Indústria brasileira de defesa apresenta inovações durante a terceira edição da BID BRASIL

  • Evento ocorre entre 02 e 06 de setembro, em Brasília
  • Mostra organizada pela Apex-Brasil e Abimde promove equipamentos nacionais de alta tecnologia
  • Produtos de uso dual (militar e civil), como alimentos utilizados por militares e VANTs, estarão em exposição durante a feira

 

AbimdeEntre os dias 02 e 06 de setembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, receberá a terceira edição da Mostra BID BRASIL, focada nos setores de defesa e segurança. O evento é promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), e conta com apoio do Ministério da Defesa e do Governo do Distrito Federal.

Para este ano, a expectativa é que participem mais de 100 empresas que compõem a Base Industrial de Defesa como Embraer, Avibras, Condor, Emgepron, Taurus, Imbel, Iacit, Bradar, CBC, BCA, AEL, JBS, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Atech, SKM, Albergo, AMAZUL, Kryptus, Optovac, RustCon, RF COM, entre outras.

O evento reunirá as principais soluções e equipamentos tecnológicos produzidos pela indústria de defesa nacional como radares, munições, softwares, VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), veículos blindados, novos processos de produção e preparo de alimentos desidratados desenvolvidos para as Forças Armadas Brasileiras, mas que também são adequados para o uso civil, sistemas de rastreabilidade, comando e controle, entre outros.

“Além do potencial para alavancar negócios, a Mostra permite a apresentação ao público em geral dos esforços e avanços, bem como dos resultados alcançados no setor”, afirma o chefe do Departamento de Catalogação da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), almirante Wagner Zamith.

O objetivo é apresentar a qualidade e a tecnologia presente nos produtos ao público, incluindo potenciais compradores internacionais e adidos militares de vários países acreditados no Brasil. Delegações de compradores governamentais da França, Angola e África do Sul visitarão a Mostra. Além de conhecer os projetos ligados à defesa nacional, os visitantes poderão verificar como tais tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia da sociedade.

“Queremos destacar a tecnologia dual, ou seja, aquela que tem uso tanto militar quanto civil. Afinal, o setor de defesa investe fortemente em tecnologia e acaba sendo ‘ponta de lança’ para o desenvolvimento de outros segmentos”, explica Ricardo Santana, diretor de Negócios da Apex-Brasil.

A BID Brasil traz uma série de novidades para este ano, uma delas é a integração do Seminário Nacional de Segurança da Informação e Criptografia, promovido pelo Centro de Defesa Cibernética do Exército (CD Ciber). Em sua quinta edição, o evento que reúne profissionais de destacada atuação nos setores acadêmico, público, privado e da base empresarial nacional, tem como objetivo desenvolver uma rede nacional para a discussão e o desenvolvimento de especialistas nos temas relacionados à segurança da informação e criptografia, beneficiando, assim, o desenvolvimento do setor cibernético brasileiro.

“A qualidade dos nossos produtos de Defesa é reconhecida internacionalmente. O Brasil oferece soluções excelentes, bastante inovadoras e adequadas aos nossos potenciais clientes”, explica o general Aderico Visconde Pardi Mattioli, diretor do departamento de Ciência e Tecnologia Industrial (DECTI).

A mostra contará com seminários e palestras relevantes para o setor. Destaque para a palestra sobre como vender para a Organização das Nações Unidas, entidade internacional que compra, por meio de licitação, produtos de vários segmentos para fornecer às suas forças de segurança e de ajuda humanitária em todo o mundo. A apresentação “Doing Business with the United Nations” será proferida por Dmitri Dovgopoly, Diretor da Divisão de Compras da ONU.

Também serão realizadas as palestras internacionais: Apresentação da Indústria de Defesa da França, pelo GIFAS – Groupement des industries françaises aéronautiques et spatiales (associação das indústrias francesas do setor aeroespacial) e Brasil – África do Sul: Oportunidades de Parcerias de Desenvolvimento Tecnológico.

Além dos temas citados acima, o evento discutirá ainda “A Importância da Catalogação no Contexto da BID”; “O Processo de Catalogação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte); “A Responsabilidade do CECAFA (Centro de Catalogação das Forças Armadas) no Processo de Credenciamento e Classificação da BID”; “Projetos Estratégicos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica)”; “Transferência de tecnologia, nacionalização e offset do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos)”; entre outros.

“Este evento vem confirmar que a Base Industrial de Defesa é capaz de fornecer soluções das mais avançadas e atender tanto ao setor militar quanto ao civil. Os investimentos em novos projetos e novas pesquisas são essenciais para a manutenção desse potencial. A Mostra BID-Brasil tem esse objetivo, apresentar o que já é possível encontrar no país”, explica Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Vice-Presidente Executivo da ABIMDE.

 

Serviço BID BRASIL 2014

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Setor de Divulgação Cultural (SDC), Ala Sul – Brasília

Abertura: 2/9 (terça-feira) – para convidados

 14 horas – Registro

14h45 – Abertura

15h – Sessão: Apex-Brasil – Estrutura e Missão

15h30 – Sessão: Indústrias de Defesa do Brasil – BID-Brasil

16 horas – Abertura da Exposição com a presença do Ministro da Defesa, Sr. Celso Amorim

16h30 – Visita Oficial e Recepção

Horários:

De 02 e 05 de setembro, das 9h às 17h (apenas para convidados)

06 de setembro: das 9h às 17h (aberto ao público – área externa)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC – Setor de Divulgação Cultural, Ala Sul), Brasília

Palestras Internacionais:

Quarta-feira (3/9)

Das 9h30 às 12 horas – Doing Business with the United Nations, com Mr. Dmitri Dovgopoly. Palestra e Mesa Redonda

Das 14h30 às 15h30 – Apresentação da Indústria de Defesa da França GIFAS

Quinta-feira (4/9)

Das 9h às 12h – Brasil – África do Sul: Oportunidades de Parcerias de Desenvolvimento Tecnológico

Inscrições e programação completa do evento: http://bid.apexbrasil.com.br/

Informações para a imprensa

Apex-Brasil
Clarissa Furtado (61) 3426-0274 – clarissa.furtado@apexbrasil.com.br

ABIMDE
Valéria Rossi (11) 9 9348-8562 – valeriarossi@rossicomunicacao.com.br
Claudia Pereira (11) 9 9415-1457 – claudia.pereira@rossicomunicacao.com.br

Ministério da Defesa
César Henrique Arrais – (61) 3312-4301 – cesar.arrais@defesa.gov.br

2 Comentários

  1. Os governos brasileiros devem investir fortemente no fortalecimento de nossas potencialidades industriais de defesa. Mas tem que ficar atento para situações de força que mercados mais fortes usam para monopolizar clientes, como o ocorrido no Iraque por exemplo, quando sob pretextos falsos fomos alijados da competição não só militar como em outras atividades econômicas naquele país. Quando examinarmos adversários temos que aprender a enxergar aqueles que são profissionais na arte da dissimulação, que passam por parceiros de nossos interesses.

  2. Mt bom ver alguns de n meios de defesa, + q são ainda bem incipientes; poucas coisa de ponta, e qdo tem, o GF/MD, ñ aposta no mesmo, cito o Osósrio..espero q o GF/MD consiga q esse nicho tenha isenção completa de imposto p prosperar e c prazo p revisão destas benesses(10 anos) , vendo o custo beneficio q às mesmas trouxeram p às n FAs, ou seja, relevância geopolítica militar e td isso p ontem.Sds. 😀

Comentários não permitidos.