Cooperação entre Rússia e China assusta Washington

Washington ficou assustada com a cooperação da Rússia e da China. Neste sentido, o Ministério da Defesa dos EUA analisa seriamente um ataque militar como potencial resposta à união Moscou-Pequim.

Semelhante reação de Washington tem uma explicação clara. Ambos os países realizam uma política interna e externa independente dos EUA. Por isso, Robert Work, vice-ministro americano da Defesa, permitiu-se dirigir à Rússia declarações no espírito da guerra fria:

“Moscou e Pequim devem saber que os Estados Unidos podem responder a uma ameaça aos seus aliados com métodos militares”.

Os falcões americanos orientam-se pelo seu preferido princípio justificativo: querem convencer-se de que as intenções da Rússia e da China não levem ao emprego de armas contra os aliados europeus da Casa Branca. Washington preocupou-se com os seus irmãos mais novos no Iraque, Síria, Líbia e, agora, na Ucrânia.

E em toda a parte a América reservou para si o direito à ingerência militar, sublinhando a sua “eleição”, do que recentemente falou Barack Obama. O desejo dos EUA alargar a sua presença na Ásia vem atrás da tentativa de levar o fenômeno da “revolução colorida” para Hong Kong.

Os americanos cooperam ativamente com os membros do movimento de protesto Occupy Central e ensinam-nos, por exemplo, a resistir aos agentes das forças de segurança. O cenário americano não sofre alterações.

A essência da política externa dos EUA consiste em levar a democracia aos países onde não há sistemas defesa antiaérea. Neste sentido, o desejo da China comprar à Rússia complexos de mísseis de defesa antiaérea S-400 tem um efeito em Washington semelhante à capa vermelha num touro.

A Rússia encontrou compreensão mútua com a China ao mais alto nível. As manobras militares e antiterroristas conjuntas regulares são uma prova do reforço dos laços. Os interesses comuns refletem-se também nas votações dentro da ONU. Os diplomatas chineses apoiaram por mais de uma vez as iniciativas dos colegas russos com vista ao cessar de fogo e à consecução da paz na Ucrânia.

Hoje, os EUA devem reconhecer apenas uma coisa: além do Ocidente, existem outros países que também querem viver segundo um modelo de desenvolvimento próprio e não serem peões na arena internacional.

 

Fonte: Voz da Rússia

26 Comentários

  1. “A essência da política externa dos EUA consiste em levar a democracia aos países onde não há sistemas defesa antiaérea.”
    O cara é um gênio.

    • O que os Yankes fizeram mesmo com o movimento “Ocupem Wall Street”?
      Ahhh… Sim… eles ficaram felizes e não bateram e nem prenderam ninguém…. kkkk

  2. Paul Craig Roberts chama Obama e sua gente, “os imbecis de Washington” Eles, os imbecis, jogararam russos e chines, nos bracos um de outro, e agora se diz preocupados, surpreso. Essa noticias me fez rir.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr. JOJO,
      .
      .
      Fico imaginando se acontecer uma revolta social nos EUA por direitos civis e tantos outros democráticos que está sendo espezinhado pelo sistema de terror que se mostra a cada dia mais agressivo com a população externa e já será com a interna.
      .
      Aquela revolta recente que ocorreu em Ferguson ( Missouri ) nos dá uma ideia do que o governo sem escrúpulo do EUA é capaz.
      .
      Mandaram para as ruas de Ferguson toda a SS e a Gestapo para garantir a democracia ao estilo americano … 😉
      .
      .
      E Imaginar que tem aqueles que dizem que no Brasil é uma ditadura comunista … 😀

      • O Estado yanque esta se preparando para suprimir revoltas populares ja faz algum tempo. O Coup d’Etat de 11 setembro de 2001 foi precisamente para dar poder ao presidente todos recursos legais para ele usar qualquer meios necessarios para suprimir rebeliao popular.O presidente agora tem poder ditatorial que foi introduzido por Bush Junior, o chamado Ato Patriota. A policia esta bem militarizada. armada ate com tanques e outros carros de combate.E o processo de lavagem cerebral e muito sofisticado. Eles vem planejando isto desde 1950. entao a populacao jovem como carneiros, vivem na droga, curtindo musica e puxando fumo ou cheirando po. O sentimento que nao existe alternativa, predomina, parece que foi incorporado no ser das pessoas. A burguesia financeira venceu o combate ideologico, Existe gente que questiona o status quo, claro, seja pela direita libertarianista, ou intervencionistas, como La Rouche e gente da esquerda, como o pessoal do wsws, mas esses grupo tem uma penetracao popular muito reduzida. O mesmo ocorre em Londres. Quando ocorreram o suposto atentado terrorista em Julio de 2005, eu estava caminho para o trabalho, e eu tive que viajar do sul para o norte de Londres. Fecharam o trafico imediatamente para o centro, eu tive que ir de onibus, quando possivel, taxis ou andar tentndo atingir o norte via leste, eu eu percebia a capacidade da policia fechar as ruas de uma cidade grande como Londres. Om grupo de rebeliao ali, simplesmente nao teria chance. Uns dois anos atras teve uma revolta popuilar, que comecou num bairro de gente pele escura, e houve muito incendio, e invasoes de lojas e supermercados, e essa rebeliao espalhou. Vc perguntaria e a suposta eficiencia da policia.Eles permitiram propositadamente que a rebeliao se espalhasse. Na epoca o governo estava tentando diminuir as despesas publicas, e queriam cortar o orcamento alocado para a policia. Surgiu essa revolta, e o corte no orcamento policial foi abandonado. Outro fator que tem permitido o estado ianque controlar a populacao e o Food Stamps, ao qual mais de 40% da populacao esta registrada. Food stamps e alimentacao gratis. Mas um setor republicado exige o fim desse concessao. Se issdo ocorrer, sera uma oportunidade para ver ate que ponto, a lavagem cerebral e o fortalecimento militar da populacao funciona.Ate isso ocorrer so podemos especular.

  3. O que eu venho dizendo a tempos!,só agora o trapalhão e seus staff perceberam a tamanha burrada que fizeram,o que demoraria umas duas décadas para a china alçançar em matéria de armamentos ela pode agora alcançar em poucos anos,e essas sanções geniais,e o apoio aos Nazi Ucranianos,o cerco contra a Rússia,enquanto o verdadeiro inimigo ganha musculatura e força os E.u.a perdem um potencial aliado para conter a China,muitos devem achar que a Rússia morre de amores por Pequim,não é bem assim,eles tem conflitos de fronteira,e sem falar que a Rússia sempre teve um olho na Ásia.
    Mas o nobre Prêmio Nobel da Paz e seus acessores,pensam que a Rússia é a malvada e a China a boazinha….rsrs.

  4. quando a noticia de estado chegam aos meios de comunicação isso significa que já esta a meses ou a anos tomada !
    os russos já avisaram que dessa vez os estados unidos não vao entrar por ultimo na guerra como ocorreu na 1 e 2 guerra
    alias no caso do oriente médio eles já estão de chapéu atolado !!

  5. “Moscou e Pequim devem saber que os Estados Unidos podem responder a uma ameaça aos seus aliados com métodos militares”. — declaração forte.

  6. KD o nosso “Adolf Hittler da Lua Less” ?

    Ta fazendo escultura de areia ?

    Hahahahhahahaha

    ” ôôôô é aaaa rutinha…… Rutinha, a China feia e boba taaaaaa se juntando com A Russia du mal”

    “Ôôôô Rutinha… Hoooooolocausto DAZIZQUERDAS du mal”

    .

    • Tá fazendo graficozinho de linha vermelha… Tá bravinha com usiranianofeiobobo… vai ficar nessa por longas datas ainda!
      Alías, nota-se a raiva que a Argentina arrancou dessa moçadinha ao conseguir o empréstimo chinês e mandar pro beleléu os fundos podres sabe lá de quem! 😀

      Se realmente esta turma estivesse feliz pelos chinesesfeiobobo terem “acabado de vez com o mercado argentino e do Mercosul”, estariam quietinhos e nem se dariam o trabalho de comentar (pra não estragar a surpresa). Lembra dos pinguins de Madagascar?? “Shiiiill fica quieto, sorria e finja que não sabe de nada”

      😀

      P.S.: LEMBREM-SE:

      “A Ucrânia é uma economia em expansão”

      • ““A Ucrânia é uma economia em expansão””

        Como poderia estar em expansão se está em guerra civil?
        E se você pesquisasse um pouquinho veria que a economia russa também não anda lá essas coisas, cresce menos que a americana.

    • Pelo visto o consumo de Crack está acabando cada vez mais com os seus já parcos e ideologicamente corrompidos neurônios meu caro Rafrutinha positrônico! Além de gritar pela cracolândia “Eu sou um engenheiro mecânico”, agora vc dá piti aqui? Acho que você está precisando de um Rehab….rs!

      • Olha…. Apareceu

        Tava onde?

        Montando grupo de extermínio pra fazer o holocausto DAZIZQUERDAS ????

        “ÔÔÔÔ RUTINHA…… ÔÔÔÔ RUTINHA……. ÉÉÉÉÉÉ A UCRANIA, RUUUUUUUUUTINHA”

  7. “Neste sentido, o Ministério da Defesa dos EUA analisa seriamente um ataque militar como potencial resposta à união Moscou-Pequim” ……
    Forçou a barra geral !! Qualquer ação seja de que lado for e contra quem for considerando estes três países resultará simplesmente “no fim do mundo” ! Só isso!
    Essas potências brincarão por muito tempo no quintal dos outros antes de quererem realmente se enfrentar ..
    Abraços,

  8. Pueril e recalcado , testinho so agrada as mentes menos privilegiadas , bom apetite maquina,lucena e demais parias !

  9. A genialidade do Departamento de Estado jogou um nos braços do outro…
    Dá para entender a opinião de Roberts.
    😉

  10. Sempre acreditei que o Bin Laden trouxe mais beneficio aos States que a causa que ele dizia defender. Foi a justificativa perfeita para o Bush e seus “falcões” destruirem paises que não tiveram nada a ver com ele e justamente os que o criaram e deram abrigo, não por acaso parceiros dos Yankes, sairam ilesos. A Russia e a China fazem bem em se proteger desse país e de seus parceiros tão afeitos a articulações dissimuladas carregadas de bom mocismo hipocrita.

    • Julio Ribeiro nao sei o que vc quer dizer sobre Bin Laden, mas eu acho que ja e tempo do pessoal com um certo senso critico, parar de regurgitar as desinformacoes apregoada pela midia ocidental sobre Bin Laden e o golpe de estado de 11 de setembro de 2001.A literatura e vasta, o YouTube esta cheio de programas que desmentem, expoem essa desinformacao..Simplesmente os arabes nao estavam em condicoes de cometer aquele ato terrorista. O FBI foi nas cavernas do Afeganistao onde Bin Laden se escondia, e simplesmente nao encontrou o minimo de material que pudesse ligar Bin Laden comm o ato terrorista.Aquilo foi golpe de estado.Al Quaeda sermpre foi operativos da CIA, quando muito forneceu bodes expiatorios, os 20 e poucos arabes cujos nomes apareceram nos jornais. Se eles realmente morreram, e porque os avioes onde viajavam foram destruidos. Mas nao foram eles os perpetradores do crimes gente do proprio governo. Foi CIA, foi Pentagono, foi FBI, foi o vice presidente Dick Cheney, foi os neoconservadores. O resto e lixo, desinformacao. os predios nforam demolidos usando explosivos.

  11. Tempos atrás eu não acreditaria numa aproximação mais abrangente entre Russia e China, mas hoje isso é fato. Diante de tamanha afronta ocidental no assunto Ucrânia, Ilhas Senkaku e demais problemas que os EUA se aproveitam para impor suas vontades hegemônicas, Russia e China se veem direcionados a criarem vínculos em todas as áreas, hoje esse vinculo é econômico e tecnológico, mas pelo andar da carruagem esse vinculo alcançará o patamar de aliança militar, e talvez possivelmente isso possa chegar a uma aliança entre o próprio Brics (a depender de quem vai ganhar as eleições do ano que vem… se for a Dilma, é certo o alinhamento com Moscou e Pequim) e isso porá limites as intromissões norte americanas nos países do bloco.
    Houve quem retrucasse, mas eis aí o resultado pífio das insanidades dos desgovernos estadunidenses, com sua política truculenta com a Russia (Reagan chora no tumulo).

  12. Melkor
    2 de outubro de 2014 at 15:27

    “A essência da política externa dos EUA consiste em levar a democracia aos países onde não há sistemas defesa antiaérea.”
    O cara é um gênio. ===== Q o BRASÌNDIA se cuide, e nem nem, em tem Força Aére, e nem tem diste de defesa ANTI Aére..TERRÍVEL.sDS. 🙁

  13. O nosso “Adolf Hittler Da Lua Less” apareceu

    Tava gritando “aaaaanauêêêê” la na esquina com os desparafusados da trilogia?

    Ou tava montando um grupinho de extermínio baaaaaasico pra fazer o holocausto DAZIZQUERDAS feias e bobas?

    Kkkkkkkk
    Rs rs

    Patético

Comentários não permitidos.