Chefe da NASA: Sem a Rússia, Estação Espacial Internacional está “perdida”

Um alto funcionário da NASA confirmou quarta-feira (4) que os EUA não têm qualquer plano alternativo para manter a Estação Espacial Internacional (EEI) se a Rússia decidir se retirar do projeto.

A admissão franca da dependência norte-americana da Rússia no projeto da EEI foi revelada pelo administrador da NASA Charles Bolden. Esta declaração segue após longa relutância de comentar a questão, segundo reporta o jornal norte-americano Houston Chronicle.

“Teríamos que fazer uma evacuação ordenada”, declarou Bolden no subcomitê orçamentário dos EUA, reconhecendo que ambos os países são muito dependentes um do outro. Caso a cooperação seja cessada, o projeto da estação espacial, que custa US$ 140 bilhões, será terminado.

O novo presidente da subcomissão de espaço e da ciência, o republicano do Texas John Culberson, fez Bolden dar uma resposta direta:

“Você está me forçando a esta resposta, e eu gostaria de lhe dar respostas reais. Não quero tentar enganar ninguém.”

A questão de prosseguir a cooperação entre os EUA e a Rússia na EEI aparece em conexão com a deterioração das relações diplomáticas entre os dois países por razão da guerra civil na Ucrânia. A admissão franca da NASA confirma as preocupações crescentes.

A Rússia fornece transporte para os astronautas norte-americanos de e para a EEI, que orbita a cerca de 250 quilômetros acima da Terra, desde que o presidente George W. Bush assinou o decreto de retirar os shuttles do serviço operacional antes de ter outras espaçonaves que os substituíssem.

As empresas privadas, por exemplo a Boeing ou a SpaceX estão trabalhando em métodos alternativos de transportar astronautas, mas os seus projetos não darão frutos até pelo menos 2017, levantando preocupações reais sobre o destino do programa espacial dos EUA.

Fonte: Sputnik

 

20 Comentários

  1. UÉ?!… mas aqui o senhor RR & Cia não disseram e juraram que os eua não precisam da Rússia pra nada neste programa espacial?!..que só usam componentes da Rússia por economia e não sei o que ?!…que os eua podem quando quiser substituir qualquer componente da Rússia pelos os seus?! e coisa e tal?!..alguém ai esta inventando e mentindo …alguém ai nessa historia esta com falácias e desinformações..rs..

  2. A questão desta declaração da Nasa não e baseia em jogos políticos, mas na real intenção de continuar a prospera união entre americanos e russos no setor espacial, que tem trazido muitos frutos pra ciência moderna, e essas peripécias da Casa Branca estão enchendo o saco de muita gente nos EUA.
    Quem dera se os EUA e Russia estivessem de mãos dadas, muita coisa estaria diferente nesse mundo a nível de ciência…mas é mister que aconteça.

  3. Esse funcionário da NASA …. não sabe de nada ! …só fala besteira ! …. é um mentiro ! …. EPA ! … peguei o mal dos spefxialistas … hahahahah…

  4. A verdade dos fatos. Precisam deles e, diga-se de passagem, a Rússia tem condições de bancar uma estação espacial própria.

    Já aprendeu muito com missões anteriores. Já os EUA têm investido muito, mas muito mais mesmo, na indústria da propaganda e comunicação.

  5. A questão aqui é simples: como justificar ao contribuinte americano, e as diversas correntes políticas americanas, os gastos nessa “aventura” em tempos de crise…?

    • E as guerras que o titio Satã anda promovendo ? …. …Hahahaha …para isso, não precisa de dinheiro do contribuinte ? … hahahahah ….como eles conseguem justificar ? …como se o governo americano se importasse realmente do contribuinte …. hahahah …….a não ser se este contribuinte seja aqueles “contribuinte” pesado do lobbi ( corrupta) da industria bélica americana para com os seus corruptos no cenário “democrático” americano .. hahahhaah …
      .

      • helvecio… 😀

        Não por isso…

        Os americanos já andam de saco cheio desse posto de “polícia do mundo”…

        Mas acontece que pra eles, sempre é mais fácil justificar operações militares que visam a segurança de seu país, do que gastar bilhões em aventuras espaciais… Enfim, coisas de país sério… Simples assim…

        Ou você acha que os russos ou chineses fariam diferente, se sua segurança estivesse ameaçada…? Acredita que os russos iriam preferir enviar astronautas ao espaço ou gastar com defesa antes disso…? Pois é…

      • (…) “Os americanos já andam de saco cheio desse posto de “polícia do mundo” (…) .
        .
        por _RR
        .
        .
        😀 😀 😀 😀 😀 😀

  6. COMO PUTIN BLOQUEOU O PIVÔ DOS EUA PARA A ÁSIA.
    .
    ” O colapso da URSS removeu o único impedimento que havia contra a ação unilateral de Washington pelo mundo (…). De repente, os EUA viram-se como se fossem a Unipotência, a “única superpotência”. E os neoconservadores decretaram “o fim da história”.
    .
    ( Paul Craig Roberts, ex-Secretário de Estado assistente do Tesouro dos EUA )
    .
    .
    (*)fonte: [ redecastorphoto.blogspot.com.br/2015/03/peguem-vlad-ou-como-putin-bloqueou-o.html ]
    .
    .
    (…) A declaração em que desafiou as aspirações dos EUA a governarem o mundo não deixou dúvida alguma de que Putin seria problema com o como seria preciso lidar por todos os meios necessários, inclusive duras sanções econômicas, golpe de estado contra a vizinha Ucrânia conduzido pelo Departamento de Estado, conspiração para derrubar os preços do petróleo, ataque especulativo contra o rublo, guerra por procuração no Donbass usando neonazistas alugados como tropa de choque do império, e milhares de operações sob falsa bandeira usadas para desacreditar Putin pessoalmente, ao mesmo tempo em que se meteria uma cunha entre Moscou e seus parceiros comerciais primários na Europa. Agora o Pentágono está planejando mandar 600 paraquedistas ostensivamente para “treinar a Guarda Nacional Ucraniana” – uma violação grave, que fere o espírito de Minsk-2 e exigirá resposta proporcional do Kremlin. Resumo da história: os EUA estão usando todas as armas que têm no arsenal para manter a sua guerra contra Putin. (…)
    .
    .
    ***************************
    .
    O que se Vê os EUA usando todo o seu poder hegemônico ( financeiro,econômico e político) contra a Rússia e atá aqui não logrou êxito, só falta o seu poder militar.
    .
    Só que o problema é a China pois, depois de uma guerra contra a Rússia como ficará os EUA ( considerando que seja só com armas convencionais ) o poder hegemônico militar americano evapora, mesmo que este guanhe uma guerra contra os EUA.
    .
    A China terá como o “dever ” de ser o banqueiro financiador do pós guerra dos EUA e os seus vassalos europeus contra a Rússia, na reconstrução da economia mundia em especial a ocidental. 🙂

    • CORREÇÃO
      .
      (**) Só que o problema é a China pois, depois de uma guerra contra a Rússia como ficará os EUA ( considerando que seja só com armas convencionais ) o poder hegemônico militar americano evapora, mesmo que este ganhe uma guerra contra a Rússia.(**)
      .
      .
      OBS:
      .
      Uma guerra dos EUA contra a Rússia, o preço para o tio Sam será muito caro com o surgimento da China como a uma potência hegemônica global … um unicentralismo do poder chinês no mundo.
      .

1 Trackback / Pingback

  1. Chefe da NASA: Sem a Rússia, Estação Espacial Internacional está “perdida” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.