BRICS: New World, new rules – (Novo mundo, novas regras)

Hoje, o projeto dos BRICS desperta não apenas enorme interesse, mas também grandes esperanças não somente entre especialistas econômicos e políticos, mas também da parte de simples cidadãos dos países-membros do grupo, como fora dos seus limites. O projeto BRICS Dream (Sonho dos BRICS) inscreve-se perfeitamente no quadro dos partidários da união dos BRICS e do mundo multipolar.

Os BRICS não precisam de uma apresentação especial. O grupo foi conhecido desde o início como união econômica que engloba principais potências em rápido desenvolvimento, cujo nome se formou das primeiras letras dos países-membros – BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) e, em 2011, se transformou em BRICS depois da entrada da África do Sul na união, adicionando deste modo mais uma letra ao nome da organização. Hoje, contudo os BRICS não são apenas uma união econômica, mas também uma verdadeira realidade geopolítica que agora já não pode ser posta em dúvida.

O projeto dos BRICS desperta não apenas enorme interesse, mas também grandes esperanças não somente entre especialistas econômicos e políticos, mas também da parte de simples cidadãos dos países-membros do grupo, como fora dos seus limites. Destaque-se em primeiro lugar que todos os países-membros da união são partidários convictos do mundo multipolar que relativamente há pouco se tornou realidade. Ao mesmo tempo, tal como a maioria de cidadãos dos BRICS, uma parte considerável de habitantes do nosso planeta está interessada em reforçar ainda mais esse caráter multipolar. Por outro lado, aqueles que aspiram a voltar à época unipolar representam uma minoria insignificante que integra, em particular, líderes de um certo grupo de países que têm uma grande vontade de fazer retroceder-nos para lá.

O projeto BRICS Dream (Sonho dos BRICS) inscreve-se perfeitamente no quadro dos partidários da união dos BRICS e do mundo multipolar. Foi desenvolvido com o objetivo de tornar-se a primeira marca mundial de vestido tanto para cidadãos dos BRICS, como para todos os partidários da união no mundo. O projeto se tornou real há muito pouco, em novembro do ano em curso. Os artigos que podem ser comprados no * site * são por enquanto camisetas com símbolos dos BRICS. Mas isso é apenas o início e a escolha irá variar rapidamente no futuro.

O objetivo do projeto, que é comercial e ideológico ao mesmo tempo, consiste em unir mais cidadãos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e também, o que não é menos importante, em construir para eles uma ponte de ligação com os cidadãos de todo o mundo que apoiam os BRICS ou revelam grande interesse em relação ao grupo. Não se deve esquecer que os BRICS são uma verdadeira alternativa aos existentes sistemas ocidentais não apenas ao nível econômico e financeiro internacional, mas também no plano geopolítico que se formou de fato em alguns últimos anos apesar da resistência muito dura de elites ocidentais que faziam os possíveis para impedir o reforço dessa união.

Ao mesmo tempo, é necessário acrescentar que a união dos BRICS não é e não será mais um clube “privilegiado” de nações “exclusivas” que tenham a vontade de construir sua própria arquitetura fechada. Tais casos já são conhecidos e os BRICS não estão interessados nisso.

Os BRICS têm a vontade de contribuir para a chegada de uma nova era em que os direitos internacionais e o respeito pela soberania dos Estados serão uma norma constituinte, uma era em que um grupo limitado de países ou, mais exatamente, grupos de elite limitados de alguns países que tem cada vez menor apoio de sua própria população não terão capacidades de aplicar abertamente uma política descarada de ditadura em relação à maioria da humanidade.

Os BRICS, em que vivem mais de 3 bilhões de pessoas do nosso planeta, não pretendem no entanto tornar-se novos donos do mundo. Eles, pelo contrário, estão dispostos para as relações justas com outros povos. Os BRICS estão capazes de ouvir outros Estados e de interagir com eles para construir um novo mundo com que muitas pessoas sonham. Esse processo já começou, o que constitui uma das ideias constituintes dos BRICS. É nesse contexto que o projeto BRICS Dream irá desenvolver-se contribuindo para a realização do sonho comum.

O lema do projeto: New World, new rules (Novo mundo, novas regras).

Fonte: Voz da Rússia

25 Comentários

  1. Torço para que os BRICS, deem certo,mas já estou cansado de ver essas matérias onde se leem como surgiu essa sigla, não sei quantos anos já tem esse grupo,mas até o momento a coisa mais importante foi a criação do Banco dos BRICS,fora isso esta tudo muito devagar,precisamos de mais cooperação efetiva , eu disse ”mais”!

    Os BRICS precisam de mais agilidade,de mais membros para ficarem forte e criarem de fato uma nova ordem mundial,caso contrário irão se transformar em um Ike Batista, ou numa grife meia boca de ”tshirt” !

    • Brazil, Uruguay move away from US dollar in trade

      http://rt.com/business/211087-brazil-uruguay-trading-currency/

      Brazil and Uruguay have switched to settling bilateral trade with local currency to stimulate turnover, bypassing the US dollar.

      Payments in the Brazilian real and Uruguayan peso started on Monday. The agreement was signed on November 2 by the head of Brazilian Central Bank Alexandro Tombini and his Uruguayan counterpart Alberto Grana. Both countries believe such a move would strengthen trade across Latin America.

      “The agreement was the result of long negotiations between the countries belonging to Mercosur [the common market of South American countries – Ed.], as well as the global strategies of BRICS,” RIA quotes Carlos Francisco Teixeira da Silva, Professor of International Relations at the Federal University of Rio de Janeiro.

      READ MORE: ‘BRICS system’ – healthy alternative to ‘defunct dollar system’

      Silva says the measure is a “step forward” in Latin American monetary independence, and “the best opportunity for the countries of South America to get rid of the old mechanisms of economic regulations dictated by the United States.”

      If the new mechanism proves to be successful, it can be further expanded to countries such as Paraguay, Bolivia, or Venezuela.

      Alex Luis Ferreira, a doctor of economic sciences from the University of Sao Paulo, says “the Brazilian real is likely to be used as an exchange and reserve medium.”

      In November President Vladimir Putin said Russia plans to leave the “dollar dictatorship” of the market and increase the use of the ruble and the yuan in trading with China. Settlements in yuan between China and Russia have increased 800 percent in annual terms between January and September 2014.

      READ MORE: Russia-China trading settlements in yuan increases 800%

      Russia, China and Latin American countries are not the only ones interested in ditching the US dollar. The Eurasian Economic Union (EEU) which also includes Belarus and Kazakhstan is planning to create a single market for financial services by 2025 which will simplify switching to dollar-free trading. Earlier this week the Russian State Duma proposed the creation of a single area for payment in national currencies. Such measures are expected to minimize Western influence on the economy o

  2. E eis que a Voz da Rússia agora inova publicando textos de um novo estilo litertário: O Panfletário – Humorístico. Panfletário por abusar dos velhos chavões da luta entre o bem e o mal, ricos contra pobres. O momento do texto onde ele fala da “elite ocidental” é ao mesmo tempo risível e hipócrita afinal quem tem uma oligaquia corrupta como classe dominante não pode mesmo falar em desmando de elite, sem falar que até parece que esse trecho foi escrito por algum petralha.

    Entretanto, o engraçado mesmo é quando ele conclama a uma nova ordem mundial em serão direitos constituintes o “Direito Internacional e o respeito à soberania dos Estados” e onde se fala em “relações mais justas entre os povos”. Isso vindo de um grupo cujos carros chefes são uma oligarcocracia corrupta e um estado totalitário de partido único é realmente uma piada muito engraçada, embora de mau gosto.

    • Saiba minha cara, é de tirar o tesão ver você falar coisas com baixo nivel de cratividade, pois sei que você tem capacidade maior que a expressa neste texto preconceituoso e menor para tecer uma critica. Por favor, não queira substituir um outro participante, que nem precisa ser citado, tenho certeza todos sabem quem é, inclusive você, cuja incapacidade de tecer comentários criativos fora do lugar comum da linguagem chula e nada produtiva, já virou marca registrada. Sds.

  3. Que textinho mequetrefe! Só vem para demonstrar o desespero russo em cooptar asseclas para seu plano maligno: Ressuscitar a malfadada URSS.

      • Sabe meu caro Deagol, as vezes acho que queremos a mesma coisa, com uma diferença você me parece mais descuidado na analise politica para adjetivar ou rigorosamente seletivo na identificação dos lugares que merecem tua critica.

      • Não sou contra os BRICS, caro Júlio. Acho que devo dar confianças as escolhas de pessoas mais qualificadas que eu.

        Também não acho que os russos tenham algum grande plano maligno embora não acredite que eles sejam tão bem intencionados como alguns pensam aqui.

        O problema com os BRICS é que acredito que não será todo esse mar de rosas que muitos afirmam, por isso espero que nosso governo saiba muito bem defender nossos interesses.

      • No caso dos BRICS não me preocupo muito com a Rússia, me parece que inicialmente eles estão dispostos a serem bem mais transigentes que os Chineses.
        Mas tenho dúvidas de que o dragão, por ser mais forte, não tentará impor sua vontade sobre a nossa.

      • Exato, vc tocou onde a certeza já desponta meu caro Deagol, a China sim imporá suas vontades ao nosso país (aliás, já te feito isso) e submeterá nossa fraca industria ao seu império, diferente da Rússia como vc bem citou, que é um player com comprovada eficiência e com ótimas cartas na manga. O Brics já não desperta muita coisa para nós, pois estamos fadados ao fracasso num horizonte de pelo menos 5 anos, onde pagaremos caro pelos erros dos desgovernos (PSDB, PT, PMDB, etc) já para países como China, Índia e Rússia, o futuro é realmente promissor. Sds

      • Deagol se tu tens 10 empregados e os trata sempre a pancadas cores o risco de um dia se revoltarem e as coisas mudarem de figura sendo. A ESCRAVIDÃO NÃO ACABOU POR IDEOLOGIA,OU POR CONCIENCIA DE QUE ERA ERRADO,ACABOU POR CONSTATAÇÃO,OS PATRÕES CONSTATARAM QUE A QUANTIDADE DE ESCRAVOS ERA CENTENAS DE VEZES SUPERIOR E QUE ERA SÓ QUESTÃO DE TEMPO PARA QUE OS ESCRAVOS TOMACEM CONSCIENCIA DO FATO E PERCEBER QUE COM UMA REVOLTA SUAS PERDAS SERIAM MINIMAS PERTO DOS GANHOS CERTOS, MESMO QUE NO FINAL O CAUS SE INSTALACE E O GOVERNO CHINES JA PERCEBEU ISTO ENTÃO PARA QUE CORRER O RISCO DAMOS ALGUNS DIREITOS RESPEITAMOS OUTROS E CONTINUAMOS NO PODER ALGUNS CHAMAM ISTO DE JOGO POLITICO,EU CHAMO DE EVOLUÇÃO FORÇADA PELO MEDO.

  4. O BRICS se tornara sim uma super potencia economicamente e militarmente fato incontestavel. Mas caso estes paises deixem de investir em saude,educação,e segurança,para seus cidadões com certeza o fracaso tambem sera INCONTESTAVEL.

    • Não acho que os BRICS formarão um potência e sim continuarão países independentes cooperando uns com os outros.
      Penso que o Brasil só tem a perder formando alguma aliança militar com a China. Além de servir aos interesses russos e chineses qual o benefício de confrontar o ocidente?

      • Síndrome de vira-latas detectado. Ninguém pretende confrontar ninguém, mas leia os estatutos de fundação e funcionamento da ONU, do FMI e de inúmeros outros organismos internacionais e descobrirá que tem Estados que possuem mais direitos do que outros. Os BRICS estão criando outros canais internacionais para equilibrar o jogo.

      • Cresça colega.
        Criar uma potência militar com os Chineses e Russos seria exatamente confrontar os americanos. E quem disse não fui eu.

        Todos nós sabemos que o vira-latas aqui é você que deseja muito ser capacho da Rússia e da China.

        Sugiro que você leia com atenção antes de manisfestar suas brilhantes opiniões.

      • Deagol desculpe me esprecei mal quando comentei que os BRICS se tornarião uma potencia economica e militar não me referia a se unirem como potencia unica tambem não falei em confrontar o ocidente que se diga de pasagem tem os EUA como chefão O BRASIL JA DEU O RECADO QUE DEVERIA A ELES NO CASO ESPIONAGEM E NOS BOICOTES PROVIDOS POR ELES NO NOSSO DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO E NUCLEAR ELES DESIDIRAM QUE O UNICO DIREITO DO BRASIL É SER UM PAIS SOMENTE AGRICOLA SEM NOS DAR O DIREITO DE ESCOLHER NÃO VAMOS CONFRONTALOS VAMOS EXIGIR O DIREITO DE CAMINHARMOS COM NOSSAS PROPRIAS PERNAS.

      • Concordo.

        Mas já li algumas matérias que indicam que os chineses também querem que sejamos um país agrícola e exportador de minérios.

        Escrevi aquele comentário porque há alguns dias atrás surgiu uma notícia hipotética sobre uma possível aliança militar entre os BRICS, e me impressionei com o número de pessoas que apoiaram a ideia sem questionar muito qual seria o nosso benefício.

      • Deagol na verdade o recado foi dado a todo e qualquer pais que nos queira como canteiro agricola e por este motivo que sou a favor do Brasil se armar com todas as armas que tiver condições de desenvolver caso as ameaças mudem de lado os Chineses tambem apoião a ideia de o Brasil ser somente um canteiro agricola ate porque apesar do tamanho da China suas areas de cultivo são puocas.

      • Tem pontos em que concordamos piamente, hj, China, Rússia e Índia tem condições de criarem um bloco sem retaliações militares, pois sabemos que nenhum país do mundo se aventuraria contra nenhum dos três, mas e o “querido” Brasil? qual é o nosso poder bélico hj? qual seria nossa capacidade de nos defender e contra atacar (kkkkkkkkkk num aguento escrever isso sem rir) os EUA? NENHUMA, por isso nosso país nao tem mesmo como aderir a uma aliança desse porte, seria a mesma coisa que nos tornarmos alvo da OTAN, que cá entre nós, já deve estar desenhando linhas divisórias no nosso território. Melhor deixar como está rs. Sds

      • É que se não houver uma ameaça militar séria contra o nosso país não temos necessidade de uma aliança com a China e Rússia.

        Por enquanto acho muito mais provável que comecem uma guerra por causa de algum país do leste europeu ou crise com Taiwan e Japão do que por causa dos BRICS. E nós não teríamos nada a ver com isso.

        Penso que a melhor maneira de reduzirmos o poder dos Estados Unidos seria reduzir sua importância econômica e política através do desenvolvimento dos países membros.

        Se fizéssemos algum pacto militar,que desse poder a china, a OTAN teria o direito de sentir ameaçada e começaria a nos ver como adversários.

      • ARC penço diferente de voce respeito sua opnião mas penças mesmo que o Brasil não tem como se opor aos EUA se isto foce realmente verdade nós ja teriamos cido invadido por eles com uma desculpa qualquer ELES NÃO O FAZEM NÃO É POR RECEIO DO MUNDO ELES NÃO O FAZEM PORQUE TODOS NÓS INCLUSIVE VOCE SABEMOS QUE ELES SÃO MUITO BEM INFORMADOS NESTA AREA.

Comentários não permitidos.