Lavrov rebate críticas feitas por Obama em discurso oficial

Em discurso do Estado da União, nesta terça-feira (20), Obama declarou que os EUA defendem “o princípio de que nações maiores não podem intimidar as pequenas”, opondo-se ao que ele chamou de agressão russa e apoio à democracia na Ucrânia. A Rússia, segundo o líder americano, se isolou e sua economia está “em frangalhos”.

“Os americanos tomaram o rumo da confrontação e sequer avaliam criticamente os seus próprios passos”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Serguêi Lavrov, em entrevista coletiva.

“O discurso de ontem pelo presidente mostra que no centro da filosofia [dos EUA] está apenas uma coisa: ‘Nós somos o número um e todos têm que respeitar isso’. Isso mostraria então que os Estados Unidos querem igualmente dominar o mundo e não podem ser apenas o primeiro entre iguais.”

A fase atual nas relações da Rússia com o Ocidente irá passar, segundo Lavrov, acrescentando, contudo, que levará algum tempo. “Eu preferiria que todos os países adotassem a filosofia de cooperação, e não de imposição”, continuou o chanceler russo.

As relações entre a Rússia e os Estados Unidos chegaram ao seu nível mais baixo desde o fim da Guerra Fria, sobretudo por causa das diferenças entre Moscou e o Ocidente em torno da crise na Ucrânia.

Publicado originalmente pelo jornal The Moscow Times

Fonte: Gazeta Russa

12 Comentários

  1. “Os americanos tomaram o rumo da confrontação e sequer avaliam criticamente os seus próprios passos”
    ———————————

    Quando se passa a acreditar na própria propaganda, perde-se o senso de auto crítica. E isto é muito perigoso em se tratando de uma potencia como EUA…

  2. Perfeito Lavrov

    Esfregou o dedo médio nas ventas dos trilogiopatas é de quebra ainda acabou com a ilusão do Obama de que os EUA podem destruir a Russia

    Perfeito

    Hipócritas tem que ser tratados assim mesmo

  3. Gostaria de ver o que ocorreria à economia estadunidense se, a partir de um dado momento, o dólar passasse a ser rejeitado como moeda internacional. Acho que seu sistema monetário simplesmente implodiria na insolvência por absoluta falta de lastro. Não podendo mais dividir a conta de seus colossais gastos militares com o resto do mundo, o faraônico aparato bélico desmoronaria. Pode-se dizer, em última análise, que o lastro do dólar não advém do ouro, mas do PLUTÔNIO.

    • Tu nao teras de esperar muito para ver o que acontece. O dolar e todo papel moeda estao morrendo. A queda do preco do ouro foi resultado de manipulacao. E essencial para os EUA manter o preco do ouro baixo em relacao ao dolar, e pregar ad nauseum que o ouro nao e dinheiro, e reliquia, quando na verdsade ouro, seguido da prata, sao o dinheiro universal. Essa alta do dolar nos ultimos dias em relacao as outras moedas e mercadorias basicas como o petroleo, cobre, etc e sinal que este sistema financeiro, estabelecido apos 1971, quando os EUA deu calote no mundo, e abandonou sua obrigacao de converter dolar em ouro, na base de $35 dolar por onca (1 0nca + 30,.. gramas) esta chegando ao fim. Os eventos financeirosquando na Suica, na semana passada. quando o Banco Central Suisso suspendeu a politica de imprimir Franco Suisso para comprar Euro a fim de manter o vaslor de trocas deste, causou tremos no mundo de investidores. Muitos investidores perderam milhoes, senao bilhoes em capital. O Euro esta afundando, como despencando esta o Yen. Esta crise financeira que esta a vespera de estourar, vai forcar os chineses abandoner a politica de manter paridade do Yuam com o dolar e por em andamento, pratica a decisoes ja tomadas faz alguns tempos de colocar o ouro como lastro de sua moeda. Esta decisao posta em pratica enterrara de vez o dolar. Ja neste momento os EUA estao sentindo o problema resultado da morte do pwetgrodolar. O dilemma NORTE AMERICANO DO MOMENTO, e se aumenta a taxa de juro para atrair investimentos estrangeiros, (praticamente so o Japao ainda compra titulos do tesouro norte Americano e dolar) mas tera como consequewncia a implosao no Mercado de derivativos, que apostam na baixa taxa de juro, ou mantem essa baixa taxa de juro e evita a crise no Mercado de derivative. Se fica o bicho come se corre o bicho mata.O fim do dolar como moeda reserve mundial, forcara o governo ianque emitir um novo dolar, mas desvalorizado para uso interno, que resultara de imediato uma inflacao de 30 ou 50%, eisto so para comecar. Quer saber como sera o dolar norte Americano, le historia, e procure se informar da situacao financeira alema em 1923 e le jornais e se infoarme da situacao do dolar de Zimbabwe.

Comentários não permitidos.