“O próximo ano vai ser do jeito que nós o fizermos” – Vladimir putin

Vladimir Soldatkin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em discurso de Ano-Novo nesta quarta-feira que a “volta para casa” da península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia e foi tomada por Moscou no início do ano, será um capítulo importante na história do país para sempre.

Putin vem enfrentando o maior dos desafios em 15 anos de governo com a economia russa entrando em recessão, prejudicada pelas sanções do ocidente após a crise da Ucrânia e pela queda do preço do petróleo, carro-chefe das exportações russas.

Suas declarações, transmitidas pela televisão, devem ser bem-recebidas pelos russos, para quem a Crimeia sempre foi vista como parte de sua terra natal após séculos de história compartilhada e com a região que tem maioria étnica russa.

“O amor pela pátria mãe é um dos sentimentos mais poderosos e edificantes. E isso se manifestou por completo na ajuda fraternal aos povos da Crimeia e de Sevastopol, que de forma determinante decidiram voltar para casa”, disse Putin. “Esse evento será lembrado como um capítulo muito importante na história de nosso país para sempre.”

A Rússia anexou a Crimeia em março, após a saída do então presidente ucraniano que era apoiado pelos russos, o que desencadeou uma das mais graves crises entre Ocidente e Oriente desde o fim da Guerra Fria e levou a várias sanções econômicas vindas de países ocidentais.

A Ucrânia e o Ocidente consideram a anexação ilegítima.

A popularidade de Putin aumentou no país graças à sua postura firme diante da crise da Ucrânia, mas uma recessão grave econômica pode ameaçar a estabilidade e a prosperidade do país, aspectos que têm sustentado, em parte, sua aprovação popular.

No próximo ano, estima-se que a economia da Rússia cairá por volta de 4,5 por cento se o valor médio do barril de petróleo continuar a 60 dólares, de acordo com o banco central.

“O próximo ano vai ser do jeito que nós o fizermos”, disse Putin. “Nós temos que cumprir e implementar tudo o que planejamos para o nosso próprio bem, para o bem dos nossos filhos e da Mãe Pátria.”

REUTERS

Fonte: Terra

 

11 Comentários

  1. Esse cara é guerreiro, isso ninguém pode tirar dele.
    O Brasil precisa aprender a fazer brasileiros desse quilate.

    • KKKKKKKKKKKKK, So se for por milagre , aqui abunda esquerda gananciosa e apaixonada por dindim ,aqui quem oferecer mais leva e tendo 19 dedos sai mais barato ,kkkkkkkkkk !

      • E você lagartão Yanke é um exemplo escarado do tipo de exemplo de brasileiros que não queremos. Melhor que fique no seu States talvez por isso o Obama enfrente tantos problemas. Da para entender por que nos últimos tempos os States desceram a ladeira da dignidade e trabalham para exportar crises e vender problemas, precisam se livrar de americanos como você com conteúdo para servir como ótima bucha para canhões.

      • Teropode de alguem que nunca se escondeu VOTEI NO LULA TODAS AS VEZES VOTEI NA DILMA A PRIMEIRA VEZ NA SEGUNDA VEZ ANULEI MEU VOTO POR ACREDITAR QUE ELA PODERIA TER FEITO MUITO MAIS agora estou com 53 anos e neste tempo todo vi esquerda,direita,encima,enbaixo,dentro e fora vi tres candidatos todos se ofendendo chamando uns aos outros de ladrões e inconpetentes e apos o resultado do primeiro turno os perdedores se unirem como se nada tivece acontecido para derotar o candidato que esta em melhores condições SE TU PODERES ME JURAR PELAS PESSOAS QUE MAIS AMAS DE QUE TODOS DA DIREITA SÃO DIFERENTES DOS DA ESQUERDA VOTO MESMO NÃO CONCORDANDO NO PARTIDO QUE ME DICERES LEMBRANDO DE QUE TODOS ELES PENÇÃO PRIMEIRO EM SEUS BOLÇOS,E EM SEGUNDO NÓS BOLÇOS DOS ALIADOS E ISTO SÓ VAI MUDAR QUANDO COLOCARMOS NA CONSTITUIÇÃO PENA MORTAL A CORUPÇÃO, E A MA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.DESEJO A VOCE E SUA FAMILIA QUE NESTE ANO SUA FELISCIDADE SEJA PLENA.

      • Por que? Afinal as pessoas não se inspiram em outras a todo instante na formação de sua cultura e até decseu carater? A frase tem uma conotação que busca a qualidade do respeito respeito acsua patria que o Putim demonstra em relação a sua Russia, isso, sinceramente acho, que nisso os cidadãos brasileiros precisam espelhar-se. Sds.

      • Por que? Afinal as pessoas não se inspiram em outras a todo instante, na formação de sua cultura e até de seu carater? A frase tem uma conotação que busca a qualidade do respeito a sua patria, que o Putim demonstra em relação a sua Russia, nisso, sinceramente acho, que os cidadãos brasileiros precisam espelhar-se. Sds.

  2. “O próximo ano vai ser do jeito que nós o fizermos”, disse Putin. “Nós temos que cumprir e implementar tudo o que planejamos para o nosso próprio bem, para o bem dos nossos filhos e da Mãe Pátria.”

    Estamos diante de uma nacao soberana , nao de uma colonia

  3. Continua falando grosso e se arrastando para nao entrar em conflito com os EUA, que querem sua cabeca num prato. Recentemente foi anunciado em alguns jornais alternative, que Putin decidiu fornecer gratis 1 milhao de tonelada de carvao para Ucrania durante este inverno. Repito isto que e amor no sentido Camoniano. “ter com quem nos mate lealdade”

  4. Nem dá pra comparar um individuo da envergadura de Putin com alguns amadores da política brasileira, chega me provocar vergonha.

Comentários não permitidos.