17 Comentários

  1. Diz a lenda que essa compra foi uma negociação entre o sindicato do Planalto e do Kremlin em troca das exportações de carne.
    A mesma lenda diz também que incialmente eles deveriam ir para o exército, mas este o rejeitou.
    Fato é que o EB NÃO o considera entre os candidatos para um possível helicóptero de ataque/reconhecimento.
    Já a FAB…Para que atirava com Esquilos, foi um salto extratosférico.
    Mas acho que novamente o EB mostra que tem mais ‘personalidade’.

    • Caro Melkor.

      A verdade eu não sei, mas é impossível questionar o PT e muito menos a Rússia sem ser chamado de traidor.

      Me lembro daquela notícia de que o Su-35 era o favorito dos pilotos da FAB, quando conversei com pilotos aqui do RS eles afirmaram que nunca tinham ouvido falar no assunto.

      Também me lembro de quando um comandante da FAB vou em um Mig-29 e ficou muito impressionado, depois a gente viu o fracasso que o avião era.

    • O exercito procura um heli de ataque puro, menor mais leve e ágil…
      E o MI-35 cuja missão inclui ataque, infiltração e exfiltração de tropas e por isto é maior , blindado e mais pesado, não se encaixa neste perfil, simples assim…

      Más a despeito de não se encaixar no perfil de um heli de ataque puro (coisa que ele não é…) pretendido pelo EB, o MI-35 continua sendo um excelente helicóptero dentro do seu campo de atuação e por isto, a FAB está satisfeita com ele.

      • Não é apenas grande! o mais confiável e procurados no mercado de exportação.
        Agora no Iraque é a força principal udrnaâ no exército iraquiano antes da batalha de Mi-28

    • Isso Mostra A desinformacao do blog dos CUMPADIS .

      que Segundo um porteiro da FAB que nao quis se indetificar

      a FAB nao taria feliz com um helicopter de verdade como este !

  2. Ué, mas não era para devolver esse helicóptero?
    Não falaram que ele veio desarmado?
    Esses anti-Brasil e suas previsões de araque…

    Mas existem algumas mudanças que deviam ser feitas no AH-2. Para começar por que não implantaram um canhão 20 ou 30mm, se já fabricamos esse tipo de munição e canhão? O mesmo vale para os foguetes, a FAB já devia ter adaptados os foguetes 70mm brasileiros.
    Outra coisa que podia mudar são os números, que venham muito mais AH-1!

  3. Essa não é a porqueira que defensores de aquisições de quinquilharias usadas de Whasington alegam que pilotos do EB voaram e o reprovaram ?
    Como tem idiotas que servem contra o Brasil e por puro capaxismo preferem ver o pais condicionado e monitorado.

      • Caro Julio,

        Pelo que foi dito, os pilotos do EB não falaram mal do Mi-35, mas disseram que como helicóptero de ataque não ficaram muito impressionados.

        Até porque o mi-35 é uma adaptação com base em uma aeronave de transporte da década de 60.
        Não é uma aeronave especilaizada e é menos capacitado para a função do que os outros modelos citados.

        De novo o maluquinho quer desmentir uma coisa que ele não sabe, mas que nós sabemos ser óbvia.

        Os pilotos do exército estão certos.

        Saudações

    • Nada a ver, ninguém disse que era porqueira.

      O que foi dito era que como helicóptero e ataque os pilotos não ficaram impressionados. E com toda a razão, pois o Mi-35 não é uma aeronave de ataque puro e é menos eficiente que os outros modelos propostos.

  4. Um arma impressionante, realmente esse helicoptero tem capacidades interessante apesar de ser compacto, e a manobrabilidade ajuda nos diversos cenários de nosso território fronteiriço, pena que tenhamos tão poucas unidades, precisamos de algo em torno dos 108 para guarnecer as fronteiras contra toda ameaça, mas…sejamos gratos pelo Mi de cada dia.

  5. Pessoal,

    O Mi-35 pertence a uma outra era…

    O Hind foi pensado para ser parte da doutrina de ataque soviética dos anos 70. Sua função, se não me engano, seria servir de “pathfinder” para as formações mecanizadas do Pacto de Varsóvia, desembarcando forças especiais e fazendo o reconhecimento dos eixos de avanço, marcando-os. Também seria de interesse utiliza-lo como apoio a manobras de flanqueamento realizados por forças mecanizadas.

    Daí que hoje, a função de reconhecimento armado é facilmente cumprida por helicópteros de menor porte, como Kiowa ou Fennec, que podem levar ao menos uma esquadra de combate plenamente equipada, além de poderem ser munidos de mísseis anti-tanque equivalentes aos de tipos especializados. E a função de caça-carros exige um helicóptero mais especializado, com silhueta mais esquia, melhor relação peso/potência, e melhor equipado.

    Em suma, a utilidade para o Exército é realmente discutível… Mesmo os russos não o consideram um legítimo caça carros, e para a tarefa de “pathfinder” ele é simplesmente pesado demais…

    Contudo, há uma tarefa que o Hind pode desempenhar com maestria: C-SAR. Diferente dos “pathfinder”, que não precisam necessariamente se expor ( fazendo o reconhecimento/marcação de alvos a distância com seus sensores ), um meio especializado em resgate muitas vezes precisa se expor sobre a zona onde será realizada a extração… Tem que ser capaz de suportar danos e é conveniente que possa transportar ao menos uma esquadra de combate e realizar um EVAM ( evacuação aeromédica ), caso necessário… Por tanto, é de toda utilidade para a FAB.

  6. ____
    O que um estranho vídeo))) nos disseram que eles não voam e eles não têm mísseis-Hmm, talvez seja uma montagem em vídeo dos russos e os russos deram entrevistas)))
    Prapoganda russo! na verdade eles são tudo groselha e não podem voar)))
    Oi èspertam

Comentários não permitidos.