Xi Jinping adverte, Macau e Hong Kong integram “uma China”

Xi Jinping (Centro) acompanhado pelo chefe da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai On (Esquerda) sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, em Macau para participar nas celebrações do 15º aniversário de Macau – Photo by Carmo Correia / EPA

O presidente chinês, Xi Jinping, recordou neste sábado a Hong Kong e Macau que integram “uma China”, em uma advertência aos movimentos pró-democracia nos dois territórios semiautônomos.

Dezenas de pessoas protestaram neste sábado no centro histórico de Macau, ao fim da vista de dois dias de Xi, que coincidiu com o fim dos protestos pró-democracia em Hong Kong.

Os manifestantes de Macau pediam um “sufrágio universal”, medida também exigida pelos ativistas da ex-colônia britânica Hong Kong.

Xi advertiu os dois territórios contra “enfoques equivocados”.

“Devemos aderir todos ao princípio de ‘uma China’ e do respeito à diferença dos dois sistemas”, afirmou Xi durante a posse do chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui, que foi reeleito para o cargo por um comitê pró-Pequim em agosto.

Macau, ex-colônia portuguesa, é o único território chinês no qual estão autorizados os cassinos. Desde 2002, quando aconteceu a abertura ao setor, se transformou em um centro mundial do jogo, à frente de Las Vegas (Estados Unidos).

Fonte: AFP

6 Comentários

  1. A politica chinesa não permitirá tão facilmente as intrusões norte americanas e suas fomentações, já sabem que o que ocorre em Hong Kong é fruto dos EUA, e o recado é pra quem tem feito tais fomentações, pois se iniciar um briga com um gigante desse porte, só existe um caminho…os dois vão pro ralo.

  2. A democracia é um caminho natural para todos os paises, novamente o tempo se provará mais forte que interesses menores humanos e politicos no seu caminho.

  3. Nesta segunda feia começam as obras de cosntrução do canal da Nicarágua. Um assunto ignorado pela nossa imprensa embora a China seja hoje o maior parceiro comercial do Brasil.

    São chineses e russos não querendo depender do controle norte-americano sobre sua rota mais curta com o ocidente. Para nós sul-americanos há grandes possibilidades de ampliar o comércio com chineses, russos, australianos e sudeste asiáticos.

    Isso me lembra aquele porto em uma pequena ilha do caribe tão criticado durante a campanha eleitoral.

1 Trackback / Pingback

  1. Xi Jinping adverte, Macau e Hong Kong integram “uma China” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.