Projeto VANT Unasul

Representantes dos 12 países membros da Unasul se reuniram em Salvador. (Imagem: Ministério da Defesa)

Ivan Plavetz

Após quatro dias de discussões, os doze países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) entraram em consenso e definiram os requisitos técnicos do sistema VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) regional da América do Sul. As definições foram tomadas durante encontro realizado na última semana em Salvador (BA).

Entre as funções definidas para o sistema VANT regional, ficou estabelecido que os sensores e toda a eletrônica embarcada deverão ser resistentes a mudanças bruscas de temperatura e umidade. De acordo com o coronel Geraldo Branco, coordenador técnico do Grupo de Trabalho Projeto VANT Unasul e representante do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, o VANT regional deverá ter capacidade de operar tanto na Amazônia, região quente, úmida e dominada por baixas altitudes, como também em regiões frias e elevadas como os Andes. No documento consta a autonomia para que todos os países possam operar o sistema e os desempenhos mínimos que serão exigidos da aeronave.

Os países sul-americanos estabeleceram que o VANT Unasul terá um sistema de controle em solo tão flexível que possibilitará a realização de voos de longa distância, passando o controle de uma estação de solo para outra sem a necessidade de interromper a missão quando sair do limite de alcance do sinal. De acordo com o coronel Geraldo Branco, graças a essa característica, as polícias de países vizinhos poderiam vir a realizar operações conjuntas para coibir ilícitos como o tráfico de drogas.

O programa deverá selecionar empresas para execução do projeto, e a brasileira Harpia emerge como potencial candidata. (Imagem: Harpia)

Outra definição fechada neste encontro foi as características do sistema VANT regional. Elas seguirão a mesma tipologia padrão desse tipo de aeronave de médio porte, ou seja, uma estação de terra, um sistema de transmissão e recepção de dados e duas ou mais plataformas aéreas (aeronaves).

Segundo o coronel Geraldo Branco, a reunião de definição dos requisitos técnicos ocorreu em clima de harmonia e cooperação, com a participação ativa de todos os países do bloco. Superada esta etapa, em 2015 o projeto VANT Unasul entrará na fase de definição do modelo empresarial que irá estabelecer de que forma as empresas de cada país participarão do empreendimento. “Após a definição do modelo, o projeto entrará na fase de definição dos requisitos logísticos e industriais”, afirmou  o coordenador.

Em desenvolvimento no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), o VANT Unasul tem como principal objetivo a cooperação com os países do bloco e o consequentemente fortalecimento da Base Industrial de Defesa da América do Sul.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

9 Comentários

  1. “”””Os países sul-americanos estabeleceram que o VANT Unasul terá um sistema de controle em solo tão flexível que possibilitará a realização de voos de longa distância, passando o controle de uma estação de solo para outra sem a necessidade de interromper a missão quando sair do limite de alcance do sinal. De acordo com o coronel Geraldo Branco, graças a essa característica, as polícias de países vizinhos poderiam vir a realizar operações conjuntas para coibir ilícitos …”””

    Escondam as cordas e navalhas .

    • Que ilicitos seriam estes $ A quase totalidade de ilicito estao concentradas em traficos e contrabandos , estes ilicitos favorecem latrinas como paraguai ,bolivia e venuzela , estes parias nao irao atirar no proprio peh , alem disso a china eh o grande fomentador destes contrabandos , autoridades ja comem em suas maos , entao so resta uma aplicaçao para este vant promiscuo , servir de engodo para retirar dinheiro do contribuinte otario , estes movimentos de integraçao ,acaba enfraquecendo os estados , uma integraçao entre miseraveis acaba enfraquecendo o nacionalismo e deixa as naçoes parias de cuatro , CHINA e EUA (via china )agradece aos iluminados ,kkkkkkkk !

  2. Torço para que se reforçem os laços em todas as áreas, principalmente a economica. Entre os países da Unasul. A parte latina da America merece um desenvolvimento mais igual e países maiores e economicamente mais poderosos, tem, a meu ver, essa responsabilidade. Parabens a meu pais por estar ajudando a quebrar mais esse paradigma do preconceito contra povos que são semelhantes em historia e etnia com os nossos, expondo ao mundo a ignorancia daqueles que não reconhecem e discriminam a propria irmandade.

    • Comovente , senti um arrepio lendo est post ,kkkkkkkkk , a unica integraçao que os latrinos irao ter exito eh a integraçao da canalhice, idiotice, viralatice e a integraçao de consumidores de drogas ,kkkkkk , meu die, ainda ha imbecis que nao perceberam que o brasil mestiço so se darah bem ,explorando o resto da corja bosal , NAO HA COMO INTEGRAR MISERIAS E DEFICIENCIA EXISTENCIAL , querendo ou nao , o brasil banana ainda possui uma minoria pensante , se ensistirem em compartilhar o minimo que se póssui com a grande massa de bestas , o retorno as cavernas eh certo ,kkkkkkkkkk, idiotas assim nao precisam de inimigos externos , quando nao estao roubando as estatais , as bestas estao tendo espasmos intelectuais ,kkkkkkkk !

      • Prefiro um país de humanos que seu país de Saurios, que matam e oprimem apenas por acreditarem em inferioridades e supremacias. raciais, minerais e vegetais, esquecendo. como idiotas que são, que federão no fim, como você, que fede ainda no que se pode chamar de vida.

  3. HARPIA, esse nome é emblemático p AS, n 2º > falconídeo .Exito, a UnaSul bem armada e segurança p td, aliás os corsários e outros ainda estão presentes em n continente. Obs.: Eles ñ são confiáveis, olho neles.Mais armas melhores , afinal. qdo a vítima está bem armado , o predfador dorme c fome é às x bem ferido…vide o porco espinho..p ontem.Sds. 😀

  4. Uma duvida.
    Esse tamanho e adequado ?
    Se vai ter todos os países do Sul,então deveria ser maior,fazer algo que vale o trabalho.
    Até porque eles querem um VANT de bom alcance.

Comentários não permitidos.