Uma nova era começou na US Air Force Weapons School (USAFWS)

Uma nova era começou na US Air Force Weapons School (USAFWS) com a chegada do primeiro Lockheed Martin F-35A Lightning II em 15 de Janeiro último.

Sediada em Fort Worth, Texas, a escola atua de maneira conjunta com outras duas unidades das Usaf (Força Aérea norte-americana), sendo o US Air Force Warfare Center e o 422nd Test and Evaluation Squadron.

A missão da USAFWS será a de desenvolver as táticas, emprego de armamento e, o mais importante, as doutrinas de emprego do caça de 5ª geração da Usaf para o currículo do primeiro curso de instrutores do F-35A.

A Usaf já desenvolveu a doutrina do caça, mas não ainda para um curso de formação dos futuros instrutores. Na fase inicial a USAFWS vai atuar dentro da estrutura do 16th Weapons Squadron, a escola de combate do Lockheed Martin F-16, entretanto as doutrinas deste caça convencional não influenciarão, necessariamente, aquelas que serão desenvolvidas para os F-35.

A intenção é selecionar instrutores de várias unidades permitindo a reunião de experiências distintas na formação do curso do F-35.

Fonte: C&R

22 Comentários

  1. DEFASADOS…. o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças…põem abaixo estes programas f-22 e f-35 principalmente…..na medida que os lotes futuros forem agregando melhorias os caças Russos e Chineses poderão se equiparar aos dois caças furtivos mencionados podendo inclusive superá-los….em 6 de abril de 2009 a Secretaria de Defesa estadunidense cancela novos contratos e projetos referentes ao f-22 alegando seu alto custo de produção, baixa performance em condições adversas de tempo e reclamação de falhas eletrônicas relatado por pilotos…

    em 6 de novembro de 2010 um f-22 perdeu a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo do Alaska e caiu…. o piloto Capitão Jeffre Haney não sobreviveu…. os pilotos estadunidenses do caça decidiram não voar mais em áreas que nevavam…em 22 de março de 2011 relato de problemas com o equipamento eletrônico não especificado deixou os caças F-22 fora da operação da OTAN na Líbia sendo substituído pelo F-18 SH…

    pilotos de F-22 morrem por conta dos erros de projetos deste caça e são coagidos, cooptados e silenciados atualmente por isso…para manter as aparências e a propaganda…ação típica de regimes autoritários e tirânicos……

    No programa f-35 devido ao sucessivos problemas de desenvolvimento o objetivo de baixo custo não foi atingido….Há fatores importantes como a resposta operacional e o custo..tanto de aquisição como o de operação durante o ciclo de vida..De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos e mirabolantes…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa militar impraticável e inviável… a historia militar é cheia de exemplos assim…..para se ter escala é preciso ter compradores…… vendas….coisas difíceis em tempos de crise global….vários pretendentes clientes desistiram ou reduziram seus pedidos devido a economia em recessão…

    • Caro Maquina Troll, concordo em alguns pontos com vc mas terei de discordar em outro.
      O F-22 foi o caça mais avançado de sua década, isso devido a suas características Stealth, além de novos sistemas de ataque e afins, mas o que o levou a ser um programa falido foi seu preço e não suas capacidades, pois devido ao alto custo ( em todos os termos ) para se comprar e manter um avião destes, vc poderia ter um esquadrão de quase 12 F-16 voando, a esse custo nem mesmo os EUA conseguiu resistir. Quanto ao F-35, discordo totalmente, ele será um caça sem homologos nos proximos 5 a 10 anos, pois até o J-31 alcançar o patamar de caça funcional, terá que avançar em alguns quesitos, entre eles estão os componentes de guerra eletrônica, radar, etc, o único terror real hj do F-35 seria o T-50, pois devido ao acobertamento dos testes dos componentes de guerra eletrônica e radar, que a Russia disse que já estava desenvolvendo sistemas únicos de ponta, podemos dizer que o T-50 poderá vir com características superiores ao F-35…ou não ( só o tempo dirá).
      Não há defasagem, o único problema real ( e aí concordo com vc ) do F-35 se chama CUSTO, pois foi um projeto bilhonario ( ja chegou a marca dos mais de 400 bilhões de dólares) e esse custo de produção não será pago tão cedo, e devido a não aceitação deste caça pelo possivel mercado comprador ( pois suas capacidades invisíveis podem estar com os dias contados devido a radares produzidos pela China e Russia, que poriam fim a sua maior vantagem) esta caça possivelmente fracassará, e não terá sua fabricação estendida.( como prova disto os EUA ja estão projetando outro, de 6G)
      Sds

      • Caro ARC.

        Como China, e Rússia e Europa investem muito em aeronaves furtivas acho que essas alegações de que Steath fracassará são muito exageradas.
        Penso que poderá ter sua eficiência reduzida, mas ainda estamos um pouco longe de anular sua vantagem.

        saudações

      • Tudo que os EUA queriam era que russos e chineses pensassem como os dementes brasileiros , assim eles nadariam de braçada , mas como os players nao sao vira-latas latrinos, eles respeitam e correm atras para nao deixar a distancia ampliar , la vem SR73 ,B3 e A/C47 drone !

    • Cara, você continua.

      O PAK-FA e caças chineses não tornam nem um desses caças defesados.
      O F-22 e F-35 são muito mais furtivos que o caça de quinta geração russo, e sobre a eletrônica você não tem a menor ideia para comparar.
      Só você mesmo, que lendo boatos na internet, para achar que a eletrônica chinesa alcançou a americana.

      Não entendo essa sua necessidade de tirar conclusões completamente erradas.

      Quem disse para você que os custos de manutenção do F-35 o tornam inviável?

      “os pilotos estadunidenses do caça decidiram não voar mais em áreas que nevavam…”
      Cara, haja paciência, Você não entendeu ainda que F-22 da defesa aérea americana operam justamente em uma base no Alaska e que dizer ” não voam na neve” é um engano ridículo.
      Eles voam na neve todos os dias!!!!!

      Essa história de que abadonaram a Líbia por problemas eletrônicos é um engano. Primeiro porque o mesmo problema eletrônico não atingiria todos os caças ao mesmo tempo. Segundo, porque não seriam substituídos por F/A-18, que decolam de porta aviões, e sim por modelos da USAF.

      Cocnordo que PAK_FA será muito bom e possívelmente superior ao F-35 em combate aéreo, mas a afirmação “o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças…”
      É um a asneira enorme.
      Se serã agragadas melhorias nos caças russos e chineses também serão agragadas melhorias nos caças ocidentais, sempre foi assim.

      “pilotos de F-22 morrem por conta dos erros de projetos deste caça e são coagidos, cooptados e silenciados atualmente por isso…para manter as aparências e a propaganda…ação típica de regimes autoritários e tirânicos……”

      Já morreu muito mais gente pilotando flankers e fulcrums e os pilotos continuam sendo obrigados a voar.

      Não queria falar nisso, mas os Su-27 e Mig-31 tiveram enormes erros problemas de desenvolvimento, e depois de entrar em serviço demoraram anos até serem corrigidos.

      Na boa, pare de procurar fontes que dizem apenas o que você quer ler.

    • “para se ter escala é preciso ter compradores…… vendas….coisas difíceis em tempos de crise global….vários pretendentes clientes desistiram ou reduziram seus pedidos devido a economia em recessão…’

      A escala de produção inicial do F-35 é 3000 unidades e são mais de 10 compraodres na espera.

      • acho que a produção do f-35 deve bater os 4000 mil unidade, vão equipar toda força aérea e marinha.

        a turminha vermelha antiamericana se borra toda quando sai uma matéria sobre o f-35, vão logo fazendo comparações esdruxulas, e inventando teorias que não tem fundamento e nem como provar.

      • Pois é, avião já tem tantos problemas e esses vermelhinhos ainda querem inventar mais.

        Não estão preocupados em entender nada, só querem criticar em nome da superioridade da “Mãe Rússia”.

        Mas para um colega que diz que conheceu Hitler, aqui no Rio Grnade do Sul, e que a Rússia ainda é comunista nada que ele diga pode ser surpresa.

      • “caio
        20 de janeiro de 2015 at 10:33

        acho que a produção do f-35 deve bater os 4000 mil unidade, vão equipar toda força aérea e marinha. ”

        quaaaa..quaquaquaquaqua….. 😀

        FMI reduz previsão de crescimento global

        O Fundo Monetário Internacional revisou para baixo suas projeções em 0,3 ponto percentual. A expectativa agora é que a economia global cresça em média 3,5% em 2015.

        Em relatório divulgado nesta terça-feira (20/01), o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo, em 0,3 ponto pencentual, a previsão feita em outubro. A organização projeta agora um crescimento global médio de 3,5% em 2015 e 3,7% em 2016.

        PV/ap/rtr

    • Esse imbecil continua regurgitando lixo antiamericano com financiamento estatal, provavelmente da grana surrupiada da Petrobrás

  2. “geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças…põem abaixo estes programas f-22 e f-35 principalmente’

    Queria entender qual evidência disso.

    Certamente o PAK-FA será superior ao F-35 em muitas coisas, com performance superior, radar de banda L que possívelmente reduziria a vantagam do F-35. Também, o PAK-FA provavelmente terá mais disponibilidade, pois russos admitiram abrir mão de certas características furtivas para facililitar a manutenção e diminuir os custos.
    De qualquer jeito são aviões de categorias diferentes.

    Fora isso, eu não vejo onde dá para se dizer que o F-22 e F-35 se tornariam obsoletos, da mesma forma que autores como Bill Sweetman e Carlo Kopp diziam que o Su-27 e Mig-29 tornavam o F-15 e o F-16 ultrapassados e o tempo provou que eles estevam errados.

    Ninguém sabe nada sobre os caças chineses, e sem saber nada como se pode dizer que são superiores a qualquer coisa. Em motores já sabemos que não são, por exemplo. Se sempre estiveram atrás dos americanos em eletrônica e furtividade porque se deve acreditar que são os melhores agora?

    F-14, F-111,F-16, Su-27, Mig-31 e muitos outros tiveram sérios problemas de desenvolvimento, aumentos de custos e defeitos de fabricação.

    O F-16, por exemplo, foi inicialmente, considerado um caça de baixa capacidade, incapaz de realizar combates aéreos e que só foi desenvolvido porque a “Máfia dos Caças” pressionou o congresso americano.
    Hoje, porém, é considerado um dos melhores aviões de combate do mundo e o maior sucesso de vendas do ocidente, além de ser um grande rival para qualquer outra aeronave.

    Sobre o F-22 ficar obsoleto, acho difícil um projeto de 6 bilhões de dólares resultar em um produto superior a outro que custou quase 70 bilhões, 11 vezes mais. Pode até ser possível mas não parece.

    Quanto a não poder voar na neve,só o fato da base ser no Alaska, onde “neva um pouco” já da um “pequena” indicação de que esa informação é exagero ou mentira. Assim como diziam que ele era “galinha” porque nunca havia sido usado em combate.

    • Se os chinese conseguem fazer aeronaves de 5° geração superiores aos F-22 e o F-35 por que gastariam dinheiro comprando Su-35 de 4° geração?

  3. Se o stealth não funciona, está ultrapassado e obsoleto, então todas as forças aéreas do mundo que desenvolvem aviões furtivos são estúpidas.

  4. Maquina,

    Não vejo como o desenvolvimento de caças russos ou chineses de quinta geração torna obsoleta a quinta geração americana. Primeiro, porque não se sabe exatamente até onde os russos ou chineses efetivamente chegaram ( nada indica que fizeram alguma coisa efetivamente superior ). E a seguir, porque é evidente que os americanos também estão trabalhando com afinco para manter a dianteira tecnológica, aprimorando seus projetos de quinta geração. E não poderia ser diferente, posto que os Raptores continuarão em atividade para depois de 2030 e o F-35 será a espinha dorsal da USAF para depois dessa dada.

    http://www.cavok.com.br/blog/?p=62457

    O caso da queda do F-22 no Alaska foi devido ao caso dos problemas no sistema de geração de oxigênio, que gerou muita repercussão em eventos posteriores, mas que no final estava relacionado a uma válvula do sistema de oxigênio do traje anti-g. Ou seja, nada a ver com máquina em si…

    http://www.military.com/daily-news/2012/08/01/air-force-confident-f22-oxygen-riddle-solved.html

    Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia:

    a )falta de equipamentos de datalink compatíveis ( até aqui, Raptores trocam dados apenas com Raptores, sendo essa uma das mais ferozes críticas ao caça ).

    b) a absoluta falta de necessidade de uma aeronave como aquela em um teatro limitado como aquele. Afinal, não faz sentido mobilizar uma aeronave que custa 50000 dólares por hora voada contra um punhado de Migs e Mirages de 30 a 40 anos de idade… Que eu saiba, o F-18 E/F não substituiu ninguém por aquela campanha. Aliás, sendo o caça padrão da USN, é óbvio que teria que tomar parte das operações…

    Quanto a essa estória de que Raptor não opera em tempo adverso:

    http://www.cavok.com.br/blog/?p=54839

    A maior razão do Raptor ter cessado a sua produção é o final da Guerra Fria, que deixou o dinheiro mais curto nos últimos 20 anos…

    Por fim, se o F-35 chegar mesmo na casa dos US$80 milhões, então ele se torna praticamente equivalente a todos os caças ocidentais em preço, tornando-se até mesmo um concorrente sério do PAK FA, e talvez até os tipos chineses… Mesmo tipos de quarta geração mais baratos, como o Flanker, podem perder concorrências…

    • “Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia:”
      Verdade!

      Sem contar os franceses com o spetra “sponging up” cada sinal que o F-22 emite.

      E caro RR, alguns colegas não querem entender nada, querem apenas criticar por criticar.

      Lembrado que o F-16 também era considerado um “lixo” pelos próprios americanos e hoje é um dos caças mais bem sucedidos da história.

      Saudações.

    • As respostas dadas aos aloprados acabam sendo importantes para aqueles que realmente querem aprender ,mesmo que eles as despresem em favor da esculhanbaçao , eles agradam e muito , fazem a diferença mo blog , deixando ele LEVE e instrutivo ,parabens !!!!!!

  5. quantas palavras de carinho de meus fãs….são manifestações assim que me dão motivação para contribuir cada vez mais e enriquecer os debates neste espaço …. 😀

    vcs moram no meu coração … 😀

    • Pena que você insiste no erro.
      E ainda tem coragem de dizer que outros falam besteira.

      Seu ódio pelos Estados Unidos não tem nada a ver com tecnologia.
      Não misture as coisas.

1 Trackback / Pingback

  1. Uma nova era começou na US Air Force Weapons School (USAFWS) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.