Brasil pode fornecer à Rússia elementos do sistema de defesa Pantsir

O Brasil pode começar a construir elementos para o complexo de defesa aérea Pantsir-C1. A informação é do vice-chefe da empresa estatal russa de construção de armas do setor de defesa, Yuri Savenkov. Atualmente, estão sendo acertados detalhes do contrato.

Segundo ele, os representantes da companhia estão participando de negociações sobre o fornecimento dos sistemas Pantsir, discutindo as características do complexo, organização de reparo, a criação de um centro técnico no Brasil, bem como um plano para a implementação do programa de compensação.

Em outubro de 2013, o ministro da defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que as negociações com o Brasil sobre a possível compra dos sistemas Pantsir estavam em fase final.

Em agosto de 2014, o chefe da empresa estatal de exportação de armas da Rússia Rosoboronexport, Anatoly Isaikin, havia informado sobre os planos de assinar o contrato até o final do ano sobre o fornecimento de três baterias do complexo Pantsir. Também foi relatado que a Rússia ofereceria cooperação tecnológica ao Brasil.

Fonte: Sputnik

 

47 Comentários

  1. Os caras estão aceitando joint ventures e co-produções conosco não so no Pantsir,mas em tecnologias aeroespaciais,satelites,misseis,sistemas de defesa.
    Ou o Brasil dessa vez vai ou fica pra traz de vez.
    O que acontece que aqui se demora muito para tomar-se decisões embora este e os outros acordos sejam complexos.
    Depois que se acerta tudo demora-se para efetuar os pagamentos.
    O programa de satelites nosso com os Chineses tivemos que recebermos 3 ultimatos para pagarmos nossa parte.
    O Brasil não leva a serio nem a si mesmo o que dira os outros.

      • “BrunoFN
        23 de fevereiro de 2015 at 19:12

        O gov russo segue nos esperando .. isso vem desde 2008 …. a boa vontade um dia termina”

        senhores….como já diz um velho distado daqui: “o brazil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade” ….

      • Governos brasileiros preferem pagar a esta mídia canalha que temos os bilhões anuais que pagam, numa tentativa de cativá-las. Mas esquecem que chantagistas só conhecem chantagens e por isso ficam a mercê desses grupos mafiosos chamados de mídia corporativa. Esses que tem voz para estimular golpes de estado e que esquecem ser concessão publica do estado, numa completa falta de princípios por si só. Quem não tem a dignidade para reconhecer e saber a quem devem a voz, são indignos em qualquer analise sobre caráter. E pior, motivam teleguiados, como temos alguns por aqui sem o menor sendo critico ou analítico. Sds.

    • A questão, meu caro 1maluquinho, é que os politicos brasileiros são oportunistas, vêem esses acordos como oportunidade para se locupletarem. Não estão nem aí para os acordos em sí, patriabquecse exploda, são estelionatarios eleitorais, então, ser estelionatario está na cultura dessa gente. Usam os negocios publicos como mais uma oportunidade de gerarem percentuais de comissões por fora,mperdem o interesse quando o negocio fica sério, tanta dificuldade para efetuar pagamentos.

      • Julio não são apenas politicos no Brasil que são trairas prostituidos e oportunistas.
        Viu o caso da licitação de fornecimento de alimentos da MB ?
        Uma compra superfaturada de supérfluos incluindo ate bebidas e queijos finos tres vezes mais cara que o valor de mercado.Uma vergonha para as Forças Armadas.
        Soldados não comem lasanha queijo fino não bebem vinho e nem whiskey importado.Então vemos que o comando entrou na festança das ratazanas politicas e privadas.
        Enquanto nossos soldados são dispensado em meio expediente por falta de alimentação adequada os almofadinhas emplumadinhos se alimentam com fartura e ainda embolsam o dinheiro publico.
        Jamais este pais viveu escandalos tão degradantes como agora ainda mais quando envolvem aqueles que são constituidos como os fiéis da balança.
        Tem mesmo que morrer muita gente infelizmente neste pais para passarmos todo o Brasil a limpo.
        Eu ja afirmo que vão para 5 anos que a grande maioria de todos esta de culhão cheio de tanta trairagem tanta filha da putice.
        Quanto a relação Brasil Russia falta-nos tomarmos vergonha na cara e pensarmos unicamente no Brasil e nos Brasileiros.

      • Meu caro, no Brasil o conceito de propriedade no estado é muito forte. Sobre isso, de sacanagem nas FAs, corrupção, no tempo que servi, época da ditadura militar, não esqueço o frenesi mensal para pagamento dos empenhos, que é a ferramente usada para pagar os fornecedores. Impressionado com aquela preocupação geral por pagamentos, muito antes dos vencimentos, fiquei curioso e perguntei a motivação ao contador que era um fincionario civil, ele não afirmou, mas perguntou num muxoxo, e você não sabe? Entendi tudo naquele instante. Percebi, por que os graduados complementavam seu abastecimento alimenticio com produtos do rancho, pagos pelo contribuinte. Imagina se alguem dissesse alguma coisa sobre essa e outras indecências. Quando a cada comando que assumia mudava-se toda a estrutura predial do comandante do momento para agradar a personalidade do sugeito, tudo pago pelo contribuinte. Chiii, meu caro foram tantas coisas decepcionantes. para um guri que foi servir cheio de ideais, e que não era um imbecil, como tantos que estiveram a serviço comigo, vindos de comunidades carentes, e com poucas letras. Ressalto que foi no tempo da ditadura, epóca que os golpistas se proclamavam idealistas. Desde aquele tempo, quando ví o Geisel virar multipresidente, quando ví o Figueiredo receber, sem pudor e ficar para si, um cavalo puro sangue. Ali eu entendi que no Brasil dos golpes, eles aconteçem apenas para manutenção das classes sociais mais altas no poder, diretamente, ou por procuração como foi na ditadura. E vejo um monte de idiotas que ainda sonha com a volta desse tempo. Sds.

      • Walfredinho sindicalista alegre ja começou com a sindrome nucleo pink Marta Suplici.Agora vai chutar os aliados porque não tem mais a presidencia do senado.
        Sabe sindicalista o caldo da sopa esta engrossando cozinhando no banho Maria e o melhor vem agora o toucinho na refogada.

    • Existe todo um programa de alto percentual nacionalizado no que envolve as negociações de defesas aereas e aeroespacial.
      Co-produções e Joint Ventures e tudo entra como material nacional.
      Não tem nem necessidade de licitação por tratar-se de negociações estrategicas.

  2. Aleluia! uma noticia boa neste país, só sangue e desgraça, um refrigerio para minhas esperanças, até porque pelo que entendi, além de produzirmos parte do conteudo do P.C1 para nós tbm exportaremos as mesmas para as nações compradoras, uma geande aliança, parabéns aos envolvidos caso se concretize.

    • Isso meu caro co-produção mas logicamente nos sera delineado nossa carteira de clientes.
      Poderemos produzir e vender conjuntamente tambem.
      Como o governo tem buscado mai a participação privada alem de ter parcela militar tambem creio que sera mesmo isso co-produção e vendas conjuntas.
      ou melhor dizendo sera formado consorcio e isso é especialidade da Odebrecht

  3. O Brasil (digo seus governantes) é especialista em perder oportunidades internacionais. Foi assim com a primeira crise europeia, com a crise no Japão, com a crise nos EUA onde poderia ter traçado acordos tecnológicos, científicos e industriais benéficos ao país independentes de ideologias. (preferem importar pencas de haitianos e senegaleses do que cientistas e engenheiros para reforçar nossa base científica). Agora vemos a Rússia acuada por sanções de todos os lados o que traz mais uma bela oportunidade de novas parcerias para desenvolvimento tecnológico e industrial que não pode ser desperdiçada…
    Se não mudarmos nossa “estratégia” e visão política do mundo ficaremos definitivamente para trás… comendo poeira de países como Índia entre outros.
    Abraço,

    • Meu caro Henrique fora o Japão nenhuma outra nação que voce mencionou jamais aceitou abrir tecnologias sensiveis para nós.
      Então so temos duas saidas,Russia e China.
      A China é uma incognita e uma vez unido a ela ficaremos restritos unicamente a isso pois a maior parte do material deles é generico e nos trariam problemas com outros fornecedores.
      O que mais agradou a comissão de avaliação foi justamente uma plataforma Chinesa não sei precisar qual,que inclusive utiliza material generico ja usado por nosssas Forças Armadas.
      O material Russo é melhore mas acesso a propriedade intelectual ou mesmo consecionamento envolve não so acordos mas tambem compromissos por tratar-se de segredo militar.
      Encontrar fora da esfera militar aqui neste pais meio privado confiavel no que diz respeito a sigilo e segredo é altamente dificil para não se dizer impossivel.

      • Caro maluquinho, em parte vc tem razão mas me refiro também à cooptação de cérebros (engenheiros, cientistas, pesquisadores etc..) que não fomos capazes de fazer em larga escala qdo haviam europeus, entre outros deste naipe em grande número pedindo por favor para vir para países como o Brasil. Os EUA, ao contrário de nós, são especialistas em “abduzir” profissionais de primeira linha… um exemplo disto foi a quantidade de engenheiros e especialistas navais que eles “roubaram” de nossa própria marinha… fora os exemplos da segunda guerra onde os engenheiros e cientistas alemães praticamente montaram a base da indústria espacial americana.
        Abraço,

      • Entendi Henrique.
        Mas agora com Russos temos a vantagem de sermos atrativos no campo trabalhista.
        Não entendi porque tambem que não absorvemos cerebros Ucranianos quando se deflagrou a crise la.Nesse ponto creio que aja de nossa parte talvez um desinteresse com eles no campo aeroespacial.
        Quase não se fala mas os Russos nos assessoram e participam conosco em nosso pragrama aeroespacial desde o acidente de Alcantara.Isso não é e nunca foiu comentado e agora temos uma participação de assessoria e colaboração com eles ainda maior e esta rolando entendimento com eles tambem em alto nivel de governos justamente no programa aeroespacial e satelites na area militar inclusive.
        Snowden foi uma mãe para o Brasil meu caro.

  4. Bem, parece que ta explicado porque o nosso será ,mais caro, mas… sinceramente existem outros sistemas de defesa aérea da Russia melhores que esse. Ok, ok, para defesa de pontos estratégicos são bons, mas existem sistemas melhores.
    Se ao menos a compra fosse do Pantsir e do S-350…

    • Carl o sonho do EB sempre foi o Tor.
      Vemos o quanto ´complicada essa negociação do Pantsir e voces acham que não tratamos com eles outras coisas ? laro que sim.
      Ao longo de todo esse tempo vemos na blogosfera de defesa e midia do genero apenas desdem e criticas,mas o Brasil vem fazendo avaliações e entendimentos no mais alto nivel.
      Nada de nada tem vazado para a midia pigueira nem para as fontes entreguistas e seus agentes bostéricos vendidos.
      Nem mesmo a escolha do NG que ja estava escolhido desde 2012 todo esse bando de desmerecedores foram capazes de detectarem a movimentção militar e industrial relativa.
      O serviço segreto Yankee ja sabia que tinham dançado no FX2 e o governo Americano usou das pressões na negociação do Tucano e a tentativa de com a EMBRAER se associando a Boeing de reverterem tudo.
      Rolou muitas coisas por traz disso tudo envolvendo ate o comando da FAB e o MB lembram ?
      O Brasil pela primeira vez não foi capaxo e abriu mão de por enquanto não termos um programa de caça 5.0 totalmente nacional com os Russos para escolhermos aquele que sempre foi o melhor pacote inclusive contrariando especialistas que visavam unicamente performanca,autonomia e comprovação de uso.
      O Gripen NG mesmo com menor porte e autonomia por sua multiplicidade de configurações e emprego é mesmo o melhor caça a ser aplicado dentro de nossa assimetria de ação e padronização de emprego.
      Como garantir aos caras que nós usando um caça Ocidental de ultima geração não repassariamos a Ocidentais possiveis brechas e vulneralidades em sistemas Russos ?
      Embora não tratemos desses assuntos em nossos debates eles fazem parte de todo o leque contido nessas negociações de alto nivel.

  5. “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.”

    “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

    Nelson Rodrigues.

    Numa única geração a China se transformou de um país em grande parte agrário numa potência de fabricação e comércio global…. A economia da China é 20 vezes maior do que era há duas décadas e está a caminho de superar os Estados Unidos tornando-se a maior do mundo….

    Mas talvez o mais surpreendente foi o ambicioso crescimento militar e cada vez mais poderoso da China…A questão é por que o Brasil não dispõe de tecnologia espacial, nuclear e técnica e se gaba de ser a sexta ou sétima economia do mundo…. A Coreia do Sul bem menor que o Brasil inunda o mundo com automóveis, televisores e celulares de alta qualidade….

    Nós só compramos e pagamos….e ainda tem gente alienada aqui neste pais que defenda isso….o clientelismo…que o brazil se limite/conforme em ser uma republiqueta de bananas capacha e subserviente de nações parasitas que não possuem nenhum outro interesse a não ser nos explorar e nos manter na correia…na sua influencia ou domínio…

    O PIB do Brasil é cinco vezes maior que da Suécia e 35% maior que da Rússia….infelizmente a solução para o problemas deste pais não esta em mim…nos senhores ou em algum governo…porque como eu insisto em dizer aqui…o problema deste pais é a cultura e a mentalidade da maioria do povo deste pais…Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…..

    o pior de tudo é ver vira latas latindo pelos interesses dos outros..alinhados a interesses alienígenas em detrimento de nossa Pátria…enquanto estes estão se lixando para nós…não sabem nem qual é a capital deste pais e nem querem saber…..não sabem nem que existimos e nos veem/tratam como inferiores em todos os aspectos…enquanto os outros povos lutam pelo o melhor para eles…pelos seus interesses aqui se faz exatamente o contrario…..ai eu pergunto..um povo desse tem futuro?!….claro que não….um povo que abertamente despreza tudo relacionado a sua Identidade e Nação/Pátria….que defende cinicamente a subserviência a nações estrangeiras e aos seus interesses não tem e jamais terá algum futuro…pois é um povo que não se valoriza e se respeita…que não se da ao respeito algum…

    este tipo de mentalidade só tem uma explicação..só pode ser explicado pelo o analfabetismo moral, ético e religioso…por isso sempre existem corruptos na nossa política..entre os brazileiros a maioria é desprovida mesmo de caráter…nossos políticos são nada mais do que o reflexo do caráter e integridade da maioria do povo deste pais…A Corrupção não é um privilegio de políticos…. Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

    não devemos nos alinhar a nada e a ninguém e sim apenas a nossa pátria e aos nossos interesses/melhor para nós…..eu me lixo para estas nações, blocos e ideologias pois esta gente só esta preocupada com seus interesses….com o melhor para elas…não existe mocinho ou bandido algum…todos são abutres….mal intencionados que visam apenas se fazerem escusamente…

    estão se lixando para nós e qualquer outra coisa….que se danem as vitimas e danos colaterais….que se danem os civis da Síria, Ucrânia ou povo de qualquer outra republiqueta….mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade….a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo….em todos os sentidos…..termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para o povo deste pais….

    • Politica e religião meu caro privam e limitam o homem.

      Robert Green Ingersoll pensador Americano dizia :

      “Eu não vou atacar sua doutrina sua crença,com tanto que elas não mexam com a minha liberdade”.

      “Se elas acharem que pensar pode ser perigoso.
      Se elas acharem que questionar é um crime.
      Então eu atacarei elas,uma a uma.
      Porque elas escravizam as mentes dos homens”.

      • Então no teu entendimento politica é coisa de pobre né hmmm e a isso se explica a pratica de bolsismos não é mesmo e o mesmo tambem se aplica a maioria pobre desesperada sem perspectivas de recorrerem a encantadores de multidões dos templos e cairem no estelionato coletivo induzido.

  6. Agora vão dizer que não se deve fazer negócios com os russos por se estes são bandidos, sua tecnologia e equipamentos não presta, o Brasil estaria se alinhando com a escória do mundo. A mesma ladainha de sempre.

    • Que eu me lembre era o Radar que ia ser da Bradar e imagino que boa parte da eletrônica, com integração dos Russos. Talvez a carroceria seja produzida por aqui, pois pelo que me lembro iam usar carroceria da MAN igual aos Sauditas.

      • Bradar agora é uma subsidiária da EMBRAER amigo! Então acho que a coisa meio que azedou! Ademais, a empresa agora assinou um contrato com a BAe Systems para nacionalizar o Artisan 3D, e poderia em tese sofrer retaliação da empresa britânica caso se associe com os russos.

  7. Não sei como tem gente que gosta de imputar erros catastróficos de gestão do governo como se isso fosse um erro do Brasil como nação.

    Vamos dar responsabilidade a quem deve e não jogar para a nação brasileira as cagadas governamentais, ou será que na verdade está querendo proteger o governo fingindo que tá falando mal.(?)

    Compra quem não conhece ou não enxergou.

Comentários não permitidos.