Vídeo: Primeiro Voo do Novaer T-Xc Aircraft

Novaer T-XC – (Imagem: Novaer Craft)

Ivan Plavetz

Decolou pela primeira vez nesta sexta-feira (22) o T-XC, aeronave leve que deverá ser produzida pela brasileira Novaer Craft em duas versões, treinamento militar e utilitária civil. Comandado por Otávio Kovács, filho do legendário engenheiro aeronáutico Joseph Kovács, o T-XC decolou do aeroporto do município paulista de São José dos Campos sob condições meteorológicas bastante  favoráveis. Segundo o piloto, o avião se mostrou muito dócil e ao mesmo tempo ágil na resposta aos comandos, semelhante ao K-51 Peregrino, modelo acrobático também projetado por seu progenitor e que serviu de base para o desenvolvimento do T-XC.

Os preparativos para a primeira decolagem incluíram diversos ensaios de giro do motor Lycoming AEIO-580-BIA capaz de gerar  potência máxima de 315 Hp, os quais foram iniciados no final de maio deste ano. Nas duas semanas que antecederam o voo inaugural, a aeronave realizou também taxiamentos, corridas na pista e outros testes em solo para validar os ajustes e as calibrações finais. Após esse primeiro voo inicia-se a campanha de ensaios na qual a aeronave vai, gradativamente, desenvolvendo velocidades cada vez maiores e explorando o envelope de manobras.

Testes de giro do motor e de taxiamento antecederam o voo inaugural – (Imagem: Novaer Craft)

Graciliano Campos, diretor -presidente da Novaer Craft, disse que a primeira decolagem é motivo de orgulho para todos aqueles que trabalham no projeto.

O T-Xc é uma aeronave conformada quase que totalmente de material composto (fibra de carbono, entre outros materiais), conceito construtivo que garante enorme durabilidade para a célula e baixo arrasto aerodinâmico em função da ausência de rebites e juntas típicas de outras técnicas de fabricação. Sua refinada configuração aerodinâmica básica já foi bastante testada no K-51. Tanto a variante civil quanto a militar serão equipadas com avionica no estado-da-arte, incluindo amplas telas digitais multifuncionais coloridas (MFCD) instaladas no painel de instrumentos do piloto e do copiloto. A cabine da tripulação é espaçosa, característica que faz do T-XC uma aeronave especialmente atraente para os mercados aos quais está destinado.

A versão militar do T-XC deverá ser analisada no âmbito do programa de substituição dos veternos T-25 Universal da Força Aérea Brasileira – (Imagem: Novaer Craft)

Para a produção seriada das duas versões, a Novaer Craft está erguendo no município catarinense de Lages uma fábrica que deverá estar pronta entre o final de 2015 e início de 2016. De acordo com os planos da empresa, a expectativa é para que em 2018 a taxa de produção alcance 10 unidades por mês.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1qcipaV” standard=”http://www.youtube.com/v/UhoCokJzsnk?fs=1″ vars=”ytid=UhoCokJzsnk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7001″ /]

A Força Aérea Brasileira já deu sinais que pretende substituir em breve seus veteranos T-25 Universal empregados na formação dos seus futuros pilotos, sendo que a versão militar do T-XC deverá ser objeto de análise por parte dos responsáveis pela seleção do seu sucessor.

Fonte: Tecnologia & Defesa

2 Comentários

Comentários não permitidos.