Colombia: ELN abre porta para negociar a paz com o Governo

Guerrilheiro Nicolás Rodríguez conhecido como “Gabino”

Elizabeth Reyes L.

O Exército de Libertação Nacional (ELN), o outro grupo guerrilheiro de esquerda da Colômbia, anunciou seu desejo de negociar o fim do conflito armado com o Governo de Juan Manuel Santos, assim como fazem as FARC há dois anos. Foi o que revelou seu líder máximo, Nicolás Rodríguez Bautista, conhecido como Gabino, em mensagem em vídeo divulgada nesta quarta-feira, na qual se mostra disposto a achar uma saída política para o levante armado desse grupo que acaba de completar 50 anos, e também a possibilidade de abandonar as armas.

“O Governo tem manifestado sua disposição para pôr fim ao conflito armado, e para isso convocou a insurgência. Assistimos a esse diálogo para examinar o desejo real do Governo e do Estado colombiano; se nesse exame concluirmos que as armas não são necessárias, teremos a disposição de considerar se deixaremos de usá-las”, disse Gabino, acompanhado pelos outros líderes do ELN, que se reuniram há pouco tempo em local desconhecido nas montanhas da Colômbia.

O anúncio é também uma resposta à proposição que Santos fez ao ELN há três dias, convidando o grupo guerrilheiro à trégua indeterminada e unilateral decretada pelas FARC no dia 20 de dezembro. Santos também propôs chegar a um acordo, o mais brevemente possível, sobre os temas da agenda que serão negociados quando começar formalmente o diálogo com esse grupo guerrilheiro.

O ELN tem uma ideologia que mescla cristianismo, marxismo e nacionalismo radical. Fez-se conhecer em 1965 com a tomada de Simacota, um vilarejo no leste do país, na qual mataram três policiais e dois soldados e da qual participou Gabino, seu atual líder. Desde então teve seus altos e baixos, e atualmente, segundo os números oficiais, tem cerca de 1.500 homens. A última tentativa de negociação com o ELN ocorreu em 2006, durante o mandato de Álvaro Uribe, exatamente em Havana, onde hoje o Governo de Santos negocia com as FARC.

Em junho de 2014, poucos dias antes do segundo turno da corrida presidencial, Santos e o ELN revelaram que desde janeiro se reuniam secretamente, no que chamaram de fase exploratória, para definir a agenda de negociação, mas desde então não se sabe de avanços, razão pela qual o processo em si não começou. Nos últimos dias o grupo guerrilheiro tinha criado a expectativa de um anúncio que os mais otimistas acreditavam que seria para aderir à trégua das FARC ou até para declarar que abandonaria a prática de sequestros.

Nada disso aconteceu, o que levou alguns a classificar como fraca a declaração. Mesmo assim, o fato de terem falado em deixar as armas é considerado um avanço importante. “Eles nunca tinham discutido internamente a possibilidade de deixar as armas. De fato, essa foi uma das dificuldades da fase exploratória, já que o Governo lhes pedia que o tema estivesse na agenda de negociação. Isso provocou discussão e foi uma das razões pelas quais seus líderes máximos se reuniram, o que também passa uma mensagem de unidade”, diz Luis Celis, um dos analistas que mais bem conhecem esse grupo guerrilheiro.

Após o anúncio de Gabino, o grupo guerrilheiro também divulgou outras declarações em sua emissora, em que outro de seus líderes, conhecido como Pablo Beltrán, esclareceu a posição do grupo ante um eventual início de conversações de paz. “Temos um plano A que é promover com corpo e alma a solução política. Mas também temos um plano B, que é pensar em não sair, e nos preparamos para ambos”, disse o líder guerrilheiro.

Por enquanto, o Executivo não reagiu formalmente ao anúncio do ELN, mas o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, em uma entrevista de rádio, afirmou que espera “novos passos nas próximas semanas e que se consolide esta intenção de chegar à paz”.

Fonte: El País

 

6 Comentários

  1. Essa guerra é a guerra pela disputa do monopolio da cocaina que antes dominado pelos carteis de Cali,Medelin e do Norte passaram a financiarem uma guerrilha decrépta,faminte e mal paramentada.
    O enfraquecimento dos carteis,o surgimento da milicia paramilitar de direita a cocaina que vale mais que o ouro hoje é praticamente é “controlada” pelo proprio estado.
    A situação atual deles la,as bases Americanas la instaladas,tudo isso tem uma parcela de culpa tambem do Brasil que durante o governo Lula como lider regional deixou de dar apoio a Colombia fazendo vistas grossas para grupos guerrilheiros Latinos.
    Desde o retorno do governo civil no Brasil o Brasil sempre deu apoio em todos os sentidos a Colombia ajudando-a a enfraquecer as guerrilhas e o narcotrfico.
    Muitas foram as operações militares,da segurança nacional com os Colombianos e ate mesmo sozinhas no territorio Brasileiro e tambem Colombiano.
    Tudo isso era tratado e é tratado como segredo de estado.
    Houveram ate bombadeios da FAB e incursões do EB em territorio Colombiano.
    O Brasil como natural lider regional por sua hipocrisia e complacencia politica deu espaço aos EUA em sua area de influencia e dá mais mole ainda deixando de adiquirir tecnologias e parcerias com os Russos abrindo espaços para que paises regionais terciarios venham a desempenharem este papel mesmo que de forma inferior.
    Sempre tivemos a mania de uma terceira via fora das orbitas de Washington e Moscou e elegemos a falsa e hipocrita França como parceiro estrategico.
    Agora estamos fechando com a Suecia em parcerias que vão alem da esfera aeronautica e nos encaminhamos para fecharmos com os Russos nas areas cibernetica,aeroespacial e defesas aereas.
    Antes tarde do que nunca.

    • Não dá para ignorar o papel da CIA no financiamento indireto (direto por eles sabem o que estão fazendo) apoiando nomes politicos nesse país (e em qualquer país, onde exista a promessa de parceria estratégica, lembre-se de Noriega/Panamá) que não passam pela menor investigação séria sobre seus envolvimentos com o Narcotrafico, maior fonte de arrecadação neste pais (ainda que de forma indireta) sustentados em sua maior parte por yankes consumidores.
      Vou tomar seu papel 1Maluquinho, e dizer que não se iludam aqueles que acreditam que as drogas não são consentidas, na verdade elas fazem parte de um arcabouço de tecnicas usadas por alguns governos para justificar situações e aparatos de repressão, tanto de seus cidadãos quanto a cidadãos de outros países. Otários são os viciados que servem a interesses de gente inescrupulosa em diversos niveis. muitas vezes sob motivação de rebeldia. Sds.

      • Dizem inclusive agentes de segurança e ex-agentes de segurança Americanos que foram impedidos pelo governo Americano de aprofundarem investigações e muitos ate afastados que a CIA é o maior controlador da cocaina no mundo.
        Tais agentes e ex-agentes fizeram entidades particulares e possuem varios blogs e fontes de informação independente.
        O atentado de 11 de setembro tambem é investigado por eles que ja cansaram de dizer que o que atingiu o pentagono foi um missel justamente na area onde estava guardada informações a respeito de um montante de bilhões de dolares sob a responsabilidade do ex-presidente da epoca.E tambem muitos indicios sobre o ataque as torres gemeas que teriam sido facilitados e que havia no mesmo dia e hora uma mega operação aeronaval na costa nordeste.
        Ok Julio a cocaina financia guerras pelo mundo,cria e derruba governos.Sua grama vale mais que a grama de ouro.

      • É, meu caro, esse país que ja foi um polo irradiador da democracia mundial, com a fome de poder, foi se tornando o polo manipulador das democracias mundiais. Sds.

Comentários não permitidos.