2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário” da FAB conclui formação em aeronaves Boeing 767

KC-767 da Força Aérea Colombiana convertido pela Israel Aerospace Industries (IAI)

Dez pilotos do 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário”, sediado na Base Aérea do Galeão, concluíram o curso de formação em aeronaves de transporte Boeing 767. Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) tiveram aulas teóricas, realizaram exercícios no simulador e cumpriram 150 horas de voo cada um.

Três dos aviadores formados atingiram também o grau de instrutores da aeronave. O treinamento, que foi possível graças a um contrato de capacitação operacional com a empresa ABSA – TAM Cargo, iniciou em dezembro de 2013 e foi finalizado no mês passado.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, essa formação faz parte dos planos para a aquisição de aeronaves Boeing 767 a fim de realizar missões de transporte e de reabastecimento em voo.

Em 13 de março de 2013, a comissão do projeto KC-X2, que prevê a substituição dos aviões Boeing KC-137, decidiu pela escolha da Israel Aerospace Industries (IAI), que vai adquirir no mercado internacional três B-767-300ER usados e convertê-los em modelos cargueiros com capacidade para fazer o reabastecimento em voo de outras aeronaves.

A intenção é que um exemplar seja modificado e testado em voo em Israel, com todo o trabalho executado pela IAI. Já os trabalhos nos demais exemplares seriam conduzidos pela TAP Manutenção e Engenharia Brasil na cidade de Porto Alegre (RS).

Segundo a FAB, a assinatura do contrato para a aquisição das aeronaves depende de uma posição governamental. Os KC-137, designados na FAB como KC-137, foram aposentados em maio de 2013 e ainda não foram substituídos.

O KC-767 poderá transportar 43,8 toneladas de carga a bordo e decolar de Brasília (DF) com destino a Portugal e Espanha sem escalas. Também é capaz de levar 240 passageiros, 81 macas de evacuação aeromédica ou dez UTI completas.

Fonte: C&R

 

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário” da FAB conclui formação em aeronaves Boeing 767 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.