Reino Unido vai treinar tropas ucranianas

Cameron diz que Rússia precisa ser confrontada para evitar desestabilização de outros países. Segundo ele, fornecimento de armamento não está descartado. Separatistas teriam começado a retirar armas pesadas do front.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta terça-feira (24/02) que o Reino Unido começará, já em março, a ajudar no treinamento de tropas ucranianas. Segundo ele, se não for confrontada, a Rússia continuará a desestabilizar países vizinhos.

“Durante o próximo mês, nós vamos destacar pessoal de serviço britânico para fornecer assessoria e uma série de treinamentos, de inteligência tática e logística a tratamento médico”, disse Cameron. “Também forneceremos um programa de treinamento de infantaria para aumentar a durabilidade das forças ucranianas.”

O premiê afirmou que o Reino Unido não descarta fornecer armamento aos ucranianos, mas explicou que, no momento, a melhor forma de ajudar é com conhecimento e material não letal.

“Se nós não nos posicionarmos frente à Rússia, isso causaria danos profundos para todos nós, porque vamos ver mais desestabilização. Os próximos serão a Moldávia e os países do Báltico”, assinalou.

Há duas semanas, os EUA anunciaram ajuda similar. Os americanos vão enviar cerca de 600 soldados à Ucrânia para treinar as tropas locais e melhorar sua capacidade de se defender de ataques de artilharia dos separatistas, que controlam parte da região leste do país.

Retirada de armas do front

O anúncio de Cameron chega pouco depois de os separatistas no leste da Ucrânia afirmarem que começaram uma retirada de armas pesadas das áreas de conflito. Eduard Basurin, líder da autodeclarada “República Popular de Donetsk”, garantiu que se planeja recuar 96 morteiros do front, além das 20 unidades que já teriam sido retiradas nos últimos dias.

O canal de notícias russo R24 noticiou o recuo rebelde das armas pesadas – inicialmente em Debaltsev, depois em Donetsk e outras cidades.

O governo da Ucrânia, no entanto, mantém-se cético com relação à declaração dos rebeldes pró-russos, apesar de testemunhas terem observado a movimentação de morteiros em áreas controladas por separatistas.

“Os rebeldes estão apenas reagrupando seus bandos e realocando suas armas”, disse o porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia, o coronel Andrey Lysenko.

Na segunda-feira, Kiev anunciou o adiamento do recuo de armas pesadas, alegando que isso não ocorrerá “enquanto os rebeldes continuarem” atacando seus soldados.

Segundo o Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, os separatistas atacaram as forças ucranianas 27 vezes em apenas 24 horas. Já os rebeldes acusam as tropas do governo de violar o cessar-fogo 29 vezes.

A Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que monitora o andamento do cessar-fogo, afirmou que não foi possível verificar qualquer retirada de armas pesadas da zona de conflito.

Apelo de ministros

Nesta terça-feira, os ministros do Exterior de Rússia, Ucrânia, França e Alemanha fizeram um novo apelo para que o acordo firmado em Minsk no dia 12 de fevereiro seja respeitado, e pediram um imediato cessar-fogo na região.

“Nós, os quatro ministros, pedimos uma estrita implementação das disposições do acordo de Minsk, começando por um cessar-fogo e com a retirada de armas pesadas”, afirmaram os representantes em uma nota conjunta.

Durante encontro na capital de Belarus há duas semanas, Kiev e rebeldes concordaram em suspender as hostilidades e retirar armas pesadas para uma faixa de até 70 quilômetros distante da linha de confronto, a fim de criar uma zona neutra. O recuo começaria três dias depois. O acordo foi acertado em Minsk, com a mediação de Alemanha, França e Rússia.

MSB/dpa/ap/rtr

Fonte: DW.DE

20 Comentários

  1. O cerco se aperta, porém será que alguém vai ter coragem de apertar o gatilho?
    Pois até agora, só tem “poodle” latindo.

  2. Ai Cameron…volta pro colo da rainha e aprende mais um pouco sobre manter bons laços com grandes inimigos, pois senão sua batata vai esquentar e não vai demorar muito pra ter uns Akulas passeando ao redor da Inglaterra só pra lembrar quem tem a maior força de resposta e quem pode trazer medo a população inglesa.

  3. E a primeira lição que as tropas do Reino Unido ensinarão aos Ucranianos será:

    “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

    Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

    😀

    hahahahahahahaha….

  4. Assim…. eu simplesmente não entendo esta história de país A ou B treinando o exército ucraniano…. não existia exército por lá, é isto? porque até onde eu sei ele ‘tem sim’ um exército…. qual é a mágica então?

    Ou eles estão sendo treinados na utilização ‘de armas ocidentais’?

    Na boa? Esta conta não fecha, e no fim quem vai pagar o pato são os ucranianos quando a Russia decidir apertar o parafuso.

    • Uma observação final. Para mim o perigo maior e que ninguém discute é o armamento nuclear que existia em 1991 em território ucraniano… que era somente o terceiro maior do globo. Será que todos eles foram mesmo entregues à Russia?

      • E voce acha mesmo que armamentos nucleares fazem a Russia relutar kkkk
        Estão bulindo no quintal dela.O buraco é bem mais embaixo.
        Penso que os idiotas Europeus e Americanos achavam que seria uma Libia.Tentaram desestabilizarem as eleições Russas depois ramaram o golpe de Estado na Ucrania.
        Estão a todo tempo forçando uma invasão Russa na Ucrania e se a Russia invadir quem tera a coragem de dete-la.kkk.

    • Sr.William
      ;
      .
      Basta vê o caso da Líbia sobre o que ocorrera com os armamentos químicos que antes havia por lá e que mais tarde, uma fração dessas armas;estam nas mãos de terroristas cooptados por países como a Inglaterra, esses mesmos terroristas que foram treinados pela Inglaterra que foi armado e treinados e patrocinado por mutos países que compõe a OTAN, como por exemplo a Inglaterra.
      .
      Agora é a combalida Ucrânia com as suas bombas atômicas e proficiência,informações de fazer uma.
      .
      Eu sempre disse, antes que desse problema da Ucrânia que se vê hoje,durante o começo dos temores do projeto nuclear iraniano; que seria muito mais fácil os terroristas terem uma bomba atômica através de uma ex-republica soviética,
      .
      Espero de coração; que os meus temores não se realizem.

  5. O que aconteceria se de repente esses 600 soldados, antigamente tinha a até uma forma singela e mascarada de chama-los era “assessores militares”, bem estamos abeira de uma terceira guerra mundial então não se precisa mascarar mais nada, esses 600 soldados fossem treinar as forças ucranianas bem próximo a areá de conflito próximo o bastante para atirar nós próprios separatistas e alguns deles viessem a morrer então justificaria enviar mais soldados e por fim eles começariam a combater os separatistas lado a alado com as forças ucranianas e uma coisa leva a outra batalhões de Rangers e Marines em solo Ucraniano ai desgraceira esta feita.

  6. Cameron:

    “Se não for confrontada, a Rússia continuará a desestabilizar países vizinhos.”
    ——————————————————————-

    Esta frase fica muito mais justa e exata, se dita desta forma:

    Se não for confrontada, a OTAN(EUA) continuará a desestabilizar países vizinhos.”

  7. Essa historia dos Britânicos até parece com aquela mentira criada em Washington em dizia que Sadam Husseim tinha armas de destruição em massa.
    .
    Tonny Blair foi o arauto ,o papagaio ou melhor o moleque de recado do tio Sam em difundir a mentira através da imprensa-empresa ocidental e que mais tarde, depois de morrerem milhares de pessoas,se confirmou a grande farsa que até hoje persiste, com uma nova abordagem para enganar os trouxas .. rsrsrsr .. me engana que eu gostcho ! 😉
    .
    Essa estratégia de mentir, roubar, matar e destruir é bíblico , e coisa de satã ; estou mais do que convencido se um dia surgir o ate cristo com certeza ele será um sionista juramentado.
    .

    • (…) Essa estratégia de mentir, roubar, matar e destruir é bíblico , e coisa de satã ; estou mais do que convencido se um dia surgir o ante-cristo, com certeza ele será um sionista juramentado. (…)

  8. Texto interessante, porque expõe em curto texto, a questão da reunificação da Crimeia com a Rússia, como sendo a correção de uma injustiça histórica e atendimento de um clamor de longa data do povo da Crimeia, que já em 1992, foi submetido aos “democráticos métodos made in EUA,” com total apoio e acobertamento midiático…
    ———————————————————–

    CARTA DE UM CRIMÉIO PARA A UCRÂNIA

    24 de fevereiro de 2015

    “Eu, como um nativo de Feodosia irei responder-lhe:

    Lembro-me de 1992 muito bem, primeiro referendo da Crimeia, quando a Crimea estava revoltada e queria navegar para a Rússia e como o estado de emergência foi introduzido, e a Berkut foi trazida da Ucrânia Ocidental em veículos blindados. Como eles estavam em cada cruzamento com Kalashnikovs e colocando a cara de qualquer um que não gostassem no chão. Como eles apreenderam carros e jogaram na calçada todos os seus conteúdos e rasgaram os forros das portas e dos assentos. Por quê? Para se divertir… Como eles dispersaram a marcha para Simferopol em defesa do Primeiro Presidente da Crimea, Meshkov, disparando com armas automáticas sobre as cabeças. Como os oficiais russos ficaram com lágrimas nos olhos , porque não queriam viver sob a Ucrânia. Lembro-me de como oa alunos foram forçados a usar vyshyvanochki [camisas nacionais ucranianos] no primeiro dia de escola, e forçaram nossos filhos a aprender um novo idioma [língua ucraniana]. Como eles desligaram os canais de televisão russos e plantaram seus nomeados corruptos. Como eles cortaram um rosário de cem anos de idade no Jardim Botânico Nikitsky e construiram moradias para os palhaços de Kiev, e fizeram portas para o jardim, para passear os seus cães.

    E como foi que de repente nos tornamos traidores? Como você pode trair os ocupantes? De ocupantes só se pode ser libertado. E a respeito de Deus e Karma, é isso que está acontecendo agora. Meus ancestrais que derramaram sangue pela Criméia e Sevastopol, não permitiriam que traiçoeiros ucranianos vendessem a minha Crimea nativa para idiotas americanos terem sua base.

  9. ## Cameron diz que Rússia precisa ser confrontada para evitar desestabilização de outros países ## kkkkk
    O mundo tinha 3 patetas Obama,Hollande,Netanyahu.Agora tem 4 patetas Cameron.

  10. Para inicio de conversa essa materia é falsa mentirosa como a anterior que dizia que so EUA treinariam soldados da Ucrania.
    Ela vai de encontro ao cessar fogo que exige entre outras coisas a retirada total de extrangeiros de solo Ucraniano.

1 Trackback / Pingback

  1. Reino Unido vai treinar tropas ucranianas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.