Fidel Castro diz não confiar nos EUA

Em carta enviada a estudantes, ex-líder cubano afirma que não acredita na política de Washington, mas não rejeita solução pacífica para conflitos. “Sempre vamos defender a cooperação e a amizade com todos os povos.”

Em meio a rumores sobre seu real estado de saúde, o ex-líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, quebrou o silêncio e se pronunciou pela primeira vez sobre a decisão de Cuba de restaurar os laços diplomáticos com os Estados Unidos, numa carta divulgada nesta segunda-feira (26/01).

“Não confio na política dos Estados Unidos nem troquei qualquer palavra com eles, mas isso não significa uma rejeição de uma solução pacífica para os conflitos ou perigos de guerra”, afirmou Castro na carta enviada para um grupo de estudantes da Universidade de Havana e lida na televisão estatal.

A mensagem foi enviada poucos dias após o fim da primeira rodada de negociações para estabelecer as bases para a reaproximação diplomática entre os dois países, anunciada no último dia 17 de dezembro.

Na carta, apesar de expor sua desconfiança, Castro apoiou a medida histórica de seu sucessor na Presidência, o irmão Raul Castro. “O presidente de Cuba deu passos pertinentes de acordo com suas prerrogativas e poderes que lhe concedem a Assembleia Nacional e o Partido Comunista de Cuba”, escreveu.

“Sempre vamos defender a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo, incluindo nossos adversários políticos”, afirmou o ex-líder cubano. “Qualquer solução pacífica e negociada para os problemas entre os Estados Unidos e os povos, ou qualquer povo da América Latina, que não implique o uso da força deverá ser tratada de acordo com os princípios e normas internacionais.”

Na carta, Castro também escreveu sobre os tempos em que ingressou na Universidade de Havana, há 70 anos, e lembrou a influência que Karl Marx e Lênin exerceram sobre ele. A mensagem do ex-presidente foi lida numa cerimônia realizada na Aula Magna da instituição.

Castro não aparece em público há mais de um ano. Depois de quase três meses de silêncio e com a crescente onda de boatos de que estaria morto, há duas semanas o ex-líder cubano enviou uma carta ao jogador de futebol Diego Maradona. A mensagem foi lida na rede de televisão estatal da Venezuela.

_____________________________________

EUA E CUBA: CRÔNICA DA RIVALIDADE

Bordel dos EUA

Antes da revolução, Cuba era, para muitos americanos, sinônimo de jogos de azar, casas noturnas e outros tipos de entretenimento – como um jantar no Havana Yacht Club (foto). “Cuba era o bordel dos EUA”, definiu mais tarde o cientista político americano Karl E. Meyer. Para a população, a ditadura de Fulgencio Batista, no entanto, significava principalmente estagnação, desemprego e pobreza.

Fonte: DW.DE

15 Comentários

  1. Bem vindo ao clube meu comandante … afinal estamos diante do maior império terrorista que a história contemporânea já registrou . 😉
    .
    O império dos anglo-saxões entrou em contagem regressiva, o ionevitável … vai para implodir , vai deixar muita viúvas em prantos …. 😀

    • Fala mal dos comentaristas e do Plano Brazil mas está sempre aqui né Troll agente Status Quo:

      “Será mesmo que os russos vão ignorar a resolução 1929 que eles mesmos ajudaram a aprovar? Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos. De toda forma essa “venda”de 20 Su-50 não me parece nem um pouco plausível. Se fosse para infernizar a vida dos EUA e de Israel, e também faturar uns trocados, seria mais negócio agora vender alguns Su-30 e Su-35, que poderiam ser fornecidos logo.

      Ps: Não sei se os amigos notaram mas o Planobrazil saiu do ar. Preparem-se pois pode haver aqui uma invasão de Trolls que agora estão à deriva.”

      http://www.cavok.com.br/blog/?p=83483

      Mas ficamos felizes por incomodar pessoas como vc! 😀

      • “Mas ficamos felizes por incomodar pessoas como vc! :D’

        Enquanto nós procuramos pessoas inteligentes que possam nos ensinar alguma coisa e construir um debate interessante, produtivo onde se aprenda alguma coisa.

        Sua vida deve ter muita graça para passar o dia na internet tentando “incomodar pessoas como vc!” com briguinhas idiotas e tendo que engolir uma má notícia todos os dias.

        A última deve ser a Índia se aproximando dos EUA e irritando a Rússia.

        Ou o minstro russo assumindo que a recessão foi causada por erro deles mesmos.

        Ou a presidente da Petrobras dizendo que vai subir o preço da gasolina para compensar os prejuízos com a corrupção.

        Já tem boatos de coca-cola e mc donalds em cuba, se cuide.

        Pelo menos tem um sonho bom com a estação espacial dos BRICS, pena que, por enquanto, é tão válido como os Sukhoi para a Venezuela.

        Por que não gasta seu tempo livre para namorar ou aprender alguma coisa?
        Vida social nada, né?

        Não é a mim ou o Tireless que você prejudica e sim o PB que não está nem um pouco interessado nesses ataques sem argumentos.

        Você muito fácil warpth.

        (-5% “economia em expansão”)

      • O que dizer amigo Deagol? Você rasgou o trollzinho no meio! Depois dessa ele vai ficar um mês sem sentar direito…rs!

      • hoje a Alemanha esta ajoelhada com um governo fantoche da bund@ incomivel da angela merreca apenas uma ferramenta de comando dos sionistas no governo alemão pois militarmente estão de joelhos e controlados por militares americanos e suas bases na alemanha

        e aqui no plano brasil o alemão com dna poodle europeu ,também virou um defensor do sionista rsrsrs

        ridículo como sempre !!!

    • E você confia na rússia, o país mais mentiroso e corrupto da Europa?
      Todo mundo dispensou a Rússia, só você que não.

      • Apenas uma mostra amigo Deagol. No Ranking da Transparência Internacional, onde a Noruega ocupa o 1º lugar como o país menos corrupto do mundo, os EUA estão em 19º e a Rússia amarga um vergonhoso 125º lugar…

  2. o fidel fala que não confia nos estados unidos

    agora conta uma novidade !!

    mas ,como sempre quando os estados unidos e cuba trocaram prisioneiros a um mês atrás , teve uns desavisados que pensaram que cuba estava deixando o modelo socialista para se jogar nos colos dos estados unidos

    isso demostra que esses puxa sacos de yankes não entendem nada não apenas de politica mas de relações humanas ,pois são 50 anos se evitando e com uma crise de misses nucleares no meio

    então viva cuba !!!!

Comentários não permitidos.