Em Brasília, vice-premiê russo propõe ampliar cooperação em alta tecnologia

O governo russo está oferecendo ao Brasil uma colaboração ativa em esferas de alta tecnologia, incluindo exploração do espaço, construção naval e setor de aviação. Delegação comandada pelo vice-premiê russo Dmítri Rogôzin tem expectativa de que visita ao país resulte em acordos e reforço da parceria estratégica.

Em Brasília, vice-premiê russo propõe ampliar cooperação em alta tecnologia
Rogôzin: “Os brasileiros não querem comprar produtos acabados, mas querem participar da concepção e instalação dessas tecnologias russas no país” Foto: TASS

Nesta quarta-feira (18), o vice-primeiro-ministro russo Dmítri Rogôzin participou de uma reunião com o vice-presidente Michel Temer e com o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim. Além disso, visitou a estação terrestre do Glonass, na Universidade de Brasília, onde é realizado acompanhamento do sistema global de navegação por satélite.

“Os brasileiros não querem comprar produtos acabados, mas querem participar da concepção e instalação dessas tecnologias russas no país”, declarou o vice-premiê russo, ao mencionar o setor espacial.

Moscou ofereceu às autoridades brasileiras uma coparticipação ativa no mercado de serviços espaciais – não somente em sistemas de navegação, mas em cartografia, comunicações e sensoriamento remoto da Terra, entre outros. “Os planos do Brasil de desenvolver a sua própria base para lançamentos espaciais são de grande interesse para nós”, acrescentou Rogôzin.

A parceria militar entre os países não se limita ao fornecimento de produtos acabados para o país sul-americano, uma vez que “o Brasil está ajudando a criar um centro de serviços para trabalhos de reparo e manutenção de helicópteros russos”.

No setor de construção naval, os projetos e tecnologias brasileiras e russas destinadas a exploração de jazidas de petróleo e gás apresentam boa compatibilidade, apesar de determinadas tarefas serem executadas em diferentes condições climáticas e geológicas.

Segundo Rogôzin, antecipando a visita da presidente Dilma Rousseff à Rússia, prevista para o próximo ano, “novos acordos de parceria e promoções devem ser coordenados e assinados nos setores de espaço, nuclear e aviação, na construção naval e em engenharia eletrônica”.

Fonte: Gazeta Russa

6 Comentários

  1. Um ótima notícia, os russos possuem domínio de tecnologia de ponta, e isso em diversos setores. Nosso país tem muito a ganhar, agora é só criarem metas e acordos e as assinarem pois vai trazer muito progresso pra ambos os países, principalmente para nós.

    • no dia em que se concretizar uma coisa destas aqui…executam/põem em pratica outro Brother Sam…é mais fácil o tiririca se eleger presidente daqui…e será algum dia…escrevam o que digo…….. 🙂

      • Ja esta em cursop esquema midialitico manipulador acrescido de alguns déspotas militares e oprtunistas politicos aproveitando os escandalos de corrupção para darem golpe e retornarem o Brasil ao capaxismo Yankee.
        Vão quebrarem a cara como tambem quebrarão a cara a corja Bolivariana.
        E o demonio adormecido despertara sendento de sangue imundo de corruptos e de trairas tambem.

  2. Minhas preces vão para que o país se livre da influencia dos aculturados tupinyankes, sendo sbstituidos por um dominio cultural que asssegure, acima de tudo. os interesses nacionais brasileiros. Influencias e parceirias cultuaraos multiplas são sempre muito bem vindas num momento em que buscamos maior proeminencia e um mundo mais multilateral.

  3. Quanta balela , se o brasil pode fazer acordos com aqueles que possuem a melhor tecnologia em produçao de navios de superficie ( FRANÇA,UK ,ITALIA,SUECIA.COREIAsul),pra que se associar a quem utiliza justamente estes paises para incrementar seus parques industriais $ Ja a area aeroespacial seria interessante o problema eh devolver a propina paga ao partido, pelos ucranianos e romper o contrato !

  4. Porque a Russia vive oferecendo o que pode sempre primeiro ao Brasil ?
    Fora a idiotia ideologica que pensa que acordos com Russos vem acompanhados de pacto de fidelidade militar e que seus equipamentos vem com manuais de convencimento comunista,o Brasil é estrategico a Russia em muitos pontos de vista.
    O Brasil é um pais que respeita acordos e a propriedade intelectual deles estaria preservada.
    Tudo o que viesse a ser produzido no Brasil automaticamente seria produto nacional,fora da necessidade de licitações e de obstaculos politicos internos.
    A Russia precisa de um parceiro economico e ve no Brasil um parceiro complementar confiavel.
    A Russia vive esfregando na cara do Brasil que por capaxismo corporativo,ideologico,politico e militar,vive perdendo oportunidades que tanto precisa.
    Ate quando isso ?

1 Trackback / Pingback

  1. Em Brasília, vice-premiê russo propõe ampliar cooperação em alta tecnologia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.