Em um documento elaborado pela comissão militar e industrial da Rússia, especialistas recomendam elaborar as possibilidades de um projeto tripulado internacional com os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), “como parte de uma estratégia comum de criar alianças tecnológicas”.
“Podemos começar este trabalho agora e incluir o tema na agenda da cúpula dos Brics em Ufa”, lê-se no documento.
A delegação russa deve fazer a proposta diretamente para Índia e China, que já vêm desenvolvendo ativamente seus próprios programas espaciais tripulados.
Entre as áreas com perspectiva de futuras pesquisas conjuntas estão os foguetes modulares que usam metano como combustível e a criação de um veículo aeroespacial, que poderia ser usado no futuro para construir um caça ou bombardeiro de sexta geração.
Publicado originalmente pela agência de notícias Tass
Devemos lembrar que nesse grupo existe três potência ( Índia, Rússia e a China ) em matéria de tecnologia espacial e a maior de todas é a Rússia, até os EUA necessitam da Rússia para subir ao Céu .. 😉
.
O Brasil e a África do Sul,são só para encher a linguiça … rsrsr
.
Aliás uma associação militar entre a Rússia e a China que já existe, poderá nesse projeto criar novos vetores espaciais que possam dificultar os meios de comunicações via satélite dos EUA, fazer do sistema de satélites do GPS só pequeninas lembranças fragmentadas flutuando no espaço 😉
.
Dinheiro, tecnologia e coragem eles tem e muuuuito ! …. 😀
.
Parece que a “guerra nas estrelas” ,tão propagandeado pelos filme de holiwoodes; para os americanos, irá chegar mais cedo que eles imaginam … rsrsr
Mais uma dos BRICS
.
.
***************
.
BRICS vão discutir em março criação de agência de classificação de risco própria, diz diplomata brasileiro.
.
(…) Iniciativa, que complementa criação do Banco dos Brics, é contraponto a agências de rating ocidentais, cuja atuação sempre foi criticada pelo bloco.
.
Desde o surgimento da crise financeira norte-americana em 2008, os Brics reivindicam uma maior transparência das agências classificadoras de risco, criticadas por ter supostamente manipulado dados para esconder o estado real dos investimentos frágeis originados nas potências ocidentais. (…)
.
(*) fonte: [ operamundi.uol.com.br ]
.
**************
.
E tem aqueles que acham que a Rússia e a China são principiantes e que os BRICS nas mãos deles não tem peso geo-estratégico( considerando a irrelevância do Brasil e da África do Sul no contesto mundial.
Se você insiste em falar dos BRICS, então poderia nos explicar a grande parceria estratégica entre India e EUA.
Que eu os russos ficaram P da vida, pois os americanos tem mais a oferecer.
A india sabe que se depender da Rússia será ultrapassada tecnoloógicamente pela China, por isso ela quer diversificar fornecedores.
Existe a possibilidade até dos americanos ajudarem na construção de ums classe de porta aviões indianos no lugar dos “aliados” russos.
http://www.defesaaereanaval.com.br/obama-avanca-na-cooperacao-industrial-militar-da-india/
Os Russos ficaram P mesmo?? Tá escrito isso?
Põe ai o link… ah é! É trolagem sua. Tá certo… rsrsrs!
Quem tá P. aqui é vc pelo Helvécio estar de volta e claro, pela OTANzinha não estar fazendo nada na Ucrânia por puro medo do Urso.
Bem vindo a 2015.
Bota uma coisa na tua cabeça Poodlezinha da Tirolesa.
Os Indianos recebem a todos com sorrisos e tapinhas nas costas.
Eles tem pacto reciproco de defesa com a Russia ou seja declarar guerra a um é declarar guerra ao outro.
Não viaja na maionese porque sorrisos tapinhas e gentilezas jamais transformarão a India em capaxa Americana.
kkkkkk
“Parece que a “guerra nas estrelas” ,tão propagandeado pelos filme de holiwoodes; para os americanos, irá chegar mais cedo que eles imaginam
Não, não parece. Parece a tentaiva dos russo criarem um grupinho antimaericano e atrair o Brasil.
Mas pelo jeito a China já tem a EstaçãoEspacial dela.
Por enquanto isso é só um boato igual aquele de que iam vender S-35 para a Argentina.
Espere a propaganda de esquerda se confirmar.
“Parece a tentaiva dos russo criarem um grupinho antimaericano e atrair o Brasil.”
Não tem tentativa de grupinho antiamericano coisíssima nenhuma não, Troll. Negócios são negócios, simples assim. Ninguém é obrigado a colocar EUA em qlq que seja o grupo a ser criado.
Espero que o Brasil considere seriamente esta proposta se ela surgir. Torço para que não fique imobilizado por seu temor de ofender os que se dizem donos desse quintal.
É frustante ver o BRASIL,com tantas potencialidade, esta a margem de um projeto dessa magnitude,porque ao longo de suas história nunca houve um investimento real na educação e no bem estar do povo brasileiro !
Temos um dos programas espaciais mais antigos do mundo,que esta a ”anos luz” de muitos que começaram bem mais tarde,e tudo isso graça a corrupção que pouco a pouco esta levando o país a idade da pedra novamente !
E como se não bastasse gastamos os poucos recursos mandando um homem passear e ”plantar feijão” no espaço, homem esse que tão logo ganhou os holofotes,se desligou do programa espacial brasileiro !
Essa nova empreitada dos Brics, pode ser também uma nova oportunidade para o BRASIL, apesar das inúmeras mancadas já citadas,agora é esperar e torce para que percebam isso e que tenham coragem de mudar !
Ótimo comentário. No entanto, sou muito menos otimista. Brasil já firmou acordos tecnológicos muito menos dispendiosos e nunca honrou seus compromissos.
Isso me parece um claro gesto de desespero de Moscou. Não existe vontade em ampliar parcerias tecnológicas (até porque Moscou está muito à frente dos demais).
Putin quer com isso duas coisas: Grana e irritar Washington, duvido que consiga qualquer uma das duas…
Cai mais uma farsa nessa guerra civil Ucraniana que cidadãos legalistas travam contra os Ucranazi paus mandados do ocidente Yanke.
http://lifenews.ru/news/149116
É bom lembrar que o Brasil só esta nesta cituação da area espacial,e outras areas não somente ao pouco caso que nosso governo da ao asunto mas tambem a embargos e sabotagens acredito que mais as sabotagens e embargos pois nossos militares com todas estas sacanagens que enfrentam ainda assim surpreendem exemplo o caso do enriquecimento do uranio,E SE O BRASIL CONSEGUIR MANUFATURAR O NIOBIO E SÓ VENDELO DESTA FORMA A HISTORIA MUDA DA AGUA PARA O VINHO ESPERO QUE TENHÃO ME ENTENDIDO TEMOS DOIS CAMINHOS UMA ESTRADA BEM PAVIMENTADA BEM SINALIZADA E ILUMINADA BASTA PAGAR O PEDAGIO E A OUTRA ESBURACADA SUPER MAL SINALIZADA TOTALMENTE ESCURA E QUE LEVANOS A PERAIS SEM PONTE E AMBAS AS ESTRADAS COM TOTAL CONHECIMENTO SOMENTE NÓS PODEMOS ESCOLHER O CAMINHO E NÃO DELEGARMOS TAL ESCOLHA A ESTRANGEIROS E COM TÃO CLARA ESCOLHA SE NOSSOS LIDERES POLITICOS ESCOLHEREM O CAMINHO ERRADO DEVEMOS COBRAR DELES SUAS VIDAS E DE SEUS ALIADOS E PARENTES.
Pessoal,
Fica a dúvida:
Estariam indianos e chineses, dois países com pendengas históricas e que ainda não foram propriamente resolvidas, dispostos a cooperar em um esforço que poderia render conhecimentos de uso dual?
Que os russos podem propor isso, eles podem… A questão é se todo mundo vai concordar trabalhar debaixo do mesmo teto.
Outro ponto é que a China já possui um programa robusto nesse ramo, na forma da estação espacial Tiangong 1, e com a Tiangong 2 a caminho… Assim sendo, fica a questão se haveria mesmo algum interesse chinês…
Essa é a questão _RR_
A influencia da Russia na India e a Chinesa no Paquistão pode juntar essas quatro potencias atomicas.
Se fossemos olharmos por historicas rusgas jamais passaria por nossas cabeças Russia,India e China juntas nos BRICS e diplomaticamente.
Este novo seculo é de paises com comuns interesses e não mais de vizinhos que se movem so para impressionar o outro lado.
Multiplicidade,multipolaridade,palavras que levaram muito tempo para começarem a serem compreendidas onde imperava o individualismo e o egoismo.
Materias,energeticos,essenciais e generos estão em suas maiorias em poder de pobres e emergentes.
Quando Russia e China aceitaram as bandeiras da multiplicidade e multipolaridade começou uma nova era.
Quando do atentado em Paris Willian Waak ATOR porque pra mim não é um apresentador e sim um ator mal intencionado e manipulador declarou : “A multipolaridade é inconcebivel.O mundo deve continuar bi-polar”.
O que vemos hoje são paises com diferentes ideologias,sistemas,religiões,costumes,se aproximando em interesses comuns pois ajuntamento proporciona crescimento,solidez.
Aquele mundo dos Arcanjos bonzinhos que elegiam alguns como demonios e jogava tudo o mais contra esta acordando para a realidade.
Os metodos são os mesmos,criam monstros ou simplesmente permitem que monstros ajam para depois conclamrem o mundo as suas cruzadas humanitarias em nome da “liberdade” e da democracia que não existe e nunca existiu.
Para a China o que vier da Russia é bem vindo meu caro.Eles tem desenvolvimento mas sempre lhes faltam o essencial.
Em toda essa conjuctura geopolitica atual que mais vai ganhar com tudo isso é justamente a China que os EUA deveriam terem escolhido para cutucarem e acharam mais facil cutucarem a Russia.
Olha, talvez essa seja uma das áreas que mais vejo futuro nessa aliança. Hoje a Russia desponta como dominadora no setor, e dona de expertise em todos os aspectos, China e India tem conseguido avanços significativos, o que lhes dá a chance de trabalhem com certo grau de igualdade, e dadas as perspectivas futuras de telecomunicações, exploração espacial entre outras coisas, vejo muita prosperidade para este grupo, e não preciso dizer que os EUA e UE vão ter que suar muito, mas muito mesmo a camisa pra superar algumas dependências em relação a Russia…enquanto isso kd o Brasil na lista? rsrsrs, lugar de índio é na floresta e não no espaço, talvez essa seja a prerrogativa.
Mais uma oportunidade imperdível que podemos perder! O Brasil seria perfeito no sentido de ponto de lançamento! Geograficamente estamos muito bem localizados!
Mas… quem vai confiar num país com políticos como os nossos!?? Nem os Russos!
E quem garante meu caro que os caras donos das tecnologias abririam mãos de seus centros para usarem o nosso.
A Russia possui um centro geograficamente perfeito no Casaquistão.
A Russia quer tocar melhor seu programa aeroespacial mas o momento global é de redução de gastos.
Nem China,nem India e muito menos Brasil e Africa do Sul desejam gastarem os tubos no momento.
Pode ate ser que encontrem formas mais adequadas mas entrar de cabeça nisso agora eu duvido.
Entrariamos com o dinheiro e quando estiver pronto veriamos um Severino em orbita.