Xi Jinping (Centro) acompanhado pelo chefe da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai On (Esquerda) sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, em Macau para participar nas celebrações do 15º aniversário de Macau – Photo by Carmo Correia / EPA
O presidente chinês, Xi Jinping, recordou neste sábado a Hong Kong e Macau que integram “uma China”, em uma advertência aos movimentos pró-democracia nos dois territórios semiautônomos.
Dezenas de pessoas protestaram neste sábado no centro histórico de Macau, ao fim da vista de dois dias de Xi, que coincidiu com o fim dos protestos pró-democracia em Hong Kong.
Os manifestantes de Macau pediam um “sufrágio universal”, medida também exigida pelos ativistas da ex-colônia britânica Hong Kong.
Xi advertiu os dois territórios contra “enfoques equivocados”.
“Devemos aderir todos ao princípio de ‘uma China’ e do respeito à diferença dos dois sistemas”, afirmou Xi durante a posse do chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui, que foi reeleito para o cargo por um comitê pró-Pequim em agosto.
Macau, ex-colônia portuguesa, é o único território chinês no qual estão autorizados os cassinos. Desde 2002, quando aconteceu a abertura ao setor, se transformou em um centro mundial do jogo, à frente de Las Vegas (Estados Unidos).
Acredito que o recado pode ser estendido a Taiwan !
A china se encaminha, lentamente, a uma democracia.
A politica chinesa não permitirá tão facilmente as intrusões norte americanas e suas fomentações, já sabem que o que ocorre em Hong Kong é fruto dos EUA, e o recado é pra quem tem feito tais fomentações, pois se iniciar um briga com um gigante desse porte, só existe um caminho…os dois vão pro ralo.
Dica de um artigo que até agora não vi sendo publicado no Brasil, para o PB:
Coreia do Norte tinha agentes infiltrados nos EUA para atacar centrais nucleares nos anos 90
http://observador.pt/2014/12/20/coreia-norte-tinha-agentes-infiltrados-nos-eua-para-atacar-centrais-nucleares-nos-anos-90/#
A democracia é um caminho natural para todos os paises, novamente o tempo se provará mais forte que interesses menores humanos e politicos no seu caminho.
Nesta segunda feia começam as obras de cosntrução do canal da Nicarágua. Um assunto ignorado pela nossa imprensa embora a China seja hoje o maior parceiro comercial do Brasil.
São chineses e russos não querendo depender do controle norte-americano sobre sua rota mais curta com o ocidente. Para nós sul-americanos há grandes possibilidades de ampliar o comércio com chineses, russos, australianos e sudeste asiáticos.
Isso me lembra aquele porto em uma pequena ilha do caribe tão criticado durante a campanha eleitoral.