Porta-aviões francês Charles de Gaulle foi mobilizado para o Golfo Pérsico

Com a mobilização do Charles de Gaulle para o Golfo Pérsico, mais 21 caças-bombardeiros franceses passarão a operar contra os jihadistas no Iraque. Há cinco meses, o país apoia a aliança liderada pelos EUA.

O porta-aviões francês Charles de Gaulle foi mobilizado para o Golfo Pérsico, como parte dos esforços de Paris contra o grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI), segundo anunciaram fontes do Ministério da Defesa, nesta segunda-feira (23/02).

Desde meados de setembro de 2014, a França tem fornecido apoio aéreo às operações no Iraque da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra a organização terrorista. Ela mantém seis caças Mirage operando a partir da Jordânia, assim como outros aviões com base nos Emirados Árabes Unidos.

Com a mobilização do porta-aviões, outros 21 caças-bombardeiros tomarão parte nas ofensivas aéreas visando reforçar os combatentes curdos peshmerga em sua tentativa de expulsar do norte do Iraque os milicianos do EI. O Charles de Gaulle foi escoltado por uma fragata antissubmarina britânica, uma embarcação de abastecimento de combustível e um submarino de ataque adicional.

A França foi um dos primeiros países a integrar a aliança militar liderada pelos EUA contra o EI. Em retaliação, um grupo argelino associado aos terroristas decapitou no fim de setembro último o francês Hervé Groudel. Assim como outros membros da coalizão, o país também enfrenta o desafio de impedir a radicalização de cidadãos franceses pelos jihadistas.

AV/afp/rtr/dpa

Fonte: DW.DE

3 Comentários

  1. Esses caras são uns ridiculos, com esses joguinhos de faz de contas. Faz de conta que não sabem quem organizou esses facinoras, faz de conta que não sabem que financiou esses facinoras, faz de conta que não sabem quem ajuda esses facinoras. Oh! Inteligencia burra, será? Ou será inteligencia maquiavelica?

    • “Islamic State” no Domo Da Rocha? Nem a pau Juvenal! O IS e ISrael são carne e unha.

      O que o IS quer mesmo é tomar Meca e Medina…

1 Trackback / Pingback

  1. Porta-aviões francês Charles de Gaulle foi mobilizado para o Golfo Pérsico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.