Uma ex-funcionária do Departamento de Estado dos EUA assume pasta de Ministra das Finanças na Ucrânia

Foto: Valentyn Ogirenk / Reuters

Nova ministra das Finanças da Ucrânia Natalie Jaresko, participa de uma sessão do parlamento em Kiev, em 2 de Dezembro

O Parlamento ucraniano deu sua aprovação nesta terça-feira a um novo governo pró-ocidental, que conta com uma americana, um georgiano e um lituano em posições-chave, buscando tirar o país de uma grave crise econômica, além de pôr fim a um conflito separatista no leste do país.

“Devemos incorporar ao nosso governo as melhores competências internacionais”, declarou o presidente Petro Poroshenko.

Assim, Natalie Jaresko, uma americana de origem ucraniana que trabalhou para o departamento americano de Estado e para um fundo de investimentos ucraniano financiado pelo Congresso americano, será a nova ministra das Finanças.

Novos ministros da Ucrânia, que não são nativos do país (da esquerda para a direita): Ministro da Economia Aivaras Abromavicius (Lituânia), o ministro das Finanças Natalia Jaresko (Estados Unidos) e Aleksandr Kvitashvili (Georgia)

O lituano Aivaras Abromavicius, co-dirigente de um fundo de investimentos sueco, assumirá o cargo de ministro da Economia, enquanto o georgiano Alexander Kvitashvili, ex-ministro da Saúde em seu país, dirigirá o ministério da Saúde.

Poroshenko afirmou que lhes deu cidadania ucraniana pouco antes de sua nomeação.

Durante um longo debate parlamentar, os deputados confirmaram nos cargos os ministros da Defesa, Stepan Poltorak, e das Relações Exteriores, Pavlo Klimkin.

Antes da votação, o chefe de Estado ucraniano elogiou o trabalho desses ministros durante a crise com a Rússia e o conflito separatista no leste.

As nomeações ocorrem no mesmo dia em que Kiev e os líderes pró-russos chegam a um acordo de cessar-fogo na região separatista de Lugansk e na área do aeroporto de Donetsk, no leste do país.

Lugansk e Donetsk são os dois principais redutos separatistas, onde ocorrem confrontos quase sem interrupção há vários meses.

AFP

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Se fizéssemos isso aqui, diriam que estávamos “entregando” o país… e parece mesmo! 🙁

    Mas acho que a estratégia é outra… como há outras nacionalidades no governo, como uma representante americana… se o caldo engrossar os EUA terão um pretexto pra se meter…

    Mas posso esperar pra ver o desenrolar disso!

    • Meu caro, depois do filho do Biden, que é o vice presidente americano, ser instalado numa das empresas petroliferas Ucranianas, sem qualquer critica, inclusive aqui, sobre ética ou pudor, fica claro que a Ucrania virou uma especie de estado por procuração onde os states mandam de fato, em troca da proteção aos nazis e anti russo que habitam por lá. Exatamente como eles, que tem pelos Russos uma espécie de receio patologico. Sds.

      • Chororo desvairado , afinal segundo alguns bolsistas de plantao a Ucrania nao tem mais jeito , ja faliram , entao eh normal e justificavel que seu novo TUTOR e patrocinador endique pessoas de sua confiança para administrar a grana que colocam na Ucrania , enquanto isso a russia avança(ladeira abaixo),kkkkkkkkk ( nao que eu seja favoravel ) !

      • Chorôrô nenhum, constatação baseada em fatos.
        A Ucrânia é para mim um país que tem uma base nacional fraca assim como nós, padecemos do mesmo mal deles. Possuímos entre nós uma grande oligarquia conservadora e prostituta, que é capaz de se deitar até com cães, se isso lhes der alguma grana, e se vier junto o prazer aí é lucro dobrado. Por isso tanto lá como aqui, existe a tendencia a dependência que nada mais é que a permissão da venda de todo e qualquer resquício de cidadania, e sentimento cívico, pelo beneficio desses grupos. Me sentimento por eles é só de pesar, e reconhecimento de que lá existe tanta hipocrisia quanto hipócritas com aqui, incapazes de esperar pelo desenlace democrático para mudar naquilo que lhes incomoda, mas sempre prontos a ouvir as vozes dos manipuladores oligárquicos sempre com pressa para recuperar seus poderes ainda que isso custe uma democracia.

    • La ja esta entregue desde o começo meu caro e vai é pro buraco.
      A Russia esta sendo tola de aquece-los no inverno.Visam apenas ganharem tempo.
      Nem um milagre salva a Ucrania.

  2. Tô nem aí com essa mercenária, quem contratou e quem está por trás disso … de fato fica bem claro que qualquer parceria com a Ucrânia nunca dará certo pra nós, vide foguetes, é o rei médas em ação… tudo que toca vira …

    • Stadeu tens razam LEVEI UM TAPA NA BOCA PENCEI QUE O ACORDO COM A UCRANIA SERIA BOM PARA O BRASIL PENCEI E ACRDITEI ME DEI MAL ALGUEM TEM QUE LEMBRAR OS UCRANIANOS DE QUE QUANDO UM HOMEN ENTREGA SUAS RESPONSABILIDADES DE DONO DA CASA PARA OUTRO CORRE UM TREMENDA RISCO DE LEVAR GUANPA TAI PORQUE A GRUPOS SEPARATISTAS HOMENS ENVERGONHADOS.

    • La ja esta entregue desde o começo meu caro e vai é pro buraco.
      A Russia esta sendo tola de aquece-los no inverno.Visam apenas ganharem tempo.
      Nem um milagre salva a Ucrania.

    • Falou tudo…no lugar de mandar para o espaço a “SPACE”, que enterrem.
      Acertou na jugular o comentário…. 5 segundos de vida.

  3. Depois dos neonazistas,isso não me causa espanto,o triste é ver a Ucrânia se acabando,sendo entregue a essa ”ocupação” estrangeira,disfarçada !

  4. Quais são os únicos países a favor de colocar armas no espaço?

    Estados Unidos e Israel votaram contra a resolução da ONU que proíbe que aconteça uma corrida armamentista no espaço, quando o resto do planeta votou a favor. Os dois países também foram contra a proibição do desenvolvimento de novas armas de destruição em massa.

  5. Será uma faceta do tal “soft power”?
    .
    “O conceito básico de poder é a habilidade de influenciar outros a fazer o que você quer. Há três maneiras de se fazer isto: uma delas é ameaçá-los com galhos; a segunda é comprá-los com cenouras; e a terceira é atrai-los ou cooperar com ele para que queiram o mesmo que você. Se você conseguir atraí-los a querer o que você quer, te custarão muito menos cenouras e galhos.” – Joseph Nye
    .
    Saudações,
    .
    konner

1 Trackback / Pingback

  1. Uma ex-funcionária do Departamento de Estado dos EUA assume pasta de Ministra das Finanças na Ucrânia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.