Ucrânia: Rebeldes rejeitam cessar-fogo e falam em ampliar domínio na região

“Vamos avançar até a fronteira da província de Donetsk”, garantiu o líder rebelde Alexander Zakharchenko (c)

Depois de expulsar tropas do governo do aeroporto de Donetsk, separatistas falam em ampliar domínio na região. Ucrânia acusa Rússia de enviar soldados e armamento.

O líder dos separatistas em Donetsk, Alexander Zakharchenko, afastou nesta sexta-feira (23/01) a possibilidade de iniciativas de paz por parte dos rebeldes e advertiu que suas forças preparam uma ofensiva para ampliar o seu domínio.

“Nosso lado deixará de tentar novas conversações sobre tréguas. Não haverá mais cessar-fogo. Vamos avançar até a fronteira da província de Donetsk”, disse o líder rebelde, citado por agências de notícias russas.

A Otan também declarou que tem indícios de que uma grande ofensiva rebelde está para acontecer, dada a quantidade de armamento pesado que está sendo deslocada a partir da Rússia.

Esta semana, o governo em Kiev denunciou que tropas e armamento russo cruzaram a fronteira com a Ucrânia, o que permitiu aos rebeldes separatistas expulsar as tropas ucranianas para fora do aeroporto de Donetsk, que estava sob disputa.

“Grupos terroristas russos violaram todos os acordos anteriores de cessar-fogo e estão assumindo suas operações ativas ofensivas”, disse o chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Olexandr Turtchinov, durante uma reunião do governo, nesta sexta-feira. “Estamos falando de unidades ativas das Forças Armadas russas”, acrescentou.

Os combates entre o governo de Kiev e os rebeldes pró-Rússia se intensificaram nos últimos dias no leste ucraniano. Os rebeldes passaram a dominar mais território do que havia sido acertado num cessar-fogo assinado em setembro, em Minsk, em Belarus.

UE ameaça com novas medidas

O ministro do Exterior da Letônia, Edgars Rinkevics, que tem um papel de liderança na diplomacia da União Europeia (UE), afirmou nesta sexta que a nova onda de violência no leste ucraniano está prejudicando o acordo de cessar-fogo com a Rússia e advertiu que a UE pode tomar novas medidas para penalizar Moscou.

“Se a Rússia não implementar ou não concorda em implementar esses acordos, teremos que verificar, em nível de União Europeia, que tipos de pressão adicional podemos aplicar”, disse Rinkevics.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou o governo em Kiev de ter lançado uma ofensiva “criminosa” contra os separatistas, culpando-o pelo recente acirramento do conflito no leste do país e pelas dezenas de mortes. Além disso, Putin ressaltou que a Ucrânia ainda não respondeu a uma proposta enviada por ele ao presidente ucraniano, Petro Poroshenko, de retirar as armas pesadas da linha de demarcação estabelecida em setembro.

Segundo estimativa das Nações Unidas, desde o início do conflito, em abril de 2014, mais de 5 mil pessoas morreram e aproximadamente 11 mil foram feridas. A ONU, no entanto, teme que estes números possam ser ainda maiores. Somente nos últimos nove dias, 262 pessoas perderam a vida devido aos combates entre soldados do governo e separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Fonte: DW.DE

 

20 Comentários

  1. Kiev rompe o cessar-fogo e agora que leva a pior, um membro da OTAN fala em penalizar Moscou? São mesmo uns fanfarrões.

  2. Bem feito, eles querem dobrar a soberania russa e deixá-la a mercê do Ocidente, a Russia por diversas vezes procura implementar acordos de paz e de conversação entre as partes, mas infelizmente essa jogatina continua, então que paguem por isso, que sejam humilhados com a resposta da RPD, e que a Ucrania aprenda o que é ficar de quatro pros EUA e trair alianças.

    • toda aquela esculhambação na ucrania foi esquematizada/fabricada por eles para disseminarem a instabilidade e trazer países do leste europeu para a otan e finalmente instalem suas bases e escudos anti misseis contra a Rússia…o objetivo é minar os Brics….

  3. quem financia e aparelha regimes fascistas e neo nazistas como os que tomaram o poder na Ucrânia por um golpe de estado encomendado são os eua…a maioria lá não apoia aquele golpe e seus golpistas…não é toa que os militares de lá estão tudo desertando e passando para o lado da Rússia..quem é que vai aceitar no poder fascistas de extrema direita…neonazistas teleguiados de países estrangeiros?!…

    • Maquina…

      “…regimes fascistas e neo nazistas como os que tomaram o poder na Ucrânia…” “…a maioria lá não apoia aquele golpe e seus golpistas…”

      http://imguol.com/c/noticias/2013/12/01/01dez2013—cerca-de-100-mil-manifestantes-se-reunem-no-centro-de-kiev-na-ucrania-desafiando-o-governo-que-proibiu-protestos-na-praca-da-independencia-populacao-quer-o-ingresso-do-pais-na-uniao-1385905417697_956x500.jpg

      http://www.gazetadopovo.com.br/amazon/s3/ucrania_protestos_antigoverno.jpg?w=620&h=600

      http://portugueseindependentnews.com/wp-content/uploads/2013/11/ucrania_protestos.png

      http://veja3.abrilm.com.br/assets/images/2013/12/195562/protestos-ucrania-20131229-02-size-598.jpg?1388335418

      http://imguol.com/c/noticias/2013/11/28/28nov2013—estudantes-ucranianos-gritam-assine-durante-protesto-na-praca-da-independencia-em-kiev-na-ucrania-nesta-quinta-feira-28-o-comissario-europeu-para-a-ampliacao-da-politica-de-vizinhanca-1385671693270_956x500.jpg

      http://imguol.com/c/noticias/2013/12/15/15dez2013—protestos-pro-europa-na-ucrania-reunem-mais-de-200-mil-pessoas-na-praca-da-independencia-em-kiev-viktor-yanukovych-e-lideres-opositores-se-reuniram-para-discutir-uma-proposta-publica-para-1387110526316_956x500.jpg

      http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/ucranianos-atiram-parlamentar-aliado-de-ex-presidente-no-lixo

      Queira desculpar, mas não vi suástica alguma, amigo… Salvo engano, um quarto das baixas do Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial eram de ucranianos ( bons soldados; bem disciplinados ). Creio ser difícil que um povo que preze tanto suas tradições e história se alinhem a ideais como os representados pelo nazi-fascismo…

      http://ucraniaonline.blogspot.com.br/2010/05/ucrania-ii-guerra-mundial-apenas.html

      Mobilizações de massa como essa não seriam possíveis sem amplo apoio popular. O que o povo ucraniano deseja é ser reconhecido como o povo independente que é. Simples assim…

      “não é toa que os militares de lá estão tudo desertando e passando para o lado da Rússia…”

      http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/ucrania-mobiliza-50-mil-homens-combates-prosseguem-no-leste

      Um povo de desertores não mobiliza forças dessa magnitude…

      • _RR_,
        noto que você está mal informado sobre a história e atual situação na Ucrânia, o quê, pelas fontes que você cita , não é de se admirar…

        E por conta desta sua desinformação, comete injustiças como confundir os bravos russos/ucranianos que lutaram contra os nazistas, com os atuais movimentos nazi-fascistas, descendentes diretos do ucraniano Stepan Banderas.

        Banderas foi membro das SS nazistas e organizou tropas “nazistas ucranianas” em plena 2ª guerra mundial, que lutaram ao lado dos alemães…Contra os ucranianos e russos que combatiam as tropas de ocupação nazistas…

        Sob a liderança militante de Stepan Bandera na Segunda Guerra Mundial, os ultranacionalistas ucranianos organizaram as divisões Waffen SS galego, Nichtengall, e Roland, que colaboraram com os nazistas e foram responsáveis ​​pelo genocídio de mais de 500.000 pessoas.

        O atual “Setor direita” é um amplo movimento ucraniano que cultua abertamente o nazista Stepan Bandera, como o seu “lider fundador” e guia ideológico…

        O “Setor direito” que hoje possui cerca de 50 batalhões organizados (25 mil homens) é apoiado pelo EUA atualmente e desde longa data, pois a CIA já tinha entrado em contato com Banderas antes de sua morte (provavelmente executado pela KGB) em 1959 e deste então, as conexões com os seguidores e continuadores de Banderas, foram mantidas por Washington… Estas mesmas forças do ultra nacionalismo nazi/ucraniano, descendentes de Stepan Banderas, foram mobilizadas pelos estadunidenses no movimento Maidan, que resultou no golpe de estado que derrubou o então presidente em exercício e democraticamente eleito, Yanukóvich.

        Há! vocẽ selecionou só “imagens fofinhas” para postar aqui , más basta fazer uma pesquisa por imagens com algo como “nazis ucrayne”, para ver o que surge…

      • Alvez,

        Primeiramente, quero dizer que respeito a posição do colega. Mas creio que não sou eu que está cometendo uma injustiça ou esteja desinformado…

        Movimentos pró Alemanha surgiram em praticamente todos os países ocupados; e mesmo em outros países… E esses movimentos pró-Alemanha tinham propósitos diversos… A Legião Indiana, por exemplo, lutava pela independência da Índia, e hoje essa força é reconhecida como uma forte influência em relação a independência indiana.

        No caso específico da Ucrânia, o maior movimento nacionalista era, de longe, o Exército Insurgente da Ucrânia, que chegou a reunir mais de 100000 combatentes, que lutaram tanto contra a ocupação nazista quanto contra os soviéticos. Ele começou infiltrando agentes nas próprias forças alemãs, no intuito de se apoderar de suprimentos e armas. Esse movimento foi de fato iniciado por Stepan Banderas, e, salvo melhor juízo, chegou a fazer acordos com os dois lados…

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_Insurreto_Ucraniano

        Aliás, Stepan Banderas é um personagem curioso. No inicio, ele realmente adotou a linha colaboracionista, participando ativamente de políticas nazis, mas rompeu com os alemães quando os mesmos se recusaram a dar suporte a independência da Ucrânia. Terminou preso pelos próprios e jogado num campo de concentração até o fim do conflito…

        E seja como for, mesmo notórios heróis, como Petain ( França ) seguiram a linha do colaboracionismo… E nem por isso seus povos se tornaram nazistas.

        Por tanto, confundir um movimento de massa como o da Ucrânia com um imbróglio neo-nazi é, queira desculpar, algo ingênuo… Basta estudar a história do povo ucraniano para se entender que esse povo sempre foi distinto em relação ao russo e ao bielorrusso ( com quem compartilham origens ). Movimentos pela independência e alto afirmação do povo desse país sempre foram uma constante latente.

        No mais, basta observar a divisão étnica da Ucrânia para se entender a situação atual.

        http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ukraine_census_2001_Ukrainians.svg

      • _RR_,

        não se trata aqui do “povo da Ucrânia”, que vc está generalizando de forma superficial…

        Se trata das forças e movimentos organizados que procuram dominio sobre este “povo”.

        E estas forças do “Setor Direito” a que me referi no comentário acima , adotam, sem sombra de dúvidas…O ideário de um nacionalismo racista e portanto nazista do seu ideólogo nazi/ucraniano Stepan Banderas.

        O único diferencial em relação ao nazismo alemão é que neste caso o seu racismo, em vez de aos judeus, é dirigido contra os cidadães ucranianos de origem russa, contra a sua cultura, idioma,etc…

        Cidadães de origem russa, que por sinal compõe boa parte do território que em 1991 se convencionou, artificialmente, chamar de ‘Ucrânia independente’… Até então, ao longo de mil anos de história tal país jamais tinha existido…

      • Alvez8O,

        Creio que você parte do princípio de que ucranianos e russos são povos gêmeos ( e assim sendo, deveriam permanecer juntos ). Eles não são… Apesar de terem ancestrais comuns, possuem diferenças claras. Idioma, alguns costumes e outras peculiaridades são provas disso.

        Por tanto, o negócio aqui vai muito além de direita ou esquerda ou qualquer imbróglio partidário… Trata-se da auto afirmação de um povo como um todo, culturalmente diferente e com seu desejo de ser independente, que encontra reflexo no recente movimento popular que permeou a Ucrânia ao longo dos últimos meses ( independente de seu alinhamento político ). A adesão massiva, principalmente no oeste, norte e centro do país ( onde estão concentrados os ucranianos étnicos ), é prova inconteste desse desejo. Assim sendo, o caráter nacionalista de seu movimento é válido…

        É claro que existem outras forças que tentam tirar proveito disso tudo, mas a situação na Ucrânia era algo que já estava encubado faz tempo, encabeçado por eventos históricos…

        A Ucrânia é “descendente” direta do Principado de Kiev. Durante o século XI e XII, esse país chegou a ser uma das maiores potências europeias ( provavelmente a mais poderosa ). Por tanto, pode se dizer que já existia uma Ucrânia a mil anos atrás… Com o tempo, essa terra veio a ser dominada por mongóis, polacos, russos, austriacos e terminou fragmentada, mas seu povo nunca perdeu de fato sua identidade, que foi carregada através das gerações até os nossos dias. Quando do colapso do Império Russo, ressurgiram movimentos nacionalistas que permaneceram latentes durante toda a era soviética ( que culminam em movimentos como o de Stepan, que nada mais era que aliado de conveniência da Alemanha ).

        Enfim, todos esses eventos culminaram no que vemos hoje… Se esse movimento atual será reprimido ou não, isso é outra história. Mas não se pode negar que os ucranianos vem tentando se afirmar desde tempos remotos.

  4. O pior é que a cada sova que leva, o moral fica pior pra eles. Os rebeldes, por outro lado, estão cada vez mais convictos.

    Jamais irão aceitar essa balela. Não depois das atrocidades covardes cometidas por Kiev no conflito algum tempo atrás!

  5. A Ucrânia será cada vez menor, lá dentro do território que restará só terá espaço para nazis e seus parceiros da OTAN.
    A Russia tem diversos motivos para não vai deixar os seus, alem de ser a proteção de suas fronteiras, não permitirão que seus irmãos sejam expropriados e dizimados por vinganças de derrotas passadas, e estão certos.

  6. vou dar um exemplo do que aconteceu na ucrania

    o brasilguaio é atacado por um grupo nazista paraguaio e financiado pelos estados unidos

    os brasiguaios lutam e conseguem vários estados , o brasil pega a parte da itaipu que sempre nos pertenceu

    e ai para os brasilguios não tomarem a capital das mãos de uma minoria nazista Paraguai fazem a trégua

    mas e temporária apenas para chegar financiamento gringo

    os brasiguaio que no começo da guerra fugiram para o brasil volta treinado com uns dois parentes a mais no meio e municiado

    é assim que esta la a russia esta correta . o presidente eleito ucraniano sofreu um golpe e foi colocado uma junta nazifasci em Kiev

    a otan esta provondo um confronto que pode acontecer tudo

    esse papo de unio europeia aleias união de poodles é mentira

    se não tivesse a força do povo ucraniano do leste hoje os estados unidos teriam colocado sua bandeira e jogado a ucraniana no lixo

    e os russos já falaram que não querem uma ucrania dividida ,para bom entendendor meia palavra basta
    significa o mias correto é capitular o governo nazista de Kiev do que dividir a ucrania como quer na verdade os estados unidos

    mas para quem aprendeu a ser um zumbizinho anglo sionista fica difícil perceber a situação

    pois para o zumbi o povo ucraniano estava junto a junta nazista de Kiev e na verdade o povo ucraniano é sim refém de nazifaci financiados pelos tio sam com assessoria da CIA VIDE O CASO DO BOING DERRUBADO por kiev QUE ELES PENSARAM TER ACERTADO O DO PRESIDENTE RUSSO

    • “significa o mias correto é capitular o governo nazista de Kiev do que dividir a ucrania como quer na verdade os estados unidos”

      Completa inversão da realidade. Não faz nem sentido!
      Haja ilusão, se a Rússia não quer divisão da Ucrânia então não deveria anexar territórios dos outros.

      A verdade é que a Ucrânia estava insatisfeita e dispensou a Rússia como todo o leste europeu.

  7. Respondendo ao _RR_ em 26 de janeiro de 2015 at 11:16
    ———————————————-

    O “Rus’ De Kiev” é a origem eslava em comum tanto da atual Rússia, como da Ucrânia, más! importante destacar: Nem Rússia nem Ucrânia existiam então, somente o Rus’ de Kiev…

    Portanto, é incorreto você dizer que:

    “Durante o século XI e XII, esse país chegou a ser uma das maiores potências europeias ( provavelmente a mais poderosa )”

    A sua afirmação não é correta pois não só é um anacronismo (a Ucrânia não existia no séc. XI e XII) como induz em erro, porque dá a entender que os ucranianos antecedem os russos o que, objetivamente, não é verdade.

    Por isto, não se pode dizer que a “Ucrânia” existia à 1.000 anos atrás, nesta época somente existia o “Rus de Kiev”, que em comum com o território atual da Ucrânia tem o território ao redor e ao norte e nordeste de Kiev.

    O “Rus’ de Kiev” é o que justamente prova a origem eslava em comum de Ucrânia e Rússia e que historicamente prova que as populações destes dois países tem uma origem em comum.

    É ÓBVIO, que existem diferenças, que séculos de migrações, invasões,etc…trouxeram…Más mesmo assim, se pode dizer que existem mais diferenças étnicas entre baianos e gaúchos, do que entre russos e ucranianos…

    O Rus’ de Kiev foi o Estado inicial. Não era ucraniano, nem bielorrusso, nem russo. Era, digamos assim, eslavônico.

    A expansão do Ru’s de Kiev e sua subsequente fragmentação deu origem, isso sim, a três povos com laços e origem em comum, más sujeitos a diferentes influências e distintos traços culturais, cada qual com a mesma legitimidade para se considerar herdeiro do Rus’ de Kiev.

    • E só para esclarecer:

      EU NÃO PARTO do “princípio de que ucranianos e russos são povos gêmeos ( e assim sendo, deveriam permanecer juntos )”,

      Porque isto seria uma generalização superficial, que me parece _RR_, é o que você faz ao colocar no mesmo “balaio de gatos”, o Rus’ de Kiev e o atual território da Ucrânia…algo absurdo! 🙂

      Eu parto do princípio que este atual território de uma Ucrânia independente é artificial. E que com o golpe de 2014 (organizado e apoiado pelo EUA), foram alçados ao poder um governo sob forte pressão e influência de grupos ultra nacionalista ucranianos, “bandeiristas”, que rejeitam e discriminam os etnicamente e culturalmente “russos”, com isto, o artificial desenho desta “Ucrânia independente de 1991”, literalmente rachou…

  8. Porém onde está a origem dos motivos (instrumentados e exacerbados pelos mentores dos golpistas em Washington) do conflito atual?

    Justamente no fato de que o atual território da Ucrânia é um desenho artificial, que não reflete o histórico território étnico de ucranianos e russos.

    O atual território ucraniano foi parte, durante cerca de 300 anos, primeiro do Império Russo e depois da URSS
    (poloneses, alemães, húngaros,etc.. também andaram por lá, em partes deste território… ).

    Toda a parte sul e sudeste (de kharkiv até Odessa, passando pela Crimeia…), do que a a partir de 1991, se convencionou chamar ‘Ucrânia independente’, JAMAIS FOI PARTE DO RUS’DE KIEV ou de todas as subsequentes formações territoriais habitadas pelo povo ucraniano.
    E por isto, até hoje a população destes citados territórios é majoritariamente de origem russa…

    Foi somente em torno de 1922, que os bolcheviques com uma canetada, decidiram incorporar a região administrativa, da então, (a mais de dois séculos…) “província russa da Ucrânia”, os territórios do sul que confrontam com Mar Negro e do leste da atual Ucrânia, que até então eram parte de outra província russa/soviética.

    Já a Crimeia, foi somente em 1954 que foi transferida à região administrativa da Ucrânia, parte da então URSS, por mais uma “canetada”, desta vez de Nikita Khrushchov, quando controlava o Partido Comunista da União Soviética, sem consultas aos crimeianos…

    O território da Ucrânia não foi estabelecido/conquistado pelos ucranianos, mas por pessoas de fora, e tomou a atual forma após o final da II Guerra Mundial. É absurdo pensar nele como “originário” ou “tradicional”.

    Isto se aplica também a princípio às duas mais recentes adições territoriais. Áreas do leste da Polônia e da Checoslováquia, que foram, entre guerras, anexadas por Stalin.

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia: Rebeldes rejeitam cessar-fogo e falam em ampliar domínio na região | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.