Der Spiegel: Síria constrói complexo nuclear em segredo

O presidente sírio, Bashar al-Assad, ordenou a construção em sigilo de um complexo subterrâneo para fabricar armas nucleares, revela o semanário alemão Der Spiegel em sua edição deste sábado.

A planta nuclear fica em uma região montanhosa de difícil acesso, no oeste do país, a dois quilômetros da fronteira libanesa, informa a revista, com base em “documentos exclusivos” de imagens por satélite e conversas interceptadas pelos serviços de Inteligência.

Situado perto da cidade de Quseir, o local tem acesso à água e à energia elétrica, completa Der Spiegel, antecipando a matéria que chega às bancas amanhã.

Durante anos, pensou-se que Israel havia destruído a capacidade de armas nucleares da Síria com seu ataque de 2007, sobre o complexo de Kibar. Não foi bem assim. Novas informações da inteligência sugere que Bashar al-Assad ainda está tentando construiu a bomba. E ele está recebendo muita ajuda. Aqui, uma imagem de satélite do local suspeito perto de Qusay

O projeto “Zamzam” pode abrigar um reator ou uma fábrica de enriquecimento de urânio, segundo os “especialistas ocidentais”, citados pelo veículo.

O regime sírio transferiu para o novo complexo oito mil barras de combustível que antes eram destinadas ao sítio secreto de Al Kibar. Essa última instalação abrigaria um reator nuclear clandestino, completa o semanário alemão.

Em 2007, um ataque aéreo atribuído à Força Aérea israelense destruiu esse complexo situado em um deserto no leste da Síria. As autoridades desse país nunca confirmaram essa informação.

Segundo Der Spiegel, especialistas norte-coreanos e iranianos estão envolvidos no projeto “Zamzam”. A milícia xiita libanesa Hezbollah, aliada do regime sírio, está encarregada de vigiar a instalação.

AFP

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Faz bem a Siria. Neste mundo nuclearizado, em que grandes possuidores não abrem mão de seus arsenais, de jeito nenhum, pelo contrario aperfeiçoando-os para terem poder cada vez mais destrutivo, e seus protegidos, menores, recebem o direito de tê-las, todos os artificios são válidos paracse safar do ardil organizacional montado por esses grandes países para imobilizar os mais fracos de carater.

    • Concordo, hipocrisia é condenar quem reage ao massacre internacional dos Gangster disfarçados de força internacional, os mesmo que usam de sua supremacia bélica para oprimir, anos após anos, gerações após gerações, as nações desfavorecidas. Divulgam seus discursos usando as mídias pagas pelas suas grandes empresas, empresas de produtos básicos, como produtos de higiene pessoal, comidas culturais (pois destroem a cultura alimentar local e impõe via hollywood a cultura do “hamburger”), cigarros, refrigerantes, rede de distribuidores e rede varejista e outras. A tal globalização econômica e as grandes empresas destes Gangsters, nada mais são que um dos braços do poder bélico.
      Uma nação que depende desta mídia e de tais produtos, não tem muita chance. Olha para o umbigo, olha para o Brasil, e vão ver qual mídia a 50 anos foi paga pelo Grupo Time Life (Cia), quando fecharam as duas redes de televisão, genuinamente nacionais, Uma por cassação da concessão pública, outra pelo poder econômico. Verão quem distorce sempre, gota após gota, homeopaticamente a verdade, ano após ano, geração após geração.

    • Isso imagine o Estado Islâmico tendo acesso a este tipo de arma? A Síria pode até tentar, mas quando estiver perto de algo, tipo uns quatro anos para produzir um tarque, Israel acaba com tudo na região.

      • Essa pergunta deve ser feita aos Sauditas, e, de passagem, aos yankes, o primeiro seu financiador já de conhecimento geral, o segundo por ser apoiador do primeiro, e que até sabe o ideologo desse grupo, e tambem financiador.
        Inflizmente, cara, quando se estimula esse tipo de dementes manipulados os riscos devem ser calculados. Você se preocupa? Tenho certeza de esses que possuem seus bunquers para se esconder não estão nem ai. E o povão, se perder 90% de sua população vai ficar de bom tamanho para eles.

    • Sério? Vc acha que países do oriente médio onde a instabilidade impera, onde grupos religiosos se traem tentando tomar o poder uns dos outros o tempo todo e onde facções criminosas como EI, Al-Qaeda, etc..etc.. podem de repente tomar um complexo destes e se apoderar de artefatos nucleares, podem ser lugares realmente seguros para uma queda de braço nuclerar?
      Espero que o Assad extermine todos os terroristas, mercenários e lunáticos que estão tentando derrubar o regime sírio mas armas nucleares são de fato um enorme risco para um país no estado atual da Síria, o que poderia arregimentar ainda mais legiões de fanáticos religiosos a combater o regime justamente para tentar se apossar das mesmas.

      • Meu caro, a questão é a hipocisia da discussão, mais ou menos como a que se pratica politicamente por aqui, no caso da corrupção. Os hipocritas corruptos escolhem aqueles para sangrar por praticar atos que sempre praticaram, e isso é uma sacanagem, até nisso por ser tambem uma discriminação. Vejo a coisa assim, como pura hipocrisia promovida pelos mais canalhas. Para mim o dito que serve para essa situação seria ou resgate-se a dignidade ou locupletem-se todos. Alias essa é a parte mais procurada, infelizmente, no Brasil, coisa cultural. Sds

  2. Os caras não cansam mesmo… Essas imagens não mostram nem provam po#$% nenhuma… Isso dai pode ser literalmente qualquer coisa. Parece as armas nucleares de Sadam all over again… Haja óleo de peroba.

  3. Já não basta a destruição que está sendo provocada na Síria, responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente cristãos, e pela fuga de outras tantas, ainda continuam a levantar motivos para acabar de destruir este país.

  4. A Síria tem que se defender mesmo, mas eu não acredito que em plena guerra contra os terroristas financiados, armados e treinados pelas potências ocidentais, junto com Turquia, Arábia Saudita, Catar (esse caiu fora recentemente) ainda sobre verba pra levar adiante um programa nuclear secreto, pessoalmente, eu sou um cético com relação a isso, acredito que o programa sírio está dormente, esperando vencer a guerra mais difícil e custosa da história da Síria.

  5. Esse jornal alemao e um daqueles, cujos editores sao npagos pela CIA, para fazer propaganda. Tem um livro best seller na Alemanha sobre o assunto.Preparando o terreno, para um ataque aereo israelita/norte americano em territorio sirio..

  6. É bem estranho mesmo,acreditar que Damasco esteja tocando um projeto nuclear num momento de instabilidade desses pelo qual passa a Síria !
    O país sendo acossado por terroristas e Assad tocando um projeto nuclear,só pode ser invenção da mídia mesmo !

Comentários não permitidos.