Merkel defende unidade europeia e critica movimento xenófobo

Em discurso de Ano Novo, chanceler federal defende Europa unida e pede que alemães não se rendam a movimento anti-islâmico. Segundo ela, imigração é um ganho para o país.

A unidade da Europa é a chave para superar a crise na Ucrânia, diz a chanceler federal alemã, Angela Merkel, em seu discurso de Ano Novo, a ser pronunciado nesta quarta-feira (31/12) e que teve o texto antecipado à imprensa.

“Queremos a segurança na Europa junto com a Rússia, e não contra a Rússia”, afirma a chanceler. Mas também é claro que “a Europa não pode e não vai aceitar o suposto direito de um mais forte, que viola o direito internacional”, diz Merkel, referindo-se ao conflito no leste ucraniano.

Em resposta, destaca a chefe de governo, a Europa decidiu não se deixar separar, mas sim agir mais forte do que nunca como unidade, para defender seus valores e a paz.

Ameaça do “Estado Islâmico”

Em seu discurso, a chanceler também alerta para o perigo representado pela organização extremista “Estado Islâmico” (EI), que domina grande parte do Iraque e da Síria.

Neste ano, diz Merkel, o grupo terrorista “perseguiu e matou de maneira brutal todos aqueles que não se submeteram ao seu domínio”. “O EI também ameaça nossos valores em casa”, afirma a chanceler quanto à influência do grupo sobre a Europa.

Refugiados e imigrantes

Diante de guerras e conflitos mundo afora, Merkel garante que a Alemanha ajudará refugiados. O número atual de refugiados é o maior desde a Segunda Guerra Mundial, destacou, e muitos escaparam da morte.

“É claro que os ajudamos e acolhemos aqueles que aqui buscam refúgio”, afirma. Segundo ela, é um elogio à Alemanha o fato de filhos de indivíduos perseguidos poderem ter crescido sem medo no país. A imigração, assinala, é um ganho para todos os alemães.

Alerta contra xenofobia

Com palavras claras, Merkel se se dirige no discurso aos membros do movimento anti-islã Pegida (sigla em alemão para “Europeus patriotas contra a islamização do Ocidente”), que protestam contra uma suposta “alienação” da Alemanha.

A chanceler pediu aos cidadãos alemães que não se deixem influenciar pelos organizadores do movimento, que, segundo ela, querem excluir pessoas a partir da cor da pele ou de religião diferentes.

“Por isso, digo a todos que participam desses protestos: ‘Não siga aqueles que os convocam! Pois frequentemente eles têm preconceito, frieza e até mesmo ódio em seus corações'”, diz Merkel.

A chefe de governo critica também o fato de os manifestantes se apropriarem do slogan “Nós somos o povo”, do movimento civil da antiga Alemanha Oriental.

A união faz a força

No texto, Merkel encoraja os alemães para o ano de 2015, destacando o valor da união. “Também no ano que vem, deveríamos juntos fazer de tudo para fortalecer a coesão do nosso país”, afirma.

Segundo a chanceler, isso faz a sociedade alemã ser humana e é a base para o sucesso do país. Assim, a Alemanha poderia encarar desafios futuros, como a revolução digital e o envelhecimento da população.

Para o posto de presidente do G7, em 2015, Merkel destaca no discurso seu engajamento pessoal a favor da proteção climática. Para isso, reitera ser preciso finalmente se chegar a novos acordos efetivos.

LPF/dpa/epd/afp/rtr

Fonte: DW.DE

12 Comentários

  1. Aproveito a deixa da Merkel para desejar a todos os brasileiros de boa vontade, e também aos estrangeiros que nos tem respeito, que postam no Blog meus sinceros votos de Feliz Ano Novo. E que os dirigentes de nosso país tentem fazê-lo prosseguir buscando ser respeitado interna e externamente, avançando na qualidade de vida de seus cidadãos, sem ambições de proeminência, mas sendo solidário e generoso com a humanidade de todos os quadrantes que veste o planeta, nos fazendo sentir, cada vez, mais orgulho de sermos brasileiros. Feliz 2015 a todos esses, e também a mim. Sds.

    • Feliz Ano Novo? Gostaria de dizer isto para vc e os demais contribuintes do PB.Mas infelizmente, o que posso dizer e: Prepara-se companheiro, a coisa estara feia. E depressao economica e guerra.Nada para celebrar.

      • Calma companheiro, a não ser que você tenha alguma informação secreta, dessas que só os crononautas possuem para compartilhar com a gente, rsrsrs, diziam a mesma coisa desde 2012 e 2014 terminou e salvo os mortos por circunstancias variadas neste país, e que certamente um dia pegará a todos nós, estamos todos vivos e não vejo motivos para temer a esperança e a felicidade, já que elas residem nos corações dos homens e não nas criações dos homens, no seu materialismo. Esse é um momento especial para pensarmos sobre isso, para mantermos o espirito elevado e consciente de nossa humanidade meu caro, senão nos tornamos como os Zumbis tão festejados nos cinemas ou como os selvagens camuflados de civilidade destes novos tempos. Sds. e um especial feliz 2015 para você.

      • Julio, o que você pode esperar de alguém adepto de literatura de extrema direita, que vive a chamar os neocons de nazifascistas? E parabéns pelo otimismo.

      • Feliz 2015 para você tambem, minha cara personal divergente, rsrsrs. Afinal como eu poderia afiar a lamina do meu cérebro sem a existencia dos esmeris, que pessoas como vc, me proporcionam. Sds.

  2. coitada discurso de quem é apenas um fantoche dos yankes
    deve ser muito chato chegar outra raça no seu pais e essa começar a querer embutir sua religião , e sua cultura sobre a que já existia e tradicional

    acho que Alemanha italia e japao ainda são espólios de guerra inglês e yanke da segunda guerra mundial

    o taliban vestido igual mendigo se livrou dos yankes no afeganistao melhor do que a Alemanha que virou um boi de piranha com o maior efetivo em uma pais compostos por estrangeiros yankes

  3. Aorte deste maracuja de gaveta eque daqui a 30 anos ela estarah comendo raiz de grama e nao terah o desgosto de ver seus compatriotas natos serem perseguidos em seu proprio pais ,kkkk ,talves isso explique o sorrisinho satanico desta vermelha otaria !

  4. Merkel esta com os dias contado. Nao terminara o mandato. Renunciar seu posto de Chanceler.Pelo menos e o que vem dizendo Jim Willie.

    • Alemanha não é república bananeira meu caro JOJO bipolar extrema direita / comunismo! Angela Merkel vai completar seu mandato e Jim Willie, como bom extremista de direita, vai quebrar a cara

1 Trackback / Pingback

  1. Merkel defende unidade europeia e critica movimento xenófobo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.