Submarino francês “afunda” porta-aviões dos EUA durante exercícios

A série de exercícios navais conjuntos dos EUA e a França terminou de uma forma inesperada para o exército norte-americano.

O cenário dos exercícios navais terminou com o submarino francês afundando o porta-aviões dos EUA e a maioria dos seus navios de escolta.
Os exercícios duraram 10 dias desde Fevereiro na costa do estado da Flórida. O submarino nuclear francês Saphir se juntou com o Grupo 12 de exercícios com porta-helicóptero dos EUA, que também incluiu o super-porta-aviões Theodore Roosevelt (apelidado de Big Stick), vários cruzadores Ticonderoga (ou destruidor Arleigh Burke) e submarino nuclear da classe Los Angeles.
.

Os exercícios tinham o alvo de testar o super-porta-aviões recém-atualizado, a modernização do qual custou US$ 2,6 bilhões.
No entanto, durante a segunda fase dos exercícios o navio francês se encontrou no lado inimigo, e recebeu a missão de atacar o Theodore Roosevelt. E assim o fez, esgueirando profundamente na defensa do Grupo 12, sem ser detectado pelas unidades antissubmarino norte-americanas, e, no último dia dos exercícios, “afundou” o Roosevelt e a maioria dos seus navios de escolta.

Fonte: Sputnik

70 Comentários

  1. Como de costume mais uma notícia incompleta com a marca da desonestidade intelectual da Sputnik, sem dar detalhes das circunstâncias em que se deram os eventos, apenas para levar os incautos e crentes leitores do falacioso russo ( pleonasmo afinal sendo russo é falacioso) a acreditarem em uma absoluta vulnerabilidade dos CBG da US. Navy.

    • Caro HMS, não creio que seja mentira, estamos falando da França, que possui ótimo submarinos além de táticas avançadas e maduras de combate, não tem porque desabonar a noticia só porque é em relação aos EUA, até porque, a França detém tecnologia em certos setores que ngm no mundo tem. Sds

      • Não estou desabonando os franceses não amigo ARC, até porque de fato os mesmos possuem uma excelente indústria bélica. Eu questiono é o tratamento da notícia dado pelo falacioso russo.

      • “O ignorante a todos repreende, e mais fala do que menos entende.” (ditado popular)

        Cai como uma luva para você Pastel de vento…rs!

  2. Olha que foi um submarino francês … rsrsrs … imagine se fosse um russo e de verdade . 😉
    .
    Os spefcialixta vivem dizendo que os presidentes dos popeys são indestrutíveis …Tstss..imagine … se eles são os top nas contas dos spefshialixtas … o que será da beht ? … rsrsrs…quando topa com um tubarão só fala russo e adora comer MHS enlatado . 😀

    • RUSSIA INICIARÁ A CONSTRUÇÃO DO 5º SUBMARINO DA CLASSE YASEN.
      .
      A classe Yasen é a classe de submarinos nucleares de ataque mais moderna da Marinha Russa, quiçá a mais avançada do mundo.
      Os submarinos da classe Yasen são projetados para substituir os submarinos da classe Akula. Esses submarinos são “equivalentes”, pelo menos em tese, aos submarinos americanos da classe Virginia.
      .
      (*)fonte: [ codinomeinformante.blogspot.com.br/2015/03/russia-iniciara-construcao-do-5.html ]
      .
      .
      (…) A classe Yasen de submarinos de ataque nucleares foi projetada para lançar uma vasta variedade de mísseis de cruzeiro de longo alcance (até 5.000 km), com ogivas nucleares ou convencionais, que efetivamente serão usados contra navios de superfície inimigos e alvos em terra. Os submarinos dessa classe também são capazes de caçar e destruir submarinos inimigos.
      .
      O armamento do submarino inclui 24 mísseis de cruzeiro, 8 lançadores de torpedos, bem como minas submarinas e mísseis anti-navio. Além disso o submarino tem 8 tubos para o lançamento de torpedos de 533mm e 650mm. (…)
      .
      .

      • Pra mim, os Yasen são o supra-sumo da indústria submarinista hoje!

        Poderíamos ter uma dúzia de submarinos pequenos mas eficazes como os Gotlans. ou os A26 da Kockums (ainda conceito), e 3 Yasen (pra manter 2 sempre operantes) e já poderíamos ser considerados uma Potência Tupiniquim.

      • Segundo um certo espfecixiliasstas a marinha russa não poderia suster uma guerra com o tio Sam ( ponto ) , más depois, ele morde a própria língua de tamanduá ( ponto ).
        .
        .
        (…)Colocar um grupo de batalha no mar negro seria suicídio, por isso não acredito que os americanos fariam isso em caso de uma guerra a Rússia.
        Seria um erro estratégico imenso. (…)
        .
        .
        Dou de graça a bunzafa do HMS para ser usada como saco de chute para que dizer que foi esse espefxialista. 😉

      • A rússia não tem condições de sustentar uma guerra com a marinha americana longe de seu território pois tem muito menos recursos.

        O mar negro não tem nada aver com questão.
        Deixa de mentiros pipoquero.

      • Sempre a velha desculpa …longe do seu território … blá ..blá … longe do seu território … blá … blá …
        .
        .
        Muda esse disco joanzinho …Hahahaah …

      • Você está esquecendo que o Mar Negro é um Mar pequeno, confinado.Deixa os russos colocarem seus navios no Mediterrâneo, no Atlântico Norte ou no Pacífico para ver se não estariam em imensa desvantagem frente à USN. Tá vendo como você se afoga na própria burrice e ignorância Pastel de Vento?

  3. Espero que não comece as defesas estapafúrdias sobre a supremacia norte americana diante da França, mas que isso nos sirva de lição pra demonstrar com uma ótima estratégia e bom equipamento bélico supera números e marketing.

    • Caro ARC.

      Números e marketing?

      Acho que todo mundo sempre concordou que submarinos tem chances de afundar pota-aviões.

      Mas enquantos outros exercícios os submarinos perderam?
      Não sabemos a porcentagem de vitórias.

      Essa notícia só constata o que já sabíamos. A cada 3 aos surge a notícia de que um PA foi afunado, mas quantos exercícios ocorreram nesse tempo e quantas vezes o sub perdeu?
      Não sabemos.

      Sds.

      • Caro Deagol, não me expressei de forma clara, quando me referi a numeros e marketing queria expressar a pregação de alguns que invibializam uma vitoria diante de grandes numeros ou forças, o que neste exercicio ficou claro que não é verdade, claro que numeros conta, mas diante de uma boa estrategia numeros podem perder. Sds

      • Estratégias, táticas e competência podem superar os números.

        O exercicio serve como prova para alguns, mas para nós que já sabíamos que isso era possível não chega a ser muito surpreendente.

        Sds

    • ou o contrario…será que os Franceses teleguiados não estão treinando os estadunidenses para conhecer nossas falhas/vulnerabilidades e eventualmente saber lidar com nossos Scorpenes?!…

  4. tai senhores o motivo de tantas panfletagens e campanhas contra o Prosub..corrida armamentista ou desequilíbrio regional uma ova..

    • Outro motivo é falta de dinheiro para a saúde, educação segurança, saneamento, infaestrutura, aumento de impostos e outras milhares de coisas que os brasileiros precisam para ontem.

      Nem todo mundo tem tempo livre para ficar se preocupando com a invasão americana.

      • senhor Deadgol..estas áreas ai que vc citou recebem muito investimento sim….o problema é que desviam/roubam a maior parte…alias, este decreto da destinação de parte do faturamento do pré-sal “para a saúde e a educação” será uma das maiores roubalheiras da historia deste pais junto com a privataria tucana..

      • Ou roubalheira infinita petista que você defende usando a foto desse palhaço.

        Mas ela combina com você, mas não posso te chamar de senhor porque é falso e moleque.

  5. Hehehe… Logo teremos espiões cibernéticos ou físicos tentando prejudicar a eficiência dos subs na ICN, e assim como a França fez com a Argentina, fazerá com o Brasil, passando todos os macetes para os yankees. Que eu esteja muiiiito errado!

    • Ah! E segundo Apocalipse 17 e 18, os EUA serão varridos da terra em uma hora! Pelos russos? Não sei! Também não diz quando… Quem falou isso? Pastores yankees, surpresos né! Rsrsrsrs…

  6. Absolutamente Possível e Provável!

    Meu padrasto (submarinista) se gabava sempre que os submarinos nucleares americanos era muito ruidosos e fáceis de detectar.

    Por outro lado o Comandante Cazares, na Força de Fragatas, pouco antes de eu ir servir nesta, já tinha ganho fama de destruidor, pois com esse navio de “papel” (na minha opinião são navios muito frágeis) afundou vários vetores norte-americanos, não com tecnologia, mas com “engenhosidade”.

    Tecnologia é uma vantagem incrível, mas se operada por pessoas de mentalidade limitada, pode ser sobrepujada!

    Aqui está um excelente filme sobre essa ótica. Um exercício de guerra onde a um comandante é dado um submarino nuclear, e a outro um que mal consegue navegar, para participarem de um exercício como inimigos: http://imdb.to/1BZvRqu

    “Caçada ao Outubro Vermelho” também mostra o quanto é preciso despender de recursos para encontrar e neutralizar um submarino bem desenhado. E hoje os submarinos estão cada vez mais silenciosos!

    Tivesse a Argentina ao menos 3 submarinos operacionais, e o resultado da guerra teria sido outro. Afinal os recursos do Reino Unido quase foram esgotados na busca de um submarino que sequer tinha condições de lugar. Mas ninguém sabia disso. E era UM SÓ!

    • Mauro,

      Eram dois submarinos operacionais. O ARA São Luis e o ARA Santa Fé.

      O Santa Fé foi posto fora de ação por um três helicópteros: um Lynx, partindo da HMS Brilliant; um Westland Wasp, partindo do HMS Plymouth; e um Wessex, da HMS Antrin ( sendo este o que causou os danos mais consideráveis, com cargas de profundidade ).

      É questionável que o curso da guerra fosse afetado por mais um ou dois submarinos… O afundamento do Belgrano limitou a força de superfície argentina a sua costa; e a presença dos NAe da RN negou o espaço aéreo sobre as ilhas aos argentinos. Isso quer dizer que não haviam os elementos necessários para cooperar com os submarinos e designar-lhes alvos nas imediações das Falklands… Em suma, quaisquer submarinos argentinos estariam por conta própria…

  7. Lamento se vou “cortar” os “sonhos” de alguns, mas a experiência REAL de combate é bem distinta daquela dos exercícios…

    E as provas estão ao longo da história, pra quem quiser procurar… E vão desde os feitos dos “minúsculos” NAe de escolta da classe de Bogue e indo até os “medíocres” NAe da classe Invencible…

    Pessoal…

    Nesses exercícios, normalmente o submarino “vencedor” é aquele que consegue adentrar o perímetro defensivo da frota. E isso se dá sob diversas circunstâncias que normalmente não existem no combate de verdade…

    O combate real é muito mais complexo…

    Primeiramente, um NAe de verdade com sua escolta estará indo a mais de trinta nós; uma velocidade minimamente equiparável a maioria dos submarinos nucleares por aí. Isso, por si só, já torna uma interceptação dificílima de ocorrer… Para lograr êxito, portanto, na maioria das vezes o submarino deverá estar a postos e os vasos de superfície deverão adentrar a sua zona…

    O lançamento das armas também envolve procedimentos que podem denunciar um submarino. Começa pelo enchimento e abertura dos silos ou dos tubos, um procedimento que pode ser ouvido a quilômetros… No caso de mísseis, estes podem ser localizados no momento em que deixam a água, dando ciência da ( quase ) exata posição do submarino. E no caso dos torpedos, se for um de fibra ótica, o submarino vai ter que permanecer ligado a ele até que este chegue as proximidades do alvo, o que pode se revelar algumas dezenas de minutos angustiantes até o impacto; lembrando que o torpedo pode ser localizado no momento do seu lançamento e o submarino não pode fazer quaisquer manobras bruscas, sob pena de perder a conexão com a arma… E um torpedo “burro” depende de cálculos exatos, além da atitude da embarcação visada, que deve seguir exatamente o curso determinado no momento do lançamento.

    Um submarino, para manter-se furtivo, também deverá ir devagar… Avançar para além de 10 nós pode elevar demais a assinatura acústica e torna-lo vulnerável…

    Enfim, nem tudo é festa para os submarinos…

    • (…) Nesses exercícios, normalmente o submarino “vencedor” é aquele que consegue adentrar o perímetro defensivo da frota. E isso se dá sob diversas circunstâncias que normalmente não existem no combate de verdade… (…)
      .
      .
      A questão é .. os sistemas que são os mais modernos do MUNDO ! .. assim dizem os garotos-propaganda … não detectaram esse submarino? …para que serve esse treino ? … é só para brincar Nemo …hahahahah ….. os teste de proficiência da tripulação e os erros em situação de combate e de crise, não é avaliado neste tipo simulação? …rsrsr…. deve ser por isso que eles chamam de simulação não é mesmo ..rsrsrsr… ainda bem que era só de brincadeira e muito cara por sinal …Hahahaha …

      • Mas o objetivo é justamente esse: avaliar uma tripulação em situação de estresse…!

        Dado o custo das sonobóias, duvido que todos os “melhores sensores do mundo” estivessem na água…

      • RR_ As coisas que o senho elencou sobre os submarinos ( ponto fracos ) são conhecidas desde a II GM, … rsrss …não são novidades para as marinhas de guerra do mundo atual; os submarinistas de lá para cá aprimoraram a sua proficiência de guerra submarina e não é a toa que o submarino ainda é uma arma muito perigosa em uma região de conflito ( ponto )
        .
        Indepedentemene se este seja um made USA ou de outra tecnologia que aliás, os russos estão muito bem na foto diga-se de passagem … rsrsrs

      • As armas atuais dos submarinos já visam dirimir esses pontos fracos .. eu disse dirimir como por exemplo,alguns misseis que de uma certa maneira antes de ir a tona; se comporta como se fosse um torpedo ( uma certa trajetória na horizontal ) e depois já com uma certa distância do submarino, este se projeta pra a superfície e assim, dificulta a localização do submarino.
        .
        Se não me falhe a memoria, os franceses tem um desses tipo.

    • Festa?

      Um buraco do tamanho de um dedo poda mandar todos pro além!

      Boas considerações. Pra mim, submarinista é como “fuzileiro naval”. Tem mais risco de vida que quaisquer outros militares, e deveriam, ambos, ter tratamento diferenciado!

      • ” e deveriam, ambos, ter tratamento diferenciado”

        Bom, sumarinistas russos, americanos e da maioria dos países comem as melhores refeições das forças armadas.
        Uns comem caviar, outros lagostas e por aí vai.

        Os typhoons tinham até sauna.

    • Nada como uma opinião abalizada para acabar com os sonhos terceiro mundistas dos pastéis de vento et caterva. Esses eventos se ( “afundamentos” de NAes por submarinos) acontecem com frequência em exercicios. Em um exercício com a OTAN o S-30 Tupi da MB logrou “afundar” o Principe de Asturias espanhol, Em um RIMPAC um Type 209 peruano conseguiu a mesma proeza contra um NAe dos EUA e um submarino canadense, também em exercícios no âmbito da OTAN, logrou o mesmo contra o HMS Invincible. Mas como se diz, treino é treino e jogo é jogo. Em uma situação de guerra, com o CBG navegando a 30 nós e efetuando manobras defensivas, com o apoio dos P-3 e P-8 e com o mar coalhado de sonobóias, a vida dos submarinos não é fácil.

  8. Algumas pessoas ficam falando que os aviões de quinta geração como o o F-22 e o F-35 são praticamente indetectáveis, e coisa e tal, mas é o submarino a arma mais Stealth que o mundo tem hoje. E não pensem que os americanos deram colher de chá para os franceses ou para nós no caso do Tikuna.
    O medo dos submarinos foi um dos motivos de diminuir o numero de encomendas do caro navio Classe Zumwalt, para a Marinha dos EUA. Os políticos consideraram que era muito dinheiro investido para cada navio, sendo que um submarino bem mais barato poderia afunda-los e assim preferiram investir em navios mais baratos porém em mais quantidade.

    • Carl,

      Fosse assim, os americanos não estariam investindo os tubos em novos carriers e novos Burkes…

      O Zunwalt foi cancelado por apenas um motivo: dinheiro…

      A prioridade da USN é nova classe de NAe ( Gerald Ford ), e seus meios anfíbios ( LHA, LHD e LPD ) que precisam ser repostos após a desativação das classes Tarawa e Iwo Jima. A classe Los Angeles de SSN também está sendo gradualmente desativada, e precisa ser reposta pelos Virginia, posto que a classe Seawolf foi cancelada…

      • Não quero contrariar o Carl.

        Mas os Zumwalt eram melhores navios para enfrentar ou sobreviver a submarinos pois possuiam propulsão elétrica muito silenciosa, muito mais do que qualquer outro navio.

        E, segundo alguns, é tão silencio quanto submarinos um pouco mais antigos.

        Os chineses estão copiano essa ideia.

      • Deagol
        Mesmo todos reconhecendo as qualidades do Zumwalt, os políticos americanos usaram, entre outras, justificativas essa que eu sitei para cancelar as encomendas.

      • (…)Colocar um grupo de batalha no mar negro seria suicídio, por isso não acredito que os americanos fariam isso em caso de uma guerra a Rússia.
        Seria um erro estratégico imenso. (…)
        .

      • E daí, não sabe que guerras dependem de estratégias?

        De qualquer forma no “mundo do supertrunfo ” marinha americana é muito mais poderosa que a russa e possui mais subemarinos modernos.

        Não distroça as palavras.

      • Até onde eu sei, os Zunwalt eram, por um larga margem, os melhores navios do mundo para enfrentar submarinos.
        Tinha ótima “furtividade”(para navios é claro) contra sonares.

  9. Jogo eh jogo ,treino eh treino ,( acho que a frase eh de Joao saldanha ), alem do mais a marinha brasileira fez emergir um submarino da famila tamoio no meio da força tarefa americana ,em um treinamento ,alem de terem afundado um porta-avioes espanhol escoltado por varios navios da OTAN , em uma peleja real eque a porca torce o rabo , estes treinos possuem a funçao primaria de fortalecer os laços de amizade e depois degustar algums canapes e otimos vinhos !

    • E, obviamente, checar a quantas anda o desenvolvimento técnico dos “caras” do Brasil. Duvido que numa situação real isso aconteceria.

      Afinal num comboio desses também tem submarino para garantir o caminho submerso!

    • Para os EUA isso não passa de um jogo de poker. Onde os adversários mostram as cartas e o Tio Sam não mostra nada.

  10. se um scorpenes fez tudo isso imagine um OSCAR II oque seria???
    pelo jeito ate o brasil vai pode afundar porta avioes compramos o scorpene rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrrsrrrsrsr

    • Esse “ditado”é tão “verdadeiro” que a Kriegsmarine venceu a batalha do Atlântico e os submarinos argentinos afundaram os dois NAes da task Force britânica na Guerra das Falklands. Nada como a história para desmascarar mitos de ocasião……

  11. Tenho a impressão de que poucos pensaram no assunto, mas esse exercício comprova a eficiênica e competência da marinha francesa.

    Se fizeram isso com um modelo submarino projetado na década de 80 imaginem o que poderão fazer com os novos.

    Acho que pode ser “um pouco” mais difícil do que alguns pensam “esmagar” alguns países europeus.

    • (…)Colocar um grupo de batalha no mar negro seria suicídio, por isso não acredito que os americanos fariam isso em caso de uma guerra a Rússia.
      Seria um erro estratégico imenso. (…)
      .

      • É, se França faz isso com os americanos o que faria com russos?

        Ah, me esqueci metade dos navios russos não sai do porto, né?
        Vai sobrar tempo para as tripulações da OTAN jogarem videogame em seus submarinos.

        Esperar que você entenda de alguma coisa é pedir demais.

      • “os russos estão muito bem na foto diga-se de passagem … rsrsrs”

        Mas em comparação com o Tio Satã não estão bem nos números.

      • “””””helveciofilho 11 de março de 2015 at 0:57
        (…)Colocar um grupo de batalha no mar negro seria suicídio, por isso não acredito que os americanos fariam isso em caso de uma guerra a Rússia.
        Seria um erro estratégico imenso. (…)””””

        Ficou provado que eu ensinei alguma coisa para você.
        Nem precisa me agradecer.

        Bom aluno!!

  12. Amigos imaginem um otimo atirados contra dez bons atiradores mas o atirador solitario pega os dez de surpresa e acerta todos os tiros,sem dar tempo dos dez descobrirem de onde vem os tiros A SURPRESA PROVOCADA POR UM PODE NEUTRALIZAR DEZ ALGUEM DOS SENHORES SE ABILITA A AFIRMAR COM CERTESA DE QUE É IMPOSIVEL TAL FASANHA?

Comentários não permitidos.