É difícil calcular se as forças da OTAN ajudam ou prejudicam o Afeganistão

 Dando início em 2015 à sua “missão de treinamento” no Afeganistão, as forças da OTAN continuarão exercendo apoio aéreo a seu exército, se isso for solicitado, declarou o representante da Aliança Atlântica em Cabul.

Um colega dele na OTAN, contudo, reconheceu que a componente aérea da missão está apenas “sendo estudada”. Entretanto, os últimos meses demonstraram que, mesmo nos momentos difíceis, os militares afegãos devem confiar mais neles próprios que na aviação ocidental.

Representantes ocidentais discursaram perante os jornalistas depois de o exército nacional afegão ter recebido da OTAN duas grandes bases militares na província meridional de Helmand. Antes disso, os contingentes britânico e norte-americano retiraram das bases as suas aeronaves.

Segundo ironiza a imprensa afegã, as “forças de estabilização” saem precisamente quando em Helmand a “estabilização” está mais distante do que antes. Nos últimos meses, os talibãs realizaram nessa província a sua maior ofensiva desde 2001, ocupando várias regiões. A mídia afegã refere, entre outras razões para o sucesso dos extremistas, a ausência de apoio aéreo por parte da OTAN, do qual as forças de segurança afegãs necessitavam claramente. A aviação militar da Aliança estava estacionada nas imediações, nessas mesmas bases.

Se isso foi o que aconteceu em Helmand, com o que pode contar no futuro o exército afegão, depois da saída da maioria das tropas ocidentais? A isso responde o perito do Centro de Estudos do Afeganistão Contemporâneo Nikita Mendkovich:

“Tudo indica que o apoio será facultado de uma forma extremamente limitada. Isso se deve à falta de vontade dos EUA em gastar muitos recursos na manutenção de uma força militar. Suponho que o auxílio a prestar ao lado afegão não será sob a forma de ataques aéreos, mas apenas na área da logística.”

Ou seja, se o exército afegão necessitar de apoio aéreo, ele terá de esperar pelo fim de 2016, que é quando os afegãos passarão a contar com uma aviação militar. Por enquanto eles apenas possuem helicópteros. Contudo, também não devemos esperar para breve uma grande ofensiva talibã, logo após a saída das tropas ocidentais, considera Nikita Mendkovich:

“Penso que isso será pouco provável, tendo em conta que ultimamente o contingente da OTAN tem evitado sistematicamente participar em combates e não houve um reforço dos extremistas em efetivos. Houve falhas por parte das autoridades, mas também houve sucessos. Não há nenhuma linha clara que demonstre uma supremacia dos extremistas sobre as autoridades. Por isso, eu penso que, mesmo que haja mais baixas do que quando existia um apoio da coalizão, o exército e a polícia poderão evitar uma grande crise militar no país.”

Isso é comprovado nessa mesma província de Helmand: ainda no início de outubro, na importante região de Sangin decorriam combates intensos. Agora, devido aos esforços abnegados das forças de segurança afegãs, a situação tem melhorado, mesmo que lentamente. Isso ocorre sem a intervenção das forças ocidentais.

Entretanto, os especialistas do centro de análise alemão Afghan Analysts Network consideram que o desenvolvimento recente dos acontecimentos nessa província foi especialmente negativo também devido a falhas no planejamento dos estrategos ocidentais. Assim, é difícil calcular se as forças da OTAN ajudam ou prejudicam mais o Afeganistão…

 

Fonte: Voz da Rússia

17 Comentários

  1. Transformaram as ruas de la em opiolandias.Com os Talibãns não tinha isso.Degradam a população sofrida de um povo flagelado.

    • Se a voz da Rússia tem dúvidas sobre a Otan estar ajudando ou não então é óbvio que está ajudando, pois nem os russos antiamericanos estão podendo criticar.

    • DEIXE DE SER LEVIANO, quem produz e comercializa opio por lah sao os talebas , o apoio imformal iraniano e o apoio logistico russo a OTAN ,teve como finalidade atingir a produçao de opio talibanes , vc nao perde a mania de mentir , se ta sem assunto cometa suicidio , os russos estao mudando o discurso apenas como uma retaliaçao ao envolvimento da OTAN na ucrania, qualquer porco sabe disto,inclusive vc !

  2. o que a otan serve é apenas para colocar afegãos de um lado e do outro lado afegãos dividir para conquistar guerra civil
    é isso quanto mais eles os afegãos se matarem melhor para estados unidos e otan
    a ideia é justamente essa que eles se matem ,que seu pais pereça ,que seu povo se lasque
    aqui no brasil tem uns vermes pedindo guerra civil financiada pelos estados unidos sempre os mesmos gostaria de saber se a abin , a federal , e etc e tal estão monitorando esses vermes
    ou vocês estão monitorando o sem terra rsrs ,quilombolas , tribos indígenas ,pois é o que parece o aparato investigativo deslocado para não ver aonde esta realmente o perigo
    a elite pode tudo ! ate tramar contra a pátria .

    • Se você não sabe o Afeganistão já estava divido antes da intervenção ocidental. Antes dos americanos chegarem já havia movimentos que lutavam contra o Talibã. Só vocês mesmo para defender um grupo que utiliza as próprias mulheres e crianças como escudos

      E falando em dividir para conquistar não seria o mesmo que os russos estão fazendo na Ucrânia apoiando separatismo e guerra civil?

      • Eu não defendo, mas defendo a verdade meu caro Deagol.
        Os Talibãs foram afirmados no território Afegão por força dos americanos do norte, como fizeram com o Isis.
        Mas no caso dos Talibãs foi para combater os Russos que naquela ocasião haviam ocupado este país. E o que motivou os yankes e a mesma motivação de sempre, sua estratégia para não permitir que povos fiquem mais poderosos que eles, no caso a perspectiva da Russia construir seus gasodutos e também oleodutos, passando por aquele país, poderia fortalecê-los e enfraquecer principalmente os parceiros americanos do oriente médio, ao mesmo tempo que fortalecer virtuais adversários, neste jogo de xadrez chamado estrategias de guerra em épocas de paz.

      • Julio,

        A influência que os americanos exerceram no Afeganistão naquela época foi tão e somente marginal. De fato, o surgimento de armas ocidentais naquele cenário não implicou em nenhum aumento expressivo das perdas soviéticas. Foi a estratégia dos rebeldes afegãos a principal responsável pelo colapso soviético…

        A questão do EI é muito mais complexa que isso, embora exista um conjunto de similaridades quando analisamos a origem desses grupos.

        Em qualquer atividade cujo propósito primário é a conquista de poder político, sempre se aproveita qualquer vácuo de poder no intuito de acelerar esse processo, sendo esse o ponto comum mais notável nessa questão… E onde existe uma verdadeira unidade de poder, é extremamente difícil prevalecer alguma influência alheia… E as disputas se arrastam por aquelas bandas desde antes do ocidente ser descoberto… Em outras palavras, as próprias disputas internas entre as tantas vertentes políticas e culturais daquela região é que se constituem no principal fator responsável, pos impedem a formação de uma unidade de poder, mantendo o vácuo.

        É bem verdade que o ocidente tem sua parcela de culpa na questão. As divisões fronteirissas traçadas pelas grandes potências simplesmente ignoraram os diversos grupos que vivem na região. Em suma, ao terem a faca e o queijo na mão para resolver a questão, nada fizeram; muito embora eu duvide que qualquer medida tomada durante a descolonização ocidental fosse alterar significativamente o quadro. De fato, isso também pode ser considerado um fator marginal diante das divisões que assolam os povos daquela região… No máximo, podemos considerar a ingerência ocidental um catalisador para a atual situação…

        Em suma, não creio ser possível dizer que os americanos afirmaram ou afirmam qualquer coisa naquela região, posto que a posição americana e sua visão de mundo de nada valem diante de conceitos seculares inerentes a formação das civilizações médio orientais, e que transpassaram e se agravaram ao longo dos séculos, permeando os dias atuais…

      • Meu caro, eu não afirmei isso, eu reafirmei, essas não são minhas opiniões elas foram diversas vezes tratadas pelos mais diversos meios de comunicação. E realmente sei que conceitos seculares são difíceis de serem modificados, mas até isso pode ser trabalhado. Os orgão de inteligencia do mundo, principalmente o dos yankes, fazem isso. São mestres em criar situações e oportunidades. Não podemos ser ingenuos, olhe quantas situações seculares são trabalhadas e as vezes até aproveitadas em proveito devalgum contexto favoravel ao oportunista.

      • De insignificancia você entende né Saurio de minusculo encefalo. Os culpados, de vc dar pitaco nos assuntos de gente, são esses paleontologos, que trouxeram ao conhecimento da humanidade grandes aberrações da natureza com cerebros do tamanho de uma nós. Kkkkkkkkkk

      • Você é mesmo uma figurinha, kkkk, fico imaginando o que entrou dentro de você para te deixar assim tão amargurado e ressentido e só pensando em super dotados e dilatação. foi doloroso né Sáurio? Conta pra nós. Kkkkkk

  3. Independentemente das ofensas pessoais que nada tem a acrescentar ao debate, posto que é fruto do avanço da civilização e principalmente da boa educação o respeito ao direito à manifestação, cabendo ao ouvinte até contestar esta manifestação, mas nunca ofender ou menosprezar aquele que se manifestou, situação esta manifestada na celebre frase atribuída a Voltaire: “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.

    Neste diapasão, cabe a reprimenda de que muito antes da intervenção soviética o Afeganistão já se encontrava dividido em castas, etnias e tribos, bem como já tinha sido palco de invasões romanas, macedônicas, mongóis, britânicas, etc.

    Também e indiscutível e incontestável, que com a derrocada soviética,abriu-se um vácuo no poder e este vácuo foi ocupado pelo Tabiban, sendo que este movimento radical islamita é oriundo da etnia pashtum a grande maioria do povo afegão, sendo que o próprio termo afegão e considerado um sinônimo do temo pashtum, assim é incontestável que o fortalecimento do movimento Tabiban se deu em função do apoio americano e europeu aos denominados Mujahidin, que ao contrário do que alguns pensam não e um movimento ou etnia afegão mas sim um simples termo na língua árabe que significa “combatente”.

    O certo e que nenhum invasor logrou vencer no Afeganistão, todos que tentaram foram vencidos, sejam estes russos, americanos, macedônios etc.,

    Não se pode afirmar que houve vitória americana no Afeganistão pois simplesmente não foi implantada uma nova ordem social e política no local, nem tampouco foram vencidos os Talibans, ao contrário hoje a política afegã e uma verdadeira colcha de retalhos, não havendo supremacia de nenhuma etnia, sendo impossível se manter um governo de coalização que possa levar o pais ao desenvolvimento.

    Quanto ao comércio de ópio, é notório e de conhecimento público que este foi largamente explorado pela CIA para financiar suas operações secretas, tal qual foi o escândalo Irâ-Contras do General Oliver North, ou ainda o denominado “Triangulo Dourado” durante a Guerra do Vietnã.

    Outra fator que devemos salientar é que cerca de 80% da população afegã são sunitas, o mesmo ramo do islamismo que domina o ISIL e em sendo sua população extremamente pobre, espoliada, sem qualquer pretensão ou possibilidade de um futuro melhor, torna-se um enorme celeiro de radicais muçulmanos, posto que o eterno discurso do paraíso pregado pelos lideres muçulmanos ainda são aptos para arregimentar um exercito de fanáticos.

    Desta forma, enquanto nos ocidentais continuarmos a exportar nosso modo de vida, no modo de governo, nossa cultura, nossos ideais e expectativas, impondo as demais nações nossos dogmas, teremos sempre a criação de estados fantoches que não representam a vontade popular e veremos a propagação de guerras , massacre, genocídios e extremismos.

    Neste sentido pode-se afirmar que nem a invasão soviética, nem a invasão americana trouxeram qualquer benefício ao povo afegão, ao contrario somente serviu para fomentar ainda mais a divisão que já existia no país

  4. Deagol
    4 de novembro de 2014 at 18:18

    Talvez as Afegãs estejam felizes por poderem sair de casa, estudar e trabalhar…
    Responder
    teropode
    4 de novembro de 2014 at 20:42

    Alem de poder se BARBEAR e ler revista com fotos de mulheres hindus,kkkkkkk .. ===== Mais ou menos isso..Sds. 😉

Comentários não permitidos.