Conflito no leste da Ucrânia volta a escalar

Imagem aérea do aeroporto de Donetsk, que está sendo disputado por tropas do governo e separatistas

Tropas ucranianas e rebeldes separatistas retomaram a luta pelo controle do que restou do aeroporto de Donetsk nesta segunda-feira (19/01), deixando um número incerto de mortos e feridos e colocando sob fogo cruzado áreas residenciais das proximidades.

O aeroporto, reduzido a um monte de escombros, é o epicentro das hostilidades devido à sua importância simbólica e localização estratégica, no limite da cidade controlada pelos rebeldes pró-Rússia. Para a Ucrânia, a perda do aeroporto seria um golpe no orgulho nacional.

Os rebeldes afirmam ter total controle sobre o aeroporto. “Todas as tentativas das tropas ucranianas de enfraquecer a resistência dos nossos combatentes no aeroporto não obtiveram qualquer resultado”, afirmou um porta-voz dos rebeldes. Os militares da Ucrânia disseram que ainda estão no local, e no momento é impossível saber quem controla o quê.

Aeroporto de Donetsk

O porta-voz dos rebeldes condenou o uso de armamento pesado, como artilharia de grande calibre e lança-mísseis, e de bombardeios aéreos pelas forças governamentais. Ele responsabilizou o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pela morte de muitos soldados sem experiência de combate.

A Ucrânia iniciou nos últimos dias uma ofensiva para reconquistar terreno no local, o que a Rússia qualificou de um erro estratégico. Já a Ucrânia voltou a acusar a Rússia de enviar soldados para apoiar os rebeldes, afirmando que centenas de militares russos atravessaram a fronteira. A Rússia também estaria fornecendo equipamento militar para os rebeldes, afirmou o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk.

O governo ucraniano disse que três soldados foram mortos e 66 ficaram feridos nas últimas 24 horas. Já os separatistas afirmaram que mais de 200 soldados ucranianos e mais de 30 civis morreram nas últimas 24 horas na região de Donetsk. Nas fileiras dos separatistas, 16 combatentes teriam morrido, segundo eles.

Um assessor de Poroshenko afirmou nesta segunda-feira que os rebeldes explodiram parte do novo terminal do aeroporto, ferindo vários soldados com estilhaços. Ele disse que alguns dos feridos foram retirados do local.

No centro de Donetsk, um hospital foi atingido por foguetes, deixando um médico e cinco pacientes feridos, segundo os rebeldes separatistas. Também uma universidade em frente ao hospital teria sido atingida.

AS/ap/afp/rtr/lusa

Fonte: DW.DE

5 Comentários

  1. e no meio disso tudo o civis inocentes…lamentável…..é cobra engolindo cobra e no final sempre só sobra para a pobre da população civil…..só na síria foram centenas de milhares de civis inocentes entre mulheres e crianças massacrados….para estas almas sebosas dos bastidores do poder civis não passam de peões de xadrez …..e “danos colaterais” são maus necessários para se alcançar e conquistar seus interesses obscuros……

    “por traz de toda fortuna sempre tem um crime”

    honoré de balzac.

    “Para sustentar uma mentira são necessarias muitas outras.”

    Ditado árabe

    “Primeiro vem as risadas, depois as mentiras. Por ultimo o tiroteio.”

    Stephen King

  2. O Presidente ucraniano,errou ao meu ver,esses separatistas se consideram Russos,e esse ataque só fortalece o sentimento anti Ucrânia,em breve eles pediram ou se já não pdediram ajuda a Rússia,e logo chegara a eles comboios humanitários vindos da rússia,com AK-47,RPGS,Iglas,sistemas de AA,tudo para atender as necessides da população.

  3. Não sou nenhum expert em relações internacionais, quanto mais em geopolítica, mas creio que a Rússia esta se comportando como uma potência de segunda ou terceira classe neste episódio.

    Minha interpretação fundamenta-se no fato de que em alguns eventos passados as potencias ocidentais tomaram deliberações mesmo sem o aval da ONU ou apenas comunicaram seus propósitos e intenções.

    Neste sentido, anteriormente a Guerra do Golfo, quando o finado Sadan Hussein estava a atacar os curdos iraquianos no norte do país como armamento pesado e uso de gases tóxicos os EUA sem o aval ou autorização da ONu impos uma zona de exclusão aérea, impedindo que a Força Aérea Iraquiana efetuasse incursões sobre o território curdo ao norte do Iraque.

    Da mesma forma foi na Iugoslávia, Bósnia, Somália, Etiópia, etc, ou ainda podemos citar a França que mesmo não sendo uma superpotência, não titubeou em defender os interesse franceses e os cidadãos franceses no Mali e no Chade.

    Assim, estranhamente a Rússia se comporta apenas como uma potencia de segunda ou terceira classe, posto que apenas protesta junto aos órgãos internacional ou faz apelos ao governo ucraniano, sem contudo usar de poder de sanção ou coerção.

    Neste sentido, deveria Rússia demonstrar realmente que é um player internacional e que pode assumir os riscos e ônus de ser um superpotência, avocando para si a responsabilidade de dar uma basta no conflito ucraniano impondo meios de corsão aos oponentes e trazendo-os a mesa de negociações, ou na mais pessimista das hipóteses proceder de forma a dormecer o conflito.

    Deveria Rússia solicitar uma reunião do Conselho de Segurança da ONU e informar que eta adotando uma zona de exclusão aérea sobre a região do conflito, bem como esta enviando uma força de paz,para isolar os combatentes evitando mais derramamento de sangue e que assim que a ONU lograr formar uma força de paz para assumir as funções as tropas russas se recolheram ao território russo, permanecendo apenas observadores sob mandato da ONU.

    Acredito que este seria o papel de uma superpotência e não se portar como da forma como vem se portando, posto que de palavras e boas intenções a mundo esta cheio e os cemitérios mais cheios ainda.

    • Descobriu isso agora? A oligarquia russa que usurpou o poder desmantelando a Uniao Sovietica e saqueando as riquezas do pais, trabalhando com os agentes da CIA e financistas dse Wall Street e Londres, sao incapazes de defender a os interesses da Russia. Os interesses economicos que ligam a oligarquia russa com os interesses economicos no Ocidente e muito forte. Se o povo russo nao acordar e ficar dependendo dessa oligarquia para defender Russia, esta sera dividioda em pequenos paises controlados pelos EUA e Alemanha de um lado e China de outro.

Comentários não permitidos.