Defesa & Geopolítica

Nasce o NOVAER ‘SOVI’ – A nova ave dos céus brasileiros

Posted by

A exemplo do atual treinador da Academia da Força Aérea – AFA, T27- TUCANO, a escolha do nome da aeronave da NOVAER se deu através de um concurso envolvendo todo o efetivo da AFA. A ideia do concurso surgiu tanto para prestigiar os aviadores e alunos da Academia, quanto para recordar uma tradição acontecida nos anos 80, quando coube ao efetivo da AFA escolher o nome do hoje mundialmente conhecido, Tucano.

Ao todo foram mais de 200 sugestões de nomes para o novo treinador da NOVAER, fazendo alusão aos mais diversos temas, e a escolha do nome vencedor foi realizada pela empresa, após uma análise criteriosa que levou em conta a sonoridade, originalidade e ausência de nomes semelhantes no mercado aeronáutico.

Sovi é uma ave genuinamente brasileira, da família dos gaviões. Seu nome científico, Ictinea plúmbea, significa “Gavião cor de chumbo”, coloração que remete à fibra de carbono utilizada no avião, além das penas das asas na cor alaranjada que remetem à cor usualmente utilizada no treinamento de forças aéreas, inclusive na Academia da Força Aérea Brasileira.

Tal qual a aeronave da NOVAER, o SOVI é um gavião de médio porte, ágil, leve e de hábitos agressivos e territoriais, que remete à aviação militar e às características esperadas de um piloto de combate.

A Cerimônia de revelação do nome ocorreu na quinta-feira (4/12), no Hall do Comando da Academia da Força Aérea em Pirassununga, e contou com a ilustre presença do Comandante da Academia da Força Aérea, Brig. do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida e dos quinze finalistas, dentre eles oficiais, cadetes e sargentos, que contribuíram com sugestões significativas.

 

 

Ao final da cerimônia, foi revelado o nome da aeronave de treinamento militar da NOVAER e premiados os dois vencedores do concurso que, coincidentemente, sugeriram o mesmo nome – SOVI. São eles o Ten. Cel. Marcelo GOBETT Cardoso e o Primeiro Tenente Aviador Thiago Romeiro CAPUCHINHO.

A NOVAER agradece à Força Aérea Brasileira e à Academia da Força Aérea pelo apoio e incentivo ao Concurso, que permitiu reeditar a história e trabalha para que esta aeronave genuinamente brasileira possa ganhar os céus do Brasil e do Mundo.

Fonte: Novaer Craft

4 Comments

shared on wplocker.com