600 jihadistas retornaram à Europa

Ministro do Interior espanhol afirma que, dos 3 mil europeus que saíram para zonas de conflito, sobretudo no Iraque e na Síria, 600 retornaram à Europa e podem realizar atentados a qualquer momento.

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, afirmou nesta sexta-feira (09/01) que cerca de 3 mil europeus saíram para zonas de conflito, principalmente no Iraque e na Síria, para combater em nome da Jihad Islâmica, e 600 deles já regressaram ao continente.

“Centenas estão neste momento pela Europa, e podem agir a qualquer momento, como atores solitários ou integrados em células ou grupos com pouca estrutura, e realizar atentados tão trágicos como o que vimos nesta quarta-feira em Paris”, disse o ministro em entrevista à emissora Telecinco.

Segundo Díaz, 80% dos europeus que se juntaram ao terrorismo jihadista se uniram ao “Estado Islâmico” (EI) no Iraque e na Síria. Muitos outros aderiram a ramificações da Al Qaeda.

Na Espanha, cerca de 70 cidadãos teriam partido para as zonas de conflito. Dez deles já estariam de volta ao país, metade na prisão na Espanha e no Marrocos, afirma o ministro.

As declarações foram dadas no mesmo dia em que o Ministério do Interior espanhol divulgou que em 2014 foram detidos 43 supostos terroristas islâmicos no país. Mas, segundo o ministro, um só deles já representa “um risco potencial”.

Díaz participará do encontro internacional antiterrorismo convocado pela França no próximo domingo, em reação ao ataque ao semanário parisiense Charlie Hebdo. “Se compartilhamos a ameaça, devemos compartilhar também os mecanismos de resposta”, afirma Díaz.

Fonte: DW.DE

7 Comentários

    • correto Alves e a europa com seus governos fantoches vassalos dos yankes permitiram que isso acontecesse por isso são os poldos europeus

      europa refém militar dos yankes , seus governos são marionetes caricatos ,e servem ao anglosionismo .e deixaram que fosse plantado esse ovo de serpente em seu território .

  1. A França apoiou a derrubada do Kaddafi na Líbia e pelo visto ajuda militar e financeiramente grupos que tentam derrubar o regime Sírio. Criam os monstros achando que “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” e agora (espero) percebem a ca.. que fizeram.
    No final, quem paga é a população civil.

  2. O cara sai de seu país, ou pelo menos aquele que seus país adotaram, vai pra Síria lutar ao lado do Estado Islâmico, e dai desiste da brincadeira e resolve retomar a vida em sua terra, onde vivem seus pais, normalmente como nada tivesse acontecido. Bem, fui lá, matei um monte de infiéis xiitas, famílias, e dai volto pra casa e retomo meus negócios, na boa… A França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, etc. Os recebem na boa, como filhos que foram a uma Colônia de Férias? Esta turma deveria ir direto pra Guantanamo, sem chororo.

  3. O ocidente tem uma leitura totalmente errada do Oriente Médio. São ignorantes em sua maioria, agindo de maneira amadora. Realmente desde de George Walker Busch derrubando Sadam Hussein agiram errado. Escolhem os aliados errados no caso da Síria e até a derrubada de Kaddaf foi um erro total. A França tenta ser protagonista mas no caso da Líbia e Síria se alhinharam rapidamente contra um dos lados deixando de analisar o depois. Hoje temos o Estado Islâmico patrocinado pela Arabia Saudita e Turquia contra Curdos e Xiitas Iranianos. Somente uma coisa, o Esado Islâmico é o mais sanguinário grupo já visto nesta terra desde os nazistas. O Brasil quer dialogar com esta gente. O que eles devem saber que pra arrumar as coisas no Oriente Médio serão necessários mais de 100 anos. O que aconteceu na Primavera Arabe foi o mesmo que acontece em passeatas no Brasil, começa bem e depois os cabeças de porco blackboc assumem e destroem tudo. O ocidente deve apontar seus inimigos e combatê-los sem dó, senão serão consumidos por esta gente vindas direto da idade média.

    • De acordo. Um outro grande erro do ocidente (ou algumas potências que dizem representar o ocidente) é achar que pode levar “democracia” a certos países árabes. Isso nunca funcionará pois países constituídos por inúmeras tribos, etnias, patriarcados etc … etc.. em sua maioria “intolerantes” só poderão manter a unidade com regimes fortes ou até mesmo totalitários…. senão vira essa zona que estamos presenciando.
      Ahhh .. mas os “direitos humanos” dizem que não podem prender, maltratar, matar ou até mesmo reagir a bandidos e terroristas…. (neste caso cito o Brasil mesmo) .. alguém algum dia levantou a questão de quem financia os ditos representantes dos “direitos dos bandidos” ??
      Abraço,

Comentários não permitidos.