Pequim: Mais 20 bilhões de dólares para Venezuela

Nicolas Maduro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou à China com o objetivo de conseguir dinheiro fresco para enfrentar as enormes dificuldades que atravessa a economia de seu país. Depois dos dois primeiros dias de trabalho na China – nos quais se reuniu com muitos empresários e com o presidente, Xi Jinping – Maduro anunciou que foram fechados investimentos no valor de mais de 20 bilhões de dólares (53 bilhões de reais) em projeto de energia, industriais e de desenvolvimento na Venezuela.

Desta vez, no entanto, não foi realizada a tradicional cerimônia de assinatura de acordos entre os dois presidentes. Também não está claro se entre estes 20 bilhões foram concedidos como uma nova linha de crédito que alimenta alguns dos mecanismos de financiamento bilateral ou se se trata apenas de acordos comerciais. Desde 2007, a China foi quem mais emprestou ao país, com contribuições de mais de 47 bilhões de dólares somente em créditos, que tiveram impacto em projetos de infraestrutura em áreas como energia, habitação, transportes e telecomunicações. A Venezuela paga esses empréstimos com o envio de 524 mil barris de petróleo, uma quantidade que deverá aumentar significativamente nos próximos anos. A viagem de Maduro, anunciada na última hora, foi interpretada como uma tentativa de desbloquear um novo empréstimo da China, cujas autoridades até agora parecem não ter concedido.

Apesar de, na reunião, o presidente chinês ter defendido  “reforçar a cooperação financeira” com o país latino-americano, ele também deu um aviso ao presidente venezuelano: “Espero que a Venezuela faça bom uso destes mecanismos de financiamento e que sejam canalizados mais fundos em projetos de energia, mineração, agricultura e indústria”, disse Xi, citado pela agência oficial de notícias Xinhua.

Referindo-se aos acordos, Maduro disse que o capital chinês “vai continuar a expandir sua participação acionária no negócio petroleiro venezuelano” e que serão realizados novos projetos conjuntos na Faixa Petrolífera do Orinoco. Também assegurou ter fechado investimentos na construção de moradias, segundo a EFE.

O presidente venezuelano e sua comitiva não pouparam esforços para tentar convencer os empresários locais de que a economia do país é sólida e está no meio de um processo de adaptação que lhe permitirá ser menos dependente das exportações de petróleo, que agora colocaram o país em uma péssima situação. Através do Twitter, os ministros que acompanharam o presidente elogiaram os “excelentes resultados” das reuniões e garantiram que os investidores chineses mantêm “plena confiança” na Venezuela. Maduro foi mais longe e disse que “existe uma conspiração internacional para tentar mostrar ao mundo a Venezuela como um país quebrado”.

O líder venezuelano participará hoje da cerimônia de abertura do primeiro fórum ministerial entre os ministros das Relações Exteriores da China e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC) ao lado do presidente chinês, Xi, e dos presidentes da Costa Rica e do Equador, Luis Guillermo Solís e Rafael Correa. Este último também se reuniu com Xi ontem, com quem assinou vários acordos bilaterais. Além disso, Correa leva da China a concessão de crédito no valor de quase 5,3 bilhões e a eliminação do visto de turista entre os cidadãos dos dois países. No ano do 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, Xi assegurou que as relações bilaterais “estão atualmente em seu melhor ponto histórico”, enquanto Correa a definiu como uma relação mais fraternal: “Estamos entre irmãos”.

Fonte: El País

11 Comentários

  1. Só espero não ver repetirem o erro de seus asversários politicos, entregando demais, e cobrando de seus “irmãos” por eventuais e não consentidas violencias incestuosas.

  2. Espero que o empréstimo seja usado para sanar/controlar as contas públicas do país e dar um novo fôlego à economia. Vamos aguardar.

  3. A Venezuela é um pouco pior que o Brasil, porém os dois só se salvam com commodities. Na primeira retração internacional de crescimento, quando as matérias-primas sobram no mercado, tais países entram no desespero e a politicalha reinante remodela o discurso da renovação, mudança, ou seja, tudo aquilo que deveria ter sido feito antes e que ao mesmo tempo não será feito, ficará só na retórica. Investimento em tecnologia, ciência e educação nunca, não sabem que o maior patrimônio de um país é um povo altamente capacitado, ou melhor sabem, como também sabem que o povo com elevado conhecimento e cultura não deixará babacas no comando e então tais políticos (tanto ditos PT’S como PSDB’S e outros pulhas) perderão as tetas, logo manter tudo abafado (dormindo em berço esplêndido). Um país do tamanho de Venezuela, Brasil e outros, que não têm capacidade de produzir as lâminas de barbear vão querer o quê? Produtos básicos de massa, de valor agregado e com tecnologia sequer são produzidos no país, tudo é importado: desde lâmpadas de led a econômica, lâminas de Barbear, Chip, Placas.Eletrônicas, Circuitos Integrados (Que dirá se falar de Processador), Células Fotovoltáicas, Células de Aquecimento Solar à Vácuo, Conversor de energia para alimentação na rede (os nacionais têm 60% rendimento os importados 95%) e outras coisas que aqui apenas são montadas para se ganhar desconto de impostos e enganar os patrícios, dizendo a eles que nós produzimos…tra lá lá… Bom terminando: enquanto ministros são um monte de babacas e chupas ovos, vão esperar o quê na qualificação e melhoria do país? Enquanto senadores e Ministros do Supremo disparam na distância de seus salários em número de salários mínimos, vão esperar o quê? Façam a análise: desde a Constituição de 88 e depois que inventaram o Teto máximo de salário para setor público, quantas vezes mais aumentou o número de salários mínimos pagos para tais ditos super homens? E o efeito cascata decorrente destes aumentos? Um Ministro ou Juiz da Capa Preta, pelo que sei, não estuda mais de 40 vezes do que uma pessoa mortal que faz um segundo grau ou curso de graduação. Não está lá por mérito e sim pelos motivos que conhecemos. Esperar o quê de um país que vai atolando seu povo num sistema destes? Eu sei o esperar: esperar que o povo pague.

  4. querendo ou não nós vivemos sobre a influência político cultural e tenológica dos eua…. as marcas de roupas e músicas escutadas aqui vem de lá….. a internet tão usada por aqui se resume a sites de origem estadunidenses como google e facebosta…. Ou seja…. mesmo não sendo mais aquela potência dos anos 90 os eua continuam a influenciar o mundo com seu poder econômico e militar… mas nossa geração está vendo isso mudar……em pouco mais de 30 anos a China vai ter uma economia duas vezes e meia maior do que a estadunidenses e a produção per capita do país vai ser 70% maior do que vemos hoje em dia no eua…..isso vai fazer com que esse país oriental seja a maior potência mundial em todos os sentidos….da mesma maneira que a cultura e tecnologia estadunidenses influenciam nossa vida em todos os sentidos o mesmo vai ocorrer com a China no futuro…..

    ninguém mais pode detê-los…

  5. venezuela vende petróleo e a china precisa de petróleo para se tornar a numero 1 do mundo ,e não apenas de petróleo de outros produtos que a américa latina que antes era uma colônia yanke so podia negociar com o entrujao dos yankes agora negocia diretamente com outros povos

    sendo a américa latina um continente em paz !! que tem apenas duas línguas sendo elas latinas,a mesma religião e a cultura bem parecida entre seus países

    mas para quem gosta mais dos estados unidos não se preocupem eles precisam também da américa latina e também terão que coçar os bolsos para adquirir produtos latinos .

  6. De que adianta brigar, fazer uma revolução, dita bolivariana, com o intuito de se livrar do jugo yanque, para em seguida se submeter à cangalha chinesa? É como diz o ditado: quem não nasceu para milhão não chega a tostão.

    • Isso era o que dizia o Chavez meu caro.
      Ja cansei de afirmar que ele era agente duplo e que invejava e muito o Brasil.
      Toda a produção de xisto impuro Venezuelano era refinado e beneficiado nos EUA que ficava com a maior parte da produção.
      Chavez doava todos os anos enorme cota de oleo para o governo dos EUA distribui-la para sua população pobre.
      Em um documentario uma dona de casa Americana ficou surpresa quando soube que o oleo que recebia de graça do governo Americano para aquecer sua familia no inverno era uma doação de Hugo Chavez.

  7. São pouquissimas nações no mundo que possuem know how para refino e beneficiamento de xisto.
    Nem a Russia jamais aceitou o xisto Venezuelano como garantia de credito.

Comentários não permitidos.