Rússia está chocada por ‘tortura inquisitorial’ da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA)

Comissário de direitos humanos da Rússia, Konstantin Dolgov

Alexei Anishchuk

A Rússia está chocada com as revelações sobre a tortura da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês) na esteira dos atentados de 11 de setembro de 2001, e acredita que os responsáveis por abusar dos detentos deveriam ser levados à justiça, disse uma autoridade de alto escalão do Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira.

O comissário de direitos humanos do ministério, Konstantin Dolgov, afirmou que o relatório do Senado norte-americano divulgado nesta semana revelou “violações de direitos humanos graves e sistemáticas” e repudiou as aspirações dos EUA de serem vistos como um modelo de democracia.

O relatório mostrou que a CIA enganou a Casa Branca e o público a respeito da tortura que praticou contra os detidos em prisões secretas de todo o mundo depois do 11 de Setembro, e que estas práticas foram mais brutais e disseminadas do que havia admitido.

“Apesar do fato de que esta tortura inquisitorial foi usada por agentes da CIA fora do território dos EUA, isso não retira sua responsabilidade por estas ações deliberadas”, afirmou Dolgov.

“Exortamos a comunidade dos direitos humanos, as organizações e instituições internacionais apropriadas a fazerem pressão para que Washington revele as informações sobre as violações de direitos humanos em sua totalidade… e responsabilize os culpados”.

Moscou e Washington discutem com frequência a respeito de seus mútuos históricos de direitos humanos, e a Rússia diz que os Estados Unidos fazem vista grossa a seus próprios abusos ao mesmo tempo em que dão sermão ao resto do mundo. A crise na Ucrânia levou as relações entre os dois países ao seu pior momento desde a Guerra Fria.

Países como Irã, Coreia do Norte e China, alvos frequentes de críticas de Washington no tocante aos direitos humanos, aproveitaram o relatório desta semana para virar a mesa com os norte-americanos.

REUTERS

Fonte: Terra

20 Comentários

    • “E onde estão os direitos humanos dos Chechenos mesmo?”

      Tá de mãos dadas com os direitos humanos dos Palestinos, não é mesmo? rs!

      • Eh por ai mesmo , todos desrespeitam os direitos humanos ,portanto criticar a AMERICA tendo telhado de vidro eh hipocrisia ,sei que eh dificil para os capachos russos aceitarem isto mas, basta fritar a costuneira pedra que a onda leva para outros mares!

      • Bom comentário Julio.

        Mesmo assim são terríveis esses abusos cometidos cometidos pelos americanos. É uma vergonha que, como sabemos, os responsáveis não serão punidos.

        Se os americanos tem o direito de protestar contra os erros cometidos pelos russos os russos também possuem o direito de protestar contra os crimes cometidos pelos americanos.

    • isso não é praticamente nada comparado com o que os drones estadunidenses veem fazendo pelo o oriente médio..com seus “danos colaterais”..os crimes de guerra sendo praticados por esta gente estão ultrapassando todos os limites no oriente médio hoje..o povo muçulmano precisa tomar uma providencia urgente e drástica… ou eles se unem para se protegerem como fizeram nas cruzadas… ou eles se unem para se protegerem contra essa nova cruzada do ocidente..ou acabarão de vez como os nativos americanos …e toda sua cultura, identidade e fundamentalismo….

      • “e toda sua cultura, identidade e fundamentalismo….”

        e toda sua cultura, identidade e religião ameaçada de vez…

    • Nunca seja um escravo dos padrões que plantaram em você…Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser…Todos somos prisioneiros mais alguns de nós estão em celas com janelas e outros sem……….

    • enquanto houver petróleo..este povo do oriente médio/muçulmano não vivera em paz e será sempre alvo de manobras, maquinações e movimentações obscuras…como a primavera árabe..e o povo daqui que se prepare..pois quando acabarem por lá o próximo alvo será nós e nossas riquezas..principalmente a Amazônia..só não começaram as movimentações ainda por aqui pois a questão/problema da demanda do petróleo é mais urgente e importante…

  1. Hora o que dizer CIA, KGB, imaginem um cachorro mordendo o rabo do uotro tu não sabes o que dizer quem mordeu primeiro o certo é que quem mordeu primeiro deixou o rabo solto para que o outro tambem mordece E POR FAVOS NÃO VENHAM ME DIZER QUE A KGB NÃO EXISTE MAIS LEMBREM ELA SÓ MUDOU DE NOME.

  2. atacar o próprio país como fizeram no 11 de setembro foi a melhor estratégia que fizeram para obter controle social sobre seu povo alienado e sistematicamente subvertido….podendo grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais e até torturar pessoas sem serem “incomodados”……além de servir de desculpas para invadir outros países e obter informações privilegiadas….Tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”…assim é o modus operandi deste regime fascista mascarado….o que acontece hoje a Petrobras espionada por esta gente é prova de como nossos interesses são constantemente sabotados por forças ocultas…movimentações para sabotar as iniciativas/tentativas deste pais de se tornar um grande exportador de petróleo no mundo …assim como para sabotar/atingir uma das maiores empresas petrolíferas do mundo que é a Petrobras além de ser a principal empresa do pais mostra bem como a coisa esta feia por aqui por estas bandas…estão conseguindo o fantástico… fazerem o próprio povo irem de contra/sabotar os interesses do pais…..colocarem o próprio povo contra os interesses do pais……

Comentários não permitidos.