levaram à deposição do ex-presidente Viktor Yanukovich.

“Os protestos que conhecemos na Venezuela têm a intenção de queimar o país com seus atos terroristas. Nós vimos a mesma tática na Ucrânia, quando os grupos neofascistas, apoiados pelas mídias norte-americanas, derrubaram o governo legítimo e jogaram o país no incêndio social”, disse Faria em entrevista a Sputnik.

No ano que passou, desde o início dos protestos em massa contra o presidente atual da Venezuela, Nicolás Maduro, já morreram mais de 40 pessoas.

Faria acrescentou que os agentes das autoridades acusados de abuso durante os protestos de 2014 foram julgados pelo tribunal.

Na Ucrânia, no dia 21 de novembro de 2013, os participantes de um comício reuniram-se no centro da cidade protestando contra a decisão do presidente Viktor Yanukovich de suspender os preparativos para a assinatura do acordo de associação com a União Europeia. Esta ação transformou-se em desordens em massa e acarretou numerosas vítimas. A seguir deu-se o golpe de Estado que levou ao poder Pyotr Poroshenko.

Fonte: Sputnik

 

46 Comentários

  1. Esperamos que não derrubem nenhum avião carregado de passageiros e vire noticia horas seguinte apos o sinistro, onde o Obama ; venha a publico culpando os bolivarianos . 😉

    • lucena não apenas na Venezuela ,mas aqui no brasil também tem idiotas uteis ,exemplo panelaço dos plaibois ,dia 15 dos fascistas ,na argentina aqueles idiotas uteis no caso do sionista do ministério publico deles que se suicidou !!!

      querem fazer o brasil , Venezuela , argentina , virarem uma ucrania em guerra civil ,um golpe branco usando a politização do judiciário

      com uma oposição ridícula tentando e servindo aos interesses estrangeiros a quebrar umas das mais fortes multinacionais do mundo para tentarem se aproximar do poder que o povo não os conferiu

      resumindo os estados unidos e seus idiotas utilizáveis ao redor do mundo querem sim uma guerra mundial que envolva o mundo inteiro

      a primavera árabe foi o top 10 do seu sistema de internet usando e abusando de técnicas e pesquisas de como envolver pessoas de baixo
      QI entrarem a procura de um santo graal da politica mundial

      mas no final esses vermes so encontram o que os sírios e líbios e tantos outros encontraram

      é só ver o que aconteceu na tal da revolução francesa ,que no final resultou com a morte dos próprios que fizeram a revolução ,e depois de décadas de guerra civil tudo como antes novamente !!!

      • Quem protesta contra a corrupção e a incompetência é palhaço?

        E você espera que o povo fique quieto enquanto o governo rouba o país?

        Eu já pago uma carga de impostso enorme e mesmo assim tenho que pagar segurança, pagar plano de saúde, pedágios e mais um monte de outras coisas que os governos não me devolvem.

        E não posso reclamar porque vocês gostam do PT que enganou vocês?
        O Brasil é bom só para aqueles não tem nada a perder e com socialismo continuarão não tendo.

      • deagogó você falando pelo povo ,toma vergonha nessa sua cara senhor separatista

        e outra o PT esta ai por que ganhou e foi reeleito então fica na moral

        o protestos são apenas para atacar o brasil bando de plaiboi otario

      • Não gosto do Aécio e detesto o Fernado Henrique, mas o PT já está aí mais de uma década e não fez o que prometeu. Fez ao contrário, pois eu trabalhei e votei neles algumas vezes com a promessa de que iriam combater a corrupção.

        Tivemos governos do PT aqui no estado e nada mudou, ficou pior.
        Hoje a responsabilidade é deles.

      • (…) pois eu trabalhei e votei neles algumas vezes com a promessa de que iriam combater a corrupção. (…)
        .
        .
        Mimimimi …
        .
        .
        Confesa vai .. ficou fora da mutretagem ….não foi ? .. vai confesa …vai ….rsrs

      • Não preciso de mutretagem, mas você precisa tanto que a defende a todo custo.

        Mimimi é essa sua inveja doentia dos americanos.

        Não foi pra Disney quanto era criança?

      • Franguinha Yanke me mostre nesse pais quem fez o que prometeu e eu duvido que voce encontre um.
        Então para com essa demagogia barata que tua unica intenção é tornar o Brasil capaxo Yanke.
        Vendidos como voce vão tambem de ralo junto com os corruptos.

      • Caro 1Maluquinho eu queria ter a certeza que os traidores da pátria, entreguistas, vendedores das nossas e riquezas, juntamente com TODOS os corruptos fossem a julgamento, queria mesmo ter essa sua certeza. Torço para que isso aconteça pela minha família, pelos meus irmãos brasileiros e por essa terra abençoada. Penso como você. Não quero morrer vendo meu país virando capacho de ninguém.

      • correto maluco o deagogó é apenas papo furado ,um anti brasil apaixonado pelos estados unidos aquele tipo de cara que tem vergonha de onde nasceu e fica ai colocando a culpa nos ptes da vida

      • Concordo com teu comentário Pé de Cão, perfeitamente isto. Somente otários e burros para se deixarem levar pela “onda midiática” de insatisfação. Se assistir todos telejornais da tv aberta, verás que as notícias são quase que idênticas, são fruto da mesma fonte: agências de notícias controladas pelo tio SAN e seus Sobrinhos. Pior é a global que assim como fez durante o regime militar, que promoveu censura além da própria censura, tudo para ajudar aos interesses do Tio, e hoje com seus tentáculos continua ferozmente defendendo o Tio. O mesmo Tio que deu dinheiro para o Azul Marinho construir o Império Global.

    • mas isto já fizeram por estas banda senhor helveciofilho…no atentado/sabotagem contra Eduardo Campos….a diferença é que o objetivo ali era o de influenciar as eleições presidenciais…manobra que não acabou dando certo até o fim…..mas ainda assim conseguiram atingir um objetivo que era de eliminar Campos já que pesquisas indicavam que em poucas décadas ele tomaria o posto do PSDB de rival/corrente a presidência da republica com o PT ….

      senhores…prestem bastante atenção ao que fazem a Venezuela…pois é exatamente o mesmo que irão fazer a este pais aqui brevemente…o que acontece a Venezuela hoje..é o mesmo que tentam por em ação a este pais aqui…não se enganem senhores….existe hoje em orquestração contra este pais…uma agressiva, extensiva, profunda e metódica guerra de propaganda para coloca-lo no “eixo do mal”…demonifica-lo e sataniza-lo perante as massas e a comunidade internacional…e assim conquistar o apoio e o aval de que precisam para suas movimentações escusas contra este pais….ações do governo daqui como reivindicações e apelos humanitários como dos incidentes diplomáticos com a Indonésia, Israel e Irã tratam-se na verdade de contra guerras de propagandas…de manobras para tentar através de causas, reivindicações e apelos humanitários anular ou repelir a construção de uma imagem negativa de uma nação do “eixo do mal” perante ao mundo….

      • “atentado/sabotagem contra Eduardo Campos”

        Quem tinha interesse e foi beneficiado com a morte de Eduardo Campos foi o PT.

        E o avião chegou a pista e arremeteu, poderia ter pousado.

        Não acuse sem provas. Deixa de ser covarde e mentiroso.

      • Se engana Franguinha Yanke quem tinha interesse direto na eliminação de Eduardo Campos era os EUA para empossarem a mendiga falsa crente vendida que voce tanto reverencia.
        Depois mudaram para o plano B pois o plano B ja tinha dado provas a eles de submissão e capaxismo em governos anteriores.
        Franguinha voce ja tem plano de evacuação ! Deveria se preocupar com isso,pois rabos de entreguistas tambem estão na pauta da depuração.

      • correto navamente o maluco

        pior que que o deagol finge que acredita nesses interperes que solta

        dois diplomas de que ????

        lavagem cerebral ,só pode !!!!

        acorda para realidade deagogó

  2. A mesma estratégia que os EUA usam continua, que é incentivar protesto violento , morte e usar isso como violação de direitos humanos contra o governo da Venezuela. Além disso, usam esse argumento para aplicar sanções..Tudo é um jogo planejado..

    • O protesto nutrido pela midia deles para o dia 15 no RJ esta gerando uma repudia e indignação na grande maioria da população tanto entre os pobres como ate mesmo entre intelectuais e classe media que pode tambem sair as ruas contra os golpistas derrotados e o bicho pegar.
      Se vier a acontecer um confronto popular nas ruas do RJ isso vai contagiar todo o Brasil.
      Lembrem-se os protestos de rua de julho de 2013 so ganhou corpo nacional depois que o povo do RJ se indignou com a covardia da PMESP agredindo manifestantes pacificos de joelhos clamando contra a violencia.
      Ate quando nossas forças de segurança continuarão agindo como cães do estado contra o povo Brasileiro ?
      O nosso povo,a nossa sociedade é o nosso maior patrimonio e não o nossos inimigos.
      Nossos inimigos são todos aqueles que dividem nosso povo e nossos soldados nos fazendo degladiarnos por interesses proprios deles e não pelos interesses do Brasil e do povo Brasileiro.

      • Não falo em confronto entre partidarios dos golpistas derrotados contra os partidarios da Quadrilha dos Irmãos Petralhas mas sim num confronto da grande maioria cansada de toda essa picuinha ideologica,dos escandalos e das trairagens.

  3. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Na Ucrânia, os interesses das potências em cercar a Rússia(com a finalidade de cercar a China) é que levaram a esta bagunça. Os ucranianos não estavam passando fome, não tinham que ficar em filas quilométricas para comprar 4 rolos de papel higiênico, não tinham sua imprensa livre sabotada e destruida, etc. Ao contrário do que prega a cartilha cubana, os EUA não tem interesse algum no território da Venezuela. Tentar ligar o caso da Ucrânia com as manifestações da Venezuela é mais um ato de desespero do atual lider do socialismo do século XXI após este se provrar que de fato se trata do mesmo socialismo do século passado, cujo único e inevitável resultado é a falência do estado, centralização do poder, perseguição da oposição e ditadura do proletariado.

      • Não vou dizer tudo, mas vou dizer muito, começando com a manipulação sobre os preços do Petroleo, e por aí vaí.

      • Julio, a desgraça da Venezuela não aconteceu do dia para a noite. Não começou em 3 de Outubro de 2014. Você acredita que a Venezuela afundou há somente 5 meses? A repressão às manifestações, o fechamento de jornais que denunciavam a roubalheira e as desgraças, a falta de bens de consumo, as filas nos supermercados roubados da iniciativa privada, a prisão de opositores, a perseguição e fechamento de canais de TV não aconteceram nos últimos cinco meses. A carestia já era denunciada nos últimos dois anos do Chaves. Culpar o petróleo pela desgraça é empurrar a culpa para outro e fugir das responsabilidades. No máximo, no máximo, eu diria que o preço do petróleo foi somente a pá de cal sobre um cadáver.

      • Meu caro, você, como todos que defendem interesses menores e particulares, tendem a contar a metade da história que interessa, neste caso, da Venezuela, a situação não pode, nem deve, ser lida pelos conceitos dos conglomerados financeiros que se comunicam em defesa mutua para defender interesses exclusivos em qualquer lugar do planeta. As circunstancias, as pressões, os interesses, inclusive estrangeiros, que estão neste jogo, são possiveis motivos para as ações tomadas pelo governo bolivariano para assegurar sua vitoria democratica, não podemos nunca esquecer esse ponto, DEMOCRATICA. Como aqui, onde os possuidores e defensores da exclusividade para suas clãs, se tornam costumeiramente anti democraticos quando perdem o poder de manter suas prerrogativas e o risco de perpetuação de sua cultura e tudo o que está inerente nela. Sds.

  4. Discordo de você Melkor..

    Se a Venezuela tem problema, eles mesmo tem que resolver o problema deles, nada um governo estrangeiro ficar dando palpite, pressionando governo para fazer reformas, incentivando oposição e incentivando protestos, além de aplicar sanções para pressionar o governo Venezuelano.

    Maduro não é ditador, foi eleito por maioria dos Venezuelanos com voto. Algumas mídia aqui no brasileiro quer todo mundo acredite que o Maduro é ditador.

    • Isso ai nenhuma nação nenhum grupo de nações tem o direito de interferir,manipular ou determinar problemas e assuntos internos de ninguem.
      Que os Venezuelanos se resolvam.
      Esperem o bicho pegar aqui e veremos se esses covardes Yankes apenas ficarão de longe manipulando ou terão a coragem de botar a cara e os pés aqui.
      Sei que muita gente inocente vai morrer infelizmente sera preciso lavarmos com o nosso sangue a nossa pátria para nos livrarmos de uma vez por todas dessa imundice.
      O Brasil tem a oportunidade de acabar com a corrupção,acabar com os traidores vendidos,mudar o sistema para parlamentarismo tecnocrata e influenciar que o mesmo ocorra na Venezuela e Argentina assim consolidando estes importantes paises em sistema não atrelado e não submisso a nada a não ser aos interesses destas nações e ao equilibrio regional.

    • Bob Sap, A sansão é contra 7 pessoas, não contra o governo venezuelano. Esse conversa de que tem os EUA está por trás das manifestações é papo furado. Daqui a pouco vamos ouvir o mesmo papo no Brasil sobre as passeatas contra o governo. O povo vai à rua na Venezuela porque falta tudo, tem região que vive há meses com regulação de energia elétrica, apagões, cortes, falta o básico nas prateleiras dos supermercados, e o cara fala de ingerência dos EUA. Claro que o Tio Sam deve está rindo até a orelha sobre isso, não tenho dúvida. Mas ingerência, confirmada pela população, só tem a cubana. Com milhares de pessoas infiltradas no governo e forças armadas. Talvez por isso também a Venezuela esteja esta maravilha toda.
      O fato do maduro ter sido eleito por voto direto não significa que ele nào seja ditador, O da coréia do norte também foi eleito por voto direto.
      São as ações do governo perseguindo a imprensa, as manifestações, a oposição, etc, é que caracterizam seu governo como ditatorial. Qualquer um que seja contra o governo é preso e calado como traidor, golpista, e por aí vai.
      Eu vejo a imprensa também, mas dou muito ouvidos aos meus colegas que moram lá e aos meus colegas que tem parentes ainda por lá.

  5. O problema da Venezuela é muito simples: câmbio.

    Toda nação exportadora de commodities possui a apreciação da sua moeda como problema. Se bem que no caso venezuelano se dê o contrário…

    O problema na Venezuela é a disparidade absurda entre o câmbio oficial e o paralelo. Como o governo venezuelano centraliza e controla o câmbio, e a sua taxa é muito menor, os atacadistas e varejistas solicitam e obtém dólares desta maneira, subsidiada, para realizarem as importações das mercadorias, dado o fato da capacidade industrial da Venezuela ser insuficiente. Ora, ora… Com esses dólares na mão eles correm para vendê-los no mercado paralelo ganhando com a diferença absurda existente entre a conversão oficial e a paralela.

    Outro golpe aplicado é a importação de produtos com o seu consequente desvio para o contrabando na fronteira com a Colômbia. Os produtos colocados por este meio vil, contrabando, estão deslocando e afetando os varejistas da Colômbia, que se veem impossibilitados de enfrentar uma enxurrada de produtos “importados” (contrabandeados), muito mais baratos.
    Com os recursos do contrabando, os comerciantes venezuelanos pagam as taxas das divisas subsidiadas pelo governo, e embolsam o lucro. É uma maravilha.

    Maduro não é como querem fazer crer a nossa mídia golpista, e os coxinhas doidos da internet um protótipo de ditador totalitário. Ele é apenas um burro. Uma besta quadrada… Um débil que não entende que o seu socialismo do século XXI é uma economia capitalista.

    A solução é bem simples: trazer o câmbio para uma taxa realista, e aplicar uma política de contenção de gastos, pois a Venezuela é uma nação exportadora de um só produto, produto este fruto da extração mineral… O petróleo. E o petróleo está em baixa; 60 dólares o barril na semana passada…

    Fora isto a bagunça continua, pois o Grande Irmão do North é perito em causar o caos…

    😉

    • “Maduro não é como querem fazer crer a nossa mídia golpista, e os coxinhas doidos da internet um protótipo de ditador totalitário. Ele é apenas um burro. Uma besta quadrada… Um débil que não entende que o seu socialismo do século XXI é uma economia capitalista.”

      Estaria tudo certo aqui meu caro por apenas um detalhe. Por ser, palavras suas e não minhas, um burro, uma besta quadrada, ao ver resultado desastroso de sua condução da economia provocar o caos e por conseguinte a insatisfação popular, Maduro está rapidamente se tornado um ditador autoritário. E ditadores autoritários burros você bem sabe que não são boa coisa. Por fim, cabe ressaltar que os mesmos adjetivos (Burro, besta quadrada) valem para a Beiçola do Prata.

    • kkkk gostou né kkkk a expressão Irmão Caim do Norte foi inventada por mim aqui no PB e é usada ate no meio militar kkkk

      • Deve ser por isso que a NSA te manda emails avaisando que vai hackear seus compuatdores.

        Para de mentir essa expressão é usada há anos.
        Falavam isso no partido em 2003.

      • Não recalcado fui eu que inventei essa expressão e quem acompanha o PB a muito tempo e nã é o seu caso sabe disso.
        Ate no meio militar seu babaca essa expressão esta sendo usada ja a algum tempo.
        Tudo pa voce que destoa d teu capaxismo ao Irmão Caim do Norte o provavel adverso que se ensina em nossas escolas militares voce clssifica como comunista.
        Então todos os comandantes que ja tivemos na Amazonia e no CIGS devem serem pra voce tambem comunistas não é mesmo !
        Voce deveria ter a sua cidadania Brasileira cassada e ser expulso do Brasil.
        ão precisamos de entreguistas traidores vendidos como voce e pessoas como voce.
        tu não passa de um filho da puta traidor.
        Putinha vendida.

    • Deus te ouça, que Alah O Clemente, O Misericordioso, tenha compaixão de nós brasileiros e libere sua espada para passarmos na garganta dos quintas colunas deste país. Da mídia, passando pelos políticos corruptos, pelos idiotas úteis, chegando até até ajuízes golpista e militares traidores.
      Brasil acima de tudo!!!!

  6. Senhores essas noticias incomodam o Satã Cain do Norte e seus vassalos tupiniquins.

    Brasil abocanha fatia dos EUA e da UE no mercado russo

    Esfriamento das relações entre Moscou e Ocidente estimula comércio bilateral com Brasil. Tendência deve se manter caso o projeto de transição para uso de rublo e real em trocas comerciais seja bem-sucedido, assim como o Banco do Brics

    Em 2014, a Rússia e o Brasil conseguiram superar o declínio do comércio bilateral que vinha sendo registrado havia dois anos. No ano passado, o volume de negócios cresceu 15,7%, segundo dados do Serviço Aduaneiro Federal (SAF) da Rússia.
    Paralelamente, os países aumentaram a participação na economia um do outro. Em termos de exportação, a Rússia subiu do 20º para 13º lugar entre os parceiros do Brasil e, quanto a importações, do 21º para o 18º lugar.
    O volume comercial e seu ritmo de crescimento diferem significativamente nas estimativas apresentadas pelos dois países. Enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil avalia o crescimento do volume de negócios bilateral em 19,8% para US$ 67 bilhões, o SAF da Rússia oferece uma avaliação mais conservadora, em torno de US$ 63 bilhões.
    No entanto, ambos os órgãos governamentais concordam que foi registrado crescimento tanto nas importações, como nas exportações. Ainda segundo o SAF da Rússia, as exportações russas aumentaram 19,2% (para US$ 2,4 bilhões), enquanto as importações cresceram 13,6% (US$ 3,97 bilhões). O Brasil estima que suas exportações para a Rússia chegaram a US$ 3,8 bilhões, e as importações, a US$ 2,9 bilhões.
    “O crescimento das exportações brasileiras se deve em grande parte à introdução de sanções na importação de produtos alimentares da Europa e dos Estados Unidos”, disse à Gazeta Russa o diretor-geral da FOC, Vitáli Drebedenev. De certo modo, as próprias estatísticas confirmam essa teoria.
    Em 2014, o fornecimento de carne de porco aumentou quase 83% em relação ao ano anterior, e a carne de aves, 85%. Os russos também começaram a consumir mais café brasileiro, registrando um aumento de 35% das importações do produto.
    Logo depois dos fornecedores de produtos alimentares vieram os fabricantes de equipamentos: as exportações brasileiras de tratores aumentaram 72 vezes, embora, em termos absolutos, os indicadores desse tipo de produto sejam ainda muito modestos.
    Alimentos e fertilizantes
    Entre as exportações brasileiras para a Rússia, 90,5% se refere a produtos alimentares e matérias-primas agrícolas, como carne, soja, tabaco, açúcar, café e concentrados e sucos.
    A carne é responsável por quase 60% da oferta total de produtos brasileiros na Rússia. A carne bovina brasileira ocupa 54% do total das importações desse produto por parte da Rússia, a carne de porco, 20,5%, e as aves, 17,4%. Além disso, é também alta a presença do açúcar (61,4%) e do café brasileiro (15,2%) no mercado russo.
    Quanto às exportações russas ao Brasil, também observa-se prevalência em alguns setores da economia. As exportações de metais laminados a frio aumentaram 2,7 vezes, e a quente, 2,3 vezes. Também cresceu significativamente o fornecimento de fertilizantes de potássio (45,2%) e de enxofre (47,7%), e borracha (38,3%).
    A esmagadora parcela de quase 81% das exportações russas para o Brasil é constituída por produtos da indústria química. Os principais produtos exportados (mais de 91%) são fertilizantes minerais, derivados do petróleo, laminados metálicos, enxofre e borracha.
    Do total das exportações russas, 78% se refere a fertilizantes minerais. O Brasil consome cerca de 23% das exportações russas de fertilizantes nitrogenados e 15% de fertilizantes de potássio.
    Aposta nos Brics
    O Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia avalia as condições de acesso aos produtos brasileiros como “favoráveis”. Contudo, ainda existem limitações, sobretudo no que diz respeito a tubos de aço anticorrosão com diâmetro de até 426 milímetros e fornecimento de produtos de origem animal.
    Derbedenev está certo de que o crescimento do comércio bilateral deve continuar caso o projeto de transição para uso de rublo e real em trocas comerciais seja bem-sucedido, assim como o Banco do Brics, cuja criação foi ratificada pelo presidente russo Vladímir Pútin no último dia 9.
    O documento para criação do novo banco aguarda agora ratificação por todos os países-membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O Ministério das Finanças russo espera que a instituição comece a funcionar até o final de 2015 e atinja a sua capacidade plena em, no máximo, 5 anos.
    Até lá, há outras áreas onde a parceria Brasil-Rússia pode ser mais fomentada, como, por exemplo, a medicina nuclear. No início de março, a corporação estatal Rosatom e a CNEN assinaram um dos maiores contratos da história para fornecimento de Mo-99 russo no mercado internacional. O isótopo em questão, que é um dos resultantes da fissão do U-235, é utilizado na medicina nuclear

  7. coitado dessa playboysada agitando conflito no brasil ,,aqui na periferia todo mundo já esta falando que depois que mexeram na petrobras o custo de vida do brasil aumentou e os empregos baixaram

    se nossa raça atravessar as pontes de são Paulo em direção avoces não vai sobrar pedra sobre pedra

    pega suas panelas e vamos enfia-las no meio de suas pernas playbois

    esses caras reclamaram e a gasolina foi para três agora querem privatizar acabar com a partilha e a gasolina vai para vinte

    melhor nos já resolvermos nossa pendencia no peito a peito ,,por que temos que aguentar essas minorias

    bando de separatistas vamos desentocar logo de vez ,o mundo se caminha para isso de qualquer forma

    melhor defesa é o ataque !!!!

Comentários não permitidos.